macho ou fémia labrador

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Micha
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

sábado jan 18, 2003 2:18 pm

Estou a pensar comprar um labrador só que estou na dúvida em relação a ser macho ou fémia, gostava de saber as diferenças entre um e outro, e outra dúvida que tenho é que disseram-me que convinha antes ter um macho como eu sou rapariga logo ele adapta-se muito mais a mim do que se fosse uma cadela, eu gosto muito de animais e tenho alguns mas nunca tive cães, se me pudessem ajudar agradecia muito já que têm mais experiência nesse campo do que eu.

Agradeço a atenção

Joana Miranda :|
djiba
Membro Veterano
Registado: sexta jan 03, 2003 6:30 pm
Contacto:

sábado jan 18, 2003 2:33 pm

Ola

nao sou grande entendedora da materia,mas penso k kualker animal se adapta ao dono desde k seja bem tratado.
Gostava era de deixar 1 conselho: o labrador é 1 cao muito lindo,ale de outras imensas kualidades, vale a pena adkirir 1. No entanto, antes de o comprar, porke nao prokurar em anuncios? Alguem pode ter 1 ninhada k nao conseguiu vender (devido a crise!!!) e ter cachorros para oferecer, ou are mesmo em canis, nunca se sabe kd algum desgraçado la vai parar (entre muitos outros).
Nao se trata de nao ter 1 despesa, mas sim de talvez poder salvar 1 animal em risco de 1 fim infeliz.
:?
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

sábado jan 18, 2003 4:46 pm

As femeas por norma apegam-se muito mais ao seu dono, independentemente do sexo.

Posso só saber porque quer um labrador? Só por curiosidade. É que para primeiro cão, não creio que seja bom. O Labrador é um cão que tem uma tendência para a obesidade e como tal necessidade de exercicio adequado para inverter essa tendência. Um simples passeio para fazer as necessidades não é suficiente. Se calhar conhece muitos casos em que basta o passeio, pois provavelmento o Labrador que conhece já é obeso.
o labrador é um cão cujo pelo (ao cair) se vê bem nos nossos sofás ou carpetes. Até pode não cair tanto como um cão de pelo raso, mas incomoda mais.

Só estou a referir isto para ponderar bem se o labrador é o cão indicado para sim. Como é um cão de moda, muitos caem no erro de comprar apenas pelo aspecto e nada conhecem da raça. Devido a isso todos nós vemos e ouvimos histórias um pouco trágicas.

Pense bem, e se estiver determinada em adquirir um, então compre apenas num criador sério. Pode pedir uma lista on-line no www.cpc.pt e visite mais do que um criador. Não se esqueça de ver os pais e pedir a garantia contra a displasia de anca. É muito importante. Não tenha pressa em escolher um criador apenas porque tem ninhadas disponiveis. A pressa não é boa conselheira. Por vezes é preferivel espear por uma ninhado num outro criador, do que escolher um só porque já tem a ninhada disponivel. Deve-se guiar pelo criador, pelas suas intalações, pelas garantias que ele oferece e sobretudo pela conversa que tem com ele. Um bom criador disponibilizar-se-à para a acompanhar e ajudar na criação do seu cachorro.
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

sábado jan 18, 2003 6:00 pm

Eu tenho uma femea.
Por aqui tembém dizem que as femeas dão-se melhor com os homens e os machos com as mulheres.
Não sei se isto é mero preconceito ou se tem alguma razão de ser.
A minha Zorra adora-nos aos dois.
Embora o meu marido seja o equivalente ao lobo alfa (ié, é o chefe).
De uma forma geral toda a gente concorda que a femea é mais apegada à casa, mas isto em qualquer raça.

O Labrador é um cão estupendo.O melhor do mundo na minha opinião.(mas aposto que todos os donos de cães acham a raça do seu a melhor do mundo ...)
Lembre-se é que é um cão que precisa de muito exercício e é peganhento (quero dizer que adora estar com o dono, precisa de companhia).

