planta anti melgas e moscas

Conversas sobre outras temáticas e o que não se enquadrar em nenhuma outra secção.
spockzara2
Membro
Registado: segunda jan 23, 2006 12:07 pm

segunda abr 10, 2006 11:13 am

alguém me sabe dizer onde posso encontrar a planta "citronela de java", p/ plantar ou semear?
já encontrei uma variante que se chama só citronela e é bastante eficaz contra melgas e mosquitos mas ñ 100%.
cindye
Membro Veterano
Registado: terça mar 01, 2005 5:48 pm
Contacto:

segunda abr 10, 2006 11:17 am

Não existe cá essa planta.
Há quem tenha porque trouxe de outros paises, nomeadamente Brasil..mas é proibido.

Essa planta atrai cobras.
spockzara2
Membro

segunda abr 10, 2006 11:40 am

olá cindye, diz-me é proibido em termos legais? e pk? é que eu prefiro ter cobras que aqui são inofensivas do que potenciais portadores de leishmaniose que abundam por aqui.
cindye
Membro Veterano
Contacto:

segunda abr 10, 2006 11:51 am

Sim, é mesmo proibida em termos legais.
VitorN
Membro Veterano
Registado: terça set 06, 2005 11:01 am
Contacto:

segunda abr 10, 2006 11:53 am

Vou dizer uma coisa que não sei se tem fundamento, mas é que eu penso que já ouvi dizer que existe nos chineses um frasco com essência de citronela... Alguém confirma? :|
cindye
Membro Veterano
Contacto:

segunda abr 10, 2006 12:28 pm

confirmado :D
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

segunda abr 10, 2006 3:39 pm

Oi Cindye,
Eu acredito que seja proibido, embora não soubesse, por razões que tenham a ver com a protecção da flora autoctone e com evitar que especies de outros países (muitas delas sem inimigos naturais que as controlem) se tornem pragas. Mas essa de ser proibido porque atraiem cobras não entra na minha cabeça ;) . Em primeiro lugar porque mesmo que assim fosse, a cobra não é em Portugal propriamente um risco para a saúde pública. Em segundo lugar porque atrair cobras também atrai uma pilha de lenha, um monte de rochas ou o que quer que seja onde elas se possam abrigar ;)
Eu da próxima vez que for ao brasil vou averiguar se esta planta se pode trazer em mudas ou em semente, e faço questão em trazê-la para minha casa. Aqui ficará limitada a sua proliferação, porque não tenciono plantá-la em zona aberta mas sim em áreas bem contidas e isoladas, e também não creio que na zona onde vivo as cobras abundem ;)
susanastrat
Membro Veterano
Registado: quarta jan 25, 2006 11:35 am

segunda abr 10, 2006 3:41 pm

A essência de citronela, não deu o resultado esperado. :(

Não sei se é o problema da qualidade da essência ou se é das moscas. :?
<p>susana</p>
spockzara2
Membro

segunda abr 10, 2006 3:52 pm

a essência nunca experimentei mas possso garantir-lhe que as velas fazem maravilhas, e o melhor mesmo são aquelas tochas onde se queima parafina isso elimina a 100%, eu é que ñ posso usá-las senão os meus canídeos incendiavam-me a casa :lol:
karla1
Membro
Registado: terça mar 07, 2006 11:20 pm

segunda abr 10, 2006 3:58 pm

olá
o verao passado sei que teve á venda essa planta no Forum Montijo
mas a procura é tanta que nunca ha ,e quando chegam vao sempre para aqueles que sao conhecidos ou encomendaram ...enfim...
o que sei é que dá resultado porque uma amiga minha tem uma.
quanto ao atrair cobras nao me parece..pelo menos ela nao se queixou.
cpm
cindye
Membro Veterano
Contacto:

segunda abr 10, 2006 5:04 pm

Boas PauloC

Eu não disse que era proibida a citronela por atrai cobras.
Eu disse que a citronela atraia cobras, só isso.
Tenho um amigo no Brasil que tem várias e as cobras fazem ninhos lá de baixo.
A planta é proibida exactamente por aquilo que disses-te...por causa da protecção da flora.
Nyara
Membro Veterano
Registado: sexta ago 12, 2005 12:30 pm
Contacto:

segunda abr 10, 2006 5:12 pm

Eu creio haver mais especies de plantas que afastam insectos, os gerânios por exemplo dizem que tem essa propriedade :?

Quanto às essências, as dos "chineses" são fraquitas além de não serem naturais, experimentem comprar numa ervanária essas sim são bem fortes e concentradas. É mais caro mas compensa ;)
susanastrat
Membro Veterano
Registado: quarta jan 25, 2006 11:35 am

segunda abr 10, 2006 5:53 pm

Nyara, não foi no chinês!...Ainda morria envenenada!!! :o

Eu comprei no mesmo local onde compro outras essências. São excelentes, porém pode a concentração para matar moscas diferente quando a aplicação tem outros fins. Essa deve ser a causa de não ter resultado.:oops:

Eu geralmente apanho umas peles de cobra para afastar ratos! :p
<p>susana</p>
douricobulls
Membro
Registado: quinta dez 26, 2002 2:35 pm
Contacto:

segunda abr 10, 2006 6:28 pm

Olá,
Como a Cindye disse e bem, a planta citronela de java não é uma planta da nossa flora e sendo uma graminia com grandes propensão para se tornar invasora, por isso não é permitida.
Existe uma planta com os efeitos semelhantes e permitida que é a planta do absinto (Artemisia absinthium), que se pode encontrar com alguma facilidade, e devo dizer que as propriedades são semelhantes, para o efeito de repelente de insectos deve ser colocada em local de passagem de correntes de ar para que o odor se propague, o que é repelente nestas plantas são os seus oleos, por isso é aconselhavel a colocação desta planta em contacto com o sol.
Devo dizer que se pensam trazer plantas ou sementes do brazil que as tragam certificadas pela entidades competentes, pois qualquer circulação de animais ou plantas sem o seu certificado sanitário , dá direito á sua apreensão e algumas coimas.
Devo acrescentar que para espanto de muitas pessoas nós temos variadissimas plantas que são repelentes de insectos, é claro que umas mais que outras, quase todas as plantas aromáticas o são, lavandas, salvas, tomilhos etc.
Os que pensam que funciona como uma barreira de protecção eficaz para repelir insectos, estão enganados , qualquer que seja a planta repelente melhora mas nenhuma é totalmente eficaz.
Última edição por douricobulls em segunda abr 10, 2006 7:33 pm, editado 1 vez no total.
Nebulosa
Membro Veterano
Registado: terça set 14, 2004 12:01 am

terça abr 11, 2006 1:51 am

Atualmente a citronela aqui não está mais dando conta dos insetos como antigamente, então agora está-se utilizando o Neen ( lê-se nin) este provavelmente encontra-se para vender legalmente aí em portugal ou em países visinhos sem problemas, assim como vocês podem encomendar, ele é um inseticida forte, o suficiente para espantar carrapatos e pulgas do terreno onde tem o cheiro do neem, o cheiro não é forte nem pra nos nem para os cães além de ser agradável.
A quem quer trazer sementes ou mudas de qualquer coisa daqui, muito cuidado já que o IBAMA atualmente anda fazendo vista grossa.
Responder

Voltar para “Outros Tópicos”