o novo (e primeiro) cão

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
dmms
Membro Veterano
Mensagens: 477
Registado: sábado fev 25, 2006 10:26 pm

quinta mar 30, 2006 3:07 pm

tive um husky que adoptei no canil de leiria e era a coisa mais crida que podia ter so que por falta de mt espaco para este animalb fofinho deio a um senhor que tem muito espaco para andar livre e tem criancas e ele e mesmo muito amavel.
sempre que vou a portugal(porque estou na suica) vou visitalo e ele conhece m e brinca muito comigo tive pena de o dar mas assim sei k ele tem muito mais liberdade. por isso tem de ter muita paciencia com o seu animalzinho e fazer tudo para que goste de si.
anja voce tem uma canita com o nome muito bonito dorinha( nao e para me gavar mas eu chamo me dora) :lol:
GARFYELD
Membro Veterano
Mensagens: 1447
Registado: quinta nov 18, 2004 4:15 pm

quinta mar 30, 2006 5:07 pm

Olá...primeiro que tudo muitos parabéns pela aquisição ;) ;) ;)

Eu tenho uma Husky...a Shiva...é linda a minha menina :oops: :oops: :oops: ......veio para minha casa com 4 meses e muito mal educada......realmente é preciso ter muita paciência.....são cães que adoram o dono, mas muito independentes (independentes mas detestam a solidão!!!).....devido à sua independência, por vezes achamos que são muito teimosos ;) ;) ;) ;) ....adoram uma boa dose de festas e mimos, mas não são chatos!!! ;) ;) ;) ;) ...são hiper gulosos...e adora, peixe.......experimenta dar-lhe peixe cozido com arroz......faz tal e qual como com o frango, só que substituis o frango por 1 posta de peixe (pescada)....vais ver que vai adorar....õ Bobito é um cão nórdico que no seu habitat natural como muito peixe....experimenta e diz como foi ;) ;) ;) ;)

Tás no bom caminho.....ele vai acabar por perceber que está com quem gosta dele...não desistas...(vais ver que vai ser mais rápido do que pensas!!! ;) ;) ;) )
"Quanto mais conheço o Homem..... mais Amo os Animais!"
vcente
Membro Júnior
Mensagens: 42
Registado: domingo mar 19, 2006 9:20 pm
Localização: Husky (o bobico)

quinta mar 30, 2006 8:13 pm

Ora bem, venho dar notícias do Bobico. Não sei se estão interessados mas como me têm vindo a ajudar sinto que devo fazê-lo.
Hoje o Bobico não comeu de manhã nem de tarde das duas vezes que lhe pusemos comer. Agora à noite pusemos-lhe outra vez e ele comeu mas muito pouco.
Continuo sem conseguir encontrar fezes nem mesmo urina. Poderá ter defecado na terra etapado, já que assim à vista não há. A terra que temos no quintal é muito pouca, são dois canteiros quase rentes ao nível do chão, de uns 50 centímetros por vários metros, em lados opostos do jardim. Por isso deu para analisar bem e constatar que, pelo menos à superfície, não existem fezes.
A seguir ao almoço levei-o a passear à rua. Para tal temos que passar por dentro de casa e novamente foi muito difícil. Primeiro veio para dentro de casa, mas quando eu tentava pressioná-lo a descer as escadas ele voltava para o quintal. Foi uma dificuldade trazê-lo para baixo, mas a minha irmã lá conseguiu. Fui passeá-lo à rua e o pior foi para trazê-lo para cima (para o piso do jardim) outra vez. Entrou dentro da casa sem problemas mas quando foi para começar a subir as escadas ficou doido. Começou a pôr-se em pé, a trela começou a enrolar-se e começou a ladrar. Tive que voltar novamente para a rua. Para cima foi ao colo da minha mãe, como da primeira vez.

O jardim da frente já está pronto a acolhê-lo, pelo que amanhã de manhã já o levamos para lá. Tem menos espaço para andar mas tem vista para a rua, o que poderá ser bom para ele, não se sentir confinado a quatro paredes, ver as pessoas a passar, ter o cão do vizinho no quintal mesmo ao lado (partilham uma grade) e o cão vadio que anda por estes lados lá fora.
Agora só tenho um problema, é que as grades são um pouco mais baixas que eu, que tenho um metro e oitenta. Eu cá acho que o Bobico consegue saltá-las mas o meu pai está confiante que não, pelo que vamos a ver. Acho um pouco irresponsável colocá-lo lá sem ter a certeza se ele salta ou não, mas não temos a certeza e eu não mando cá em casa...

