O teckel e os saltos para o sofá

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Clowdia
Membro Veterano
Registado: sexta jan 18, 2002 10:07 pm

sexta jan 17, 2003 2:10 pm

Olá, muito boa tarde a todos os foristas.

Venho aqui pedir-vos opiniões e conselhos sobre uma dúvida que me assiste desde que tenho uma cadelinha teckel lá em casa.

A Bekas está comigo há 4 meses e tem 6 mesinhos com as pilhas duracel todas carregadas.

Ao longo deste tempo tenho lido alguns livros e feito alguma pesquisa na internet para ficar artilhada com o máximo de conhecimento sobre a raça da Bekas e em todos os sítios em maior ou menor grau alertam para o facto da raça ter grande propensão a hérnias discais devido ao comprimeito da coluna. Em todos eles também indicam como forma de prevenção desse problema não permitir que o cão suba escadas, dê saltos e até mesmo não permitir que corra.

Acho que talvez haja algum exagero nisto, mas como não sei lá vou tendo os meus cuidados. As escadas do segundo andar sobe e desce ao meu colo (tirando quando chego a casa e ela me vem esperar a meio das escadas... é impossível segurar aquele foguete..), evitamos andar em brincadeiras onde ela salte muito (têm autenticos trampolins nas patas) e dentro do possível evitamos andar a rebolá-la ou a fazê-la torcer a coluna.

Ela adora saltar para o sofá e do sofá, adora saltar para cima da cama (mais alta que ela..) e é virtualmente impossível impedi-la... só talvez prendendo-a ao pé da mesa ou fazendo-lhe um treino específico para que 'quase não se mexa', mas custa-me ver um animal tão activo a ter que ficar quietinho e mover-se qual dama do sec XVIII ...

Que me dizem? Até onde devo ir com a prevenção deste problema? Um grupo que gosto bastante tem uma frase que se adequa aqui ' I am sick of not living to stay alive ' que se ajusta aqui perfeitamente.

Obrigada
Última edição por Clowdia em sexta jan 17, 2003 3:14 pm, editado 1 vez no total.
A forma como tratamos os animais define-nos enquanto seres humanos.
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

sexta jan 17, 2003 2:54 pm

Olá Clowdia

Não estou minimamente dentro do assunto. Talvez a Nuria possa dar uma ajudinha.
De qualquer forma, boa sorte com a Bekas.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Clowdia
Membro Veterano
Registado: sexta jan 18, 2002 10:07 pm

sexta jan 17, 2003 3:05 pm

Eu já revirei o Teckel Web Site e mesmo assim não fiquei elucidada... talvez ela saiba mais qualquer coisa em concreto, sim...

Se o Teckel fosse uma raça da moda havia 1500 páginas sobre isso na net...mas assim.. :) Há muitas em alemão ... que não é a minha especialidade.. :o e os livros que li são muito vagos... referem o subir de escadas mas nunca sei até que ponto deve ir a precaução... vou continuar à procura e perguntar à vet quando lá voltar...
A forma como tratamos os animais define-nos enquanto seres humanos.
Nanico
Membro Veterano
Registado: quinta jan 02, 2003 1:50 pm

sexta jan 17, 2003 3:24 pm

Clowdia,

Vou ver se ha alguma coisa em holandes e se houver coloco a infomacao aqui.
(Primeiro traduzo, claro....)
Pakika
Membro Veterano
Registado: quinta set 12, 2002 10:59 am

sexta jan 17, 2003 3:28 pm

Pois Clowdia,
Era mesmo isso que eu estava a pensar, era perguntar à sua veterinária.

