Isto TEM de acabar!!! - Actualizado na Página 3

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Butterfly_21
Membro Veterano
Registado: sexta nov 11, 2005 11:42 am

quarta mar 29, 2006 10:50 pm

Recebi este e-mail e fiquei extremamente chocada... Tenho a certeza que é verdadeiro porque vi a notícia no "Destak"

Por favor ajudem, divulguem, e perguntem à Associação Animal o que podemos fazer.

Acto macabro Jovem diverte-se a atirar gatos do alto do castelo de Montemor-o-Velho e a gravar o momento em vídeo

ANIMAL pediu ontem à GNR de Montemor-o-Velho e à autoridade veterinária do concelho que identifiquem o autor deste acto macabro para que sejam iniciados os procedimentos sancionatórios contra este delinquente

Em Montemor-o-Velho, um jovem de aparentemente 19 anos de idade, diverte-se a, depois de alegadamente roubar gatos de aldeias próximas de onde reside, atirar estes animais do alto do Castelo de Montemor, de modo a que, ao cair, os animais embatam na estrada, enquanto um colega filma, com uma câmara de vídeo de um telemóvel, estes seus feitos.

Parece macabro demais para ser verdade, mas foi esta a situação que um médico-veterinário e um professor de Inglês do distrito de Coimbra denunciaram à ANIMAL, apresentando um breve mas explícito vídeo – anexo a esta mensagem – que prova a veracidade deste caso perturbador. A ANIMAL pediu ontem à GNR e ao Médico Veterinário Municipal de Montemor-o-Velho que identifiquem o autor deste horror para que sejam iniciados os procedimentos sancionatórios legalmente previstos.

Segundo o que a ANIMAL conseguiu, até agora, apurar, um jovem, aparentemente de 19 anos de idade, residente na localidade de Granja do Ulmeiro, concelho de Montemor-o-Velho, diverte-se e mostra a sua valentia e irreverência a alegadamente roubar gatos das aldeias próximas daquela onde vive (nota-se, desde logo, no vídeo anexo, que o gato é amistoso e está habituado à companhia humana) e a atirá-los de pontos altos, nomeadamente do alto do Castelo de Montemor-o-Velho, caso a que se reporta o vídeo em causa.

Este médico-veterinário recebeu esta indicação e este vídeo de um cliente, um professor de Inglês em Coimbra, que soube do caso e obteve o vídeo através de um colega, que tem um aluno que lhe mostou este vídeo. Este aluno conhece o historial do autor desta brutalidade, adiantando que será um delinquente, com fama de agressivo e desordeiro e com um registo escolar muito mau. Foi assim que se descobriu este vídeo e algumas informações relevantes acerca do mesmo, como a informação de que este vídeo, juntamente com outros dois vídeos semelhantes, estará a circular pelos telemóveis de muitos estudantes do ensino secundário da zona de Coimbra e que estará também a circular pela internet (a ANIMAL já fez várias buscas e ainda não conseguiu encontrar estes vídeos, o que será difícil, uma vez que a internet é um universo vastíssimo), e que os gatos usados serão roubados pelo autor deste acto nas aldeias próximas de onde reside.

Apuraram-se também outros detalhes, como os seguintes num dos episódios em que um gato foi atirado do alto do Castelo, esse gato terá morrido instantaneamente, depois de cair sobre um carro que circulava, mas que terá ficado danificado (não foi possível determinar se o dono do carro identificou a origem da queda do gato), noutros dois episódios, os gatos não terão morrido instantaneamente, antes tendo caído na estrada e ficado completamente estraçalhados, e, em desespero e numa dor agonizante, terão rastejado para tentarem fugir, vindo a morrer de forma extremamente dolorosa.

Este vídeo terá cerca de dois meses, tendo sido descoberto por estes professores há cerca de quatro semanas, tendo só há pouco mais de uma semana chegado à ANIMAL, que desde então tem estado a investigar o caso. A maldade, a crueldade deliberada na intenção de magoar e a consciência do acto e das suas implicações notam-se não só pelo sorriso sintomático do jovem para a câmara (telemóvel com câmara) antes de atirar o gato, quando ainda o segura ao colo, mas também pelo requinte de terem adicionado música a este vídeo, de lhe terem dado o nome "gatovoador" (denominação original do vídeo) e de o terem posto a circular pela internet e pelos telemóveis dos seus colegas.

