Sapo parteiro

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Bandycute
Membro
Registado: sábado abr 23, 2005 4:04 pm
Localização: 4 cães,2 gato,1 hamster,8 canários,1 rosicolis,2 caturra,2 rãs,48 girinos

segunda abr 03, 2006 11:16 pm

Olá pessoal da arca de noé, Por volta de Outubro enquanto dava uma volta pela rua encontrei na estrada perto das casas um sapo-parteiro (axo ke era do género comum não reparei nas pertuberâncias da pata) eu sei que não se deve levar animais selvagens para casa mas foi isso que fiz!! estou farto de ver sapos esborraxados nas estradas !! e pulo num aquário com água (com esperanças que este depositá-se lá os ovos, e resultou xD) depois soltei-o no quintal. Agora tenho 48 bonitos girinos e de outobro até agora nem sequer lhes nasceram as patas! fui procurar nos charcos mais próximos e os girinos estavam muito menos avançados que os meus (não sei se têm a ver com a altura que nasceram com o tipo de sapo ou com o tipo de alimentação) eu sei que quando estão para se formar as patas os girinos comem muito menos. A questão é a seguinte eu dou-lhes comida para peixes Koi rica em gorduras, será que tenho de diminuir a quantidade de alimento para eles se desenvolverem ou é natural desta espécie o desenvolvimento tardio?
coldblood
Membro Veterano
Registado: sábado jul 24, 2004 8:48 pm
Contacto:

segunda abr 03, 2006 11:29 pm

Uma sugestão, emborea não concorde com a colecta de animais da naturesa, que tal arranjares no exterior, um recipiente com agua e deixar para os mostquitos produzirem larvas e punhas lavas de mosquito no aquario, pelo menos para variar a dieta, eu de anfibios não sei muito, mas é uma sugestão facil.
Bandycute
Membro
Localização: 4 cães,2 gato,1 hamster,8 canários,1 rosicolis,2 caturra,2 rãs,48 girinos

terça abr 04, 2006 12:03 am

Obrigado pelo conselho mas acho que os girinos de salamandra e tritão se alimentam de insectos mas mesmo assim vou seguir o seu conselho
gezzmo
Membro Veterano
Registado: domingo jan 04, 2004 12:16 pm

terça abr 04, 2006 12:28 am

ainda mais facil q isso é passares numa loja de aquariofilia e comprares larva de mosquito vermelho congelada, e dps é só descongelar e dar, eles adoram.
rbl
Membro Veterano
Registado: quarta mar 02, 2005 11:15 pm

terça abr 04, 2006 12:46 am

Eu sugeria que os alimentasses com os mais próximo possível do que eles comem na natureza pois quando os soltares eles estarão mais ambientados.
Bandycute
Membro

terça abr 04, 2006 10:31 pm

Mas a alimentação dos girinos é completamente diferente da das adultos desta espécie, os girinos são omnivoros mas os adultos são estritamente insectivoros...
P_R
Membro Veterano
Registado: quarta jul 21, 2004 6:52 pm

quarta abr 05, 2006 8:10 pm

os girinos sao omnivoros? grande cena... pensava que eram exclusivamente insectivoros!
Mas eles comem que tipo de vegetais??
Acho que o melhor era mesmo os cubitos de larvas de mosquito para aquariofilia!
Silly_Bublle
Membro Veterano
Registado: segunda jan 23, 2006 4:00 pm
Localização: 2 porquinhos da india, 1 casal de Yorkshire terrier, peixes

quarta abr 05, 2006 8:24 pm

Banducute, está complectamente errado!
Geralmente os girinos costumam alimentar-se de larvas de mosquitos.
Senão, onde é que um girino ia buscar comida?
Tal como o P_R disse, deverias comprar os cubos de larvas de mosquitos para aquariofilia.

Mais uma coisa, achei uma pouco errado teres levado o sapo-parteiro para casa.
Se estavas farto de os encontrar esborrachados na estrada, então colocavas-o noutro sitio. É errado retirares um animal do seu habitat natural.
A tua intenção pode ter sido boa, mas não se justifica.
Bandycute
Membro

quinta abr 06, 2006 9:16 pm

Eu acho que em vez de dizer que eu estava completamente enganado devia pesquisar um pouco, não quero questionar os seus conhecimentos mas tenhos anos de esperiência com anfibios ibéricos não sei se se refere a qualquer espécie comercializada em lojas mas daqueles que já tive a boa experiência de criar alimentam-se de lismos e detritos tais como restos de peixes e restos vegetais, alimento os meus com couve cozida e outros vegetais previamente cozidos e depois ralados posso ter apenas 16 anos mas tenho experiência desde os meus 8 anos e trabalhei com mais de 4 espécies de girinos diferentes, não quero entrar em confronto com ninguém mas os meus conhecimentos não vêm só de livros ou de coisas que vejo na net. Com os melhores cumprimentos Bandycute.
Já agora eu não acho crime manter animais endémicos em cativeiro o seu comercio excessivo é que é crime! Quando pararem de esborrachar sapos nas estradas, de pararem de poluir os rios e cursos de água e protegerem a fauna e flora do nosso país talvez mude o meu comportamento.
P_R
Membro Veterano

