O que pensam dos lobos?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

sábado jan 18, 2003 2:24 pm

Bom dia a todos,

Para tornar esta mensagem acessível a todos, vou tentar usar uma linguagem o menos “tecnocrata” possivel. :)
Uma vez que os nossos cães não são mais do que “lobos domésticos”, seleccionados pelo homem, ao longo de milénios, sob as mais variadas formas, tamanhos, feitios, temperamentos e funcionalidades, gostaria de “ouvir” as vossas opiniões sobre esta espécie que esteve na origem de todos os nossos amigos de hoje em dia.

- Será o lobo o terrível “mau da fita” presente nas fábulas e contos , que sempre estiveram presentes no nosso imaginário infantil?
- O lobo mata por prazer?
- Será o lobo um terrível predador de homens?
- Porque tem sido o lobo perseguido pelo homem desde há vários milénios atras?
- Poderá ser o lobo “domesticado” como animal de companhia?
- Fará sentido cruzar o lobo com outras raças de cães com vista a apurar uma nova raça?
- O que acham dos cães-lobo ( wolfdogs ), ou seja “mestiços” de cães com lobos, como animal de estimação?

Estas perguntas são um mero exercício.
Não hesitem em responder o que REALMENTE vos vai na “alma” !!

Esta mensagem é um pouco ao estilo do nel :D Mas não é plágio, garanto. ;) :D

Obrigado a todos. :D
Última edição por fang em sábado jan 18, 2003 5:34 pm, editado 2 vezes no total.
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
djiba
Membro Veterano
Registado: sexta jan 03, 2003 6:30 pm
Contacto:

sábado jan 18, 2003 2:44 pm

Nao axo k os lobos atakem o homem por prazer, mas sim por fome.
Acredito k tem mais medo eles de nos do k nos deles!!! :roll:
Nao concordo em cruzar o lobo com outras raças: por muito "bonito" k seja o resultado, penso k esses cruzamentos trazem sempre muitos problemas para os animais.
Domesticar 1 lobo...confesso k é algo k ja tinha pensado :oops: apesar de nao poder :? ! Mas acho possivel domestica-lo como a 1 cao ou kk outro animal. Com carinho, amor e alguma experiencia ( porke 1 lobo nao é 1 canario) fazemos de kk lobo 1 cao!!! :o
Nuria
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:16 pm

sábado jan 18, 2003 3:08 pm

- Será o lobo o terrível “mau da fita” presente nas fábulas e contos , que sempre estiveram presentes no nosso imaginário infantil? - De maneira nenhuma.

- O lobo mata por prazer?- Na minha opinião, é como os cães, ou para comer ou para se defender.

- Será o lobo um terrível predador de homens?- Não me parece, os lobos atacam humanos quando se sentem ameaçados pelo mesmo

- Porque tem sido o lobo perseguido pelo homem desde há vários milénios atras? - Mitos e lendas

- Poderá ser o lobo “domesticado” como animal de companhia?- Penso ser ilegal, mas é bastante díficil pois são independentes e precisam de um dono 'firme'. Para além disso, não é nada saudável se quisermos que deixe de ser uma espécie ameaçada

- Fará sentido cruzar o lobo com outras raças de cães com vista a apurar uma nova raça?- Para quê mais raças? Se fosse à uns séculos ainda fazia sentido. Mas quanto à questão em si, acho que existem raças de cães suficientes para apurar determinadas características

- O que acham dos cães-lobo ( wolfdogs ), ou seja “mestiços” de cães com lobos?- Uma coisa é mestiços, outra coisa é a raça WolfDog.
Os primeiros aparecem por acidente, ou por algum esperto que decidiu cruzar o seu pastor alemão/husky/malamute com um lobo. Os segundos são uma raça como qualquer outra (que descendem de wolfdogs, lá por cruzarmos um lobo com um cão, não quer dizer que tenhamos um exemplar da raça)

Cumps
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

sábado jan 18, 2003 3:11 pm

Olá Fang,

Confesso que sempre tive um fascinio pelos lobos, alguma admiração, mas nunca tive tempo suficiente para "estuda-los" !