Este caso consubstancia, desde logo, a prática de uma contra-ordenação por clara violação do disposto no n.º 3 do art.º 7.º do DL n.º 276/2001, de 17 de Outubro, com redacção actualizada pelo DL n.º 315/2003, de 17 de Dezembro, quando estabelece que "São proibidas todas as violências contra animais, considerando-se como tais os actos consistentes em, sem necessidade, se infligir a morte, o sofrimento ou lesões a um animal", e n.º 4 do art.º 7.º do mesmo diploma, quando estabelece que "É proibido utilizar animais para fins didácticos e lúdicos, de treino, filmagens, exibições, publicidade ou actividades semelhantes, na medida em que daí resultem para eles dor ou sofrimento consideráveis, salvo experiência científica de comprovada necessidade e justificada nos termos da lei". Ainda nos termos da alínea c) do n.º 2 do art.º 68.º do mesmo diploma, "Constituem contra-ordenações puníveis pelo director-geral de Veterinária com coima cujo montante mínimo é de € 500 e o máximo de € 3740 a violação do disposto nos números 3 e 4 do artigo 7.º".

Acresce ainda que, a confirmar-se que estes gatos tenham sido retirados a alguém, este caso ficará agravado pelas práticas do crime de furto e de dano, o que está por apurar e que a ANIMAL espera descobrir, entre as diligências da GNR e do Médico Veterinário Municipal de Montemor-o-Velho.

Para Miguel Moutinho, Presidente da ANIMAL, " Aquilo que este jovem faz não pode ser compreendido ou aceite sob perspectiva alguma. É um acto puramente mau, cruel, deliberadamente exercido por quem se diverte a provocar uma morte cobarde e tremendamente violenta a um animal completamente indefeso. Se Portugal fosse um país civilizado, o seu quadro penal contemplaria pena de prisão para quem cometesse actos desta natureza." "A ANIMAL recebe dezenas de denúncias de situações de maus tratos a animais por hora, sendo frequente encontrar a impossibilidade de proceder contra estes por falta de provas ou de testemunhas. Neste caso, num episódio tão macabro como este, acabou por ser ironicamente útil que este indivíduo tenha querido ser filmado ao atirar o gato do castelo – pois será isso que o fará ser responsabilizado por esta acção horrenda", afirmou.

[b][/b]
Última edição por Butterfly_21 em terça nov 14, 2006 3:05 pm, editado 1 vez no total.
JoanaElectra
Membro Veterano
Registado: quarta abr 13, 2005 2:39 pm
Contacto:

quarta mar 29, 2006 10:56 pm

Pois, acho que isso é verdade! Montemor ínão é longe daqui, o meu marido leu a notícia no Diário de Coimbra!
Joana
J.A.

"There are other fine dogs, then there are Dobermanns - the dog of dogs" Frank Grover
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quarta mar 29, 2006 11:16 pm

O mais estranho a respeito da Localidade é que Granja do Ulmeiro também existe em Alfarelos, pertencente a Coimbra. Mas, como falam em Castelo... :? :o

São situações destas que me deixam fula por saber que a Lei não vai funcionar... só funciona nos Paises Civilizados!

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Cruela
Membro Veterano
Registado: domingo ago 03, 2003 10:18 am

quarta mar 29, 2006 11:22 pm

Caramba... nem me ocorre mais nada...

:(
XenaBastet
Membro Veterano
Registado: terça set 14, 2004 4:16 pm

quinta mar 30, 2006 8:25 am

Dp espantam-se kd as pessoas fazem justiça pelas proprias mãos. Então se me roubassem um dos meus meninos (kuase impossivel pk eles não saem de casa), se os atirassem de um sitio alto e as autortidades não fizessem nada, eu concerteza não iria deixar a situação assim, só por isso.
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quinta mar 30, 2006 9:34 am

:evil: Eu vi esse video e tenho a certeza que se estivesse ao pé do dito, tinha malhado castelo abaixo atrás do gato.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Miadores
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm

quinta mar 30, 2006 6:15 pm

DEUS DO CÉU!!! Fiquei sem palavras .... :cry: :cry: :cry:

