Boa noite,
Como deve dar para perceber, pelo nick que utilizo tenho um grande interesse por lobos. Não sou nenhuma perita, mas desde há uns anos a esta parte que tenho tentado aprender ao máximo tudo o que me for possível sobre os lobos. Por isso, sinto-me capaz de responder a algumas destas perguntas:
- Será o lobo o terrível “mau da fita” presente nas fábulas e contos , que sempre estiveram presentes no nosso imaginário infantil?
O lobo não é nenhum ser terrível. Ao contrário do que nos é dado a conhecer nessas histórias, o lobo é um animal sociável, isto é, vive em grupo, aquilo que foi designado por alcateia e de uma forma organizada. Prevalece a lei do mais forte, mas é o que os faz sobreviver e todos os lobos membros da alcateia participam na sua sobrevivência, incluíndo na educação das crias.
- O lobo mata por prazer?
O lobo só mata quando tem fome. E faz uma escolha sobre a presa. Escolhe sempre o mais fraco do grupo que está a atacar, o que faz com que se mantenha o equilibrio da espécie e dá razão a Darwin quanto à sobrevivência do mais forte. Não existe no lobo nenhum desejo desenfreado de sangue ou de morte.
- Será o lobo um terrível predador de homens?
Não existe nenhum registo de ataques por parte de lobos saudáveis a homens. O lobo teme o homem por natureza, foge e esconde-se, por isso é um animal dificil de estudar. Talvez seja mais inteligente que o golfinho por isso mesmo... O lobo pode atacar um humano caso se sinta ameaçado (ou algum membro da alcateia) ou se estiver doente. NUNCA por simples vontade.
- Porque tem sido o lobo perseguido pelo homem desde há vários milénios atras?
O lobo é perseguido devido aos mitos e lendas que foram criadas em volta dele. A igreja tem um papel fundamental na criação destas lendas. O lobo foi apresentado como o demónio capaz de ferir o rebanho de deus, a partir daqui tudo pode acontecer...
- Poderá ser o lobo “domesticado” como animal de companhia?
Ao domesticar um lobo está-se a retirar as características que o fazem ser o esplêndido animal que é. Retira-se o seu terreno, a sua capacidade de viver em alcateia, altera-se o seu comportamento e poder-se-á tornar imprevisível. Apesar de todas as características que admiro no lobo, não se pode esquecer que é um animal selvagem e é como tal que deve viver. Respeitá-lo acima de tudo!
- Fará sentido cruzar o lobo com outras raças de cães com vista a apurar uma nova raça?
Não. Lobo é lobo e cão é cão! O lobo é um animal com traços fortes, com personalidade forte, sobrevive bem sem o homem. Um cao... bem, acho que todos sabemos o que acontece quando os cães crescem no abandono. Tornam-se em cães selvagens e esses sim, são perigosos.
- O que acham dos cães-lobo ( wolfdogs ), ou seja “mestiços” de cães com lobos, como animal de estimação?
Acho que na questão anterior ficou clara a minha ideia de misturar lobos com cães.
Não sei se repeti alguma informação dada nas respostas, porque não tive tempo para as ler. Assim que vi as perguntas tive logo uma vontade incontrolável de lhes responder.
Se tiverem interessados em saber mais sobre os lobos podem visitar a página do Centro de Recuperação do Lobo Ibérico e até ver algumas fotos dos lobos que vivem no centro:
http://crloboiberico.naturlink.pt
Espero que não haja problema em colocar aqui o link, posso garantir que não sou paga pelo centro para o divulgar.
Apenas adoro lobos e aproveito a oportunidade
Cumprimentos,
Lobalpha