De tal modo que tenho o maior carinho e respeito por eles, da mm maneira que tenho por qualquer animal.
- Será o lobo o terrível “mau da fita” presente nas fábulas e contos , que sempre estiveram presentes no nosso imaginário infantil?
O lobo, como todo o animal tem de matar para sobreviver ! Matar um veado, um coelho, uma ovelha, um homem ... Sim, acredito que em situações extremas o logo ataque o homem, seja para defesa seja por alimento, e nao vejo qual o drama ? Se atacou tem a sua razao ! E ninguem os pode culpar, afinal é a sua sobrevivencia que está em risco !
O Lobo foi um animal que impos respeito pela sua eficacia em caçar (ovelhas, homens ....), de tal modo que não era apenas mais um animal, mas sim "o lobo" ! Um animal sob os animais ! E o homem na sua ansia de dominar e controlar todo o meio que o rodeia acho por bem eliminar um concorrente ...
Sou contra ter um animal "selvagem" como animal domestico ! Acho muito dificil ter um lobo como um cão ...
Queremos ter um animal selvagem em casa ? Um peixe ? Um lobo ? um elefante ? Há que lhe dar o meio apropriado para viver ! E de certeza que o meio apropriado para um lobo nao é deitado na sala !
- Fará sentido cruzar o lobo com outras raças de cães com vista a apurar uma nova raça?
- O que acham dos cães-lobo ( wolfdogs ), ou seja “mestiços” de cães com lobos?
Sinceramente nao vejo a logica de cruzar lobos com caes ? Qual a vantagem disto ? Para além do risco desses cães ( que não estao psicologicamente preparados para viver numa sociedade humana), qual a logica de mais raças ? Já temos dificuldade em manter as que ja existem ...

Já temos duas raças oficiais que proveem directamente de tais cruzamentos, e penso que sao ambas tentavidas falhadas (era suposto serem caes de trabalho e ....). De tal modo que fico sempre com um pé atras ...
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

sábado jan 18, 2003 3:11 pm

Olá Fang,

Confesso que sempre tive um fascinio pelos lobos, alguma admiração, mas nunca tive tempo suficiente para "estuda-los" !

De tal modo que tenho o maior carinho e respeito por eles, da mm maneira que tenho por qualquer animal.
O lobo, como todo o animal tem de matar para sobreviver ! Matar um veado, um coelho, uma ovelha, um homem ... Sim, acredito que em situações extremas o logo ataque o homem, seja para defesa seja por alimento, e nao vejo qual o drama ? Se atacou tem a sua razao ! E ninguem os pode culpar, afinal é a sua sobrevivencia que está em risco !
O Lobo foi um animal que impos respeito pela sua eficacia em caçar (ovelhas, homens ....), de tal modo que não era apenas mais um animal, mas sim "o lobo" ! Um animal sob os animais ! E o homem na sua ansia de dominar e controlar todo o meio que o rodeia acho por bem eliminar um concorrente ...
Sou contra ter um animal "selvagem" como animal domestico ! Acho muito dificil ter um lobo como um cão ...
Queremos ter um animal selvagem em casa ? Um peixe ? Um lobo ? um elefante ? Há que lhe dar o meio apropriado para viver ! E de certeza que o meio apropriado para um lobo nao é deitado na sala !
- O que acham dos cães-lobo ( wolfdogs ), ou seja “mestiços” de cães com lobos?
Sinceramente nao vejo a logica de cruzar lobos com caes ? Qual a vantagem disto ? Para além do risco desses cães ( que não estao psicologicamente preparados para viver numa sociedade humana), qual a logica de mais raças ? Já temos dificuldade em manter as que ja existem ...

Já temos duas raças oficiais que proveem directamente de tais cruzamentos, e penso que sao ambas tentavidas falhadas (era suposto serem caes de trabalho e ....). De tal modo que fico sempre com um pé atras ...
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

sábado jan 18, 2003 4:37 pm

Não tenho nada contra os lobos, por isso pego apenas na parte dos cruzamentos.

Sou contra esses cruzamentos. Sem que há raças que provém desse cruzamento, e sei que se continua a cruzar, quer seja pela mão do homem quer seja pela própria natureza.

Mas este cruzamento é prejudicial quer para o cão quer para o lobo.
Para o cão, pois são criados cães que têm os instintos de lobos, o que pode ser perigoso.
Para o lobo pois os cruzamentos feitos pela própria natureza irão obrigar pouco a pouco ao desaparecimento do lobo e ao surgimento de uma nova espécie hibrida. Ganha o cão, que passa a ser um cão selvagem, e perde o lobo que desaparece.
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

sábado jan 18, 2003 5:50 pm

Ois,
Desculpem lá mas tive que reformular a ultima questão, pois estava a induzir em erro.