A caderneta de vacinas ainda nao está em minha posse. Ainda está com a anterior dona. A ver se amanhã tratamos de ir buscar o documento. De qualquer maneira a senhor garantiu-nos que ele "tem tudo em dia". A ber bamos.
Não sei se nos veterinários se marca consulta, mas dizem-me que sim, pelo que amanhã tratarei disso. Felizmente tenho uma clínica veterinária a poucos metros da minha casa, pelo que nem teremos a dificuldade de ter que colocar o Bobico dentro de um carro.

Mariabogas, quando li o teu post há uns tempos estava exactamente nesse site. Muito interessante por acaso. Agradeço as informações, mesmo assim.

dmms. Eu infelizmente acho que o meu husky não teve uma educação muito famosa. Bem sei que, de alguma forma, o comportamento dele pode ser considerado normal, mas vê-se que não teve qualquer tipo de adestramento. E eu não tenho experiência nenhuma nesse campo... A ver vamos como me consigo safar.

garfyeld, obrigados por partilhares a tua experiência com a tua husky. Por enquanto prefiro dar-lhe ração. Só lhe dei ontem a 'canja' como presente de boas vindas. Mas quando quiser dar-lhe o próximo presente lembrar-me-ei do peixe cozido. :)

novamente agradeço a atenção.
mariabogas
Membro Veterano
Mensagens: 218
Registado: terça ago 23, 2005 2:20 pm
Contacto:

sexta mar 31, 2006 9:27 am

Tenta misturar a ração com um bocado da canja para lhe atiçar o apetite. Não te preocupes com o "habituar mal", pois assim que ele estiver no peso ideal e saudável, gradualmente o desabituas da canja.

O importanto é ele recuperar peso !

Mas se ele não faz nada à vários dias, pode ser uma das razões de falta de apetite. Se optaste por levá-lo à rua, então aproveita e leva-o ao veterinário, passa hoje por lá !

Mais uma vez o meu concelho é que mantenhas a paciência e deixes o animal ganhar confiança convosco antes de o subemeterem a coisas novas.

Continuação de um bom trabalho !
jcachorro
Membro Veterano
Mensagens: 2184
Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
Localização: 1 Cão, 2 Periquitos, Peixes Tropicais e 1 Cágado
Contacto:

sexta mar 31, 2006 11:01 am

Já reparei que muito lentamente têm havido progressos por parte do Bobico! Isso é muito bom sinal. Os Huskies são reservados por natureza e é natural que como o Bobico ainda não associa a nova família como seus donos, esteja inseguro e ainda com pouca vontade de estabelecer contacto.

Relativamente ao resto, e uma vez que até existe uma Clínica Veterinária perto de casa, acho que devem ir o quanto antes, para fazerem um check-up geral ao cão. Caso não tivessem acesso fácil a uma clínica, sugeria até que solicitassem a visita de um Veterinário aí a casa, mas provavelmente não há necessidade disso.

Já agora...O Bobico era cão de apartamento ou já vivia no exterior?
Digo isto porque muitas das vezes estas adaptações são lentas...Até em casos onde o animal sempre teve habituado a ter espaço e depois por "N" circunstâncias da vida, tem de se adaptar a uma vida de apartamento.

É dar tempo ao tempo como já tenho referido também e ir com calma. Aos poucos vão ver que ele vai mudando e cada pequenino passo é uma conquista. Não desistam e certifiquem-se então se está tudo bem de saúde com ele. ;)
<p>Cumprimentos

Jo&atilde;o Silva

</p>
amus
Membro Veterano
Mensagens: 2796
Registado: domingo nov 16, 2003 2:11 pm
Localização: gatos

sexta mar 31, 2006 11:59 am

vcente,

Se o cão estivesse comigo:

1º ía ao vet ainda hoje sem esperar por boletim nenhum, essa magreza e não defecação não são nada bom sinal (diz-me o meu bom senso), a maioria dos vets não necessita de marcação de consulta... as pessoas são atendidas por ordem de chegada

2º não ía para quintal da frente nenhum... os huskys são fantásticos saltadores (mais uma vez o absolutbruno pode confirmar ou não esta informação), existe sempre a possibilidade de ele se escapulir...

