Receitas de Culinária da Arca - Tudo tintim por tintim!(Índice-Pág.1)
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mar 05, 2006 4:54 pm
- Contacto:
Salada a la Gisele
Ingredientes:
- um pacote de 500gr de macarrão parafuso ou pene cozido
- tomate cortado em cubos
- azeitonas
- ervilhas
- milho
- presunto cortado em cubos
- queijo cortado em cubos
- pepininho em conserva cortado miúdo
- maionese
- mostarda
- Azeite
- sal a gosto
Modo de preparo:
muito simples, é só misturar tudo com cuidado e carinho. A mistura da maionese com a mostarda e o azeite vai dar um sabor delicado e muito saboroso.
Bom apetite!
Ingredientes:
- um pacote de 500gr de macarrão parafuso ou pene cozido
- tomate cortado em cubos
- azeitonas
- ervilhas
- milho
- presunto cortado em cubos
- queijo cortado em cubos
- pepininho em conserva cortado miúdo
- maionese
- mostarda
- Azeite
- sal a gosto
Modo de preparo:
muito simples, é só misturar tudo com cuidado e carinho. A mistura da maionese com a mostarda e o azeite vai dar um sabor delicado e muito saboroso.
Bom apetite!
-
- Membro Veterano
- Registado: terça ago 30, 2005 10:58 am
COZIDO A PORTUGUESA
ingredientes:
feijão manteiga ou encarnado
1 chispe
1 orelha de porco
1 naco de carne de cozer
3 rabos de boi
1 bocado de entrecosto
2 farinheiras de porco preto
1/2 chouriço de carne
1 chouriço de sangue
1 couve lombarda
1 nabo
1 ou 2 cenouras
Na vespera poe-se o feijao de molho(agua) e limpam-se as carnes bem e temperam-se com sal, no dia seguinte coze-se na panela de pressao o feijao e depois as carnes e enchidos menos as farinheiras,a agua do feijao vai for fora, mas as das carnes nao ,depois de tudo cozido cortam-se as carnes aos bocados e os enchidos e poe-se numa travessa na agua onde cozeu as carnes poe dentro a couve lombarda lavada e partida,o nabo e a cenoura deixa cozer,depois de estar as couves cozidas colocar as farinheiras.
Depois e retirar as couves todas as farinheiras sao partidas e pode conservar o caldo para uma bruta sopa de cozido,tudo isto servido com muita hortela.
Nota: a moda da beira o cozido come-se molhado ou seja:
poem-se pratos de sopa na mesa nos mesmos partem-se as carnes os enchidos a s couves o feijao arroz para quem gosta e vai-se acrescentando o caldo sempre com muita hortela
Éassim que eu como na minha casa e a moda da beira o cozido molhado, a moda do alentejo a 1ª coisa a pousar no prato de sopa e uma fatia muito finionha de pao alentejano e depois o resto como a moda da beira
experimentem que e muito bom,um conselho se puderem usar chouriços e farinheiras de porco preto e melhor um bocadito mais caro mas nao tem nada a ver com as outras
ingredientes:
feijão manteiga ou encarnado
1 chispe
1 orelha de porco
1 naco de carne de cozer
3 rabos de boi
1 bocado de entrecosto
2 farinheiras de porco preto
1/2 chouriço de carne
1 chouriço de sangue
1 couve lombarda
1 nabo
1 ou 2 cenouras
Na vespera poe-se o feijao de molho(agua) e limpam-se as carnes bem e temperam-se com sal, no dia seguinte coze-se na panela de pressao o feijao e depois as carnes e enchidos menos as farinheiras,a agua do feijao vai for fora, mas as das carnes nao ,depois de tudo cozido cortam-se as carnes aos bocados e os enchidos e poe-se numa travessa na agua onde cozeu as carnes poe dentro a couve lombarda lavada e partida,o nabo e a cenoura deixa cozer,depois de estar as couves cozidas colocar as farinheiras.
Depois e retirar as couves todas as farinheiras sao partidas e pode conservar o caldo para uma bruta sopa de cozido,tudo isto servido com muita hortela.
Nota: a moda da beira o cozido come-se molhado ou seja:
poem-se pratos de sopa na mesa nos mesmos partem-se as carnes os enchidos a s couves o feijao arroz para quem gosta e vai-se acrescentando o caldo sempre com muita hortela
Éassim que eu como na minha casa e a moda da beira o cozido molhado, a moda do alentejo a 1ª coisa a pousar no prato de sopa e uma fatia muito finionha de pao alentejano e depois o resto como a moda da beira
experimentem que e muito bom,um conselho se puderem usar chouriços e farinheiras de porco preto e melhor um bocadito mais caro mas nao tem nada a ver com as outras
Lambidelas do chico e do massai
-
- Membro Veterano
- Registado: terça ago 30, 2005 10:58 am
Isto e um a parte eu adoro comer boa comida bem confeccionada.
no meu dia a dia nunca usei enlatados ,a unica lata que entra na minha casa e atum mais nada,eu cozinho a moda antiga cozo feijao e grao compro tomate,cogumelos.
Eu quando vou ao supermercado faz-me impressao ver pessoas so a comprar congelados,enlatados,comida feita para ir ao micro-ondas,ate batatas cebolas e alhos compram congelados,sera que isso e bom para a saude?