A maldade de algumas pessoas ultrapassa tudo quanto possamos imaginar ... Merecia igual sorte .... Dente por dente .... olho por olho
<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p>&nbsp;</p>
havana
Membro Veterano
Registado: quinta jun 30, 2005 6:48 pm

quinta mar 30, 2006 6:32 pm

IIIIIIIIIIIIIIIIRRRRRRRRRRRRRAAAAAAAAAA
Mas isto cada vez estará pior?
Já estou como a Lu e ainda nao vi o filme, mas ía bater com os cor**** na em baixo também ís, para ver o que era bom para a tosse :evil: :evil: :evil: :evil: :evil:
Elsy_Drummer
Membro Veterano
Registado: segunda fev 13, 2006 4:10 pm
Localização: éguas, burro, 10cães, gato, 2chinchilas, 2hamsters, 2porquinhos da india, cabras, vacas, etc

quinta mar 30, 2006 8:46 pm

Dp espantam-se kd as pessoas fazem justiça pelas proprias mãos. Então se me roubassem um dos meus meninos (kuase impossivel pk eles não saem de casa), se os atirassem de um sitio alto e as autortidades não fizessem nada, eu concerteza não iria deixar a situação assim, só por isso.
Estou 100% de acordo!
E sim, cá pra mim, aquele atrasado mental tinha ido atrás dos bichanos (foram vários..) :evil:
DiOgUiNhO46
Registado: terça jan 10, 2006 6:18 pm

quinta mar 30, 2006 11:37 pm

Era nestas alturas que dava jeito ter a pena de morte aqui na tugalândia..... Era fazer a esse merd@s, a mesma coisa que ele fez aos gatos....... Isto é inademissível.......
XenaBastet
Membro Veterano
Registado: terça set 14, 2004 4:16 pm

sexta mar 31, 2006 8:47 am

Bom dia,

Vi ontem, no telejornal da TVI a filmagem. O k eu acho tenebroso é como é k é possivel terem identificado o atrasado mental e nada fazerem. Vêm com conversas k pode ter disturbios mentais, algumas psicopatias e lá anda ele como se nada fosse... tadinho, no meio de td o k fez, na volta ainda é ele a vitima. K odio. Nem sabem o kd eu lamento k um gato não se tenha assanhado, lhe tivesse arranhado a cara td e o tivesse feito desiquilibrar lá de cima. Eu ia rebolar de rir. Assim sim, seria um final feliz.

Dp terminam o telejornal com um dono k p/ salvar o seu cão, ficaram ambos presos num penhasco até serem salvos pelos bombeiros. O dono apanhou um grande susto mas nunca abandonou o seu Amigo. Um bem haja p/ tds akeles k vêm nos animais os nossos verdadeiros amigos.
GARFYELD
Membro Veterano
Registado: quinta nov 18, 2004 4:15 pm

sexta mar 31, 2006 8:57 am

Ontem à tarde li aqui esta notícia....e nem quiz acreditar... :o :o :o :o
À noite em casa, vi na tvi e ía vomitando as tripas :o :o
Como à gente capaz de uma coisa destas :evil: :evil: :evil: :evil: pobres animais.... :cry: :cry: :cry: :cry: comigo voava junto com os gatos :evil: :evil: :evil: que bestas!!!!!

Mas logo a seguir a esta noticia deu outra bem melhor ;) ;) ;) .....um canito e o dono ficaram presos num penhasco no canadá......sobreviveram ao frio os dois juntinhos um ao outro ;) ;) ;) ....foram resgatados sãos e salvos ;) ;) ...um final feliz!!!
"Quanto mais conhe&ccedil;o o Homem..... mais Amo os Animais!"
patricias
Membro Veterano
Registado: quarta nov 24, 2004 11:19 am

sexta mar 31, 2006 11:31 am

Eu andava a ver se não respondia a este tópico, pois estas "cenas" dão-me a volta cá por dentro e eu acabo por dizer o que não quero...

Apetecia-me dizer:"que o inconsequente tivesse caido antes dos gatos para os gatos não terem que cair"...

Ainda bem que eu só cheguei a casa depois do telejornal da tvi.... não vi... infeizmente que isso não apagou o episódio...
saracunha
Membro Júnior
Registado: quinta out 28, 2004 11:41 am

sexta mar 31, 2006 9:45 pm

Infelizmente existem pessoas mto doentes, e perigosas à solta no nosso país, é lamentavel.
Eu por acaso tb n vi, e ainda bem...pq acabo por ficar imensamente revoltada c estas situações.E sinto-me smp inutil.
Ainda ha relativamente pouco tempo deu no telejornal da Tvi imagens c camaras ocultas em circos portugueses (nomeadamente o circo Cardinalli) em q tratavam os animais de uma forma a meu ver macabra...e no entanto agora estão a promover no mm canal, o mm circo c um programa tds os dias na nossa televisão (o q, cm é obvio, recuso-me a ver, e a ouvir!)...N compreendo, nem tão pouco consigo aceitar...Esses sim, p mim são os verdadeiros animais.

É lamentavel.
patux
Membro
Registado: quarta out 16, 2002 10:14 am

sábado abr 01, 2006 5:16 pm

Responder

Voltar para “Gatos”