PARA TODOS QUAL E A VOSSA OPINIAO

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Aifos
Registado: sábado dez 29, 2001 5:31 pm

quinta jan 03, 2002 5:01 pm

OLA,

GOSTAVA DE SABER A VOSSA OPINIAO SOBRE ISTO: :o :o

Vi a vossa discução noutro forum sobre Portugal sobre um desporto canino chamado monidorong, qual a vossa opinao sobre isto ??????????????

Qual a vossa sugestão sobre o corte das caudas e a amputação das orelhas ( tenho uma fila com elas amputadas)

MUITAS FELICIDADES
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quinta jan 03, 2002 5:20 pm

Seja benvindo ao forum da Arca,
Eu fui um dos participantes na discussão da outra lista, mas infelizmente foram mais as mensagens provocatórias acerca do comportamento dos membros, que pouco se disse na verdade sobre mondioring.
Eu não conheço a modalidade a fundo. Li apenas alguns artigos relacionados com o assunto e vi uns videos com provas desta modalidade.
Parece-me algo interessante e estou desejoso de conhecê-la melhor.

Quanto à amputação da cauda e das orelhas, aconselho-o a ler o novo Decreto-Lei 276/2001 ( veja a legislação em http://www.uniaozoofila.org ) que fala deste assunto.
A minha opinião pessoal não está claramente definida. Felizmente tenho uma raça em que o estalão actual já não estabelece o corte de cauda e por isso já decidiram por mim: Se um dia voltar a comprar um Rottweiler, vai ser COM CAUDA.

U
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

quinta jan 03, 2002 5:30 pm

Olá,

Grande partes dos habitués neste forum devem saber já a minha opiniao sobre este assunto, mas aqui vai :

Eu sou a favor do corte das orelhas e da cauda ! Por quê ? Simplesmente porque não é apenas pelos factores estéticos ! Desde sempre o corte das orelhas e da cauda teve a sua função ! Trancrevo para aqui um artigo do meu site sobre esse tema :
""Desde alguns anos que se põe em causa a validade as amputações da cauda e das orelhas dos cães, alguns afirmam que são autenticas barbaridades enquanto outros afirmam que são válidas. Mas para que servem as amputações das orelhas e das caudas ?
Cortava-se as orelhas a cães de luta (como o pit-bull), pois sendo a orelha uma zona desprotegida eram facilmente agarradas e rasgadas sendo a cicatrizarão longa e dolorosa.

Corta-se as orelhas a cães de protecção de gado (ex. o pastor do Caucaso, o kangal ...), pois como estes ao protegerem o gado entravam em lutas (com predadores), e como dito acima as orelhas eram um ponto fraco e eram frequentemente agarradas e rasgadas.

Corta-se as orelhas (e por vezes a cauda) a certos cães de guarda de modo a conferir ao cão um aspecto mais feroz, fazendo com que o possível ladrão pense duas vezes antes de entrar, evitando confronto com o cão (o que poderia ser fatal para o cão !)

Corta-se as orelhas a cães de caça grossa, pois as presas destes (ex. javali) são ferozes, e ao se defenderem atacam o cão, e frequentemente as orelhas, causando grande dor ao cão.

Corta-se a cauda a certos cães de caça, pois estes ao inspeccionarem o mato á procura de caça frequentemente rasgam a cauda.

Mas são estas operações dolorosas ?

Não, desde que respeitem alguns princípios, como :

· O corte das orelhas feito até aos 3meses de idade, e o corte da cauda feito até aos 6dias de vida

· Feito apenas nas raças onde o estalão autoriza

· Feito por pessoal especializado

Mas, podem perguntar, grande parte dos cães não trabalham, por quê é que se corta ? Dizer esta frase é como afirmar que para um cão de estimação já não é necessário ter temperamento !!! Que eu saiba cada um de nós apaixonou-se por X raça não (só) devido á sua belezam mas especialmente pelo seu caracter, com o qual k convivemos tds os dias !

Por estas razões acho absurdo proibir o corte das orelhas e da cauda. Não vamos obrigar as pessoas a cortar, mas também não as vamos proibir. Corta quem quiser, quem não quiser não corta . """

Sobre a discução que se refere, também dou os meus parabens ao Paulo C. e ao Vasco V. ! A minha opiniao até que coincide com a deles em grande parte !