E melhor ainda seria falar directamente com um criador da raça, que são quem estão mesmo dentro do assunto.
Digo isto porque foi o que fiz antes e quando adquirimos o Oscaar ( e depois também, obviamente)
Nuria
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:16 pm

sexta jan 17, 2003 5:10 pm

Olá

Clowdia: A sua Bekas é uma teckel perfeitamente normal ;) Acho que está a exagerar um pouco, aproveite enquanto ela é pequenita e é toda a pilhas!
Os teckels são cães normais, podem correr, brinca, saltar, descer escadas etc. Tem é que se ter um pouco de cuidado. A minha casa tem dois andares e o meu teckel só sobe com minha autorização, e por vezes vai ao colo(o que não é fácil ;) )
Os teckels são cães de caça, adoram correr.
Eu quando largo o atum num praia ou num campo, é vê-lo a sair disparado todo contente da vida. Passados uns minutos, quando já teve a sua "dose" chamo-o.
Por isso, deixe lá a sua cadela divertir-se, mas com moderação.
Com a idade ela acalma ;)

Cumprimentos
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

sexta jan 17, 2003 6:48 pm

Clowdia.

Pode acontecer que você nunca a deixe saltar e um dia ela fique com essa situação a subir para um sofá... não há grande prevenção além da que referiu...
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

sexta jan 17, 2003 8:21 pm

Oi Clowdia.

Todo e qualquer cão corre riscos de má formação ossea se andar a pular coisas que não deve. Os cães podem pular, mas há que ter em consideração o tamanho do cão, e o salto que ela vai dar. Um salto de um sofá não é problemático para um teckel, mas evite saltos maiores por enquanto.
Em relação a correr e subir escadas, não vejo qualquer incoveniente.

Certos peritos internacionais consideram que um cão apenas está apto fisicamente para o agility aos dois anos. Por outras palavras, se começar a treinar aos dois anos os ossos não sofreram com isso (pelo menos não tanto).
O normal é treinar o cão a partir de um ano, ou então treina-se mais cedo, mas só faz saltos a partir de um ano.

Como o correr e pular do sofá e subir escadas também é um treino de agility, a partir de um ano ou um ano e meio já pode estar mais descansada. Até lá, deixe-o divertir-se mas modere os saltos. Não os tente reduzir, não o deixe é saltar alto demais para não se lesionar futuramente.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sexta jan 17, 2003 9:14 pm

Cara Clowdia:

Para iniciar,dou-te os meus parabéns por teres adquirido um teckel.Tb tenho um,tamanho standard,pêlo curto e de côr prêto e afogueado,de nome de registo LOP -Rex,mas a madrinha preferiu o nome de Golias para contrastar com o tamanho :lol: .

É verdade q esta raça é a "pilhas"mas tendem a acalmar com o avanço da idade(o meu está mt melhor).Esta raça é mt suscéptivel a hérnias discais,devido ao destanciamento entre as patas dianteiras até às trazeiras,visto terem uma coluna bastante alongada.Como tal,pouco suporte da mesma.

O q eu fiz,com o meu,foi nos primeiros meses de ele cá estar,coloquei as cadeiras da sala de jantar,deitadas,sobre os sofás.Só eram retiradas qnd nos encontravamos lá,prq nessa altura podiamos realmente estar mais atentos às suas brincadeiras,no q diz respeito a saltar para cima e para baixo dos mesmos.

Tenho ainda problemas com o facto dele seguir-me para o 1º andar,o q implica subir e descer escadas,e tb qnd me desloco à cave.Já pensei,sériamente,comprar algo,talvêz daquelas vedações q se põe para proteção dos bébés.

Se restarem mais algumas dúvidas,pergunta o q quizeres q dentro dos meus poucos conhecimentos,responderei.

L.C.
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

sexta jan 17, 2003 9:28 pm

que tal levá-la para um sítio onde possa correr até ficar cansada? com a carlota resultava. e se ela corre!!!! parece um foguete. mas vinha tão cansada, que ao chegar a casa, era sopas e descanso. na altura teria uns 8 meses. agora, anda pelos 2 anos, mas a maluquice continua.
eles lá tentam refastelar-se no sofá... mas esse está destinado aos gatos :D :D

anjaazul
djiba
Membro Veterano
Registado: sexta jan 03, 2003 6:30 pm
Contacto:

