Mercado paralelo de cães de raça sem raça definida

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

sexta jan 17, 2003 11:53 pm

Boas,
A propósito de uma mensagem do membro Varela, mencionei num tópico ainda há pouco tempo, estar-me a aperceber de um mercado paralelo de cães de raça sem LOP.
Ora bem... tenho uma história “fresca” a dar-me razão:

Há uns dias deram a um colega meu uma cachorra malamute sem LOP de 1 mês e meio, porque alegadamente não a podiam ter em casa porque roía tudo. Supostamente o pai era um belo exemplar com LOP.
Ele como é lógico veio logo mostrar-ma. Quando lhe disse que me parecia que a cachorra tinha alguns “traços” de husky, ele não ficou muito convencido já que a cadela tinha sido comprada.
Disse-lhe para falar com as pessoas que lhe tinham dado a cachorra para saber a sua proveniência. Ele ficou de o fazer.

Hoje recebi notícias. Nem de propósito! O autor da ninhada era amigo de um conhecido dele e foram lá ver a mãe da cachorra.
Resultado: A presumível malamute ( a mãe da ninhada ) era nada mais do que um cruzamento de Malamute com Husky ( malamusky, será? ;-) ). O dono resolveu cruza-la porque gostava dos cachorros simplesmente. Resolveu escolher um bom exemplar com LOP para o fim, mas diz que o LOP não serve para nada. Vendeu os cachorros a 5 contos cada, sem nenhuma vacina, tendo-os desmamado ao mês de idade porque feriam os mamilos á cadela.
Eu tenho cães com LOP que não cruzo, conheço n pessoas com cães com LOP que nunca os cruzou, e aparece um “xico-esperto” que cruza a sua “arraçada” com um cão com LOP.

E agora? Pois... temos mais 6 exemplares de uma pseudo-raça.

Perguntarão alguns de vocês: Então e os cachorros não são bonitos na mesma?
Pois são! Por acaso até serão bonitinhos. Mas não passam de rafeiros bonitos!

E o que é que isso tem a ver para o caso? – perguntarão alguns.
O que tem a ver é: Utilizar o trabalho (por vezes árduo) desenvolvido por alguns para produzir rafeiros bonitos. Utilizar raças que custaram muito a recuperar em tempos, para produzir imitações. Muito parecidas, mas emitações!
Provavelmente ( como se tratam de 2 raças com algumas afinidades – Husky e Malamute) até poderá dali sair um exemplar que passe muito bem por “puro” e, quiçá, mesmo de meter inveja a alguns exemplares com LOP. Mesmo os mais abastardados passarão por “puros” aos olhos dos mais inexperientes.

O que irá acontecer com esses exemplares de rafeiros bonitos?
Várias hipóteses me ocorrem:

1- O dono fica com ele para companhia e nunca vai cruzar. A “coisa” termina por aí... e do mal o menos...

2- O dono resolve seguir as passadas do “criador” e temos mais uns exemplares sem LOP e sem raça. (alguém se questionou alguma vez, se tudo o que parece o é de facto? )

3- O dono como não teve que dar praticamente dinheiro pelo cachorro, descarta-o porque chateia (como aconteceu com esta cachorra). Provavelmente o mais certo será o abandono. ( muitos dos cães de raça abandonados serão efectivamente mesmo de raça? Quantos não serão cruzados de raças “parecidas”?)

4- O dono resolve ir mais longe e regista o cachorro com um LOP falso (onde provavelmente constará cães com afixo (e até talvez campeões), adquirido a um conhecido para o qual o LOP não interessa nada, ou compra-o (agora parece que também há quem venda – arruma-se na gaveta e não come todos os
dias...).
Provavelmente, teremos uma ninhada a curto prazo de Malamutes com olhos azuis ou outras características “raras” e com LOP. Haverá quem compre por não se dar ao trabalho de se informar sobre a raça (e saber que olhos azuis são falta desqualificativa), ou simplesmente porque lhe dizem que são “raros”.

4 a - Alguém adquire um destes exemplares que quando este chega a adulto não é nada do que esperava. Ou algum pseudo-entendido ao aperceber-se de algumas características fora do estalão, resolve difamar o afixo x, y ou x porque as linhas dos cães não prestam (afinal constam no LOP) e transmitem defeitos graves.

Ao que parece este “criador”, á semelhança do Varela, tambem nutre um grande amor pela sua cadela. Não ponho isso em causa! Ao fazer esta ninhada por certo foi de modo inconsciente. Decerto nunca lhe teria passado pela cabeça estas questões.
Por vezes as “coisas” até são feitas de boa fé, mas onde irão parar?
Mas quantos mais teremos por aí? Suponho que MUITOS!