1º ninguem tem o direito de acusar Portugal ( pelo que percebi em relaçao ao mondioring), especialmente nao conheçendo o país, como se trabalha com os cães, muito menos com falta de educação !! O mondioring é sem duvida um desporto saudavel, que ( aon contrario do que diz) ajuda e muito o dono a controlar o cão !! Antes todos conseguissem dominar ( palavra mt forte, desculpam nao me lembro de outra) o seu cão, como os que praticam estes desportos caninos ! Talvez os acidentes que acontecem por causa de donos irresponsaveis que incentivam o cão a ser agressivo ( um cão de guarda é inato, e nao precisa que lhe incentivem a ser agressivo, só que lhe mostrem qd está certo ou errado) e depois perdem o controle sobre o cão !

2º sobre a genetica e o temperamento, é sem duvida um tema controverso ! Na minha opiniao, o temperamento e a consequente aptidão para certas tarefas é heriditário em grande parte. Isto é provado simplesmente, por exemplo, um Serra da Estrela, bem ou mal educado, bem ou mal criado, bem ou nao socializado será sempre um cão de guarda independente da educação !! Quem fala no Serra da Estrela fala em grande parte das raças !! É claro que como todos nós queremos ter além de um protector em casa, queremos um companheiro, um amigo de 4patas é necessário uma educação ! Esta educação é de grande importancia pois ensina ao cão, quem é ou não amigo, qd deve ou nao proteger, como se comportar ( nao se pode confiar apenas nas aptidões inatas do cão, pois nao nos esqueçamos, que os cães vem o mundo de maneira diferente do que nós !! Ou seja, o caracter/temperamento e a aptidão para X ou Y tarefas deverá ser inato, mas a educação dada pelo dono irá moldar essas aptidões ( esperemos que sempre para o lado mais proveitoso/melhor ) !!

3º em relação aos "boiolas" como se refere é triste e lamentável, mas em parte verdadeiro ! Certos criadores preocupam-se mais com a beleza do cão e a sua perfeição morfologica em relação ao estalão, esqueçendo-se do mais importante numa raça de cão : o temperamento !! Qd falo em temperamento refiro-me ao seu caracter original ( pois como disse á cima, é com caracter do cão que se convive tds os dias), há uma frase em relaçao a isto temperamento-aptidao para o trabalho ( o qual foram selecionados durante anos)de um senhor o qual cito " O caracter de qualquer raça canina deriva do seu trabalho secular" ! Na minha opiniao do o cão deve ser selecionado primeiro no caracter e saude e depois na beleza !! Há que manter o equilibro das coisas e se for para menosprezar algo, que seja a beleza ( qd digo menosprezar, nao é esqueçer a beleza e criar cães atipicos !!!) É por isto que defendo que para um cão ser declarado campeão ou se reproduzir deveria ter de passar em testes ( de temperamento, saude e de morfologia), mas isto já é outra historia !! Teste de temperamento, refiro a testes de forma a garantir que X raça mantenha o seu caracter original ! É estas diferenças que se fale em linhas de beleza vs linha de trabalho, qd uma raça devia ser só uma linha ( beleza e trabalho) !

É vergonhoso admitir que um (exemplo) Serra da Estrela (cão de guarda por excelencia) lamba a mão a um ladrão !