sexta jan 17, 2003 9:48 pm

Clawdia

Nao tenho 1 teckel, mas tenho 1 «louco» em casa k tambem tem essa mania.Nao ha nada k o pare: kuando decide fazer a sua maratona diaria, so os tapetes é k sofrem (por vezes as jarras, alguns bibellots...enfim) mas eu deixo sempre andar,ele acaba por se cansar e ate come melhor.
De inicio xateava me ,mas agora penso:ainda vai xegar o dia k eu vou ter saudades destas corridas,kd ele for mt velhinho... ;)
Aby
Membro Veterano
Registado: sexta abr 05, 2002 12:16 pm

sexta jan 17, 2003 9:56 pm

Clowdia,
Não te preocupes demais. Deixa-a correr, brincar, evita o subir e descer escadas e não permitas que o faça de uma forma desenfreada correndo o risco de cair. É nessa altura que o problema pode aparecer. Uma queda que para um cão diferente não é problema para um Teckel pode matá-lo.
Eu tive que mandar abater o meu querido Nicky. Já lá vão 28 anos, e ainda hoje, quando vejo as fotos dele fico perturbada.
Na altura não se falava deste problema, por isso eu nunca o defendi do perigo. Ele não permitia gatos estranhos no quintal, então, um dia, o gato que ele perceguia (nunca apanhou nenhum) subio a uma árvore, e o tolo do Nicky tentou subir também, a meio da subida caíu de costas no chão, talvez de uma altura não superior a 1,50mt..
Ficou a ganir, eu não entendia o que se passava, 1 hora depois já se movimentava com dificuldade. Fui de imediato ao veterinário, e a notícia do que se passava caíu que nem bomba.
O seu cão fez uma hérnia, vamos tentar medicá-lo, mas prepare-se para o pior.
E assim foi, 1 semana depois, já não podendo ver o Nicky sofrer mais, tomei a primeira resolução dificil da minha vida.
Por isso te estou a responder, deixa-o fazer uma vida normal, brincar, correr, evita o saltar, o subir e descer escadas em corrida, tudo com cuidado, sem exageros, sobretudo á medida que a idade avança e as articulações já não estão tão famosas.
Pede ao veterinário para lhe fazer um RaioX á coluna. Esta tendência é hereditária. Se nada de anormal for detectado podes ficar mais descançada.
Eu, na altura, não sabia, não me disseram que podia fazer um exame para ver se ele tinha alguma propenção para hérnias. Agora sei que devemos fazer um exame por ano, para irmos acompanhando o desenvolvimento da coluna.
Goza o teu Teckel, eles são únicos!
Bjocas
Nuria
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:16 pm

sexta jan 17, 2003 10:10 pm

Aby Escreveu: Goza o teu Teckel, eles são únicos!
Nem mais :D
Nanico
Membro Veterano
Registado: quinta jan 02, 2003 1:50 pm

sábado jan 18, 2003 12:43 pm

Andei a ler na internet (paginas holandesa) o que encontrei sobre teckels.
Para alem daquilo que ja foi dito, aconselha-se o seguinte:
- Nao deixe o teckel engordar demais. Um teckel obeso tem mais problemas com a espinha do que outros caes. (Talvez o VascoV saiba mais sobre este assunto?)
- Tenha cuidados redobrados com teckels e criancas que os queiram pegar ao colo. Criancas podem, sem o saber, causar danos na espinha do teckel, porque nao sabem como e que lhe hao-de pegar. Normalmente, tendem a pegar num teckel como quem pega num gato (isto e, pelo meio das costas).
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

sábado jan 18, 2003 12:56 pm

Um Teckel obeso, um caniche obeso é indiferente. O problema que se coloca e para o qual as pessoas devem estar preparadas é a possibilidade de recuperação do animal .

Consoante o grau poderá ter ou não recuperação cirúrgica. Sugestão: Falem com mais de um veterinario. Há quem opere tudo que lhe venha pela frente mesmo sem possibilidades de recuperação...

Existem andarilhos para cães, alguns podem ter recuperação parcial por cirurgia mas tomem em atenção a qualidade
Responder

Voltar para “Cães”