Continuem!!! :D

PS: Nuria
- O que acham dos cães-lobo ( wolfdogs ), ou seja “mestiços” de cães com lobos?- Uma coisa é mestiços, outra coisa é a raça WolfDog.
Os primeiros aparecem por acidente, ou por algum esperto que decidiu cruzar o seu pastor alemão/husky/malamute com um lobo. Os segundos são uma raça como qualquer outra (que descendem de wolfdogs, lá por cruzarmos um lobo com um cão, não quer dizer que tenhamos um exemplar da raça)
O termo Wolfdog é utilizado para qualquer cão que se saiba ter "sangue" de lobo, seja em % for. Pode ser 90% lobo ou apenas 10%, pode ser uma das 2 raças oficialmente reconhecidas pela FCI ou um mestiço de 1ª geração (50% x 50%). Foi neste contexto que referi o termo Wolfdog. :D
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

sábado jan 18, 2003 6:21 pm

Acontece que eu gosto de lobos.
O que eu sei deles foi via televisão, essencialmente.
Vi vários documentários sobre lobos em vários canais.
É justamente porque gosto deles e os respeito que acho que não faz sentido domesticá-los.
Um lobo domesticado não é um lobo.
Sobre os cruzamentos já me prenunciei noutro tópico.
Estou totalmente em desacordo.
Parece-me daquelas utilizações dos animais por capricho humano.
Não há, a meu ver, qualquer motivo válido que justifique esse manuseamento (ainda por cima de dois animais que eu gosto).
Elsa_Pereira
Membro Veterano
Registado: quarta dez 26, 2001 8:34 pm

sábado jan 18, 2003 8:16 pm

Olá pessoal

Penso que de uma maneira geral há uma má opinião dos lobos, mal fundada, muita dela até relacionada com as histórias de infância: capuchinho vermelho, os 3 cordeirinhos, etc.
Os lobos são animais fascinantes, com uma organização muito rígida (só um casal de cada grupo se procria, o chamado casal alfa) e que podem ser de uma fidelidade extrema. Não sei se sabem mas um lobo, quando perde a sua companheira pode não acasalar com mais nenhuma femea. Esta, juntamente com a caça indiscriminada do qual foi alvo, é uma das razões pelas quais eles se encontram em extinção em Portugal, no nosso caso, o lobo ibérico.
Para quem mora em Lisboa ou arredores, posso sugerir uma visita ao CRLI (Centro de Recuperação do Lobo Ibérico), que fica perto da Malveira. Este centro não pretende funcionar como um jardim zoológico, mas sim, recriar as condições de vida dos lobos no seu habitat. Os lobos que lá se encontram estavam em risco na natureza e, acabaram por ser acolhidos no CRLI. Há a hipótese de "apadrinhamento" de um lobo, cujo valor reverte para a alimentação dos animais, cuidados veterinários e conservação e melhoramento dos espaços. O CRLI tem página na net e o endereço é:
http://www.terravista.pt/Enseada/5763/
Beijinhos
Elsa Pereira
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

sábado jan 18, 2003 10:43 pm

Eu pessoalmente adoro lobos. Talvez alguém saiba o url do Grupo lobo ?

Quanto aos cruzamentos, já me disseram uma vez que o "Lobo da Alsácia" é um aperfeiçoamento do Pastor Alemão cruzado com lobo

AUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU!!!!

fang Escreveu: Ois,
Desculpem lá mas tive que reformular a ultima questão, pois estava a induzir em erro.

Continuem!!! :D

PS: Nuria
O termo Wolfdog é utilizado para qualquer cão que se saiba ter "sangue" de lobo, seja em % for. Pode ser 90% lobo ou apenas 10%, pode ser uma das 2 raças oficialmente reconhecidas pela FCI ou um mestiço de 1ª geração (50% x 50%). Foi neste contexto que referi o termo Wolfdog. :D
Lobalpha
Membro Júnior
Registado: segunda dez 16, 2002 4:58 pm

sábado jan 18, 2003 11:07 pm

Boa noite,
Como deve dar para perceber, pelo nick que utilizo tenho um grande interesse por lobos. Não sou nenhuma perita, mas desde há uns anos a esta parte que tenho tentado aprender ao máximo tudo o que me for possível sobre os lobos. Por isso, sinto-me capaz de responder a algumas destas perguntas:

O lobo não é nenhum ser terrível. Ao contrário do que nos é dado a conhecer nessas histórias, o lobo é um animal sociável, isto é, vive em grupo, aquilo que foi designado por alcateia e de uma forma organizada. Prevalece a lei do mais forte, mas é o que os faz sobreviver e todos os lobos membros da alcateia participam na sua sobrevivência, incluíndo na educação das crias.

