InexperiÊncia com tartarugas

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
Motta
Membro Júnior
Registado: segunda abr 10, 2006 9:46 pm

segunda abr 10, 2006 9:56 pm

Olá..
Aqui há dias comprei uma tartaruga aquática,ela ainda é bébé,eu vi aqui alguns comentários a reforçar a necessidade de possuir um termostato e lampada uva/uvb..eu não possuo isso mas neste momento estou a viver num local onde a temperatura não vai abaixo dos 22º durante o dia e os 15o durante a noite...
Eu gostava de saber se mesmo com estas condicões climatéricas será necessário adquirir o termostato e a lampada uva/b!
Nestes dias ela tem estado quieta o dia todo.. e so vai a agua se eu a colocar la...pensei que poderá ser por causa da agua fria..Será???
agradecia uma ajudinhaa..
compriments!!
Nyara
Membro Veterano
Registado: sexta ago 12, 2005 12:30 pm
Contacto:

segunda abr 10, 2006 10:22 pm

Olá Motta bem-vindo à Arca e ao forúm dos repteís :D

eu não possuo isso mas neste momento estou a viver num local onde a temperatura não vai abaixo dos 22º durante o dia e os 15o durante a noite...
Eu gostava de saber se mesmo com estas condicões climatéricas será necessário adquirir o termostato e a lampada uva/b!
O que importa é saberes a que temperatura está a água e fazer um registo (dia e noite) para teres a certeza que ela se mantém constante. O pior mesmo são as súbitas subidas e descidas ;) Compra um termómetro (são baratos).
A quem use e há quem dispense o termostáto/resistência, são opiniões. Eu acho preferível principalmente em tartarugas pequenas pois auxilia-as no seu crescimento.

Quanto à lâmpada a função dela é substituir (ou compensar) os raios de sol. Nada é melhor doque o original mas as lâmpadas cumpre bem a sua função pois além de lhes transmitir os uva/uvb e assim facilitar absorção de vitamina D e fixação do cálcio tão útil para a carapaça, ajuda tb a acelerar-lhes o metabolismo a a aquecer o ambiente do aquaterrário.

Nestes dias ela tem estado quieta o dia todo.. e so vai a agua se eu a colocar la...pensei que poderá ser por causa da agua fria..Será???
Pode ainda estar a ambientar-se mas pode tb já ser indicío de que algo não está bem com ela :?

Está a comer bem?
Motta
Membro Júnior

terça abr 11, 2006 11:49 am

A mim parece me que ela come pouco..ISto porque tb nao a vejo muito activa.. Ontem por exemplo... teve o dia todo parada.. ao fim do dia coloquei-a na agua.. ficou por instantes a boiar..mas la foi despertando..(curioso que abre um olho e so depois o outro, nao os dois ao mm tempo!!) vi-a a tentar comer os camaroes.. mas logo depois foi para a rampa e assim fikou a noite toda.. metade fora e matade dentro d agua..é normal?? hoje ja se moveu.. foi para a outra rampa..lol e axim esta a dormir à mesma metade dentro de agua... elas passam assim tanto tempo paradas..ou sao mais activas??
Na questao do aquecedor..posso comprar mas é que o tarrario onde ela esta.. nao é mtu grande.. é um todo em plastico.. mede cerca d 22cm lado, uns 40cm d comprimento e de altura terá tb 22..nao é mtu grande mas para ela serve..bem.. sendo os termostatos tb grandes fikaria de fora.. mas hoje vou comprar.. a ver se ela se mostra mais activa.. logo que note alguma diferença.. venho aqui...
comprimentos...
Nyara
Membro Veterano
Contacto:

terça abr 11, 2006 12:12 pm

Olá Motta :D
elas passam assim tanto tempo paradas..ou sao mais activas??
Elas são mais activas ;) o que se passa com a tua tartaruga é que ela está com o metabolismo mto lento, possívelmente tá num estado de semi-hibernação, o que na minha opinião, numa tartaruga bébé não é nada aconselhável :( ela não tem as reservas necessárias para estar nesse estado letárgico.

