melhores plantas para lago de jardim...
-
- Membro
- Registado: sábado abr 23, 2005 4:04 pm
- Localização: 4 cães,2 gato,1 hamster,8 canários,1 rosicolis,2 caturra,2 rãs,48 girinos
Olá pessoal gostava de um conselho, eu tenho um lago de jardim mas em poucas semanas a água fica turva suponho que seja pela falta que oxigénio, os animais que eu ponho lá nunca ficaram prejudicados por causa disso mas gostava de saber que tipo de plantas oxigenadores me aconselham a por no aquario não só pela utilidade mas também pela estética, o fundo do meu lago está muito pobre por isso pus algumas lentilhas d´água (duck weed) que encontrei num ribeiro em redor para embelezar um pouco (assim não se vê o fundo), de resto não encontrei mais planta nenhuma.Digam-me o nome de algumas plantas e se possivel mostrem-me algumas fotos ou links.Agradeço muito!
Olá
Tens imensas plantas que podes colocar!
Pretendes apenas plantas oxigenadoras? Apenas de fundo?
Tens a Aponogeton Crispus (não sei que outro nome lhes dão
)

A Cabomba

E a Elodea (esta sei que é oxigenadora)
Mas olha que a água turva pode ter várias origens e às vezes não se consegue resolver apenas com as plantas.
Espero ter ajudado nalguam coisa

Tens imensas plantas que podes colocar!
Pretendes apenas plantas oxigenadoras? Apenas de fundo?
Tens a Aponogeton Crispus (não sei que outro nome lhes dão

A Cabomba

E a Elodea (esta sei que é oxigenadora)

Mas olha que a água turva pode ter várias origens e às vezes não se consegue resolver apenas com as plantas.
Espero ter ajudado nalguam coisa

-
- Membro Veterano
- Registado: quarta fev 20, 2002 12:09 am
- Contacto:
Olá.
Eu também tenho um lago no jardim.
Tem à volta de 2x1x0,7 m3.
E tenho tb uns peixitos que nasceram lá pq devem ter vindo com as
plantas que me deram.
Ora eu tenho tido o lago sempre com a água limpa. Mas desde ha ins 3 meses, que está cada vez pior. Está cheio de algas verdes que também se agarram às paredes de plástico.
As minhas plantas no inverno morreram quase todas. Agora qnd vier melhor tempo vou arranjar novas.
Eu tinha jacintos, que crescem muito rapidamente. Tinha também umas plantas que andam soltas, com umas folhas muito pequeninas, mas não se parecem com as dessas fotos. Tenho também uma bomba de água.
Agora não sei o porque de o lago se encher de algas, nem o que hei de fazer agora.
Tentar removê-las ou tirar a água toda?
Se alguém tiver experiência de lagos e puder ajudar agradecia.
Eu também tenho um lago no jardim.
Tem à volta de 2x1x0,7 m3.
E tenho tb uns peixitos que nasceram lá pq devem ter vindo com as
plantas que me deram.
Ora eu tenho tido o lago sempre com a água limpa. Mas desde ha ins 3 meses, que está cada vez pior. Está cheio de algas verdes que também se agarram às paredes de plástico.
As minhas plantas no inverno morreram quase todas. Agora qnd vier melhor tempo vou arranjar novas.
Eu tinha jacintos, que crescem muito rapidamente. Tinha também umas plantas que andam soltas, com umas folhas muito pequeninas, mas não se parecem com as dessas fotos. Tenho também uma bomba de água.
Agora não sei o porque de o lago se encher de algas, nem o que hei de fazer agora.
Tentar removê-las ou tirar a água toda?
Se alguém tiver experiência de lagos e puder ajudar agradecia.
Olá Alexandra
Vou tentar ajudar com o que sei
Diz-me tem o lago há quanto tempo? desde à 3 meses que a água está pior, em que sentido? está de cor verde ou acastanhada?
Houve alguma alteração nesses meses?
Que especie de peixes tem?
Quantas horas de sol directo é que o lago apanha?
Desculpe estas perguntas mas é para tentar perceber o que se passa :p
Eu conheço as plantas a que se refere mas possívelmente não eram são suficientes, tb vai necessita de íncluir plantas oxigenantes como as que exemplifiquei em cima.

