Mercado paralelo de cães de raça sem raça definida

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

KROZ
Membro Veterano
Mensagens: 3015
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

sábado jan 18, 2003 4:27 pm

Uma das "eliminativas" para escolher um cão para mim, é o facto de estar ou não na moda. Se o estiver, nunca o irei ter. Felizmente, das 4 raças que mais gosto e 3 irei ter (um já está :) ), nenhum é cão de moda. Pelo menos aqui em Portugal, que é o que me interessa. O pinscher miniatura aqui é um pouco desconhecido mas mais para oriente é muito mais conhecido e famoso.

Agora imagino um criador ou expositor de uma raça, ver essa mesma raça a ser usada para experiências de pessoas que não sabem o que estão a fazer.

Mas também ponho a questão por outro lado. Praticamente todas as nossas raças vieram de cruzamentos de outras. Excepto uma ou outra raça, todos sabemos quais os cruzamentos. E então porque não pode um criador qualquer tentar criar uma raça nova? Eu sei que hoje em dia os cães já não usados para trabalhos como antigamente (pelo menos a maioria) mas mesmo assim alguém pode querer criar uma raça nova. Peca é por enganar pessoas ao vendê-los. Mas quem me diz a mim que os cruzamentos falhados para dar origem ao pinscher miniatura também não foram vendidos a algum leigo?

Eu preferia que não se criassem mais raças, não vejo necessidade alguma, mas os próprio fci ainda reconhece raças, se as houver por reconhecer. O nosso fila só há pouco tempo foi reconhecido.
fang
Membro Veterano
Mensagens: 5519
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

sábado jan 18, 2003 5:16 pm

Oi,
1º - Pelo que me foi dado a entender, foi pela "simples satisfação" do cão... :?
2º - Pois... por essas é que já vi uma husky, não muito longe daqui, parir metade huskys e metade "Serras da Estrela" com olhos azuis... ;) :D
Pedra Escreveu: Sem querer responsabilizar ou desresponsabilizar seja quem for nesta questão
1º O dono ou dona desse macho com LOP, prq razão deixou o cão cruzar uma cadela mista? Pelo $ da cruza ou pela simples "satisfação" do cãozito?
2º Mais grave que isso, é o facto de o dono de uma cadela com LOP cruzar com um cão com LOP, o cão monta a cadela e já está... a partir daí, vamos deixar a cadela fazer a sua vidinha, andar solta por aí, ser cruzada por todos os caes que aparecem, "pois, ela já foi cruzada por um da sua raça, e já está gravida, portanto, todos os outros que vierem a seguir já não conta..."
Tenho ouvido n historias destas, muita gente ainda pensa assim, e depois ainda perguntam prq razão os cachorros nascem uns amarelos, outros verdes, outros ás riscas, se até tem LOP e são purissimos!

O grande problema aqui ainda é da falta de cultura canina. Independentemente do amor aos animais, neste caso os caes, com ou sem raça. Talvez a obrigatoriedade de afixo para os caes terem LOP, já fosse uma ajuda. È evidente que não ia resolver 100 por cento das situaçoes, mas algumas evitar-se-iam. O termo criador tb deveria ser mais extenso e não limitar-se a "o criador é sempre o dono da cadela". Por que cadelas há muitas e donos de cadelas tb!
Apenas uma "achega" ao assunto em questão.
Bom fim de semana a todos,
Isabel
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
kika_cat
Membro
Mensagens: 174
Registado: quarta set 11, 2002 8:07 pm