Já leste por aqui algo sobre a alimentação delas? os camarões não são uma alimentação equilibrada.

Quanto ao termóstato, não tenhas problemas, é assim o colocas-o na horizontal (deitado) de modo a ficar coberto com água. Ou compras uns próprios para terrários de tartarugas que são menos compridos, nos hipermercados encontras com facilidade.

Mas compra isso rápido que a tua amiga está a precisar ;) e já agora a lâmpada tb era óptimo (as de rosca não são mto caras- marca exoterra)

Continua a dar noticias e qualquer dúvida já sabes ;)
Motta
Membro Júnior

terça abr 11, 2006 4:40 pm

Ola..
Ja instalei tudo, o termostato e a luz..
A verdade é k inda nao saiu da agua.. ta de "pe" encostada a parede com a cabeça fora d agua.. Vamos ver se começa a comer com mais regularidade.. espero que sim..
Quanto à luz vi uma lampada das normais, mas é do tipo "luz solar".. diz que é como a luz do sol natural... axas que serve??
Tb comprei mais variadade de comida.. como o stick e um outro tipo de granolado..
Comprimentos...vou paxando p contar novidads..
Nyara
Membro Veterano
Contacto:

terça abr 11, 2006 5:48 pm

Parabéns pela rapidez, a tua tartaruga agradeçe ;)

A lâmpada deve ser parecida a esta :

http://www.exo-terra.com/EN/products/su ... pot_i.html
Tb comprei mais variadade de comida.. como o stick e um outro tipo de granolado..
Fizeste mto bem...vais ver que vai arrebitar logo logo 8)

Tudo de bom
Norby
Membro Veterano
Registado: sexta nov 18, 2005 6:37 pm

quarta abr 12, 2006 10:59 am

Se tiveres possibilidade deixa-a apanhar sol directo (nao filtrado por vidros), mas assegura-te sempre que ela tenha um espaço com sombra, para se quiser se poder abrigar do sol.

Vais ver que com tudo o q fizeste ela rapidamente vai ganhar um apetite devorador (e vai adorar apanhar banhos de sol!)
Motta
Membro Júnior

quarta abr 12, 2006 3:45 pm

Sim fazia-o com mtu gosto..mas infelizmente o sol nao bate directamente em minha casa...
A lampada terá de servir..

Afinal ontem foi so fogo de vista..a bela tuga esticou.se a apanhar "banhos de lampada" e assim esta ate agora..
nao sei se ainda se esta a habituar as mudanças..
Vou ver se ela se mostra mais activa estes proximos dias..
Comprimentos.. :)
Nyara
Membro Veterano
Contacto:

quarta abr 12, 2006 4:00 pm

Lá por serem aquáticas não quer dizer que estejam sempre dentro de água, apreciam uns banhos de sol (ou lâmpada) ;)

Continuação de tudo de bom!
rbl
Membro Veterano
Registado: quarta mar 02, 2005 11:15 pm

quarta abr 12, 2006 4:25 pm

Atenção que para um animal que precise de radiação UVB, essas lâmpadas não servem. Aliás, esse spot Sun Glo Neodymium faz a mesma coisa que o spot marca continente ou auchan se preferirem.

Se essa espécie precisa de UVB, é preciso comprar uma lâmpada emissora de UVB na quantidade que ela precisa.
Motta
Membro Júnior

sexta abr 14, 2006 2:32 pm

Ola ppl...
Cheguei a uma conclusão..lol a minha tartaruga é do tipo alentejano..lolol
passa o dia todo a dormir esticada...acorda de manha muda-se para outro lado e dorme ate ao outro dia.. penso que quando acorda pela manha deve comer.. como nao a vejo nao tenho a certeza.. tambem creio que se tiver fome acorda e vai para a agua.. nao!!?? Nao a quero chatear mtu por isso deixo-a a vontade e quando tiver fome ou quando se queira mexer k o faça!!! Será correcto??
Compriments
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”