"Red Cocker Syndrome" Verdade ou mito?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Nanico
Membro Veterano
Registado: quinta jan 02, 2003 1:50 pm

segunda jan 20, 2003 7:47 pm

Esta e uma questao sobre a qual ha muito tempo me interrogo e ainda nao encontrei resposta. Espero que os foristas me saibam elucidar.
O "red cocker syndrome" e o que se chama a uma condicao sofrida por alguns Cocker Spaniel (principalmente os dourados). Essa condicao e genetica e revela-se por uma tendencia do animal em atacar o dono ou tratadores sem pre aviso.
A explicacao que se da para a existencia de cockers dourados com este problema e que o cocker dourado so surgiu nos anos 40, por acidente genetico. Dado que o gene da cor dourada e recessivo, em ordem a originar uma ninhada de cor dourada os pais tem de ter ambos esta cor e quantos mais ascendentes dourados, maior a probabilidade de sucesso. Durante os anos 70 e 80 os cockers dourados tiveram um auge de polularidade. Para fazer face a procura, fizeram-se demasiados cruzamentos consanguinios, o que fez com que a condicao se propagasse muito.
Agora a minha pergunta: Existe mesmo um "red cocker syndrome" ou o que realmente se passa e que os cocker spaniel sao animais teimosos, muito dominantes e nervosos que atacam so se estao mal educados? E possivel que um cocker que sofra de "red cocker sysdrome" possa ser re-educado ou tem de ser eutanasiado? Eu propria tenho um cocker spaniel (dourado) que nunca atacou ninguem, mas sou a primeira a reconhecer que e um cao que precisa de treino e disciplina. Senao e ele quem manda ca em casa. Um cao igual ao meu foi eutanasiado ha pouco tempo porque se dizia que tinha "red cocker syndrome". Nao me consigo conformar com a situacao.
Agradecia muito que alguem me elucidasse.
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

segunda jan 20, 2003 10:45 pm

Última edição por SeaLords em quarta nov 19, 2008 7:29 am, editado 2 vezes no total.
Nanico
Membro Veterano

terça jan 21, 2003 8:29 am

SeaLords,

Agradeco-lhe a correccao e a explicacao. Ha muito pouca informacao sobre este assunto. Toda a informacao e bem vinda!
linda76
Membro Veterano
Registado: quarta fev 27, 2002 4:47 pm
Contacto:

terça jan 21, 2003 12:53 pm

Pois, eu concordo com sealords. Eu não falo com conhecimento de causa, pois não sou GRANDE conhecedora da raça. Pelo que sei, o cocker até há bem pouco tempo foi uma raça de moda e como tal, surgem sempre cruzamentos não muito correctos que originam problemas na raça. Os cockers vermelhos ou dourados, tiveram muito mais procura que outras cores. Mas não me parece que seja o factor cor da pelagem que o torne mais ou menos agressivo que outros. para ter cães castanhos, os pais tb podem ser pretos, então, os cães pretos tb deveriam ter esse tipo de problema.

Penso que se a ninhada do seu cão tenha sido ponderada com algum cuidado não vai ter problemas.

Cumprimentos,

Sandra
Nanico
Membro Veterano

terça jan 21, 2003 2:06 pm

Permitam-me mais uma pergunta:
Para quem tem um cocker dourado, como e que se pode saber se o animal tem "red cocker syndrome"ou se esta pura e simplesmente mal educado? Ha algum teste que o veterinario pode fazer?
linda76
Membro Veterano
Registado: quarta fev 27, 2002 4:47 pm
Contacto:

terça jan 21, 2003 4:49 pm

Olá,

De facto não sei. Mas pode fazer essa pergunta ao veterinário.
jcachorro
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
Contacto:

quinta jan 23, 2003 1:34 am

Eu propria tenho um cocker spaniel (dourado) que nunca atacou ninguem, mas sou a primeira a reconhecer que e um cao que precisa de treino e disciplina. Senao e ele quem manda ca em casa.

Olá Joana:

Eu também já tive um Cocker Dourado, que foi simplesmente um cão espectacular, atendendo a que foi o meu primeiro cão e eu era ainda miúdo. Foram praticamente os meus pais que com brincadeira e algum pulso firme, lhe estabeleceram os limites básicos para uma boa convivência com todas as pessoas e outros cães.
No fundo ( e eu já tenho dito isto muitas vezes...), o Cocker é um cão que pode enganar quem não o conhece, isto é, a sua teimosia, capricho e também alguma imponência, fazem dele uma raça bastante difícil de educar, embora não pareça nada ( aqueles olhinhos e aquelas orelhas, derretem toda a gente). Sem as regras de educação básica, qualquer cão tenta assumir a liderança em casa ( até o mais submisso dos cães), logo isso não seria uma excepção dos Cocker.
Salvo raros problemas de comportamento, esta raça precisa no fundo de tudo o que as outras também precisam: regras básicas de educação, brincadeira e algum "pulso firme", quando cometem asneiras ou tentam impôr a sua vontade.
<p>Cumprimentos

Jo&atilde;o Silva

</p>
Responder

Voltar para “Cães”