Concluindo: AS pessoas a quem o LOP não lhes diz nada, podem muito bem estar a contribuir ( mesmo inconscientemente) para problemas mais ou menos graves a adicionar aos que já temos.
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

sábado jan 18, 2003 9:59 am

Ó Fang, francamente!

Raças? Isso é uma paneleirice. LOP? É só a porra dum papel. Criadores? São uns gajos que gostam de pedir balúrdios pelos cães, sem justificação. Pedir dinheiro por uma monta? Proxenetismo.

Em pleno séc XXI, um estudante de veterinária não sabe o que é o CPC, ou o que é o LOP (e mais, acha que o CPC teria obrigação de lhe ensinar isso). Toda a gente tem cães de raça. Mas cadé? Eu sempre que vou ao Álbum da Arca arrepio-me toda. Sobretudo com as raças da moda. Boxers, Labradores, Pastores Alemães - todos os dias dou graças por não ter nenhuma destas raças, que, para quem gosta delas, é um suplício assistir ao seu assassinato.

Não sei como é que a Finlândia consegui estar na posição em que está (com 98% da população canina do país a ser constituida por cães registados no Livro de Origens). Mas seria interessante ver isso. Talvez se se obrigasse toda a gente a esterilizar os seus canitos. Talvez se essa imposição fosse levantada apenas no caso de cães registados que sejam considerados bons exemplares. Talvez se só fosse possível adquirir cães no criador, que seria obrigado a ter afixo. Talvez se ...
"Quando o s&aacute;bio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"&nbsp; (prov&eacute;rbio chin&ecirc;s)
dicas
Membro Veterano
Registado: sábado mar 23, 2002 11:30 am
Localização: Caniche muito anão (Hortelã), farrusco tricolor quatro olhos (Patolas)

sábado jan 18, 2003 11:16 am

Ora bom dia cara Sealords

Peço desculpa, eu contei até mil. Ainda tive algumas dúvidas quando já ia perto dos cinco mil e tal. Porém, quando já ia nos dez mil oitocentos e qualquer coisa não me dominei mesmo. Aqui estou

É que percebi que há agora dois tipos de de petróleo, o da Shell e o finlandês. Estranho, mas ambos cheiram a fanatismo! Deve ser algum hidrocarboneto!

Tssss tssssss tssssss , uma SeaLady a usar linguagem de carroceiro num forum público. Minha cara amiga, isso não abona nada em favor de uma imagem. Por favor cuide-se. Oponentes de idéias, sim... mas com classe

Cumprimentos

JoseLuis

edição: acentuei : dúvidas
SeaLords
Membro Veterano

sábado jan 18, 2003 11:40 am

Caro dicas,

Você anda um bocado distraído. Apenas utilizei a linguagem dos que-acham-que-têm-cães de-raça-mas-sem-LOP-e-para-quem-isso-não-interessa-nem-ao Menino-Jesus-porque-são-todos-liiiiiiiiiiiiiinnnnnnnnndos. Já ouviu falar em figuras de estilo?
"Quando o s&aacute;bio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"&nbsp; (prov&eacute;rbio chin&ecirc;s)
SeaLords
Membro Veterano

sábado jan 18, 2003 11:46 am

Quanto ao fanatismo: um cão criado na Noruega é sagrado BIS na Crufts. Um cão nascido na Finlândia é sagrado BIS no Euro Dog Show. Sim, quero ser fanática.
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

sábado jan 18, 2003 12:07 pm

A mais estúpida foi a de um gajo que comprou uma cadela sem LOP a um individuo que disse ter feito o cruzamento com o cão do esquentador vulcano ( familiar ?) e depois veio ter connosco porque queria o LOP.

A parte mais engraçada é que nem conheciamos o tal senhor da cruza. Grande tanga que foi.

Ainda há pouco tempo aqui no forum a Soniababy andava a gabar-se dos seus Rotts descendesntes de um cão famoso.

Mais outra dessas concerteza...
gary
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am

sábado jan 18, 2003 12:23 pm

SeaLords Escreveu:
Em pleno séc XXI, um estudante de veterinária não sabe o que é o CPC, ou o que é o LOP (e mais, acha que o CPC teria obrigação de lhe ensinar isso). Toda a gente tem cães de raça. Mas cadé? Eu sempre que vou ao Álbum da Arca arrepio-me toda. Sobretudo com as raças da moda. Boxers, Labradores, Pastores Alemães - todos os dias dou graças por não ter nenhuma destas raças, que, para quem gosta delas, é um suplício assistir ao seu assassinato.
Ó SeaLords , francamente pá!!!

