chip

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
kalashnykov
Membro Júnior
Registado: terça mai 25, 2004 9:17 pm

quarta abr 12, 2006 9:20 pm

gostava de expor aqui uma duvida, disseram-me no vetinário que a minha cadela, uma rafeira pequenina linda, precisa de levar um chip. Disse-me q agora é obrigatório em todos os caes.....pensei q só era preciso em certas raças.....afinal como é???????
VitorN
Membro Veterano
Registado: terça set 06, 2005 11:01 am
Contacto:

quarta abr 12, 2006 9:44 pm

Penso que só será obrigatório em 2008, salvo erro, agora que neste momento ainda não é, disso tenho certeza ;)
JoanaElectra
Membro Veterano
Registado: quarta abr 13, 2005 2:39 pm
Contacto:

quarta abr 12, 2006 10:56 pm

Julho de 2004.
Joana
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

quinta abr 13, 2006 7:16 am

) IDENTIFICAÇÃO

A identificação electrónica de cães e gatos, a realizar entre os três e os seis meses de idade, é obrigatória, a partir de 1 de Julho de 2004, para os seguintes animais:

a) Cães perigosos ou potencialmente perigosos, tal como definidos em legislação específica;

b) Cães utilizados na caça;

c) Cães em exposição, para fins comerciais ou lucrativos, em estabelecimentos de venda, locais de criação, feiras e concursos, provas funcionais, publicidade ou fins similares.

A partir de 1 de Julho de 2008, a identificação electrónica é obrigatória para todos os cães nascidos após esta data.

A obrigação de identificação dos gatos será fixada em data a definir.

Podem ser identificados electronicamente em regime voluntário todos os cães e gatos não abrangidos pelos regimes obrigatórios atrás descritos.

A identificação é efectuada por médico veterinário, a quem compete:

- Introduzir o “microchip” no corpo do animal;

- Preencher a ficha de registo;

- Colocar o autocolante com o código de identificação no boletim sanitário do animal.

O médico veterinário fica com uma das vias da ficha e dá o original e um duplicado ao detentor do animal.

Está prevista a identificação:

? Em campanha, em moldes semelhantes à campanha de vacinação.

? Em clínicas privadas durante todo o ano.
A Lei só prevê que seja obrigatória a Identificação electrónica para os animais não contemplados nas alíneas a) a c) a partir de Julho de 2008.

Mas kalashnykov, não entendo o porquê da sua questão, o chip não trás problema nenhum à sua cadela e em caso de se perder pode ser a maneira de quem a encontrar a poder fazer chegar a si.

Eu tenho 4 cadelas, 3 chipadas e 1 tatuada e estou a pensar chipar a tatuada também.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
AcTiOnGiRl
Membro Veterano
Registado: quarta fev 18, 2004 9:40 pm

quinta abr 13, 2006 3:27 pm

Mas kalashnykov, não entendo o porquê da sua questão, o chip não trás problema nenhum à sua cadela e em caso de se perder pode ser a maneira de quem a encontrar a poder fazer chegar a si.
kitten,

Começo a ter dúvidas se realmente o chip facilita no caso de perda de um animal :? á casos de foristas que encontraram cães chipados e nem por isso encontraram os seus donos :roll:
Os Boxers são frequentemente descritos como os filósofos entre os cães, talvez porque às vezes parecem sonhadores e distraídos.
JoanaElectra
Membro Veterano
Contacto:

quinta abr 13, 2006 3:34 pm

Bem, o que eu já li, inclusivé num consultório veterinário, é que era obrigatório para todos a partir de Julho de 2004. Pode estar errado, claro...
Joana
kitten
Membro Veterano

quinta abr 13, 2006 5:52 pm

Não Joana, a partir de 2004 eram só os que constam da lista que eu coloquei
;)
Começo a ter dúvidas se realmente o chip facilita no caso de perda de um animal icon_confused.gif á casos de foristas que encontraram cães chipados e nem por isso encontraram os seus donos icon_rolleyes.gif
Pois isso é verdade, mas também são muitos os casos em que os cães são roubados e quando assim é raramente vão ao vet e se forem provavelmente nem levantam suspeições.
Madalena Marques
JoanaElectra
Membro Veterano
Contacto:

quinta abr 13, 2006 5:57 pm

Pois, tinha as minhas dúvidas. Gracias.
Joana
ll_spiral_ll
Membro Júnior
Registado: segunda abr 10, 2006 12:50 pm

quinta abr 13, 2006 9:27 pm

Ha alguma maneira de vermos se o animal tem chip, sem o levar ao veterinario?
Pode-se apalpar? Onde sao inseridos os chips?

Obrigada
pifo
Membro Veterano
Registado: domingo jun 06, 2004 6:53 pm

quinta abr 13, 2006 10:52 pm

ll_spiral_ll Escreveu: Ha alguma maneira de vermos se o animal tem chip, sem o levar ao veterinario?
Pode-se apalpar? Onde sao inseridos os chips?

Obrigada
The transponder which is the size of a grain of rice is implanted by subcutaneous injection and contains a unique electronic identification code for your pet.
São inseridos no lado esquerdo do pescoço e a não ser que tenha poderes especiais, tem de levar o cão ao vet para poder ser verificada a presença do chip.
Cumps ;)
kitten
Membro Veterano

quinta abr 13, 2006 11:42 pm

Nem sempre pifo, a minha whippet consegue ver-se o chin a olho nú, ver-se o altinho e dá para agarrar.
Mas é necessário dizer-se que a whippet não tem sub pelo nem gordura. Nas outras não se consegue nem ver nem sentir
Madalena Marques
pifo
Membro Veterano
Registado: domingo jun 06, 2004 6:53 pm

quinta abr 13, 2006 11:48 pm

É certo, kitten, mas penso que ao querer saber se um animal tem chip, também é importante saber o código que ele transporta e isso só nos vets.

Em certos gatos também se sente, basta serem mais magritos e sente-se o chip, ou antes, algo que PODE ser o chip, por isso é sempre melhor a confirmação.
Cumps ;)
Responder

Voltar para “Cães”