no meu dia a dia nunca usei enlatados ,a unica lata que entra na minha casa e atum mais nada,eu cozinho a moda antiga cozo feijao e grao compro tomate,cogumelos.
Eu quando vou ao supermercado faz-me impressao ver pessoas so a comprar congelados,enlatados,comida feita para ir ao micro-ondas,ate batatas cebolas e alhos compram congelados,sera que isso e bom para a saude?

Lambidelas do chico e do massai
Então Gisele as receitas de comida chinesa??? Fiquei ansiosa!

Já dei a minha contribuição na pág.17

Já dei a minha contribuição na pág.17

-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mar 05, 2006 4:54 pm
- Contacto:
Vou por aqui amanhã Nyara, te aviso assim que por ok? Tenho 2 receitas
fico à espera!

Obrigado Gisele!

Obrigado Gisele!
suky escreveu:
Há quem faça gelatina de diversos sabores coloque em formas(tipo tabuleiro) separadas e depois quando já estão solidas cortam em cubos e envolvem com iogurte, fica tipo uma salada bem colorida
será isto a que se refere suky???
Não estou bem a ver do que se trataBoa tarde
Alguém sabe fazer gelatina com iogurte.
Obrigada.

Há quem faça gelatina de diversos sabores coloque em formas(tipo tabuleiro) separadas e depois quando já estão solidas cortam em cubos e envolvem com iogurte, fica tipo uma salada bem colorida

-
- Membro Veterano
- Registado: sábado jul 24, 2004 8:48 pm
- Contacto:
Panna Cotta (sobremes de flores comestiveis)
Para 8 pessoas
Tempo de preparação: 30 min
Tempo de arrefecimento: 4 horas
Ingredientes:
8 formas individuais de pudim ou chavenas de chá
3,1/2 folhas de gelatina
600gr de natas magras
110gr de açucar granulado muito fino
6 colheres de sopa de água de rosas
algumas flores comestiveis para decoração
Preparação:
Demolhe as folhas de gelatina numa tação com água fria durante 5 min.
Verta as natas numa caçarola juntamente com o açucar e aqueça em lume brando durante 5min mexendo sempre para dissolver o açucar.
Esprema as folhas de gelatina para lhes retirar o excesso de água e adicione-as ás natas, continue a mexer em lume brando até que a gelatina esteja totalmente dissolvida.
Adicione a agua de rosas, verta para as taças e deixe-as arrefecer a temperatura ambiente, seguidamente leve-as ao frigorifico 4 horas para endurecer.
Entretanto decore os pratos com as flores ou pétalas, coloque as formas pou taças em agua morna por breves instantes e volte-as sobre os pratos para desenformar, decore por cima com mais petalas...
Não consegui na net arranjar nenhuma foto de panna cotta de flores, mas arranjei uma de figos e frutos silvestres, só para verem o aspecto....com flores o sabor não é tão intenso como de frutas, mas é sublime e muito fino o aroma das rosas e das petalas.

Flores comestiveis...

