Ajuda com Bull Terrier

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Fabiane
Registado: segunda jan 20, 2003 2:42 am

segunda jan 20, 2003 3:05 am

Preciso de ajuda! Há duas semanas adquiri um cão da raça Bull Terrier. Ele tem 2 meses, se alimenta bem, é forte, mas está apresentando problemas de comportamento. Ele não respeita ninguém, suas brincadeiras são acompanhadas de pequenas mordidas (que dóem bastante), não obedece quando mandamos que ele pare de morder, pelo contrário, passa a morder ainda mais, algumas vezes até rosnando. Bom, a minha dúvida é se o cão está encarando isso como brincadeira, por ser um cão ainda bebê, ou se realmente ele está apresentando algum problema. Realmente não sei o que fazer. Não sei se dou umas palmadas, incluisive já tentei dar umas palmadas numa ocasião em que ele estava impossível, machucando todo mundo. O resultado foi ainda pior, porque ele passou a rosnar e a morder ainda mais. Detalhe: em suas "brincadeiras", ele não distingue crianças de adultos, utilizando a mesma força para morder ambos.

Agradeço se alguém puder me ajudar, porque já estou pensando em devolver o cachorro.

Fabiane
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

segunda jan 20, 2003 8:34 am

Olá,
Eu acho que devolver o cachorro seria uma boa ideia ( e quanto mais rápido melhor). Não leve a mal o que lhe vou dizer, mas não é pelo cachorro, o que me parece é que você não está preparado(a) para ele!
O ideal é aprender um pouco mais sobre comportamento canino e em particular sobre certas raças mais 'dominantes', e só depois pensar em adquirir o cachorro. Invertendo as coisas, você vai cometer muitos erros ( alguns já os está a fazer) e poderá vir a ter um problema lá em casa! Mais tarde, com o cão adulto será bem mais difícil que ele tenha uma oportunidade, e já sabemsos qual será o seu destino!

Desculpe se lhe pareço demasiado 'radical', mas esta é a minha opinião.

Boa sorte
Paulo C.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

segunda jan 20, 2003 12:34 pm

Cara Fabiane

Independentemente da raça do cachorro,a educação a dar ao msm tem q ser da mesma forma q a um filho.(bem...nunca dei c/o jornal nas filhas- lol Lol)

Fazer-lhe vêr quem é o chefe lá em casa
Saber dizer NÃO quando necessário e sem cedências...(esse NÃO terá q ser com mta convicção e vóz altiva)
Saber impor-lhe regras de brincadeira (qnd estas já estão abusivas terá q saber pará-las imediatamente-use o NÃO e um castigo como por ex.retirarem-se de junto dele,não lhe prestar atenção e não permitir brincadeira por algum tempo.Caso necessário,use o ruido,batendo com um rolo feito de papel de jornal no animal, ou se preferir até na palma da sua mão .Terá q fazer isso tantas vêzes quantas forem necessárias.

Alguns cachorros têm esse tipo de comportamento mas se corrigidos a tempo,dão uns belos cães.
Não acho necessário nenhum curso para se educar um animal,basta usar um pouco de senso,mta paciência,mt carinho e mt amor.

Já tive mts cães,alguns deles com personalidades muito vincadas e nunca tive que recorrer a extremos.
Poderá a título informativo,comprar um livro sobre adestração de cães.

Espero ter-me explicado bem,desejo-lhe mta sorte com o seu cachorro e se tiver mais dúvidas pode sempre recorrer a este forum.

L.C.
varsenio
Membro
Registado: terça jan 07, 2003 2:36 pm

segunda jan 20, 2003 4:56 pm

Fabiane, pelo que relatou o seu cachorro está de perfeita saúde e o seu comportamento é o normal para a idade. O que tem que fazer rapidamente é estabelecer quem é o líder. Passou por aqui à bem pouco tempo um tópico que tratava desta questão, é uma questão de procurar um pouco nas páginas anteriores. A chave base para a definição do líder é: A vontade do líder é a que prevalece.
Em relação ás dentadinhas a técnica mais eficaz é parar de brincar com o cão assim que ele tentar morder nem que seja ligeiramente. Pare a brincadeira, vire as costas ao cão e afaste-se. Ignore-o por alguns minutos. Bater é um erro, só vai incentivar a mais dentadas. Faça isto repedidamente e instrua as outras pessoas que bricam com o cão a fazê-lo também. Dentro de 1 ou 2 semanas o cachorro brinca sem morder. Isto funciona melhor depois de estabelecer a liderança. Uma das técnicas para estabelecer a liderança é imobilizar o cão firmemente (sem o magoar) contra o chão até que ele se acalme. 1 mão na cabeça, outra no rabo e faça-o ficar quieto nem que demore 10 ou 15 minutos mas a sua vontade é que tem que vencer. Outra técnica é o puxar a corda (ou um briquedo), o cachorro puxa para um lado, a Fabiane puxa para o outro... arraste-o pela casa (devagar) até ele largar o brinquedo nem que para isso tenha que lá ficar um dente pregado. Nunca perca este jogo, para os cães esta é uma forma vital para definição do líder da matilha. Ainda outra forma de definir o líder: O líder como sempre primeiro. Isto também é importante.

