Problema de genética?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

sábado jan 18, 2003 5:56 pm

Oi!

Para quem está fora do assunto, o Nokio e a CindelP estiveram a discutir um problema do meu cão, em relação às orelhas que não estão de acordo com o estalão.
De acordo com o estalão, as orelhas podem ser inteiras ou cortadas (estilo dobermann). Se estiverem inteiras, podem estar erectas (as que conseguirem) ou dobradas para a frente (estilo fox terrier).
Com o Spot elas estão dobradas para o lado. Algo que só há pouco me lembrei, é que o pai era igualzinho. Já a mãe, tinha-as erectas.

Gostava agora, e com consulta à foto que anexo, que me ajudassem a descobrir se o problema é genético, um defeito, ou se estão partidas, pois elas chegaram a levantar mas depois não aguentaram.

Visto os ascendentes do Spot serem quase todos ch de algum país, alguns eur e int, já surgiu a hipótese de o cruzar. Se bem que ele não é ch de nada, daí o meu interesse nas exposições.

Mas acham correcto cruzar um cão caso ele tenha um defeito genético nas orelhas? Se elas estivessem cortadas, nunca se reparava nada. Já surgiram ofertas, mas até agora recusei, excepto ao criador a quem nunca dei resposta.

Obrigado!

Imagem
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

sábado jan 18, 2003 6:24 pm

Mas acham correcto cruzar um cão caso ele tenha um defeito genético nas orelhas?
Só uma coisa KROZ, mesmo que seja um defeito genetico, isso não quer dizer que não o deva cruzar. O pinscher não é só as orelhas ! Se fossemos por esse principio, nao cruzava-mos nada, até pq todos os cães têm defeitos (alguns mais, outros menos ....)

Tem é que ponderar a cruzar, encontrar a femea que o beneficie e correr o risco !
genético, um defeito, ou se estão partidas,

Isto não está muito correcto. No cão virgem (em que o meio ainda nao o mudou, ou seja na brincadeira, em lutas ou simplesmente por acaso) tudo é genetico. Depois, há o que é está dentro do estalão e o que está fora (considerado defeito) ! Ou seja, o caso das orelhas do Spot será que ou tem as orelhas partidas pelo meio (seja na brincadeira ... mas nao sei mt bem como se processa nisso) ou é genetico (neste caso defeito, já que está fora do esstalao) !

P.s - Gostei de ver as fotos do Spot a fazer agility !
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
KROZ
Membro Veterano

sábado jan 18, 2003 6:33 pm

Sempre tive muito cuidado com as orelhas, enquanto era jovem. Quando estava no sofá com ele ia fazendo uns "exercicios" para as orelhas como aconselhou o criador. Consistia em mexer no nervo da orelha de baixo para cima. A minha teoria é que as orelhas são grandes de mais e cairam com o peso :)
KROZ
Membro Veterano

sábado jan 18, 2003 7:04 pm

Esqueci-me de uma coisa... ele por vezes consegue manter as orelhas dobradas conforme o estalão. Mas a maior parte das vezes estão como na foto.
JoanaGoncalves
Membro Veterano
Registado: domingo dez 16, 2001 7:51 pm
Localização: Boxers, Baixotes de Pêlo Comprido, Labradora, Cadela de Agua Portuguesa, Malinois, Gata Persa, Gata

sábado jan 18, 2003 11:51 pm

Desculpa lá kroz mas estive a ver a foto que tens do Spot no teu album...

O teu cão agora também lava os dentes? ;)
Ou era uma foto para um anuncio publicitario? ;)

Como a Cindel diz as orelhas não são tudo...
Eu não percebo nada do estalão do Pincher confesso, mas sei que quando se pretende cruzar um cão e melhorar o que está feito, cruza-se com um exemplar que tenha compense esses erros, no teu caso com uma cadela com as orelhas correctas(isto se as do Spot são incorrectas, porque não sei)... Acho que me fiz explicar bem, não sei :oops:

Não garante que todos os filhos saiam com o erro corrigido, mas pelo menos tentou-se melhorar! :)

Eu acho que deverias dar um salto a uma expo e colocar essas questões a um juiz! Ou a um criador da raça... :)
<p>Joana Gonçalves</p>
<p>Terras da Fénix Kennel</p>

<p>-Não existem raças perigosas, existem sim donos e pseudocriadores perigosos!-</p>
KROZ
Membro Veterano

domingo jan 19, 2003 2:33 am

Bom, o meu pinScher ( :) ) gosta muito de caixas de pasta de dentes e rolos de papel higienico. É bom espalhar cartão pela casa. Por acaso quando tirei a foto também me lembrei que parecia um anúncio publicitário.

Achas que os juris são assim tão amáveis a ponto de "avaliarem" as orelhas do cão fora de ringue? Se assim for não é má ideia, mas o pior é levar o cão para dentro do recinto. Na batalha e no estoril é possível, mas outras não sei. Mas isso também não é importante para eu ir a uma exposição. O importante é preparar o Spot a nível de posições.

Apenas queria saber isso para o caso de o cruzar. Mas se o cruzasse gostava de poder seguir a ninhada para ver como se desenvolvia. Conheço duas criadores de border collies com cães campeões, cujas ninhadas são acompanhadas por elas e veêm-as a vencer no agility e obediencia, e era algo assim que eu gostava, ver os frutos do meu Spot e ver onde eles chegavam nas modalidades e se possivel, serem bem sucedidos, tal como espero que o pai seja. Agora cruzar o meu cão para ver os filhotes no sofá ao lado do aquecedor, isso já não queria.

A mão do Spot tinha as orelhas inteiras e erectas, era ch port, mas o pai tinha-as inteiras e tortas como o spot, e era um zequinha, aqui como o Spot, ou seja, não era campeão. O cruzamento foi bem feito mas mesmo assim sairem as orelhas do pai :)
Responder

Voltar para “Cães”