Vou tentar ajudar com o que sei

Diz-me tem o lago há quanto tempo? desde à 3 meses que a água está pior, em que sentido? está de cor verde ou acastanhada?
Houve alguma alteração nesses meses?
Que especie de peixes tem?
Quantas horas de sol directo é que o lago apanha?
Desculpe estas perguntas mas é para tentar perceber o que se passa :p
Eu conheço as plantas a que se refere mas possívelmente não eram são suficientes, tb vai necessita de íncluir plantas oxigenantes como as que exemplifiquei em cima.
-
- Membro Veterano
- Contacto:
Olá Nyara.
Eu já tenho o lago desde o verão. Tive outro no mesmo sítio mas construiram-no mal e pedimos para o refazer.
A água está esverdeada, há algas verdes muito pequeninas dentro de água e agarradas à parede, tipo farrapos.
Os peixes nasceram no verão e ainda estão muito pequenos, à volta de 4cm. Não sei q espécie são! Devem ser kois...
As plantas que eu disse q tinha agora quase q desapareceram. Os jacintos foram p o lixo. Eu sei q elas não aguentam o inverno.
Por acaso o lago não apanha muito sol directo, só pouco tempo de manhã.
E é desde q começou esta chuva imensa no norte do país q o lago está com pior aspecto.
Não sei s agora é boa altura p comprar novas plantas, se calhar ainda não há à venda.
O que acha?
Obrigada pela resposta
Eu já tenho o lago desde o verão. Tive outro no mesmo sítio mas construiram-no mal e pedimos para o refazer.
A água está esverdeada, há algas verdes muito pequeninas dentro de água e agarradas à parede, tipo farrapos.
Os peixes nasceram no verão e ainda estão muito pequenos, à volta de 4cm. Não sei q espécie são! Devem ser kois...
As plantas que eu disse q tinha agora quase q desapareceram. Os jacintos foram p o lixo. Eu sei q elas não aguentam o inverno.
Por acaso o lago não apanha muito sol directo, só pouco tempo de manhã.
E é desde q começou esta chuva imensa no norte do país q o lago está com pior aspecto.
Não sei s agora é boa altura p comprar novas plantas, se calhar ainda não há à venda.
O que acha?
Obrigada pela resposta

<p>Associação A CERCA </p>
Os teus peixes são de que cor? é que os próprios peixes tb se encarregam de limpar/comer algumas algas, claro que quando não são em demasia 
Tens uma bomba certo? tá a funcionar agora? faz assim tipo repuxo? bem o que quero tentar explicar é que á agua tem de estar em circulação ( a mexer :p ) pelo menos umas horas por dia!
Pra já o que podes tentar é tirar, com as mãos ou com um utensílio, o máximo dessas algas tipo limos. Tb deves substiutir prai 1/3 da água por nova.
Tb podes adicionar à água uns produtos que encontras nas lojas de animais para combater o crescimento de algas, a marca Sera (passo a publicidade) tem vários produtos para este problema, se encontrares quem te venda desta arca eu posso indicar-te quais os melhores
Agora é uma boa altura (Primavera) para começares a comprar as plantas, no teu caso são mesmo necessárias para conseguires um bom equilibrio biológico da água.
As oxigenantes de fundo são excelentes, só há um problema as carpas adoram come-las :p
O teu lago é daqueles em Pvc? esses costumam até já ter um rebordo para colocar as plantas de profundidade média (exp. papirus)
Um filtro tb é uma situação a considerar, um com lâmpada uv acrescida resolve-te o problema num instanta o problema é o preço

Tens uma bomba certo? tá a funcionar agora? faz assim tipo repuxo? bem o que quero tentar explicar é que á agua tem de estar em circulação ( a mexer :p ) pelo menos umas horas por dia!
Pra já o que podes tentar é tirar, com as mãos ou com um utensílio, o máximo dessas algas tipo limos. Tb deves substiutir prai 1/3 da água por nova.
Tb podes adicionar à água uns produtos que encontras nas lojas de animais para combater o crescimento de algas, a marca Sera (passo a publicidade) tem vários produtos para este problema, se encontrares quem te venda desta arca eu posso indicar-te quais os melhores

Agora é uma boa altura (Primavera) para começares a comprar as plantas, no teu caso são mesmo necessárias para conseguires um bom equilibrio biológico da água.
As oxigenantes de fundo são excelentes, só há um problema as carpas adoram come-las :p
O teu lago é daqueles em Pvc? esses costumam até já ter um rebordo para colocar as plantas de profundidade média (exp. papirus)
Um filtro tb é uma situação a considerar, um com lâmpada uv acrescida resolve-te o problema num instanta o problema é o preço

