Mais uma...

Histórias, sugestões e opiniões sobre a temática dos direitos animais em Portugal e no mundo...

Moderador: mcerqueira

Responder
Suri
Membro
Registado: domingo set 18, 2005 1:24 pm

domingo abr 16, 2006 1:03 am

Boa noite

Discussões à parte, só aqui quero deixar uma nota sobre as vacas de leite para que não fiquem mal entendidos:

Após parirem o vitelo as vacas são imediatamente separadas dele. A vaca é ordenhada manualmente para que o vitelo ingira o colostro materno ou então o vitelo é alimentado com colostro artificial.
O colostro é o leite que vai fornecer as primeira bases da imunidade ao vitelo.

Por norma o vitelo é LOGO retirado da mãe.
Existem explorações em que os vitelo são retirados ou após mamarem o colostro materno ou após 1 a 2 dias.

Ambos os procedimentos são custosos para ambas as partes, especialmente para a vaca.
A vaca gerou uma cria, experienciou a maternidade, constata que a sua cria está viva e depois esta é-lhe retirada.
É preferivel o precesso em que o vitelo é logo retirado da mãe pois assim não se formam laços materno-filiais. Ja visitei explorações que que deixam o vitelo com a mãe para ele mamar o colostro, depois o retiram e a seguir a vaca fica completamente desorientada e não pára de chamar pela sua cria, sendo que o vitelo também não pára de chamar pela mãe.

As vacas que são separadas da cria logo que esta nasce já não ficam tão transtornadas, até porque foram selecionadas em função de um aumento da capacidade produtiva que por si só é alta e constante se a vaca não estiver grandemente perturbada.
MAS até estas vacas ficam algo perturbadas com a separação. A diferença é que não passam 1 mês em busca da cria, passam uns dias. Mas são dias de angustia. Obviamente que ao 3º ou 4º parto o animal já está habituado ao processo, mas estas vacas acabam por ir para abate ao fim de algum tempo pois a sua produção de leite decresce não só com a idade, mas também por desenvolverem disturbios de comportamento relacionados com o corte da ligação maternal.

Uma vaca dirige-se voluntariamente para a ordenha, é verdade. Mas a razão é porque as raças com aptidão leiteira produzem leite durante aproximadamente 300 dias (por cada parto que têm), sendo que inicialmente têm um pico de 30kg de leite/dia e que descresce progressivamente até 15 kgs de leite/dia.
Ora as vacas não são animais estupidos, pelo que rapidamente associaram o acto da ordenha como algo que as alivia da pressão que sentem no úbere (zona onde estão as tetas e onde está contido o leite), pelo que sim, dirigem-se voluntariamente para a ordenha.

Caros foristas, não sou extremista, nem venho aqui defender a posição de quem quer que seja.
Tenho as minhas convicções e vivo de acordo com elas.
Sempre que encontro uma alternativa, viável e saudavel, ao sofrimento animal adopto-a.

A uma criança até concordo que se queira que beba leite de vaca.
Mas, segundo a minha medica e também a minha nutricionista, um adulto pode perfeitamente beber leite de soja que não incorre em defice alimentar por isso.

Cumprimentos
Suri
leoa_nova_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm

domingo abr 16, 2006 1:27 am

Suri eu vejo com os meus olhos, eu própria já alimentei vitelos e fiz ordenhas, são desmamados apenas ao fim de um mês e são alimentados a leite e selhagem após o desmame, as vacas são colocadas em pasto ao lado dos vitelos com mais de 2 meses com uma divisão, e acredite que elas preferem comer erva, já os vitelos adoram saltar as cercas :D

Voltando ao assunto anterior, butterfly acredito que tenha menos colesterol, o que é normal, mas engordar não tem nada a ver, experimente comer apenas carne durante um mês, vai emagrecer mas vai ter um colesterol que dá cabo do coração em três instantes.

E depois experimente comer legumes e tubérculos com elevado nível de glícidos e vai ver que ganha uns kilos de subir 3 números na roupa.

Mas atenção a certos vegetais que coma pois pode ficar com elevado nível de triglicéridos que também é gordura que circula no sangue. ( azeitonas e frutos secos como amêndoas e avelãs).

Tenho outro pormenor a dizer, não anatómico mas bioquímico, pois os herbívoros possuem na saliva grandes quantidades de uma enzima chamada alfa-amilase, e outra em muito pouca concentração uma lipase, com os carnívoros acontece o contrário, muita lipase pouca amilase. No caso dos humanos temos concentrações das duas enzimas equivalentes.
Suri
Membro

domingo abr 16, 2006 1:45 pm

Suri eu vejo com os meus olhos, eu própria já alimentei vitelos e fiz ordenhas, são desmamados apenas ao fim de um mês e são alimentados a leite e selhagem após o desmame, as vacas são colocadas em pasto ao lado dos vitelos com mais de 2 meses com uma divisão, e acredite que elas preferem comer erva, já os vitelos adoram saltar as cercas

Cara Leoa Nova

O processo que me descreve passa-se com raças de carne. As vacas de aptidão leiteira não ficam com os vitelos, pois é do interesse do produtor aproveitar todo o leite possivel.
Posso garantir-lhe que é assim o processo.