3º Ele mal se habituou à nova familia quanto mais a outros cães... os machos nórdicos são regra geral muito dominantes e a coisa pode ser dificil com outro cão mesmo com gradeamento.
vcente
Membro Júnior
Mensagens: 42
Registado: domingo mar 19, 2006 9:20 pm
Localização: Husky (o bobico)

sexta mar 31, 2006 1:33 pm

Olá, bem eu não deveria fazê-lo mas tenho que dizer que começo a ficar um pouco desesperado. Bem sei, sou muito fraquinho.
Eu já disse que o cão pode saltar aquilo mas fui totalmente ignorado. Como eu não mando tenho que me submeter. Enfim, é ridículo. Não sei que fazer.
Hoje levaram o cão para o quintal da frente. Em relação a cão do lado não me parece que haja muitos problemas porque o Bobico não lhe liga nenhuma, só pensa em fugir.
Como do meu quarto tenho janela para o quintal estive a observá-lo. Ele enquanto tem gente por perto está calado, não se chega muito perto mas também não ladra. Não percebi ainda porquê, percebo pouco de psicologia de cães. Mas quando se encontra sozinho ladra, uiva e faz uns gemidos que eu interpreto naminha ignorância como 'choro' ou 'lamento'. Anda dum lado para o outro a tentar penetrar por baixo das grades e não pára de o fazer.
Já lhe pusemos a comida hoje, antes do (nosso) almoço, e ainda nem fui ver se comeu, estou tão stressado (e eu sei que não devia...) que nem me lembrei.
Quanto a ir ao veterinário hoje cheira-me que não vamos conseguir porque ele está muito excitado e não deixa ninguém aproximar-se, pelo que não estou a ver alguém a colocar-lhe a trela. Para além disso os meus queridos familiares acham que ele só deve ir ao veterinário quando tivermos a caderneta das vacinas. Ora se a mulher nunca mais nos dar a porcaria da caderneta ele nunca vai ao veterinário, pelos vistos.

Na outra casa o Bobico, segundo o que percebi, vivia na rua. Num grande quintal, penso (pois nunca o vi). Ele aqui também vive no quintal, mas é pequenino.

Quanto à paciência, está seriamente a esgotar-se. Não devido ao cão propriamente mas aos meus pais, que são uns inconscientes. Parece que quanto mais velhas mais inflexíveis as pessoas ficam. Enfim.

Olhem, muito obrigado pelas vossas respostas. Seriamente. Foram bastante importantes.

José (podem tratar-me por José em vez de vcente)
aisd
Membro Veterano
Mensagens: 7062
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
Localização: labradora retriever ZORRA
periquito FALCANITO

sexta mar 31, 2006 1:54 pm

O que me preocupa é o cão não defecar...

O que explica também não comer.
Pode ter um situação séria, de prisão do ventre ou de bloqueio.

Se eu fosse a si, mesmo sem cão, ia à tal clínica e pedia para falar com um vet.
Explicava a situação e via o que ele diz.
Explique que, mais tarde, há-de lá ir com os seus pais.

Há um gel (eu em tempos dei ao Calvin, mas já não me lembro do nome) que liberta os intestinos presos dos cães.
Pode ser que a magreza dele tenha a ver com este problema.

Eu cá ia já.
Hoje mesmo.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
vcente
Membro Júnior
Mensagens: 42
Registado: domingo mar 19, 2006 9:20 pm
Localização: Husky (o bobico)

sexta mar 31, 2006 2:14 pm

Isso também era o que me preocupava. Há uns dez minutos fui ao quintal traseiro, onde ele esteve até hoje, analisa-lo calmamente, e descobri lá umas fezes parcialmente soterradas na terra. Já estou um pouco mais descansado em relação a esse ponto.
aptece-me pôr aqui cem :|'s
mariabogas
Membro Veterano
Mensagens: 218
Registado: terça ago 23, 2005 2:20 pm
Contacto:

sexta mar 31, 2006 2:20 pm

Pois, eu percebo que seja complicado tentar fazer as coisas de uma maneira e depois ter pessoas que fazem de outra ... assim ninguém se entende ... :?

Existe pouco mais que te possa aconcelhar, pois ele tem de ser visto por um veterinário. Se tiver febre, tem infeção e logo tem de ser tratado, não sendo conveniente ter diarreia. Se estiver obtruido, tem de ser tratado mais uma vez, por forma a libertar. Se tiver parasitas, tem de ser tratado. Se ... Em todas as situações é imperativo ir ao veterinário, pois algum outro tratamento pode debilitar ainda mais o animal.