Pelo que percebi não tem muita experiência com cães. Embora tenha achado a resposta do PauloC um pouco fria e directa, estou plenamente de acordo com ele. Pense bem. Ou se dedica um pouco e aprende as técnicas básicas para educar o cachorro (o que não é nada difícil, apenas requer tempo, paciência, e gosto pelo animal) ou então talvez seja melhor devolvê-lo o quanto antes.

Espero ter ajudado, abraços a todos.
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

segunda jan 20, 2003 5:16 pm

Oi Fabiane.

Estou com o Paulo. Bull terrier para primeiro cão não é nada boa ideia se não se tem noções de treino para obediência.

Esqueça os "não", e as coisas de costume para a maior parte das raças. O bull terrier não é um cão como a maior parte das raças. É um terrier e um dos piores, ou seja, é muitissimo teimoso, sobretudo sendo macho.

Como dúvido que o queira devolver, dirija-se logo aos 4 meses a uma escola de obediência. Se não o fizer, ele vai tomar a liderança, vai dominar, e possivelmente vai ter mais força que você e os resultados disto serão trágicos.
Isto nada tem a ver com cães perigosos. Tem a ver que a caracteristica principal do bull é a teimosia, e vai querer dominar.
Como raça, conheço-o e é impecável, mas tem de ser rigida com ele.

Até aos 4 meses comece já a mostrar que você é que manda. Use os "não" que indicaram, não deixe ele morder as mãos, não o deixe ir para o sofá, nem para a cama. Consulte na internet procedimentos de treino ou compre um livro. Por agora será suficiente, mas aos 4 meses vá com ele a uma escola para ele obedecer e ser sociabilizado.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

segunda jan 20, 2003 6:22 pm

Cara Fabiane:

Concordo em pleno com o Kroz em q terá q ter cuidado por se tratar de uma raça teimosa mas repare q eu tenho um cão peq-médio (teckel)q tb têm uma personalidade mt vincada,tinha as msms investidasq o seu,deu-me um enorme trabalho a educar o meu querido "baixote"mas não foi nada do outro mundo!
Só lhe digo isto prq msm que recorra a qlq outro cão ou raça,ninguem lhe garante q não venha a ter os msms problemas e então a senhora não faria outra coisa senão a andar sempre a trocar de animal...a questão fundamental está na disciplina a dar ao animal.Eu já vi cães de raças ditas dóceis,precisamente com o msm tipo de comportamento enquanto são cachorros.
Uma vêz q falou em crianças e apesar de eu não saber em q contexto,quero alertar para o facto de q por vêzez as crianças têm tendencias para brincarem com demasiada actividade em q o animal possa entender essa forma de brincadeira como agressividade.
Seria bom monotorizar essa inter-ligação de criançaXcachorro.

Há q ter em conta q o cão é um ser vivo,inteligente e com sentimentos.Por tal,deve de ser respeitado para q este tb respeite.
Sendo q tb tem sentimentos,não concordo com a troca(é minha opinião).Acho q um cão não é uma coisa(objecto)para ser trocado como se fáz com mercadoria de super mercado.

Qnts casais têm filhos difíceis de educar e não é por isso que os podem trocar :lol: (bem...alguns fazem pior...mas,enfim :( )

Mais uma vêz,boa sorte com o canito,

L.C.
JoanaGoncalves
Membro Veterano
Registado: domingo dez 16, 2001 7:51 pm
Localização: Boxers, Baixotes de Pêlo Comprido, Labradora, Cadela de Agua Portuguesa, Malinois, Gata Persa, Gata

segunda jan 20, 2003 11:19 pm

Olá Fabiane!

A minha opinião é a seguinte, ou a senhora faz o que o PauloC disse ou então sugiro que procure de imediato um treinador ou uma escola canina para o seu cão, para lhe ensinar como se mostrar lider e para lhe ensinar a como ensinar ao cão qual a hierarquia em sua casa.

Os Bull Terrier são cães maravilhosos, mas têm que ter um pulso firme a ensina-los e a educa-los nos 1ºs meses de vida!