Desde quando o PASTOR ALEMÃO é cão de moda :?: :evil: Hummm!
Um abra&ccedil;o
fang
Membro Veterano
Contacto:

sábado jan 18, 2003 2:13 pm

VascoV Escreveu: A mais estúpida foi a de um gajo que comprou uma cadela sem LOP a um individuo que disse ter feito o cruzamento com o cão do esquentador vulcano ( familiar ?) e depois veio ter connosco porque queria o LOP.

Mais outra dessas concerteza...
Onde está o espanto??
Então não há aí tanta gente a criar cães da Scottex? ;) :lol:
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
fang
Membro Veterano
Contacto:

sábado jan 18, 2003 2:43 pm

Anúncios - Vende-se

Dálmatas puríssimos
Vendo filhotes de dálmatas com 1 mês ou mais, preço, qualquer negócio, pais no local, puríssimos e vacinados.
Contatos: ****** com Luiz.
EStes tamém devem ser dos tais... :?
Parece que o problema não é só em Portugal...
<p>Francisco Barros</p>
Diabo_fs
Membro
Registado: sexta jan 17, 2003 9:07 pm
Contacto:

sábado jan 18, 2003 2:53 pm

Depois tb ha as novas raças que surgem do nada... o cockshire e vende a dita raça a um preço razoavel hehehe :)

Estou a pensar cruzar a Margot (Dogue Alemão) com um Pincher ira ser uma raça fabulastica... Deutsh'n'pincher

Kroz, o Spot está disponivel? ;)
djiba
Membro Veterano
Registado: sexta jan 03, 2003 6:30 pm
Contacto:

sábado jan 18, 2003 3:04 pm

E eu tou a pensar crruzar 1 Buldog com 1 Shit tzu.
Dará 1 bull-shit :lol: :?
Nanico
Membro Veterano
Registado: quinta jan 02, 2003 1:50 pm

sábado jan 18, 2003 3:09 pm

Quanto aos nossos amigos SRD, pemitam-me um desabafo:

Vivo num pais civilizado (Holanda), onde toda a gente que anda a passear o cao tem um animal que e da raca isto e da raca aquilo, que foi seleccionado para a familia por um criador, e que foi escolhido devido a personalidade da raca se adequar as expectativas da familia. Quando se quer mostrar fotos do cao aos colegas, mostra-se fotografias de sites de criadores na internet... ("Ele e destes, mas o pelo e mais pr'o amarelado e o rabo e dois centimetros mais pequeno do que o estalao, por isso nao o levo a exposicoes...").

Tudo isto e muito bonito. Nao ha caes de rua nem cachorrinhos abandonados com fome. Os canis de adopcao importam caes de Espanha para satisfazer a procura (galgos, meninos... diz que em Espanha, depois da epoca da caca "crescem das arvores"). Perfeito... Toda a gente toda contente...

Mas sabem o que e que se perdeu? Perderam-se aqueles caes que nos adoramos porque so sao caes. Animais Sem Raca Definida, que, quando os descrevemos sorrimos ao dizer que sao "uns zarelhitos com uns pelos amarelos a sair das orelhas e uns olhinhos meigos". Nao falamos do "estalao", falamos so do cao.

Por favor nao pensem que estou a defender ou a atacar alguem (ou alguma classe), isto e so um desabafo... gostava que falasse mais da perda que e quando se da a extincao dos caes SRD (ou dos caes que sao so CAO).
kika_cat
Membro
Registado: quarta set 11, 2002 8:07 pm