O lobo só mata quando tem fome. E faz uma escolha sobre a presa. Escolhe sempre o mais fraco do grupo que está a atacar, o que faz com que se mantenha o equilibrio da espécie e dá razão a Darwin quanto à sobrevivência do mais forte. Não existe no lobo nenhum desejo desenfreado de sangue ou de morte.

Não existe nenhum registo de ataques por parte de lobos saudáveis a homens. O lobo teme o homem por natureza, foge e esconde-se, por isso é um animal dificil de estudar. Talvez seja mais inteligente que o golfinho por isso mesmo... O lobo pode atacar um humano caso se sinta ameaçado (ou algum membro da alcateia) ou se estiver doente. NUNCA por simples vontade.

O lobo é perseguido devido aos mitos e lendas que foram criadas em volta dele. A igreja tem um papel fundamental na criação destas lendas. O lobo foi apresentado como o demónio capaz de ferir o rebanho de deus, a partir daqui tudo pode acontecer...

Ao domesticar um lobo está-se a retirar as características que o fazem ser o esplêndido animal que é. Retira-se o seu terreno, a sua capacidade de viver em alcateia, altera-se o seu comportamento e poder-se-á tornar imprevisível. Apesar de todas as características que admiro no lobo, não se pode esquecer que é um animal selvagem e é como tal que deve viver. Respeitá-lo acima de tudo!

Não. Lobo é lobo e cão é cão! O lobo é um animal com traços fortes, com personalidade forte, sobrevive bem sem o homem. Um cao... bem, acho que todos sabemos o que acontece quando os cães crescem no abandono. Tornam-se em cães selvagens e esses sim, são perigosos.

- O que acham dos cães-lobo ( wolfdogs ), ou seja “mestiços” de cães com lobos, como animal de estimação?
Acho que na questão anterior ficou clara a minha ideia de misturar lobos com cães.

Não sei se repeti alguma informação dada nas respostas, porque não tive tempo para as ler. Assim que vi as perguntas tive logo uma vontade incontrolável de lhes responder.
Se tiverem interessados em saber mais sobre os lobos podem visitar a página do Centro de Recuperação do Lobo Ibérico e até ver algumas fotos dos lobos que vivem no centro:

http://crloboiberico.naturlink.pt

Espero que não haja problema em colocar aqui o link, posso garantir que não sou paga pelo centro para o divulgar.
Apenas adoro lobos e aproveito a oportunidade :lol:

Cumprimentos,
Lobalpha
Lobalpha
Membro Júnior

sábado jan 18, 2003 11:07 pm

Boa noite,
Como deve dar para perceber, pelo nick que utilizo tenho um grande interesse por lobos. Não sou nenhuma perita, mas desde há uns anos a esta parte que tenho tentado aprender ao máximo tudo o que me for possível sobre os lobos. Por isso, sinto-me capaz de responder a algumas destas perguntas:

O lobo não é nenhum ser terrível. Ao contrário do que nos é dado a conhecer nessas histórias, o lobo é um animal sociável, isto é, vive em grupo, aquilo que foi designado por alcateia e de uma forma organizada. Prevalece a lei do mais forte, mas é o que os faz sobreviver e todos os lobos membros da alcateia participam na sua sobrevivência, incluíndo na educação das crias.

O lobo só mata quando tem fome. E faz uma escolha sobre a presa. Escolhe sempre o mais fraco do grupo que está a atacar, o que faz com que se mantenha o equilibrio da espécie e dá razão a Darwin quanto à sobrevivência do mais forte. Não existe no lobo nenhum desejo desenfreado de sangue ou de morte.

Não existe nenhum registo de ataques por parte de lobos saudáveis a homens. O lobo teme o homem por natureza, foge e esconde-se, por isso é um animal dificil de estudar. Talvez seja mais inteligente que o golfinho por isso mesmo... O lobo pode atacar um humano caso se sinta ameaçado (ou algum membro da alcateia) ou se estiver doente. NUNCA por simples vontade.

O lobo é perseguido devido aos mitos e lendas que foram criadas em volta dele. A igreja tem um papel fundamental na criação destas lendas. O lobo foi apresentado como o demónio capaz de ferir o rebanho de deus, a partir daqui tudo pode acontecer...

Ao domesticar um lobo está-se a retirar as características que o fazem ser o esplêndido animal que é. Retira-se o seu terreno, a sua capacidade de viver em alcateia, altera-se o seu comportamento e poder-se-á tornar imprevisível. Apesar de todas as características que admiro no lobo, não se pode esquecer que é um animal selvagem e é como tal que deve viver. Respeitá-lo acima de tudo!

