Já me decidi.

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

korrodi
Membro Veterano
Registado: domingo abr 09, 2006 3:04 pm

domingo abr 16, 2006 12:01 pm

Estive a ver as vossas opiniões,e como um camaleão é muito dificl de manter,decidi-me por um gecko bibron,mas isto será mais para o Verão
neste momento estou a fazer o terreiro com estas medidas:

Altura-35Cm
largura-40 CM
comprimento-100 Cm

Também o gezzmo já me deu algumas dicas ;) (muito obrigado),e estive a procurar na internet que o gecko bibron é o mais facil de manter (não sei se será verdade)os geckos bibron são:

-activos pela noite
-oviparos
-uma especie que habita nas rochas
-terrário desertico

aparelhos no terrário:

Iluminação-lampada de luz diurna exoterra sun glo neodymium
aqueçimento-exoterra sun glo tight beam spot lamp,rocha de aqueçimento

Só tenho uma duvida,eu como vivo aqui nos açores,não há geckos cá pelo que tenho de os encomendar por uma loja de animais ,e alguem também me poderia dizer o que comem os geckos alem de insectos(tem de ser vivos?)
coldblood
Membro Veterano
Registado: sábado jul 24, 2004 8:48 pm
Contacto:

domingo abr 16, 2006 12:13 pm

Olha não sei qual a legislação sobre geckos e outros animais exoticos para os Açores, mas na Madeira é proibida a entrada animais exoticos como por exemplo iguanas.
Outra coisa, a rocha aquecida geralmente é pouco recomendada, aconselho cabo de aquecimento ou tapete. A altura do terrario parece pouca a nivel estetico. Boa sorte na construção.
P_R
Membro Veterano
Registado: quarta jul 21, 2004 6:52 pm

domingo abr 16, 2006 4:05 pm

os guecos alem de insectos comem... insectos...
existem grilos liofisados, mas nao tendo opiniao formada sobre o assunto, nao me parece a melhor opção...
todo o people que conheço alimenta-os com insectos vivos
korrodi
Membro Veterano

domingo abr 16, 2006 5:05 pm

desculpam mas afinal as medidas não vão ser essas!
comprimento-75cm
altura-55cm
largura-45cm

obrigado pela dica P_R ;) outra coisa,sabes como indentificar o gecko bibron como macho ou femea?
coldblood
Membro Veterano
Registado: sábado jul 24, 2004 8:48 pm
Contacto:

domingo abr 16, 2006 5:12 pm

Tens aqui a foto de um casal de Chondrodactylus bibronii
[img:e02e6c2ab0]http://www.tc.umn.edu/~gambl007/Africap ... nii_MF.JPG[/img:e02e6c2ab0]
korrodi
Membro Veterano

domingo abr 16, 2006 5:20 pm

hmmmm! muito obrigado apartir das diferenças já se destingue muito bem! :D
tenho também dúvidas em como colocar as lampadas de iluminação e aqueçimento dentro do terreiro!
não tenho nenhuma entrada de lampada onde o terreiro irá ficar alguem me pode ajudar,é o unico pormenor que me está a falhar nisto tudo :p
(como consigo que as lampadas fiquem ligadas á luz)
korrodi
Membro Veterano

domingo abr 16, 2006 5:35 pm

hmmmm! muito obrigado apartir das diferenças já se destingue muito bem! :D
tenho também dúvidas em como colocar as lampadas de iluminação e aqueçimento dentro do terreiro!
não tenho nenhuma entrada de lampada onde o terreiro irá ficar alguem me pode ajudar,é o unico pormenor que me está a falhar nisto tudo :p
(como consigo que as lampadas fiquem ligadas á luz)
gezzmo
Membro Veterano
Registado: domingo jan 04, 2004 12:16 pm

domingo abr 16, 2006 5:51 pm

essas medidas estao boas para geckos, mas n sei com que facilidade consegues arranjar esses geckos que queres, penso que é mais facil encontrares geckos leopardo, ou tokays, pois sao mais comuns, tb n sei com que facilidades consegues ter esses animais à venda nos açores, mas podes sempre mandar vir do continente. tb ja te aconselhei a começares por só 1 animal, n começes por casais pk depois podes ter problemas.
quanto as lampadas isso é basico, mal tenhas o material necessario a frente, ves logo como montar isso, os casquilhos de ceramica normalmente prendem-se com parafusos na grelha respiradora que geralmente ha na parte de cima dos terrarios
<p> </p>
<p> </p>
korrodi
Membro Veterano

domingo abr 16, 2006 7:37 pm

Pois mais o meu terreiro não vai ter grelha respiratoria!
sugestões de como posso prender os casquilhos de ceramica?
outra coisa,quais são as espécies de geckos mais comuns que NÃO têm ventosas?
rbl
Membro Veterano
Registado: quarta mar 02, 2005 11:15 pm

domingo abr 16, 2006 8:53 pm

Meu caro José, o termo é terrário e não terreiro.

