quarta abr 05, 2006 10:10 am
Ex.ma Srª D. Irene Rua (eu trato as pessoas com educação se estas o merecerem, o que não é o caso de muitos dos foristas que por aqui andam ...),
Este bate-papo de facto não leva a nada porque vocês insistem em não conseguir distinguir um cão como animal de companhia de um cão como representante, mais ou menos digno, da sua raça. E se é perfeitamente normal que, para o simples dono, como a senhora, o seu cão seja o mais lindo do planeta e arredores, e mal lhe ficaria se não o achasse, alguém com pretensões a criador deve ter o distanciamento suficiente para analisar objectivamente o cão que tem nas mãos, sem deixar que o sentimento se misture.
Quanto às apreciações dos juizes, já lhe(s) disse que se trata de opiniões e, como tal, sujeitas a variações de indivíduo para indivíduo. Por outro lado, uma vez que o tempo que o juiz tem para analisar um cão é inferior a 2 minutos, é necessário que o handler o apresente nas melhores condições. Às vezes basta uma pata fora do sítio para estragar a imagem que o juiz faz do cão, e para falsear a sua apreciação da linha dorsal ou dos aprumos. De qualquer forma, aquilo que eu salientei é que, independentemente das apreciações diferentes, todos foram unânimes em considerar que a cadela vale Muito Bom, e isso é que é o importante. É que às vezes, e isso acontece em montes de situações das nossas vidas, sabe-se que não se gosta mesmo que seja difícil explicar o porque é que não se gosta.
Quanto a parvoíces, sinceramente, só vi as escritas pelos donos dos Labs, que, coitados, encaram como arrogância a simples demonstração das verdades. Mas, de facto, é capaz de ser muito mais fácil e melhor para o ego convencer-se que os "tubarões" têm lugares marcados ao invés de reconhecer que o seu exemplar não tem qualidade.
Adicionalmente, é por haver gente que se preocupa com as classificações que as raças existem como tal. De facto, não percebo como é que há gente que pretende ter um cão de determinada raça com determinadas características e depois diga que as classificações não são importantes. Mas é por essas e por outras que a qualidade dos Labs deste país é desastrosa (já agora, eu até consigo distinguir um Lab, um a sério, mas a generalidade dos vossos cães é de tão baixa qualidade que, de facto, de Lab só têm o nome e a cor).
Finalmente, para os que estiverem mesmo interessados em criadores de Lab, e não pseudo-interessados, claro que a informação será dada única e exclusivamente em privado. Mas aqui vai uma dica de como NÂO é um criador - um criador a sério não se mede pelo número de vezes que dá beijinhos aos cães ou quantas vezes se lhes refere como "os meus meninos", e definitivamente não tira ninhadas de cadelas que nem 12 meses têm, não usa cães displásicos nem escolhe reprodutores porque gosta da cor. A vossa falta de discernimento para analisar para além das palavras mais ou menos bonitas é perfeitamente atroz.
Obrigado pelas vossas visitas ao meu site. Ao menos por uma vez na vida visitaram um site que mostra o trabalho do criador ao longo dos anos e que não é só um site para venda de cachorros da(s) última(s) ninhada(s), não é verdade?
Cumprimentos a todos
"Quando o sábio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo" (provérbio chinês)