Não. Lobo é lobo e cão é cão! O lobo é um animal com traços fortes, com personalidade forte, sobrevive bem sem o homem. Um cao... bem, acho que todos sabemos o que acontece quando os cães crescem no abandono. Tornam-se em cães selvagens e esses sim, são perigosos.

Acho que na questão anterior ficou clara a minha ideia de misturar lobos com cães.

Não sei se repeti alguma informação dada nas respostas, porque não tive tempo para as ler. Assim que vi as perguntas tive logo uma vontade incontrolável de lhes responder.
Se tiverem interessados em saber mais sobre os lobos podem visitar a página do Centro de Recuperação do Lobo Ibérico e até ver algumas fotos dos lobos que vivem no centro:

http://crloboiberico.naturlink.pt

Espero que não haja problema em colocar aqui o link, posso garantir que não sou paga pelo centro para o divulgar.
Apenas adoro lobos e aproveito a oportunidade :lol:

Cumprimentos,
Lobalpha
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

domingo jan 19, 2003 8:06 am

Há aqui alguma confusão acerca dos lobos.
O lobos foram escolhidos como o símbolo do diabo, do mal, etc. porque eram animais efectivamente perigosos para os humanos e não o contrário.

A minha avó (que Deus tenha) contou-me que na sua infância (séc XIX) houve o caso de um homem que indo para casa bêbado terá sido comido pelos lobos.Dizia ela que foi num dos raros anos em que nevou, que a casa do homem era longe da aldeia e que ele terá caído (um lobo, segundo ela, jamais ataca uma pessoa de pé, em especial se tiver um cajado) ou terá resolvido dormir (como este ano na Rússia, muitos bêbados se encostaram para dormir e morreram de hipotermia) e, então, os lobos sentiram-se seguros para atacar.
Só encontraram um resto de pés dentro das botas (rijas, de cabedal grosso).

O lobo no mundo rural europeu era o maior dos predadores e também o mais inteligente.
Tão inteligente que parecia ser tão esperto quanto os homens (daí o lobisomem).

Nos anos maus (com neve, com falta de alimento) associavam-se em matilhas e aproximavam-se das aldeias mais isoladas.
A minha avó foi um dia (em pequenina) seguida por uma pequena alcateia até perto da aldeia.
Pensou que eram cães e só depois o pai dela disse que eram lobos.

Não vamos, pois, romantizar a imagem do lobo.
As pessoas tinham medo do lobo.
Por isso foi associado ao mal.

Hoje, quando muito, é tido como uma ameaça para os rebanhos.
Mas o mundo de há cem anos não tinha nada a ver com o actual.
E são apenas cem anos (imagine-se antes...).
Lobalpha
Membro Júnior

domingo jan 19, 2003 1:54 pm

Não podemos romantizar, é óbvio, mas já que os lobos eram assim tão perigosos para o homem, como é que eles conseguiam manter uma relação de respeito com os índios?
Os lobos aproximam-se das aldeias e torna-se perigoso, mais para eles do que para os homens. Não há factos documentados de ataques de lobos saudáveis a homens, ao contrário do que acontece com outros animais. O lobo ibérico é um animal que caça, como eu disse anteriormente, escolhe o ser mais fraco e concentra-se nele. Não mata por prazer nem sequer pratica a carnificina que lhe está associada! Muitas vezes o lobo é acusado de actos praticados pelos cães selvagens, agora, desde há quanto tempo é que eles existem?
Nas aldeias é normal o medo que têm do lobo. Representa um perigo, não para as pessoas, mas para os seus rebanhos, mas não nos esqueçamos que cada vez mais o homem "rouba" as presas naturais do lobo e destrói o pouco território que ainda tem. Isto não é importante só para o lobo, é igualmente importante para o homem.
Durante o século passado houve uma caça desenfreada ao lobo, o que fez com que ele desaparecesse de muitas zonas de Portugal. Em algumas dessas zonas já se nota a sua falta... zonas em que javalis destroiem as agriculturas, e outros casos. Não há predador, a presa procria mais!
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

domingo jan 19, 2003 3:10 pm

Vocês estão errados

Não são os lobos que se aproximaram das aldeias. São os Homens que se aproximaram dos lobos, roubaram o seu habitat e as suas presas.
Que opção tinham os lobos senão atacar os rebanhos? Os caçadores levam-lhes os coelhos...
Responder

Voltar para “Cães”