sexta abr 07, 2006 8:02 am

Bandycute Escreveu:Já agora eu não acho crime manter animais endémicos em cativeiro o seu comercio excessivo é que é crime! Quando pararem de esborrachar sapos nas estradas, de pararem de poluir os rios e cursos de água e protegerem a fauna e flora do nosso país talvez mude o meu comportamento.
nao estou de acordo contigo... se todos pensarmos assim, ninguem pára de esborracahar sapos nas estradas, ninguem pára de poluir os rios, ninguem pára de pegar animais na fauna portuguesa, e portanto, ninguem fará esforços para preservar a fauna ;)
alguem tem de começar, nao vamos focar toda a vida á espera uns dos outros, nao é??

ja agora, e desculpa-me a curiosidade, que tipo de trabalhos ja efectuas-te com rãs??
coldblood
Membro Veterano
Registado: sábado jul 24, 2004 8:48 pm
Contacto:

sexta abr 07, 2006 8:33 am

Bandycute Escreveu: Eu acho que ............ Com os melhores cumprimentos Bandycute.
Já agora eu não acho crime manter animais endémicos em cativeiro o seu comercio excessivo é que é crime! Quando pararem de esborrachar sapos nas estradas, de pararem de poluir os rios e cursos de água e protegerem a fauna e flora do nosso país talvez mude o meu comportamento.

Pois o que tu achas ou não, é irrelevante, pois a lei existe e a falta de cumprimento da mesmo é crime sim. Para além dos mortos na estrada, os habitats destruidos pela poluição, se começassemos nós a colectar os unicos especimes saudaveis que conseguem chegar ao estado adulto, estavamos a contribuir ainda mais o desaparecimento da especie....Mas podes sempre redimir-te, já que
os protegeste de predadores durante a fase mais vulneravel da vida deles, agora que começam a ficar maiorzinhos, podias colocá-los na zona onde encontras-te a progenitora.

Eu compreendo a revolta que sentes por veres os animais esborrachados na estrada, eu na minha zona deparo-me com o mesmo, principalmente com a especie Bufo Bufo e com camaleões.
Bandycute
Membro

sábado abr 08, 2006 10:36 pm

Eu desde os meus oito anos já criei com sucesso vários tipos de anfibios
Salamandras-de-pintas-amarelas (apenas 3 pois foi dos primeiros anfibios que criei e não sabia que eram canibais fiquei horrorizado quando vi elas a comerem-se umas ás outras) sobreviveu só uma e essa soltei-a, mais tarde ofereceram-me um livro espectacular que não me recordo o nome mas sei que é um precioso díario de campo que me ajuda sobre a época de reprodução dos anfibios,como destinguilos, etc. Por volta dos nove encontrei a minha primeira Salamandra-de-costelas-salientes em fase larvar (estava dentro de um tanque e era enorme) como não tinha condições tirei-a do tanque e pula no ribeiro pertoi da minha casa. Nessa altura vivia num monte depois mudei-me para uma cidade e a unica população de anfibios de anfibios que existia localizava-se numa horta de um homenzinho, criei com sorte cerca de 10 girinos o primeiro ano e 5 no segundo, como não tinha quintal fui obrigado a soltá-los todos, vivi lá até aos 12 anos e depois mudei-me para outra zonda rural onde moro actualmente e onde posso continuar a trabalhar com os meus anfibios que são a minha paixão as pessoas acham que sou maluko por preferir um sapo a uma bola de futebol mas pronto. Desde que cá estou já criei Tritões de ventre laranja (muito comum por esta área), vi uma vez um tritão marmorado mas depois fugiu-me, já trouxe alguns sapos comuns para o meu quintal mas desapareceram e rãs agora estou as criar rãs adultas no meu lago de jardim juntamente com girinos de sapo comum e sapo parteiro. Não me julgo um criminoso, se eu andasse aí a roubar carros e a bater em mendigos acho que podia ser pior. Eu tenho uma duvida , quando soltar os exemplares adultos devo soltá-los todos na mesma área ou distribuilos por outros lugares?
P_R
Membro Veterano

domingo abr 09, 2006 9:05 am

se forem mesmo adultos acho que deves soltar em areas diferentes, se tiveren acabado de fazer a metamorfose deves soltalos mais ou menos no mesmo local. eles depois acabam por dispersar...
korrodi
Membro Veterano
Registado: domingo abr 09, 2006 3:04 pm

domingo abr 09, 2006 9:03 pm

da-lhes larva de mosquito e alfuns vegetais triturados(sao ricos em vitaminas) :D
boa sorte!
Bandycute
Membro

segunda abr 10, 2006 6:19 pm

o que é que são alfuns??
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”