Dificulades com uma Boxer

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

xakazulu
Membro Júnior
Mensagens: 15
Registado: quarta nov 27, 2002 2:42 pm

terça jan 21, 2003 4:15 pm

Olá a todos
Estou com sérias dificuldades em educar a minha cadela Boxer que fez no dia 15/01/2003 o seu 1ºaniversário. Está comigo desde os 3 meses e só faz maldades. Passo a citar:
Come cadeiras de madeira maciça, óculos, remoto control, almofadas, destroi todos os bonecos que encontra,chinelos, sapatos, tira a terra dos canteiros, os vasos estão partidos, e mais coisas que faço-me de esquecida. O problema é que farto-me de ouvir do meu marido, diz ele que qualquer dia não temos mobília, a minha mãe só sabe é fazer queixas, eu já não sei o que fazer. Vivo numa moradia, e sempre que o tempo está bom, a Lucky vem para o quintal, quando chove fica em casa. A minha mãe está em casa todo o dia, portanto não tem falta de companhia, tenho tb um Setter Inglês que está comigo á 7 anos, portanto ela tem um amigo de manhã á noite, que fazer com a Lucky?Alguém já passou por isto? É por ser Boxer? Quando é que a Lucky deixa de fazer maldades?Isto tudo acompanhado de uma falta de má educação, quando nós chamamos por ela, faz ouvidos de mercador. Apesar de tudo adoro-a, mas preciso de ajuda.............. :oops:
XAKAZULU
rlscardoso
Membro
Mensagens: 152
Registado: segunda out 28, 2002 4:54 pm
Localização: Labrador (Zorba)

terça jan 21, 2003 4:51 pm

Olá...

Antes de mais, bem vinda. O meu Labrador tem um ano e meio sensivelmente e mesmo assim ainda é um terrorista, não posso deixar absolutamente nada à vista dele. Tb já me comeu um comando de televisão, um relógio, uma caneta bic, parte de um aspirador, para já não falar de roupa interior que por vezes parece que tenho ratos em casa, pois ele quando a apanha roi tudo. Não me parece uma situação normal já com essa idade e eu só "aceitei" do meu, uma vez que ele já veio para mim com 1 anito e tal e não sabia a educação que tinha tido. No entanto, ralho com ele e devo dizer que tenho que lhe dar algumas palmadas com vista a ele não repetir o feito.

Tenho uma amiga que também tem um boxer que era um autêntico terror. Achavamos mesmo que ele devia ser meio burrinho, pois até andou em várias escolas e até as necessidades ele fazia em casa. Nem isso ele aprendeu decentemente... Era de facto um bocadinho burrinho.

Mas acho que não deve desesperar. Deve sim repreende-lo cada vez que ele faz alguma maldade. Sem pena, pois só assim eles compreendem. Temos de ser firmes e fazê-los ver que o que fizeram está errado.

Boa sorte.

Rita
rutefcamacho
Membro Veterano
Mensagens: 497
Registado: terça jul 23, 2002 12:18 pm
Localização: Golden Retriever

terça jan 21, 2003 5:56 pm

Olá!

Já pensou em levá-la à Escola. Haverá, com certeza especialistas que a ajudarão a torná-la menos destroidora.

Eu não tenho muita experiência em boxers, mas a o meu vizinho, que tem uma cadela com 3 anos, diz que ela ainda se porta como uma autêntica criança (leia-se cachorrinha!).

Boa sorte e não desespere!
xakazulu
Membro Júnior
Mensagens: 15
Registado: quarta nov 27, 2002 2:42 pm

terça jan 21, 2003 6:42 pm

Agradeço desde já a v/ajuda, só para acrescentar, ela apanha a palmada quando nós a apanhamos a destruír, só que os musculos nas coxas são de tal forma rijos que eu é que fico com a mão a doer. De burrice não tem nada, aliás é de uma inteligência única, sabe perfeitamente que fez mal, pois esconde-se, fica quieta, e com as orelhas para trás. Quando foi lá para casa com 3 meses, fazia as necessidades sempre na cozinha, pouco tempo depois com é por hábito ir com o Shoot á rua, passou a fazer tudo fora do quintal.
Parece-me que vou é continuar a ouvir queixas todos os dias, e brevemente terei de comprar cadeiras para a cozinha, pois adora roer a madeira. Há umas semanas comprei 6 almofadas para as cadeiras, pois tenho a dizer que hoje nem 1 existe, vejam só a destruidora que tenho em casa, pior que ratos.
Obrigada
XAKAZULU
boerboelfan
Membro Veterano
Mensagens: 696
Registado: domingo mar 17, 2002 4:49 pm
Localização: Pastor Alemão ; Rotti ; Boerboel ; Poodle