sábado jan 18, 2003 5:19 pm

Sealords

Ainda bem que reconhece as minhas capacidades como utilizadora da net, fico muito contente por isso ase notar assim tão bem... Quanto à pesquisa que me diz que podia ter feito... Diga-me uma coisa, a senhora ao tirar um curso superior, em que supostamente a sua educação está entregue aos melhores educadores e especialistas do curso em questão (neste caso deviam perceber imenso de tudo relacionado com o mundo canino), tem alguma razão para desconfiar do que os seus educadores lhe dizem??? As directivas foram-me dadas por uma assistente, logo à partida estariam correctas, por isso eu não tinha nada que fazer uma investigação do Clube, porque não era o CPC que me interessava para o trabalho mas sim as informações que eles supostamente teriam para me dar. Face às mensagens que tenho recebido já percebi que não era essa a sua função, o VascoV deu até um exemplo elucidativo, não precisa de bater mais no ceguinho! Veja se percebe que eu perguntei mesmo o que era o LOP à assistente, por achar que se calhar o CPC tinha mais que fazer do que me estar a responder durante meia hora, e a resposta dela foi que eles eram o organismo mais indicado para me explicar. Percebe então porque me dirigi a eles, ou é uma questão assim tão complicada de entender????
Quanto às exposições, de facto não tenho muito interesse porque não participo nem tenho sequer qualquer animal por os meus pais não gostarem muito e eu ainda morar com eles... No entanto, já ponderei ir como apreciadora dos animais e tento ir a eventos relacionados com animais.
Por fim, no 1º ano só há uma disciplina ligada à Zootecnia, que se designa por Exognósia. É apenas semestral e fala-se de todos os animais que possamos vir a tratar, incluindo vacas, ovelhas, cabras, cavalos e aves. Assim, os cães e gatos constam apenas de um capítulo e só são apresentadas as raças portuguesas, que são as únicas que temos de saber as características. Quanto aos gatos, nem sequer é feita alguma referência a qualquer raça. Esta é uma disciplina em que à partida não há muitos chumbos, e os alunos têm em média 15 valores (porque, ao contrário do que diz, quase toda a gente prefere as disciplinas de Zotecnia!!!). Foi uma das minhas disciplinas preferidas no 1º ano e tive como nota final 19 valores, a nota mais alta do 1º ano. Não pense que estou a dizer isto para me armar em boa, é só para que perceba o quanto está errada ao afirmar que eu não me interesso por questões ligadas à Zootecnia e só quero saber de animais podres... :x
SeaLords
Membro Veterano
Mensagens: 3417
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Bobtail-aholic

sábado jan 18, 2003 6:06 pm

Última edição por SeaLords em quarta nov 19, 2008 7:22 am, editado 1 vez no total.
kika_cat
Membro
Mensagens: 174
Registado: quarta set 11, 2002 8:07 pm

sábado jan 18, 2003 6:16 pm

Obrigada por não bater mais no ceguinho, é q eu odeio entrar em confrontos e estava-me a fazer confusão estar-me sempre a criticar por coisas em que não me pareceu que tivesse feito algo de errado, apenas tentei fazer o trabalho como me disseram! Quanto ao resto das cadeiras, n me posso pronunciar porque ainda n as tive, excepto nutrição, que também gosto muito mais do que a maior parte dos cadeirões (estes sim, são cadeirões quando comparados com os do ano passado) que tenho agora. Aliás, a média de notas desta disciplina continua a ser boa, não sei se é por o meu ano estar virado para a Zootecnia ou por ser também uma cadeira fácil... Por acaso tinha ideia de que ia gostar muito de reprodução e obstretícia, mas se calhar depois é uma daquelas cadeiras em que pensamos que vai ser excelente e acaba por ser uma desilusão e muito complicado...
dicas
Membro Veterano
Mensagens: 572
Registado: sábado mar 23, 2002 11:30 am
Localização: Caniche muito anão (Hortelã), farrusco tricolor quatro olhos (Patolas)

sábado jan 18, 2003 7:46 pm

Sealords
Já ouviu falar em figuras de estilo?
Já: metonímia, perífrase, gradação, eufemismo, hibridismo, etc. etc. etc. mas desculpe-me a ignorância, não vejo qual foi a que tentou aplicar, para mim continua a soar como linguagem de carroceiro num forum público.
Quanto ao fanatismo: um cão criado na Noruega é sagrado BIS na Crufts. Um cão nascido na Finlândia é sagrado BIS no Euro Dog Show
Os meus parabéns aos felizes proprietários, se for caso disso!

Mas o que tem isso a ver com as calças???

E isso sim, é uma figura de estilo, usando o seu "hifenismo" será um
deixa-me-fugir-para-terreno-mais-firme-enquanto-é-tempo!
quero ser fanática.
Eu sabia que um dia íamos estar de acordo!

Concedido!