SE não sabe como faze-lo procure auxilio de um treinador o mais breve possivel, e que tal consultar o criador do seu cão???
Se for um criador como deve de ser, será a melhor pessoa para lhe indicar como agir perante esse tipo de comportamento! Os criadores também têm o dever de ensinar e aconselhar os futuros donos dos seus cachorros como agir!
<p>Joana Gonçalves</p>
<p>Terras da Fénix Kennel</p>

<p>-Não existem raças perigosas, existem sim donos e pseudocriadores perigosos!-</p>
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

terça jan 21, 2003 9:23 am

Olá de novo,
Peço desculpa se a minha resposta foi demasiado directa e fria, mas a 'devolução' pareceu-me que seria ( é a minha opinião pessoal) a coisa mais acertada a fazer. Eu concordo que os cães não são objectos, mas a "devolução" aqui não seria o mesmo que devolver uns sapatos ou um casaco! Tratava-se de dar ao cão uma oportunidade de crescer com donos mais experientes ou mais capacitados para o educarem, sem vir assim a representar mais tarde um problema cujas consequências e solução poderiam ser bem mais drásticas!
De facto, tal como o KROZ disse, não me parece uma boa ideia escolher um Bull Terrier para primeiro cão, não tendo sequer o perfil de lider (parece-me) necessário para esta raça. Com outra raça, é certo que poderia ter problemas semelhantes e por isso é que eu acho que a SUA educação ( sobre como educar um cão) deveria ser prévia à aquisição e não o contrário. De qualquer forma, se pretende inverter as coisas, então eu aconselharia uma raça menos forte e mais fácil de controlar, e com um feitio menos teimoso ( nunca um terrier).
Nesta fase, se não pretende mesmo devolver o cão ( até porque acredito que a familia já se tenha afeiçoado a ele), então sugiro que siga os conselhos do foristas que lhe disseram para procurar uma escola de treino logo que possível. De preferência, escolha uma daquelas escolas em que é o próprio dono que treina o cão ( com o apoio de monitores). Desta forma, mas do que o cão, será você que irá aprender a lidar com ele.

Cumprimentos e boa sorte
Paulo C.
Donar
Membro
Registado: terça out 15, 2002 4:10 pm

terça jan 21, 2003 11:10 am

Olá!

Gostaria de saber o que levou à escolha de um bull terrier para 1º cão! Não é uma raça fácil de educar (como já foi referido por outros foristas) são teimosos e se não forem educados desde cedo as dentidinhas de brincadeira de cachorro vão doer muito mais no futuro. Acho que deve desde já procurar ajuda de alguem experiente que lhe possa ensinar como educar o seu cão, não me parece boa ideia nem a devolução nem o adestramento a partir do que se lê num livro (os livros ensinam muita teoria mas na prática há dificuldades que não dizem como resolver).

Boa Sorte para os dois, dono e cão :!:
MariaJose
Membro Júnior
Registado: segunda ago 12, 2002 8:28 am
Contacto:

segunda jan 27, 2003 1:46 pm

Olá

Por problemas com o meu teclado não pude escrever mais cedo e não sei se ainda venho a tempo de ajudar.
Quanto a mim a primeira coisa que deveria ter feito era contactar o criador. Não sei se teve contacto com o criador e se conheceu os pais do seu cachorro e o temperamentos destes.
Penso que quando comprou o seu bullie já tinha alguma informação sobre a raça ou através de literatura ou mesmo com outros proprietários da raça.Certamente que lhe disseram que são cachorros teimosos e que estão sempre à espera de poderem fazer o que querem.
Têm que ser educados sabendo quem manda,para mais tarde não darem problemas no relacionamento com os donos.
Já tenho encontrado cachorros com mau temperamento,mas com 2 meses acho um exagero.
Não será realmente brincadeira?Uma das minha primeiras cachorras no dia em que chegou a casa rasgou roupa a todos e era um diabrete,mas foi passando e sempre foi uma cadela super dócil com óptimo temperamento para com pessoas e outros animais.
Se precisar de mais informação não hesite em contactar-me e se quiser peça que eu dou o meu numero de telefone,pois tenho bullies há 14 anos e com óptimo temperamento.

Maria José
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

segunda jan 27, 2003 3:41 pm

Pois é !
Os terriers já de si são teimosos e dominantes e penso que o bull terrier é de todos o mais teimoso e dominante.
Eu nunca quis um cão desta raça por causa disso.
É que não tenho temperamento de líder.

Ao escolher o Labrador também tive em consideração a facilidade de aceitação da dominância dos donos que esta raça têm.

Mas todos os cachorros mordem (mesmo o Labrador).
Só que com o labrador resulta simplesmente mostrar desagrado (virar as costas, parar de brincar, ignorar o cão).
Suponho que com uma raça mais dominante isso não chegue (mas que é que eu sei ?) - sei, isso sim, que tem de ficar claro para o cão quem é o chefe (e não é ele).
Mesmo assim fui muito ajudada pelo meu marido - é difícil a valer resistir aos olhinhos e aos ganidos baixinhos do cãozinho quando está a ser castigado.
É preciso a pessoa lembrar-se de que é melhor para ele.
O que é melhor para ele é ser membro da família e nunca o será se morder ou rosnar aos donos !

Penso que Mª José é a pessoa apropriada para a ajudar se não tiver possibilidades de recorrer ao criador do seu cão.
Se não me engano a Mª José é criadora dessa raça.
Responder

Voltar para “Cães”