É verdade que larga pêlo (bastante - ai, a minha alcatifa !), mas é um cão sossegado, que não ladra, muito meigo, que se dá bem com toda a gente e com outros animais.
Mas para ele ser feliz precisa de muito exercício e da companhia dos donos (veja se tem tempo e disposição para dar grandes passeios com ele e para lhe dar atenção - ele vai viver para estar consigo e para lhe agradar).
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

sábado jan 18, 2003 6:19 pm

As femeas por norma apegam-se muito mais ao seu dono, independentemente do sexo.
por acaso, aqui em casa, enquanto a carlota é muito independentezinha, o max não me larga um segundo...

anjaazul
Lycia
Membro
Registado: domingo jul 07, 2002 12:09 pm
Localização: Um gato comum europeu amarelo (Garfield), um cão rafeiro encontrado abandonado (Lost&Found)

sábado jan 18, 2003 6:32 pm

E porque não adoptar em vez de comprar?
Até temos um aqui na arca para dar, o Lucky, cujo tópico já foi bastante debatido, mas que até à data (creio eu) ainda não arranjou dono.
E fora disso... há tantos "luckys" por aí a precisar de doninho...
djiba
Membro Veterano
Registado: sexta jan 03, 2003 6:30 pm
Contacto:

sábado jan 18, 2003 6:35 pm

E porque não adoptar em vez de comprar?
Até temos um aqui na arca para dar, o Lucky, cujo tópico já foi bastante debatido, mas que até à data (creio eu) ainda não arranjou dono.
E fora disso... há tantos "luckys" por aí a precisar de doninho...

Concordo com isso, alias, foi essa a sugestao k dei logo de inicio, mas como mais ng tocou nese assunto pensei k fosse ma ideia. :p
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

sábado jan 18, 2003 9:21 pm

Não, Djiba, não é nada má ideia.
O meu 1º Labrador (o Calvin) foi adoptado e era e será sempre, para mim, o paradigma dos labradores.
Só que são muito raros os labradores puros postos para adopção.
Quando aparecem são vinte cães a um osso, como se costuma dizer.
Os arraçados podem (como o da Nuria) podem ter, mas não é garantido, o feitiozinho magnífico do labrador.Mas também podem ser uma desilusão.
No entanto há que contar com a gratidão do cão abandonado.
O amor de um cão abandonado pelo seu novo dono, ultrapassa de longe (na minha opinião) o amor de um cão criado desde pequenino pelo dono.
Não tem explicação.
Aconselho sempre a adopção.
Mas a maioria das pessoas quer cachorrinhos e se há expectativas em relação a uma determinada raça (ou às suas características) nunca optam por adoptar.
Cada um deve fazer o que achar melhor.
Mas deve, sobretudo, medir bem o vai fazer.
Nada de mais abandonos, nada de cães maltratados e infelizes.
Se não tiver condições materiais e psicológicas para ter um cão agora, espere.
Amanhã vai ter.
varsenio
Membro
Registado: terça jan 07, 2003 2:36 pm

segunda jan 20, 2003 10:25 am

Bom dia Joana... como podes ver no meu avatar, tenho uma Labradora com 2 meses e meio. Quando a fui buscar ao criador, deparei com a situação da escolha do sexo do animal, uma vez que tinha ainda possibilidade de escolher o cão ou a cadela. Não foi fácil. O factor que pesou mais na minha decisão foi o facto das cadelas serem mais dóceis do que os cães. Outro factor importante é o porte do macho ser substancialmente melhor constituido do que o da fêmea, isto quer dizer que o macho fica maior, come mais e precisa de muito mais exercício físico para "gastar" toda aquela energia e desenvolver a massa muscular. Normalmente os machos são mais independentes do que as fêmeas. Depois temos outro factor importante: O marcar território que é uma necessidade do macho. Se o cão utilizar a nossa casa, não é nada agradável ter xixi espalhado por toda a casa. Na fêmea, o grande e quase único, problema é o cio. Pois... não se pode ter tudo. Durante os cerca de 21 dias que dura o cio, o comportamento do animal muda completamente e aparecem cães de todo o lado para se "candidatarem" ao acto sexual. Basta um pequeno descuido do dono, estás a acender o cigarro por exemplo e desviaste o olhar durante 2 segundos e pronto... já lá está um atrelado.