sábado jan 18, 2003 3:47 pm

Sealords

Acha mesmo que os estudantes de medicina vaterinária têm obrigação de, quando ainda estão a meio do curso, saber esses pormenores que só interessam para quem se interessa pelas raças e para as exposições??? Pois engana-se, o que eu tenho obrigação é de saber e aprender a tratar dos animais!!! As pessoas não nascem ensinadas, e o LOP e o RI não são propriamente coisas de cultura geral... Eu vim para este curso porque adoro animais e também gosto muito da parte científica, mas não tenho nem nunca tive nenhum cão... Sei as características de quase todas as raças porque aprendi por mim mesma, comprando uma data de livros e observando tudo à minha volta que se relacionasse com cães... Pode não estar muito informada, mas isso já é muito bom porque, infelizmente, muitas das pessoas que estão em veterinária preferiam ter ido para medicina e acabaram por ir ali parar... Não é que não gostem de animais, simplesmente esse não era o seu interesse principal e não sabem quase nada!!! Muitas das minhas colegas não sabem sequer o que é um Malamute, quanto mais distingui-lo de um Husky... Claro que sabem o que é um Husky, muitas delas até têm um, mas é por estar na moda, não por saberem muita coisa sobre as raças! Se for perguntar aos estudantes o que é o LOP o mais certo é muita gente não saber, excepto se tiverem contactos com criadores ou tiverem algum cão com LOp e tenham tentado saber o que isso seria... Tenho até uma amiga com um Labrador e outra com um Husky que não fazem ideia do que o LOP significa! Isso são coisas que se vão aprendendo com o tempo, não se esqueça que até há bem pouco tempo estávamos no segundário e nem sequer sabíamos o que o futuro nos reservava! Não são só as coisas relacionadas com a parte dos medicamentos e das doenças que vamos aprendendo, mas sim tudo o que esteja ligado ao mundo do qual vamos passar a fazer parte... Pessoalmente até acho que sei mais do que a maior parte dos alunos sobre cães e gatos, agora sobre vacas e ovelhas estava completamente a zero, agora é que vou aprendendo algumas coisas... Também estou a aprender mais porque estou a trabalhar como voluntária, aos sábados à tarde (hoje não, porque tenho mesmo que passar o tempo todo a estudar, só fiz esta pausa) no cunsultório da UZ, para poder ir aprendendo um bocado mais acerca de lidar com os animais num consultório... agora não me critique por eu não poder saber tudo, acho que me estou a esforçar e a usar muito do tempo que deveria ser livre para aprender!!!!
Quanto a perguntar as coisas ao CPC, não sei se já leu outra mensagem que deixei, mas só o fiz porque foram essas as directivas que me deram, a assistente mandou-me dirigir ao CPC porque, seguramente, eles me iriam dar informações sobre tudo o que eu necessitava e eu, desconhecendo a actividade do referido CLube, como não tenho cães e nem vou a Exposições, limitei-me a fazer o que ela tinha sugerido, percebeu???
SeaLords
Membro Veterano

sábado jan 18, 2003 4:19 pm

Desde quando o PASTOR ALEMÃO é cão de moda
Ó gary, então não está no Top Ten das raças mais registadas há "canos"? Pode não ser da moda Outono-Inverno deste ano mas lá que anda nos Tops anda.

Quanto à kika_cat: já que parece que se sabe servir da Internet, não sabia, antes de ir chatear as pessoas, ir procurar um pouquinho na Internet sobre as actividades e atribuições do CPC? Mesmo que a assistente lhe tenha dado essa estúpida indicação ? E é por os estudantes de Medicina Veterinária não se importarem com "essas coisas da raça e de exposições" (pois, por isso é que nas cadeiras de Zootecnia têm sempre umas notas miseráveis - o que interessa é injecções, cirurgias, bichos podres) é que depois dizem aos clientes que todos os rafeiros que lhes põem na frente são sim, são puríssimos e, sim, merecem ser reproduzidos e esses malucos dos criadores são isso mesmo: malucos.
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

sábado jan 18, 2003 4:22 pm

Sem querer responsabilizar ou desresponsabilizar seja quem for nesta questão:
1º O dono ou dona desse macho com LOP, prq razão deixou o cão cruzar uma cadela mista? Pelo $ da cruza ou pela simples "satisfação" do cãozito?
2º Mais grave que isso, é o facto de o dono de uma cadela com LOP cruzar com um cão com LOP, o cão monta a cadela e já está... a partir daí, vamos deixar a cadela fazer a sua vidinha, andar solta por aí, ser cruzada por todos os caes que aparecem, "pois, ela já foi cruzada por um da sua raça, e já está gravida, portanto, todos os outros que vierem a seguir já não conta..."
Tenho ouvido n historias destas, muita gente ainda pensa assim, e depois ainda perguntam prq razão os cachorros nascem uns amarelos, outros verdes, outros ás riscas, se até tem LOP e são purissimos!

O grande problema aqui ainda é da falta de cultura canina. Independentemente do amor aos animais, neste caso os caes, com ou sem raça. Talvez a obrigatoriedade de afixo para os caes terem LOP, já fosse uma ajuda. È evidente que não ia resolver 100 por cento das situaçoes, mas algumas evitar-se-iam. O termo criador tb deveria ser mais extenso e não limitar-se a "o criador é sempre o dono da cadela". Por que cadelas há muitas e donos de cadelas tb!
Apenas uma "achega" ao assunto em questão.
Bom fim de semana a todos,
Isabel
Responder

Voltar para “Cães”