O que faz um bom criador de cães de raça?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
lip_da_bass
Membro Júnior
Registado: segunda mai 17, 2004 9:30 pm

quarta mar 29, 2006 5:19 pm

É só essa questão. Quais são os parâmetros para se considerar um criador como bom?
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quarta mar 29, 2006 7:17 pm

A paixão pela raça.

No fundo tudo se resume a isso.
Paixão pela raça não se resume a gostar daquele tipo de cão ou de um cão específico.
É amar o temperamento associado, a actividade própria da raça e procurar criar cães tão conformes quanto possível em morfologia e temperamento às características da raça.

Já deve ter reparado que, além da descrição morfológica de uma raça, o estalão indica o temperamento e comportamento desejável.

Um bom criador tem uma imagem do que seria o cão perfeito da sua raça.
É esse que ele procura gerar através de cruzamentos calculados, eliminando defeitos físicos e doenças hereditárias, treinando e favorecendo a prática das actividades originais da raça.

Isto para o criador.

Para o comprador, do meu ponto de vista, o bom criador além de ser um apaixonado da sua raça, também tem boas condições de criação, com canis limpos e espaçosos, com espaço para brincadeira, com espaço de treino, caso seja o caso.

Conserva consigo os cães "reformados" - os velhotes que já não procriam - tem pelo menos um cão que é o de casa (o seu cão), leva os seus cães a exposições e provas da actividade da raça e trata-os bem.

Fornece garantias ao comprador - o LOP, o pedigree, garantias de isenção de doenças hereditárias e as vacinas conforme a idade do bicho.
Informa-se sobre o futuro dono - para que quer o cão (companhia, caça, guarda, reprodução, exposição, etc) e escolhe - da ninhada - o que lhe serve melhor.
Dá montes de conselhos - que alimentação, que treinos, que idas ao vet, etc. e dispõe a aturar o comprador sempre que preciso.
Para bem do cão.

Esta é a minha viâo de um criador.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
Leo_bXb
Membro Veterano
Registado: quarta fev 15, 2006 10:44 am
Contacto:

quarta mar 29, 2006 7:21 pm

sei o que é um LOP, agora nao sei o que é pedigree :S alguem m podia explicar?
cumpts
AbsoltuBruno
Membro Veterano
Registado: domingo mar 05, 2006 5:39 pm

quarta mar 29, 2006 9:46 pm

O LOP é a denominação do documento (pedigree) ou registo do cão no Livro de Origens Português, por exemplo, em Espanha não é LOP mas sim LOE.

Bruno
Leo_bXb
Membro Veterano
Contacto:

quarta mar 29, 2006 10:02 pm

sim eu ja sabia a designaçao d LOP
ent pedigree é mesma coisa que um LOP, so que o LOP é um pedigree nacional? *-)

cumpts
nynf
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quarta mar 29, 2006 10:07 pm

aisd Escreveu: A paixão pela raça.

No fundo tudo se resume a isso.
Paixão pela raça não se resume a gostar daquele tipo de cão ou de um cão específico.
É amar o temperamento associado, a actividade própria da raça e procurar criar cães tão conformes quanto possível em morfologia e temperamento às características da raça.

Já deve ter reparado que, além da descrição morfológica de uma raça, o estalão indica o temperamento e comportamento desejável.

Um bom criador tem uma imagem do que seria o cão perfeito da sua raça.
É esse que ele procura gerar através de cruzamentos calculados, eliminando defeitos físicos e doenças hereditárias, treinando e favorecendo a prática das actividades originais da raça.

Isto para o criador.

Para o comprador, do meu ponto de vista, o bom criador além de ser um apaixonado da sua raça, também tem boas condições de criação, com canis limpos e espaçosos, com espaço para brincadeira, com espaço de treino, caso seja o caso.

Conserva consigo os cães "reformados" - os velhotes que já não procriam - tem pelo menos um cão que é o de casa (o seu cão), leva os seus cães a exposições e provas da actividade da raça e trata-os bem.

Fornece garantias ao comprador - o LOP, o pedigree, garantias de isenção de doenças hereditárias e as vacinas conforme a idade do bicho.
Informa-se sobre o futuro dono - para que quer o cão (companhia, caça, guarda, reprodução, exposição, etc) e escolhe - da ninhada - o que lhe serve melhor.
Dá montes de conselhos - que alimentação, que treinos, que idas ao vet, etc. e dispõe a aturar o comprador sempre que preciso.
Para bem do cão.

Esta é a minha viâo de um criador.
Exactamente ;)
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
YolaeFifi
Membro Veterano
Registado: sexta mai 20, 2005 9:16 pm
Contacto:

quarta mar 29, 2006 10:10 pm

pedigree é saber que os pais e avós do cão são puros, logo o cão é puro. LOP é o documento onde esse pedigree está registado e confirmado.
<strong style="background-color: rgb(255, 255, 255);">
</strong>
AbsoltuBruno
Membro Veterano
Registado: domingo mar 05, 2006 5:39 pm

quarta mar 29, 2006 10:21 pm

Faço das palavras da Aisd as minhas!!!!
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

quarta mar 29, 2006 10:39 pm

YolaeFifi Escreveu: pedigree é saber que os pais e avós do cão são puros, logo o cão é puro. LOP é o documento onde esse pedigree está registado e confirmado.
O Pedigree não confirma nada ... é apenas um registo geneologico. Tanto pode ser um pedigree de Akitas como de cruzados ...

Nanci
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
YolaeFifi
Membro Veterano
Registado: sexta mai 20, 2005 9:16 pm
Contacto:

quarta mar 29, 2006 10:41 pm

estamos num contexto de criadores onde a pureza é um dado importante. foi por isso que apenas mencionei cães puros. mas acho que a minha definição, apesar de simples, está correcta, ñ?
corrijam-me
<strong style="background-color: rgb(255, 255, 255);">
</strong>
Leo_bXb
Membro Veterano
Contacto:

quarta mar 29, 2006 11:03 pm

um cao registado na junta de freguesia e camera municipal nao é nenhum pedigree pois nao? muito menos LOP.. LOl
cumpts
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

quinta mar 30, 2006 1:12 am

YolaeFifi Escreveu: estamos num contexto de criadores onde a pureza é um dado importante. foi por isso que apenas mencionei cães puros. mas acho que a minha definição, apesar de simples, está correcta, ñ?
corrijam-me
Um pedigree não garante pureza nenhuma.

A unica "coisa" que garante a pureza de um cão é o LOP (em Portugal).

nanci
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

quinta mar 30, 2006 1:14 am

Leo_bXb Escreveu: um cao registado na junta de freguesia e camera municipal nao é nenhum pedigree pois nao? muito menos LOP.. LOl
cumpts
Se um pedigree é um registo geneologico ...

nanci
Responder

Voltar para “Cães”