terça jan 21, 2003 7:28 pm

Não conheço bem a raça Boxer , outros forenses estarão mais á vontade para falar desta raça, todavia tenho ouvido dizer , por pessoas que os têm, que mesmo crescidos são umas crianças em temanho grande. Apesar de tudo parece-me que deveria insistir mais no treino de obediência para que ela perceba quem manda e que não lhe deverá ser permitido determinados comportamentos. Se tiver alguma escola perto talvez seja uma boa opção. Quanto ao bater e ela não sentir não se admire ,acontece com a maioria dos cães de raça média/grande e de constituição forte. Porém para eles tem mais efeito a acção da reprimenda , seja verbal seja física, que própriamente a dor que possam sentir. Falo com a experiência de quem da última vez que deu uma palmada no meu Boerboel ( e uma das raras vezes que isso aconteceu)andei dois dias com dificuldade em escrever e ele só olhou para mim quase a dizer " estás-me a fazer cócegas , dono ".

Saudações
anjaazul
Membro Veterano
Mensagens: 5695
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm
Localização: 9 gatos, 2 cães

terça jan 21, 2003 7:48 pm

Come cadeiras de madeira maciça, óculos, remoto control, almofadas, destroi todos os bonecos que encontra,chinelos, sapatos, tira a terra dos canteiros, os vasos estão partidos, e mais coisas que faço-me de esquecida.
só? :D :D :D o max rói as portas do quintal, arranca à dentada as ombreiras das portas, já o vi roer a escada e no outro dia foi o rodapé :x :x :x nos últimos tempos, tenho o quintal cheio de papéis . ficam guardados na casa de arrumações , mas ele espalhá-os e destrói-os.sem falar em mangueiras e ...

anjaazul
KROZ
Membro Veterano
Mensagens: 3015
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

terça jan 21, 2003 7:54 pm

É uma situação perfeitamente normal num cão sem educação.

É aconselhável inscrever-se numa escola de treino de forma a corrigir essa situação. Para além de ficar com o cão obediente, aprende formas de o ensinar a não fazer o que não deve.

Sempre que ele fique sózinho em casa, limite o espaço dele, e de preferência deixe-o numa zona que ele goste de estar com muito brinquedos de fácil destruição. Antes os brinquedos que os móveis. Enquanto ele não aprender, na zona onde ele fica sózinho, não deixe nada ao alcance dele. Se quando chegar a casa vir algo destruído, não faça nada. Ele não vai compreender se lhe bater pois está a castigá-lo por uma acção passada e ele não vai associar, e ainda pode estar a piorar as coisas. É preferivel ignorá-lo, e quando ele não destroi nada, aí recompense-o.
Nanico
Membro Veterano
Mensagens: 1159
Registado: quinta jan 02, 2003 1:50 pm
Localização: 3 caes

terça jan 21, 2003 8:04 pm

Aos conselhos que ja foram dados queria so adiantar uma coisa: Se encontar um bom professional que a ajude a treinar a cadela, vera que o castigo fisico nao e necessario. Muitas vezes o animal nem compreende que a palmada e diferente duma festa. Ha outros metodos (como ignorar o cao durante uns minutos) que lhes doi mais na alma do que umas palmadas!
KROZ
Membro Veterano
Mensagens: 3015
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

terça jan 21, 2003 8:06 pm

Um dos grandes problemas da palmada, é a mão que lhe faz festas, também lhe bate. Isso para o cão não faz sentido.
Nanico Escreveu: Aos conselhos que ja foram dados queria so adiantar uma coisa Se encontar um bom professional que a ajude a treinar a cadela, vera que o castigo fisico nao e necessario. Muitas vezes o animal nem compreende que a palmada e diferente duma festa. Ha outros metodos (como ignorar o cao durante uns minutos) que lhes doi mais na alma do que umas palmadas!
Nanico
Membro Veterano
Mensagens: 1159
Registado: quinta jan 02, 2003 1:50 pm
Localização: 3 caes

terça jan 21, 2003 8:57 pm

Ai esta uma grande verdade KROZ! Eu nunca levantei a mao para bater no meu cao e tambem nunca foi necessario. Ele sabe perfeitamente quando estou de mal com ele: basta-me mudar de tom de voz ou voltar-lhe as costas. As minhas maos e o meu toque so servem para caricias.
Mas para chegar a este ponto, precisamos de muito treino, tanto eu como o Oscar.
Diabo_fs
Membro
Mensagens: 176
Registado: sexta jan 17, 2003 9:07 pm
Localização: Dogue Alemão, Boxer, Pointer, Gatos.
Contacto:

terça jan 21, 2003 9:12 pm

Eu tenho uma Boxer na casa dos meus pais, e felizmente ela já deixou de fazer asneiradas... senão os meus pais já me tinham deserdado pelo facto de eu o levar lá para casa :)
O que eu li á uns tempos atraz foi que o boxer era um cão que necessitava muita atenção. A minha mãe utilizou um metodo que não sei se ajuda um pouco, mandava-la sentar na sala e deixar ligada a televisão na sua ausencia... o que é certo é que com umas jornaladas, uns ossinhos para roer e uma televizãozinha ajudaram um pouco a esta mudar de feitiu...
Boa sorte com o Boxer... ele ainda ade ser um menino educadinho :)
Diabo_fs
Membro
Mensagens: 176
Registado: sexta jan 17, 2003 9:07 pm
Localização: Dogue Alemão, Boxer, Pointer, Gatos.
Contacto:

terça jan 21, 2003 9:12 pm

...
Quartinter
Membro
Mensagens: 62
Registado: sexta ago 02, 2002 10:56 am
Localização: Boxer

terça jan 21, 2003 9:38 pm

Boa noite a todos,

Julgo que todas ou quase todas as pessoas frequentadoras deste forum agem ou agiram da forma como o Kroz explicou na sua primeira intervenção, quando têm ou tiveram problemas deste género com os seus cães, pois acaba por ser uma coisa do senso comum para quem tem animais e gosta realmente deles, ou seja, recompensando quando se porta bem e castigando (não fisicamente) quando se porta mal.

No entanto, surgiu-me uma "duvida" ou "pensamento" que poderá paracer no minimo "esquisita", mas cá vai:

Por um lado diz-se que não se deve bater quando se chega a casa e o cão estragou uma série de coisas, pois este não associa o bater com o que fez, pois como o Kroz mencionou, trata-se de uma acção passada.

No entanto, diz-se que quando ele se porta bem, não tendo destruido nada deverá ser recompensado.

Assim, não associando o cão o castigo fisico ao facto de ter destruido coisas, por se tratar de uma acção passada, associará então a recompensa fisica ao facto de não ter destruido nada, não tendo existido qualquer acção? E porquê?

Aguardo os vossos comentários.

Cumprimentos.

Miguel Quartin
KROZ
Membro Veterano
Mensagens: 3015
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

terça jan 21, 2003 10:46 pm

Ele não sabe que está a comer biscoitos por não ter feito nada de mal, mas sabe que ficar sózinho à espera da dona é bom, pois quando ela chega ele come biscoitos. E deste modo, o cão possivelmente fica mais calmo à espera que a dona chegue. Se ele aprender isto, até pode preferir que a dona saía, só para receber um biscoito depois :) .
Quartinter Escreveu: No entanto, diz-se que quando ele se porta bem, não tendo destruido nada deverá ser recompensado.

Assim, não associando o cão o castigo fisico ao facto de ter destruido coisas, por se tratar de uma acção passada, associará então a recompensa fisica ao facto de não ter destruido nada, não tendo existido qualquer acção? E porquê?
bark
Membro Veterano
Mensagens: 447
Registado: segunda dez 09, 2002 12:00 pm
Localização: 1 cadela Boxer , 1 cadela Golden

terça jan 21, 2003 10:47 pm

Olá,

Eu tenho uma cadela boxer com 3 anos que tb fez tudo isso e ainda tinha uma grande tendências para as telecomunicações. Destruiu vários telefones, intercomunicadores, gravador de chamadas, comandos e, em desespero de causa, levantou os tacos do chão, depois de ter dado cabo da mobilia.

Como nunca a apanhei "com a boca na botija" nunca a repreendi mas com pequenos delitos o que fazia era dar com o jornal no chão. Só o barulho assusta-os e mandava-a de castigo para a cama. Com o tempo, muuuita atenção e a ajuda de um treinador (para ela e para nós), lá se habituou e hoje é um cão normal (um bocado mimada). Também fiquei com outra cadela o que possivelmente ajudou, mas ela já tinha 1,5 anos. A outra é completamente diferente, muito mais calma.

O melhor é mesmo a escola ou o treinador em casa. Se precisar envie-me uma pm que eu envio-lhe o nome do nosso, caso viva na região de Lisboa.

Paciência e felicidades ;)
Responder

Voltar para “Cães”