Portanto... macho ou fêmea, ambos têm pros e contras, tens que ser tu a decidir e acho que qualquer que seja o sexo do animal, desde que o dono goste dele e o trate bem, é um grande companheiro (o melhor companheiro) que se pode ter na vida.

Já agora, como nunca tiveste cães, gostaria de te dar algumas dicas sobre a raça Labrador e sobre os cães em geral.

Primeira regra se fores adquirir um cachorro: Pedir para ver os seu progenitores. Todos os cachorros são lindos, adoráveis, irresistíveis, qualquer que seja a raça, mas só depois de crescerem, se consegue determinar se é realmente puro. Quando fores buscar o cachorro dá mais atenção ao porte e comportamento dos pais do que ao cachorro. Estás assim a vêr o que vais ter em casa passados cerca de 12 meses e até te vai ajudar na decisão macho ou fêmea. Este tipo de cão, normalmente não se compra em pet-shops. Pergunta sempre se os pais sofrem de displasia da anca que é um problema comum nesta raça.

A ter em consideração: Os Labradores são cães de trabalho de médio/grande porte que necessitam de muita atenção por parte do dono. É imperativo que sejam correctamente treinados para evitares problemas quando ele for adulto e que não o deixes sózinho por longos periodos de tempo. O orçamento também leva um "rombo" considerável, só para a alimentação conta com cerca de 75€ por mês, fora o resto.

Nunca te esqueças que a aquisição de um cão, qualquer seja a raça, é um compromisso a longo prazo. Se tudo correr bem conta com pelo menos 12 anitos. Existem muitas pessoas que se esquecem deste factor importante.

Bom, isto já vai longo. Espero ter ajudado. Se precisares de mais alguma dica é só perguntar.

Boa sorte. Abraços a todos.
varsenio
Membro
Registado: terça jan 07, 2003 2:36 pm

segunda jan 20, 2003 10:43 am

Esqueci-me disto:

Considera sempre a adopção como primeira opção. Se tiveres paciência, de vez em quando aparecem Labradores para adoptar. Ao contrário do que foi aqui dito, acho que até é relativamente fácil encontrar um Labrador para adoptar porque tem sido uma raça muito popularizada em Portugal nos ultimos anos. Acho que o Labrador, como cachorro, é das coisas mais lindas que se pode ver à face da Terra. Só que o pessoal "esquece-se" que eles crescem, e que não são cães para ficarem sózinhos em casa de manhã à noite. E pronto... depois quem sofre é o cão que tem que sair de casa. É uma pena.

Pensa muito bem nisto e tem calma. Se não for hoje, é para o mês que vem ou para o outro a seguir. Por experiência sei que atitudes impulsivas normalmente geram situações desagradáveis.

Abraços.
rmt75
Membro
Registado: segunda set 23, 2002 3:35 pm

segunda jan 20, 2003 10:45 am

Bom dia Joana,

Eu tenho um labrador macho, mas já tive uma femea, para mim a única diferença é o tamanho e claro o comportamento de marcar o território...

O meu, tem 1 ano e meio, e nunca marcou o território em casa, nem em qualquer casa para onde vá.

Em relação ao pêlo é muito mau, mas se o escovares todos os dias desde pequenino, o mal deminiu....

Concordo com o KROZ, quando diz que para primeiro cão não é o mais indicado, pq:

Tens que ter muita paciência;
Tens que ser rigida nas ordens;
Tens que ter atenção que é um cão muito brincalhão, muito cachoro até muito tarde (até ao 1ano e 4 meses + ou -), e tens que o conseguir acalmar visto que tem 30 a 35 kg, e andar na rua com ele electrico não é fácil, nos primeiros tempos tens que ter muita paciência.

Mas eu acho que este cão é do melhor que há, não ladra, dá-se bem com toda a gente, mas eu sou suspeito, pq já tive um Doberman e dizia o mesmo....
Abraço
rlscardoso
Membro
Registado: segunda out 28, 2002 4:54 pm

segunda jan 20, 2003 11:08 am

Olá

Eu tb tenho um labrador e o meu foi adoptado já com 1 ano. Perdeu-se ou foi abandonado e eu tive a sorte de o encontrar. Conselhos....