Quanto à escolha e informação que tem, julgo que há aí muita confusão.
Em primeiro lugar se vive nos Açores, aconselho-o a procurar um réptil nas lojas de animais mais próximas. Mandar vir do continente parece-me ser arriscado pois a factura do transporte + burocracias pode sair-lhe bem cara.

Em segundo lugar, geckos bibron (Pachydactylus bibroni) são raros nas lojas de animais cá em Portugal continental. Em mais de um ano de visitas regulares a lojas no Porto e Lisboa nunca vi nenhum ou soube de algum à venda.

Terceiro, toda a informação que compilou está errada e as decisões que tomou estão consequentemente erradas para a espécie em questão.
Os geckos bribon não são uma espécie para principiantes. Não gostam e não devem ser manuseados, experiência que normalmente recompensam com mordidelas.
São uma espécie arbórea, diurna, proveniente das florestas no sul de África (Àfrica do Sul, Angola e sul da Tanzânia) e quase indistinguíveis entre sexos.
A forma, as dimensões que escolheu, assim como outras decisões que tomou em relação ao terrário, não são um habitat aconselhado a esta espécie portanto recomendo que reequacione o terrário ou a escolha de animal.

Recomendo-lhe também que mude um pouco a forma de abordar a contrução do terrário. Se uma espécie precisa do elemento X mas dá-lhe muito trabalho incluí-lo no projecto, então arranje forma de resolver o problema em vez de abdicar do elemento.
Os repteis não são como os mamíferos em que se em vez de uma caminha toda catita tiverem um cobertor, tanto se lhes dá como se lhes deu. Os requisitos não existem por capricho! Corte a ventilação a qualquer terrário e rapidamente o bichos morrem por qualquer problema, seja uma infecção respiratória ou qualquer outra consequência da falta de ventilação.
korrodi
Membro Veterano

domingo abr 16, 2006 9:27 pm

Obrigado pelas dicas,aqui nos açores diz-se terreiro,e no site em que estive,indica que os geckos bibron são os melhores para iniciantes :|
quanto ao terrário já tenho a solução,e vou ser eu mesmo a faze-lo ;)
Outra questão,qual é o melhor gecko para principiante?
o unico gecko que não possui ventosas é o leopardo?
rbl
Membro Veterano

domingo abr 16, 2006 9:46 pm

Da última vez que soube ainda se falava português nos Açores =)
Terreiro é um espaço de terra amplo, uma praça. Nada tem a ver com um terrário.

Que site diz semelhante barbaridade? Se for o mesmo que diz que são animais nocturnos e do deserto, então era melhor arranjar uma fonte mais fidedigna.
Um gecko agressivo, arbóreo, com requisitos complicados de humidade, iluminação UVB e temperatura e ainda por cima relativamente incomum no hobby (mesmo lá fora onde está anos-luz à nossa frente), será dificilmente um gecko aconselhado a principiantes.

O melhor gecko para principiantes é o leopardo. São comuns, resistentes, mansos, sem grandes requisitos no que diz respeito a alojamento e alimentação.

Qual é o problema das ventosas?
korrodi
Membro Veterano

domingo abr 16, 2006 10:02 pm

Sim ainda se fala portugues nos Açores mas muito mal :?
só tenho mais uma questão,os geckos leopardo necessitam de luz UV?
rbl
Membro Veterano

domingo abr 16, 2006 10:10 pm

Não. Os geckos leopardo não precisam de UVB embora seja sabido que a exposição em pequenas quantidades seja benéfica.
Em termos de equipamento precisa apenas de um aquário/terrário sobre o comprido, um tapete ou cabo de aquecimento, 2 termómetros (ou 1 digital com sonda), um termostato, um temporizador para estabelecer o ciclo diário e uma lâmpada comun. São provavelmente das espécies mais baratas de alojar.
korrodi
Membro Veterano

domingo abr 16, 2006 10:24 pm

Muito obrigado! :D
eu vi num site as lampadas que vou inserir no terrário:
aqueçimento-Exoterra Sun Glo Tight Beam Spot Lamp 75W
http://www.reptilica.de/shop/product_in ... /index.htm
iluminação-Lámpada de luz diurna Exoterra Sun Glo Neodymium 60W
http://www.reptilica.de/shop/product_in ... .htm[/img]
o que lhe pareçe as lampadas?
depois tenho de ver o cabo de aqueçimento e o termostato(este ultimo ainda não consegui encontar,alguem tem algum link com bons termostatos para terrários?)
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”