Outro ponto que aproveito para referir outro assunto : não façam os cães perder as suas caracteristicas ! Vejo mts pessoas a criticar por usar cães em X funções, mas olhem acho preferivel um cão morrer a fazer uma função ( guarda por exemplo) aos 4 anos dando a sua vida a proteger a sua familia ou propriedade, do que morrer aos 8 anos vivendo uma vida de mariquiçe cheia de pó talco ( é claro que há raças e raças). Há 3 exemplos disto que são bastante criticados : os cães de protecção de guarda a rebanhos vivem toda a vida com o rebanho, morrem por vezes a protegê-lo e gostam do que fazem ! Dormem com o rebanho, preferem acompanha-lo num dia de chuva ou ficar á chuva a vigia-lo do que se refugiar !! Mas é claro que há quem ache isto abuso dos animais ! Outro exemplo é o caso da guarda, há quem ache estupido subtemer o cão a esses perigos, isto aplica-se o mesmo, o cão sabe o que tem a fazer, apenas precisa de ser moldado ! Ultimo, já tds vimos ou ouvimos falar de metodos de treino mais "fortes" em que incluisive os cães são treinados á chuva e levados ao limite ! Quem nunca viu o olhar de um cão a trabalhar, a fazer o que gosta é k pode dizer que isto td é abuso de animais !!Mas deixem-me que vos diga, desde que o cão esteja a gostar do que faz, não vejo o problema !! Os cães nao sao tão fracotes como nós humanos, que basta cairmos um metro que ficamos logo a nos queixarmos !

É claro que há abusos sem duvida, e esses critico e repugno plenamente ! E percebe-se qd um cão está ou nao a gostar do que faz apenas pelo olhar !

Bem, isto foi escrito durante um sandes e um café :)
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
yakov
Membro Veterano

quinta jan 03, 2002 5:34 pm

O Mondioring é uma modalidade de trablho "desportivo" canino, reconhecida pela FCI e praticada na maioria dos Países europeus, havendo já quem a pratique aqui em Portugal. penso até que já houve demonstrações de Mondioring no Campeonato do Mundo no Porto, no ano passado.
pagavida
Membro

quinta jan 03, 2002 5:37 pm

Viva!
Quanto ao desporto a que se refere, nada sei sobre.

Quanto á minha opinião sobre o amputamento da cauda e orelhas em certas raças de cães, têm a sua lógica, apesar de eu ser absolutamente contra principalmente as orelhas porque requere cirurgia.O mesmo não acontece com a cauda.
Tenho um Rottweiler e não o consigo imaginar com a cauda comprida.Era um verdadeiro chicote :lol:
Bom ano
Nuria
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:16 pm

quinta jan 03, 2002 6:21 pm

Olá,
No que respeita a corte de caudas e orelhas sou da mesma opinião que a Cindel.

Quanto ao mondioring,não vejo nada de mal,desde que a relação cão-dono seja boa(e claro do instrutor).

Já vi várias demonstrações e pareceu-me engraçado,mas não penso fazer com o meu teckel ;)

Um abraço
Nuria
Rainbow
Membro Veterano
Registado: sexta mar 05, 2004 2:00 pm

segunda out 25, 2004 12:08 am

Eu sou contra o corte de orelhas e cauda.Acho que na grande maioria dos casos é dispensável.
Acho este um dos assuntos que vale a pena ser discutido outra vez, saudávelmente. ;)
<p>Os animais s&atilde;o pessoas como as pessoas s&atilde;o animais</p>
<p>Teixeira de Pascoaes</p>
FBC
Membro Veterano
Registado: sábado nov 22, 2003 12:24 am

segunda out 25, 2004 2:06 am

Concordo totalmente com a Cimdelp e só quero acrescentar um pouco.

Se os cortes (caudas e orelhas) não faz sentido porque os cães já não se usam para o trabalho, então nada faz sentido no mundo canino, pois os cães, salvo raras exepções não servem para mais nada que seja o simples facto de existir. Então porque não acabar com as diferentes raças se os cães hoje só servem para companhia?
No fundo é o que está acontecer (em parte), pois as diferentes raças estão a ser seleccionadas pela sua morfologia e quanto ao temperamento, cada vez mais, se exige apenas que sejam bons cães de companhia.
Isto é a mesma coisa que nada!
Isto é acabar com as raças!

Eu sou um apaixonado pelos cães como animais de trabalho e como património natural e humano, pelo que sou a favor de manter as raças o mais proximo possível do original.
Sou a favor dos cortes de orelhas e caudas e principalmente sou a favor da selecção baseada a cima de tudo no temperamento e na funcionalidade e só depois na morfologia.
Budgerigar
Membro Veterano
Registado: sábado set 11, 2004 1:47 pm

segunda out 25, 2004 7:52 am

Olá

O corte de orelhas e a amputação de caudas, tem sido um assunto que tem gerado bastante polémica entre todos os intervinientes no mundo cinófilo.

