A alimentação feita em casa era o que se dava antigamente.
Lembro-me que a minha tia-avó fazia grandes tachadas de arroz com carne para os cães - sem sal.
A minha empregada faz o mesmo para o canito que sr.Manel recolheu.
Temos, pois, de destinguir a alimentação caseira feita deste modo (com legumes, etc., mas exclusiva para os cães) da alimentação com restos - cujo maior mal é ser temperada e não ajustada às necessidades de nutrição dos nossos animais.
De resto as rações também não são todas de qualidade.
Isto é importante pois quem pensa que com Orlando (ração do LIDL) ou com qualquer outra ração barata de super, atende a todas as necessidades nutricionais dos canitos, está enganado.
Eu sei que as boas rações são caras.
Quem pode dar de 1ª qualidade, dê.
E dê sempre enquanto forem cachorros.(vale a pena o sacrifício, por causa do crescimento dos ossos e das articulações).
Quem não pode, deve tentar fazer um equilíbrio.
Pex, dar parte boa e parte menos boa (misturar).
Dar menos boa mas complementar com aditivos compensatórios, quando virem o pêlo menos bonito, ou a cair demais, ou as fezes moles e mal cheirosas demais,etc.
Há, ainda, a alimentação BARF (tudo em crú) que exige alguns conhecimentos de dietética animal.
Não aconselho por ser complexa e exigir muita dedicação por parte dos donos.
De vez em quando um bocadinho da nossa comida não faz grande mal ao animal e eles, óbviamente, preferem (é temperada...).
A minha Zorra lambe os nossos pratos...

<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>