Ideia :idea: Os lamentos e uivos, podem significar algum sofrimento fisico do cão. Usa a ideia para convenceres os teus pais, pois o tratamento pode significar um cão mais calmo e silencioso.

Se o animal salta o muro, voçês vão perde-lo, pois no estado em que ele está, ninguém o consegue apanhar :cry:

Pega no teu pai,/mãe mais cão e VÃO AO VETERINÁRIO !
marciamachado
Membro Veterano
Mensagens: 306
Registado: quarta mai 26, 2004 10:17 am
Localização: 2 cadelas-Farrusca (Labrador) Pantufa (Pastor Alemão), pássaros, peixes

sexta mar 31, 2006 2:35 pm

Quando tinha o cão no quintal das traseiras ele tinha o mesmo comportamento ou estava mais calmo?
Se calhar não o devia ter mudado de sitio, pode ser que tenha estranhado.
Vai ter que ter muita paciência e passar várias horas com ele, visto que quando estão pessoas perto se cala, é sinal de que quer companhia.
Se calhar sente-se mais seguro com pessoas junto dele, visto que para ele tudo ainda é estranho.
Se consegue andar com ele à trela, dê longos passeios. Pode ser que se o cansar ele fique mais calmo.
marciamachado
Membro Veterano
Mensagens: 306
Registado: quarta mai 26, 2004 10:17 am
Localização: 2 cadelas-Farrusca (Labrador) Pantufa (Pastor Alemão), pássaros, peixes

sexta mar 31, 2006 2:36 pm

Quando tinha o cão no quintal das traseiras ele tinha o mesmo comportamento ou estava mais calmo?
Se calhar não o devia ter mudado de sitio, pode ser que tenha estranhado.
Vai ter que ter muita paciência e passar várias horas com ele, visto que quando estão pessoas perto se cala, é sinal de que quer companhia.
Se calhar sente-se mais seguro com pessoas junto dele, visto que para ele tudo ainda é estranho.
Se consegue andar com ele à trela, dê longos passeios. Pode ser que se o cansar ele fique mais calmo.
GARFYELD
Membro Veterano
Mensagens: 1447
Registado: quinta nov 18, 2004 4:15 pm

sexta mar 31, 2006 4:36 pm

Os Huskys são animais com muita energia.....a não libertação dessa energia pode provocar stress......vá passear com ele....corra com ele..(cuidado porque força é o que não lhes falta)....arranje-lhe montes de brinquedos com que ele se possa entreter e cansar.... :D :D :D ....e VÁ AO VET!!!!!! RÁPIDO!!!!
"Quanto mais conhe&ccedil;o o Homem..... mais Amo os Animais!"
anjjazul
Membro Veterano
Mensagens: 6127
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

sábado abr 01, 2006 5:49 pm

há males que acabam por vir por bem. a dorinha foi roubada. penso que uma das razões porque a devolveram, foi o facto de ser bicho do mato :p
anjjazul
susanastrat
Membro Veterano
Mensagens: 3202
Registado: quarta jan 25, 2006 11:35 am
Localização: cão

sábado abr 01, 2006 10:14 pm

Eu já li tudo!:roll: Está metido numa primeira boa experiência, você e os seus pais, garanto-lhe que a maioria das pessoas numa primeira experiência destas já tinham mudado de ideias e entregue o cão ao remetente, em especial os seus pais. Não se admire e seja compreensivo com eles, com a idade e a capacidade de mudança diminui.
A resistência e dedicação a esse cão merece muitos parabéns. ;)


A mudança de quintal não deve ser boa ideia.
Durante a noite para ficar ocupado é melhor dar um osso do fémur de vaca são ossos muito duros e grandes que eles adoram e não provocam intolerância alimentar. Não têm o sal nem os conservantes da maioria dos biscoitos de compra. Os ossos de aves ou ossos pequenos não é nada bom para ele.
Vá ao vet. Eu não vejo credibilidade nenhuma na antiga dona. Nem a idade do animal ela foi precisa a responder.

E vá passear com ele. Ele precisa de exercício e nestes passeios os laços de confiança podem ser fortalecidos. Tem de ter cuidados redobrados porque ele pode tentar fugir. Evite lugares com muita confusão até porque também não tem experiência. Tenha em atenção à trela e coleira e verifique a sua resistência aos puxões que ele pode dar.

Existem umas bolas parecidas com bolas de ténis mas em tamanho XL, que eles adoram por norma.

Boa Sorte ;)
<p>susana</p>
Responder

Voltar para “Cães”