JoseLuis
SeaLords
Membro Veterano
Mensagens: 3417
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Bobtail-aholic

sábado jan 18, 2003 8:38 pm

Caro dicas,

Parece que as noitadas no Fórum estão a reclamar o seu preço. Paz aos seus neurónios.
"Quando o s&aacute;bio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"&nbsp; (prov&eacute;rbio chin&ecirc;s)
SeaLords
Membro Veterano
Mensagens: 3417
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Bobtail-aholic

sábado jan 18, 2003 8:39 pm

Sorry, era no chat e não no Fórum.
"Quando o s&aacute;bio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"&nbsp; (prov&eacute;rbio chin&ecirc;s)
VascoV
Membro Veterano
Mensagens: 5619
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Localização: Politicos com anti-rábica em dia
Contacto:

sábado jan 18, 2003 9:04 pm

Não me considere arrogante mas vou-lhe dar uma sugestão que é informar-se sobre LOPS, Clube de Canicultura, Raças de gatos, Associações Zoofilas. É uma bagagem que, caso de dentre as vastissimas ( nota irónica) opções do curso venha a escolher clinica de animais de companhia irá servir-lhe muito no futuro face aos donos de cães. Acredite que saber informar os donos sobre as particularidades de uma determinada raça ou a forma de tratar do LOP é optimo em relações publicas e a ignorância de tais factos leva os clientes a ter a ideia que você não percebe de animais ( a sério).

Estou-me a lembrar de um estagiário em pânico por ver um chow chow com a lingua azul e a gargalhada geral que toda a gente deu incluindo do dono do cão ;) quando ele sugeriu que isso teria sido devido ao facto do animal ter caído dentro de um poço :D


Os professores tipo "clube dos poetas mortos" são infelizmente tão raros como cabelo em ovo e ter uma bagagem de cultura geral da àrea em que se inscreve é uma mais valia preciosissima em que se deve trabalhar desde o primeiro dia.

Não odeie entrar em confronto. Do confronto nasce a luz e o confronto com pessoas como a Sealords é sempre proveitoso. Os meus melhores professores foram sempre aqueles que me picavam e puxavam por mim...

kika_cat Escreveu: Obrigada por não bater mais no ceguinho, é q eu odeio entrar em confrontos e estava-me a fazer confusão estar-me sempre a criticar por coisas em que não me pareceu que tivesse feito algo de errado, apenas tentei fazer o trabalho como me disseram! Quanto ao resto das cadeiras, n me posso pronunciar porque ainda n as tive, excepto nutrição, que também gosto muito mais do que a maior parte dos cadeirões (estes sim, são cadeirões quando comparados com os do ano passado) que tenho agora. Aliás, a média de notas desta disciplina continua a ser boa, não sei se é por o meu ano estar virado para a Zootecnia ou por ser também uma cadeira fácil... Por acaso tinha ideia de que ia gostar muito de reprodução e obstretícia, mas se calhar depois é uma daquelas cadeiras em que pensamos que vai ser excelente e acaba por ser uma desilusão e muito complicado...
JoanaGoncalves
Membro Veterano
Mensagens: 3111
Registado: domingo dez 16, 2001 7:51 pm
Localização: Boxers, Baixotes de Pêlo Comprido, Labradora, Cadela de Agua Portuguesa, Malinois, Gata Persa, Gata

sábado jan 18, 2003 11:14 pm

Voltando ao tema inicial do Post....

Quantas vezes não vêm pessoas ter comigo quando ando a passear os meus "beiçudos" e me perguntam que raça é a que tenho? E depois dizem-me assim: "é que eu tenho lá 2 boxers que comprei mas são de raça pequena, sabe?" ou "são boxers de focinho comprido, sabe?"

E quando se viram e dizem... "desculpe mas isso é arraçado, o meu o "criador" garantiu-me que os meus eram puros e que eram filhos de um cão famoso!!!"

Coitadinhos destes cães que não têm culpa nenhuma.... mas que realmente algumas pessoas estão a ser burladas á força toda estão!!! E ainda por cima a "minha" raça tem sido uma das mais desgraçadas nesta fase em que os desgraçados dos Boxers estão na moda.... Cada vez se vêm pela rua mais pseudoboxers...:(:(:( Enfim... :(:(