-
- Membro Veterano
- Contacto:
Eu ontem consegui ver de perto um dos peixes e está a ficar com tons laranjas porque antes pareciam-me todos carapaus
Devem ser daqueles normais, laranjas.
A bomba funciona 24h por dia mas com tantas algas ela parou...
Ela é de repuxo e faz aquele barulhinho da água a cair, é muito agradável.
Então tiramo-la e pusemo-la dentro de um balde com água para se limpar e agora já funciona. Depois de arranjar o lago vou voltar a colocá-la.
Ontem ao final do dia estive imenso tempo a tirar as algas com um camaroeiro mas parece que fica sempre tudo na mesma
Por acaso tenho uma zona que tem a água muito baixinha com umas plantas muito bonitas, parecem agulhas grandes... lol
No fim de semana vou pôr mãos ao trabalho.
Obrigada
Eu depois dou notícias!

A bomba funciona 24h por dia mas com tantas algas ela parou...
Ela é de repuxo e faz aquele barulhinho da água a cair, é muito agradável.
Então tiramo-la e pusemo-la dentro de um balde com água para se limpar e agora já funciona. Depois de arranjar o lago vou voltar a colocá-la.
Ontem ao final do dia estive imenso tempo a tirar as algas com um camaroeiro mas parece que fica sempre tudo na mesma

Por acaso tenho uma zona que tem a água muito baixinha com umas plantas muito bonitas, parecem agulhas grandes... lol
No fim de semana vou pôr mãos ao trabalho.
Obrigada
Eu depois dou notícias!

-
- Membro
- Localização: 4 cães,2 gato,1 hamster,8 canários,1 rosicolis,2 caturra,2 rãs,48 girinos
para min essas algas até são boas não se conseguem desenvolver muito porque os meus 48 girinos dão cabo delas obrigado pelos conselhos já comprei algumas das plantas que me aconselhaste e comoprei outra a Tenellus (Echinodorus tenellus), mas á um problema... quando comprei uma das plantas (a cabomba) e a tirei do vazo ela vinha sem raizes... e ela põe-se a flutuar, na foto que mostras ela está presa ao fundo ,será que ela volta a ganhar raizes? á e disseste-me que á outros problemas para a água turva, quais são? estas plantas costumam crescer muito? obrigado pela ajuda que possas dar, eu não queria só plantas oxigenadoras mas esse era o meu objectivo principal, que mais plantas me aconselhas?Gostava de embelezar o meu lago e providenciar abrigo e um bom lar para os meus amimais especialmente para os girinos de momento os unicos moradores do meu lago
Alexandra uma carpa koi é assim:

Conheço bem esse problema das algas se meterem dentro do motor das bombas
Olha fazes agora essa muda parcial e daqui a uns 15 dias voltas a repetir a mesma operação!
Tira o máximo que puderes de limos e algas!
Era óptimo que conseguises pôr a bomba novamente a circular, ajuda a oxigenar a água. Tenta colocar uma rede bem fininha presa em volta do local onde a bomba suga a água para ver se não entra mais nada. Ou então coloca um tijolo no fundo a a bomba em cima, às vezes tb ajuda, vê o que te dá mais jeito!
Essas plantas de que parecem agulhas grandes devem ser da familia dos papiros, são bastante resistentes. Tb podes pôr um nenúfar ficam muito bonitos e muitas outras (este tipo de plantas de margem encontras mais facilmente num centro de jardinagem). Mas não esqueças das oxigenantes, como a Elodea que são indespensáveis!
Nenúfares:

Eu quando tive uma praga desses limos só com tratamento é que consegui para com isso de vez.
Bom trabalho!

Conheço bem esse problema das algas se meterem dentro do motor das bombas

Olha fazes agora essa muda parcial e daqui a uns 15 dias voltas a repetir a mesma operação!
Tira o máximo que puderes de limos e algas!
Era óptimo que conseguises pôr a bomba novamente a circular, ajuda a oxigenar a água. Tenta colocar uma rede bem fininha presa em volta do local onde a bomba suga a água para ver se não entra mais nada. Ou então coloca um tijolo no fundo a a bomba em cima, às vezes tb ajuda, vê o que te dá mais jeito!
Essas plantas de que parecem agulhas grandes devem ser da familia dos papiros, são bastante resistentes. Tb podes pôr um nenúfar ficam muito bonitos e muitas outras (este tipo de plantas de margem encontras mais facilmente num centro de jardinagem). Mas não esqueças das oxigenantes, como a Elodea que são indespensáveis!
Nenúfares:

Eu quando tive uma praga desses limos só com tratamento é que consegui para com isso de vez.
Bom trabalho!
-
- Membro Veterano
- Contacto:
Que fotos tão bonitas!
Acho que já consegui tirar a maior parte das algas e já consigo ver o fundo.
Mas parece-me que a água está um pouco turva também.
Vou tirar a água do lago em duas partes talvez e tentar limpar as algas das paredes e dp logo s vê com o tempo.
Os peixes ainda estão minúsculos não dá p ver s são iguais a da foto...
Mas consegui ver um peixito que está enorme, aí com uns 10cm
Eu nunca lhes dei comida e lá têm sobrevivido.
Bem agora tenho uma batalha pela frente.
Acho que já consegui tirar a maior parte das algas e já consigo ver o fundo.
Mas parece-me que a água está um pouco turva também.
Vou tirar a água do lago em duas partes talvez e tentar limpar as algas das paredes e dp logo s vê com o tempo.
Os peixes ainda estão minúsculos não dá p ver s são iguais a da foto...
Mas consegui ver um peixito que está enorme, aí com uns 10cm

Eu nunca lhes dei comida e lá têm sobrevivido.
Bem agora tenho uma batalha pela frente.

Babycute escreveu:
não tem mesmo? vê se não tem uns fiozinhos brancos em baixo junto às folhas (não precisa ser um "tronco de raíz)
Para ela ficar direita, eu coloquei-a no fundo, junto a um canto e prendi o pé com umas pedras :p Esta não tem um crecimento mto rápido mas a elodeia sim. Mas se isso acontecer é só cortares uns pezinhos, dás a alguém o que sobrar e pronto fica fina!
Quando disses água turva é o quê? tá verde ou castanha? Leste o que escrevi à Alexandra
Tens imensas plantas por onde escolher, mas talvez os girinos tb apreciem os nenúfares pois podem esconder-se debaixo das suas folhas que flutuam
Ficam umas fotos para dar inspiração:

Eu quando comprei a Cabomba vinha com raízuando comprei uma das plantas (a cabomba) e a tirei do vazo ela vinha sem raizes... e ela põe-se a flutuar, na foto que mostras ela está presa ao fundo ,será que ela volta a ganhar raizes? á e disseste-me que á outros problemas para a água turva, quais são? estas plantas costumam crescer muito? obrigado pela ajuda que possas dar, eu não queria só plantas oxigenadoras mas esse era o meu objectivo principal, que mais plantas me aconselhas?Gostava de embelezar o meu lago e providenciar abrigo e um bom lar para os meus amimais especialmente para os girinos de momento os unicos moradores do meu lago

Para ela ficar direita, eu coloquei-a no fundo, junto a um canto e prendi o pé com umas pedras :p Esta não tem um crecimento mto rápido mas a elodeia sim. Mas se isso acontecer é só cortares uns pezinhos, dás a alguém o que sobrar e pronto fica fina!
Quando disses água turva é o quê? tá verde ou castanha? Leste o que escrevi à Alexandra

Tens imensas plantas por onde escolher, mas talvez os girinos tb apreciem os nenúfares pois podem esconder-se debaixo das suas folhas que flutuam

Ficam umas fotos para dar inspiração:

-
- Membro Veterano
- Contacto:
Que bonitos esses lagos
Um dia tiro uma foto ao meu lago e coloco aqui

Um dia tiro uma foto ao meu lago e coloco aqui

-
- Membro
WOW!! que lindos esses lagos onde é que se compra nenufares? Quando me refiro a água turva é a água cheia de pekenas bolhas e um pouco verde...
-
- Membro Veterano
- Contacto:
Para comprar nenufares e outras plantas podes tentar num horto perto de ti.
Podem na altura não ter plantas mas pode-se encomendar.
Podem na altura não ter plantas mas pode-se encomendar.
É isso, num centro de jardinagem encontras nenúfares e outras plantas de margem
Bandycute o teu problema com a água é semelhante a da Alexandra
Coloca as plantas e se puderes arranja um repuxo (bomba), essa história das bolhas na água é porque não está a circular! Não te aconselho colocares tratamentos na água por causa dos girinos, é capaz de lhes fazer mal, não sei bem

Bandycute o teu problema com a água é semelhante a da Alexandra

Coloca as plantas e se puderes arranja um repuxo (bomba), essa história das bolhas na água é porque não está a circular! Não te aconselho colocares tratamentos na água por causa dos girinos, é capaz de lhes fazer mal, não sei bem

Última edição por Nyara em quinta abr 06, 2006 10:15 pm, editado 1 vez no total.