Claro k um cão abandonado tb não é só vantagens e apesar de não me arrepender nem por um bocadinho, devo alertar-te tb para alguns factos. Um cão abandonado é um cão que já vem com vicios... alguns não muito bons e como já não são cachorrinhos, são muito mais dificeis de educar. O que não é impossivel. O meu por exemplo vinha com a mania de que era o maior então metia-se e atirava-se a todos os cães. Era e ainda é uma loucura passear com ele na rua pois como devia estar habituado a andar solto, para ele andar de trela é um martírio... vinha com a mania de dormir em cima do sofá, etc... por outro lado e claro que não é só desvantagens. Em casa é espectacular... não ladra... está sempre sossegado... anda sempre atrás de ti a pedir carinhos... (principalmente pq passa o dia sozinho) e é LINDO!!!!!!

Mas pronto...pelo menos tirei-o da rua e apesar de todos os custos (pois, ainda por cima resolvi ir para a escola com ele devido à sua idade) e problemas que ele me dá vale bem a pena...

Tem portanto atenção a todas as vantagens e desvantagens... Qto a ser macho ou fémea... :) devo dizer que um macho qdo está na idade daquelas coisas... consegue ser muuuuuuiiiiiiito chato para a sua donA. :lol: ;) Não sei se me faço entender... Isso é muito mau para ti... :o

Enfim... Boa sorte... e espero não te ter desencorajado... e ahhh. Em qualquer dos casos... MUITA PACIÊNCIA!!!!!!!!!!!!!! MUITA MESMO!!!! :)

E em relação ao pêlo nem é bom falar..... :?

Pensa bem. E boa decisão! :)

Rita
Tristessa
Membro
Registado: sexta jan 17, 2003 2:11 pm
Localização: 5 Cães+2 canários+1 Rola+1 hamster+2 gatos+1 coelho anão

segunda jan 20, 2003 11:49 am

Boas..
eu tb estou mt indecisa na compra de um labrador, ele vai ser quase dado só q me debato c/ um problema. É q actualmente vivo num apartamento e ñ sei se será boa ideia tê-lo num apartamento sozinha, a maior parte do dia. Eu tenho vários cães e sp tive, mas nunca em apartamentos. Agora ñ sei bem se fico c/ ele, já q é um cão bastante grande para tar num apartamento. Eu quero ficar c/ ele já q é um cão mt meiguinho e q nos faz mta companhia, mas acham q se dará bem estando tanto tempo sozinho e num espaço fechado? :evil:
Beijinhos a todos
Pakika
Membro Veterano
Registado: quinta set 12, 2002 10:59 am

segunda jan 20, 2003 1:00 pm

[quote=rlscardoso]

Tem portanto atenção a todas as vantagens e desvantagens... Qto a ser macho ou fémea... ) devo dizer que um macho qdo está na idade daquelas coisas... consegue ser muuuuuuiiiiiiito chato para a sua donA. lol ;) Não sei se me faço entender... Isso é muito mau para ti... o

Rita
[/quote]

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :o :o :o
Oh Rita,
Agora só me deu vontade de rir :lol:
Sei tão bem o que isso é :roll: :roll: :roll:
São uns melgas quando estão nesta fase.
:o :o :o
rlscardoso
Membro
Registado: segunda out 28, 2002 4:54 pm

segunda jan 20, 2003 1:02 pm

oi

o meu labrador está num apartamento e infelizmente fica todo o dia sozinho e fechado. Apesar de ter o Bock tb eles ainda n ficam juntos sozinhos, pois por vezes o Zorba é muito mau para o Bock. No entanto ele sente a presença do outro... Até agora não tenho dado pq elese sinta sozinho, apesar de eu achar que deve haver essas alturas. No entanto n se passa isso sócom os labradores.É uma realidade. Todos nós trabalhamos... é natural que tenhamos de os deixar sozinhos. Cabe-nos a nós compensá-los posteriormente e tentar com queo tempo em que estão sozinhos se entretenham com algo... brinquedos, por exemplo.

Beijinhos meus e lambidelas dos meus cães... :)

Rita
Responder

Voltar para “Cães”