Só para verem, á cerca de um ano coloquei um anuncio de uma ninhada do meu Czar, vejam lá ligou-me uma senhora, que me fez quase dizer palavrões ao telefone devido á arrogancia com que me respondeu a dizer que tinha o ano passado comprado 3 cachorros por 20 ctos purissimos a um criador famozissimo e quando perguntei pelo afixo, só me sabia dizer que ele tinha muitos cães(provavelmente nem sabia o que era um Afixo).... E depois ainda me disse que eu não deveria gostar de animais por não baixar o preço...Claro que lhe desliguei o telefone nas "trombas", mas é só para verem a qualidade de gente que se apanha!!!!
<p>Joana Gonçalves</p>
<p>Terras da Fénix Kennel</p>

<p>-Não existem raças perigosas, existem sim donos e pseudocriadores perigosos!-</p>
VascoV
Membro Veterano
Mensagens: 5619
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Localização: Politicos com anti-rábica em dia
Contacto:

sábado jan 18, 2003 11:40 pm

Joana, essas pessoas têm uma forma certa de se lidar.

concordas com elas e dás o telefone de um criador que conheces e que lhe pode arranjar um canito bom a esse preço...

Não te esqueças é de dar o telefone do Julio de Matos ou do Miguel Bombarda
JoanaGoncalves
Membro Veterano
Mensagens: 3111
Registado: domingo dez 16, 2001 7:51 pm
Localização: Boxers, Baixotes de Pêlo Comprido, Labradora, Cadela de Agua Portuguesa, Malinois, Gata Persa, Gata

sábado jan 18, 2003 11:52 pm

Hehehehehe!

Boa ideia!!!!

Nunca me tinha ocorrido....

Para a proxima vais ver... ;););)
<p>Joana Gonçalves</p>
<p>Terras da Fénix Kennel</p>

<p>-Não existem raças perigosas, existem sim donos e pseudocriadores perigosos!-</p>
KROZ
Membro Veterano
Mensagens: 3015
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

domingo jan 19, 2003 2:22 am

Eu também tenho umas histórias de pessoas que ao verem o Spot me dizem que também tiveram um pinscher desses, mas o deles era o pinscher cavalinho (???), outros diziam que era um pinscher maior, que havia o americano e o europeu, um era grande outro era pequeno... ainda fui ver ao kennel se havia mesmo um pinscher americano e, claro que não há. Pinscher miniatura há só um. Depois uns ainda têm um pinscher anão, muito pequeno com olhos esbogalhados, ou seja, a celebre mistura de pinscher com chihuhua. E conheço casos desses com lop e afixo! São metade do spot, o que pode ser possivel, mas tem a cabeça e olhos de chihuahua.
Zita
Membro Veterano
Mensagens: 304
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Chihuahuas

domingo jan 19, 2003 2:33 am

Também hácuma lá no emprego que dá ninhada de cães da raça "dobermen".

E no fim acrescenta: Oferta Grátis.

do melhor... ;)
aisd
Membro Veterano
Mensagens: 7062
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
Localização: labradora retriever ZORRA
periquito FALCANITO

domingo jan 19, 2003 8:27 am

Céus, eu simpatizo muito com esta Nanico !

Gosto muito dos SRD (é o que a maioria dos meus vizinhos tem), são muito espertos, quase autosuficientes, simpáticos e com um sentido da rua (street wise) notável.

São sobreviventes.

Entenda-se - sou contra deixá-los reproduzirem-se à balda.

Já chega de cães abandonados e infelizes.
Já chega de ter cães por capricho egoísta ou por insensatez.

Mas também não simpatiso com um mundo onde o cão é uma espécie de HI-FI ou carro (tipo "o meu é melhor que o teu").

É outro tipo de vaidade.
Em todo ocaso só serve para as pessoas terem boa opinião de si mesmas (não por terem boas qualidades mas por terem boas propriedades).

O que eu acho que deve ser combatido sem quartel são os que fazem dinheiro com as crias.

Os BYB e os pseudo-criadores (com ou sem afixo - alguém me há-de explicar para que serve o afixo).

De resto todo o dono que ama o seu animal, pensa em reproduzi-lo (eu pensei nisso com o Calvin - daí as minhas tentativas goradas que ele fosse reconhecido com sendo de raça pura).
Não o deve fazer se não tiver a certeza que as crias vão ser felizes (vão ter donos capazes e responsáveis - daí que a intenção de reproduzir o Calvin não tenha passado de um pensamento).

É uma questão de amor e sentido das responsabilidades.
É isto que eu acho.
Responder

Voltar para “Cães”