Para 8 pessoas
Tempo de preparação: 30 min
Tempo de arrefecimento: 4 horas
Ingredientes:
8 formas individuais de pudim ou chavenas de chá
3,1/2 folhas de gelatina
600gr de natas magras
110gr de açucar granulado muito fino
6 colheres de sopa de água de rosas
algumas flores comestiveis para decoração
Preparação:
Demolhe as folhas de gelatina numa tação com água fria durante 5 min.
Verta as natas numa caçarola juntamente com o açucar e aqueça em lume brando durante 5min mexendo sempre para dissolver o açucar.
Esprema as folhas de gelatina para lhes retirar o excesso de água e adicione-as ás natas, continue a mexer em lume brando até que a gelatina esteja totalmente dissolvida.
Adicione a agua de rosas, verta para as taças e deixe-as arrefecer a temperatura ambiente, seguidamente leve-as ao frigorifico 4 horas para endurecer.
Entretanto decore os pratos com as flores ou pétalas, coloque as formas pou taças em agua morna por breves instantes e volte-as sobre os pratos para desenformar, decore por cima com mais petalas...
Não consegui na net arranjar nenhuma foto de panna cotta de flores, mas arranjei uma de figos e frutos silvestres, só para verem o aspecto....com flores o sabor não é tão intenso como de frutas, mas é sublime e muito fino o aroma das rosas e das petalas.

Flores comestiveis...

-
- Membro Veterano
- Registado: quinta out 06, 2005 3:58 pm
- Localização: Hamster (Brocas) e Peixe dourado (Bonifácio) mas adoro cães, gatos, ouriços, tartarugas, etc., ...
Oh Cold...
Tem um aspecto delicioso... Nham nham!
Tem um aspecto delicioso... Nham nham!

<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal">Zeca “Trucas”</p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal">"Uns nascem Homens!Outros nascem Cães!Eu tive a sorte de nascer Cão..."-Snoopy
</p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal">Bugas-Trucas-Brocas-Amigo-Estrela-Xana-Bonifácio+Zacarias</p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal"><a href="http://img287.imageshack.us/img287/3379 ... jpg</a></p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal">"Uns nascem Homens!Outros nascem Cães!Eu tive a sorte de nascer Cão..."-Snoopy

<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal">Bugas-Trucas-Brocas-Amigo-Estrela-Xana-Bonifácio+Zacarias</p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal"><a href="http://img287.imageshack.us/img287/3379 ... jpg</a></p>
-
- Membro
- Registado: quarta dez 21, 2005 4:55 am
para a mimivieira 
mimi, o meu pai é da beira baixa e, n sei se é costume de lá, mas ele só gosta do cozido temperado com azeite e vinagre, tal cm eu... escusado sera dizer que quando a minha mae lhe fez cozido á portuguesa a primeira vez e o viu a temperar daquela maneira achou muito estranho
tudo isto pa dizer outra maneira de comer cozido
bjos

mimi, o meu pai é da beira baixa e, n sei se é costume de lá, mas ele só gosta do cozido temperado com azeite e vinagre, tal cm eu... escusado sera dizer que quando a minha mae lhe fez cozido á portuguesa a primeira vez e o viu a temperar daquela maneira achou muito estranho

tudo isto pa dizer outra maneira de comer cozido

bjos
Coldblood (ou alguém) por acaso sabe onde é que eu posso arranjar flores comestíveis???
Sei que existe culturas em Portugal para consumo mas não sei em que lojas se vende

Sei que existe culturas em Portugal para consumo mas não sei em que lojas se vende

-
- Membro Veterano
- Registado: sábado jul 24, 2004 8:48 pm
- Contacto:
A Quinta do Poial, vende para o Jumbo, ervas aromaticas biologicas e sei que tambem comercializa as flores agora não sei se tem flores no Jumbo, aqui na minha zona tenho.
Aqui no Jumbo (margem sul) nunca vi
Desde pequena que tenho a mania de "petiscar" flores
tou a ver que o melhor é tentar arranjar sementes biológicas das flores e plantá-las eu :p
Obrigado coldblood por responder

Desde pequena que tenho a mania de "petiscar" flores

tou a ver que o melhor é tentar arranjar sementes biológicas das flores e plantá-las eu :p
Obrigado coldblood por responder