Ambas as "partes" se travam de razões e grande parte dessas razões são bastante válidas, portanto diz-nos o bom senso, que ambas as partes têm razão.

Talvez o problema não esteja no corte ou não das orelhas ou na amputação ou não da cauda, mas sim, nas medidas impostas de um momento para o outro.

Todos nós nos habituamos a ver certas raças sem cauda, sendo que, independentemente das razões que levaram á amputação da cauda, existem muitas pessoas que não conseguem imaginar um Boxer ou Rottweiler com cauda.

Mas se essas pessoas se habituaram a ver determinadas raças sem cauda, certamente que se habituariam a vê-las com cauda e quanto a isto, penso não existirem muitas dúvidas.

O grande problema reside na imposição de determinadas regras de forma rigida e inflexivel, sem que para isso tenha existido um periodo de transição.

Esta imposição, além de não ter sido bem aceite, veio trazer alguns problemas, nomeadamente ( e como já vem sendo hábito ) aos cães.

O criador de onde veio a minha cadela mais nova, optou por cortar as caudas a 5 Rotts e deixou os restantes 5 com cauda. No entanto passados 3 meses após o nascimento dos cachorros, os que não tinham cauda, já tinham sido vendidos, no entanto os restantes, lá estavam, à espera que alguém os quisesse.
Face á dificuldade em os vender, o criador optou por lhes amputar a cauda AOS 3 MESES, quando este deveria ter sido amputada no 2/3º dia.

Isto nem é o mais grave, numa clinica veterinária aqui da zona, apareceu no passado ano, um individuo que tentou ele próprio cortar as caudas aos seu cães, cães já com 3 meses e pouco, e claro.... fez um belo trabalho de sapateiro.
Isto para não falar nos que tentam amputar a cauda com as anilhas que se usam nos porcos.

Enfim, quer queiramos ou não, esta situação deveria ter sido mais bem planeada de modo a permitir criar um hábito de olharmos para os cães com as suas cauda e aprendermos a gostar deles assim.

Mas como disse, todos têm as suas razões e todas elas são válidas, mas pelos animais vale sempre a pena encontrarmos uma solução que no futuro não os venha a prejudicar.
<strong>Paulo Santos</strong><strong> </strong>
Moca32
Membro Veterano
Registado: terça abr 27, 2004 12:27 pm

segunda out 25, 2004 8:40 am

Bem, no que ao desporto em si diz respeito, eu estou bastante mal informado de maneira que acho melhor não comentar.

No que toca ao corte de caudas orelhas, bem, desde que feito por quem sabe com as devidas condições de higiéne, não sou contra.

Conheço um tipo que tem um Boxer com rabo, e acreditem que fica esquesito, é tão comum ver com a cauda amputada que se tiverem cauda mais parece um canito de uma cruza marada. :roll:

:)
CarlaVB
Membro
Registado: sexta abr 16, 2004 4:40 pm

segunda out 25, 2004 9:24 am

Em que site é que existiu essa discussão?
Se não for possivel dizer aqui enviem por pm

Muito obrigada
Carla
melisaa
Membro Veterano
Registado: segunda set 06, 2004 12:42 pm

segunda out 25, 2004 12:53 pm

Bem a minha opinião acerca deste assunto é a seguinte... Sou contra e não sou... :roll:
Primeiro sou contra se o corte ambas as partes for feito fora do tempo previsto, e tb sou contra dependendo das condições em que os cortes são feitos... (pois conheço quem faça em casa.. :o )
Mas pensando bem se eu adquiri-se um cão que "necessita-se" de cortar ou orelhas ou cauda... acho que pensava duas vezes.. Acho que me custava um pouco.. mas...

Imagem
Moca32
Membro Veterano
Registado: terça abr 27, 2004 12:27 pm

segunda out 25, 2004 1:22 pm

Bem, eu como já disse não sou contra, mas é das tais coisas a que não iria de forma alguma querer assistir, pois custa a todos os que têm coração, ainda mais num canito que é nosso. :roll:

Mas enfim, se for feito num Vet, e depois vamos lá buscar, ajuda
:)
Responder

Voltar para “Cães”