Cumprimentos
Suri
Butterfly_21
Membro Veterano
Registado: sexta nov 11, 2005 11:42 am

domingo abr 16, 2006 5:04 pm

[quote=coldblood]
[quote=Butterfly_21]
Matadouros já visitei, e não quero repetir a experiência! Se o senhor acha que os animais lá são bem tratados, eu não fiquei com a mesma impressão! Blá Blá.....................

Car[b]O[/b] coldblood não sei porque diz que não acrescentei nada de novo, fui a primeira a discordar do casadiscaes, e escrevi aqui coisas que não vi em mais nenhum post.

[/quote]

Ninguem diz que são bem tratados, pois se vão para morrer, não se pode dizer que vão ser bem tratados, mas são abatidos se a lei for cumprida, com o menos sofrimento possivel para o animal...

Se acha que escreveu algo de novo é porque não se deu ao trabalho de ler os tópicos anteriores a este, pois este assunto já foi bastante debatido... à quantos anos é que a menina anda neste mundo??? Decerto que ainda acredita no Pai Natal ...
[/quote]

Não acredito no Pai Natal, tanto que não sou inocente ao ponto de achar que os animais para consumo, de uma forma geral, são bem tratados.

Este assunto preocupa-me. Se me fosse indiferente, abstinha-me de comentar.

Quanto ao tempo a que ando neste mundo, ando há pouco, é verdade... 22 anos... mas continuo a acreditar que posso tornar o mundo num lugar melhor. E não vou desistir.

Quanto a si, que entrou aqui de propósito para me agredir... Get a life!
Butterfly_21
Membro Veterano

domingo abr 16, 2006 5:16 pm

[quote=casadiscaes]
[quote=Butterfly_21]Quanto ao Português, saiba vossa excelência que tenho vários prémios de literatura e sempre fui, quando estudava, a melhor da turma a essa disciplina. Mal educada também só sou quando os outros o são comigo - lembre-se que foi o primeiro a colocar um link em que ofende os vegetarianos, a chamar-lhes "maricas" e a classificar tudo o que eu disse como "disparates".
[/quote]

Só prova que a educação vai mal... já por várias vezes provou por aqui que para além de não saber ler não sabe escrever... e mostre o link onde ofendo os vegetarianos... pois eu não encontro nada de ofensivo nele... quanto a chamar-lhes maricas... mostre onde... o que eu não entendo é como é que alguém que afirma que tem "prémios de literatura" tem capacidades tão limitadas na interpretação de textos... :roll:

Vá ver se está a chover... e fique por lá se faz favor...
[/quote]

O link já lhe mostrei. O humor é algo muito relativo e eu, pessoalmente, não lhe achei piada. Aliás, não fui a única.

Também já lhe disse onde escreveu que o tofu "tornava os homens maricas".

Acho que você é que anda com dificuldade em ler... e em escrever, daí a dificuldade em interpretá-lo.
casadiscaes
Membro Veterano
Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
Contacto:

domingo abr 16, 2006 8:59 pm

Butterfly_21 Escreveu:Quanto ao tempo a que ando neste mundo, ando há pouco, é verdade... 22 anos... mas continuo a acreditar que posso tornar o mundo num lugar melhor. E não vou desistir.
Então é melhor mudar de caminho que por ai nunca mais lá chega... :roll:

Nem me dou ao trabalho de comentar o resto dos seus disparates, que não vale a pena... :roll:
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
Butterfly_21
Membro Veterano

domingo abr 16, 2006 9:31 pm

Sou feliz assim e dispenso os seus conselhos sobre como viver a MINHA vida... Nem vou mudar de caminho quando pelo que tenho seguido atinjo bons resultados... :-)
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

segunda abr 17, 2006 9:11 am

Madonna Escreveu: Você às vezes também tem uns atrofios, não?
Então acha que com tanto disparate e ofensa, uma pessoa, lá porque é vegetariana, tem que manter a postura de paciente e calma, para não manchar a boa fama?
Bom dia Madonna, acho que atrofios não tenho, mas pancadas vai lá vai, conforme a idade avança só piora.
Bem vistas as coisas já me expliquei muitas vezes, para mim vegetarianismo não é uma religião, não é uma afirmação de estágio superior é tão somente uma forma de alimentação. Não avalio ninguém pelo que come, assim sendo, já tinha fechado as portas à minha familia e aos meus amigos.
Por incrivel que pareça só tenho um casal amigo que se alimenta como eu. São as unicas pessoas que conheci até agora que não estão no restaurante a lançar olhares infernais aos desgraçados que pediram carne. São as unicas pessoas que conseguem estar numa mesa ao lado de amigos comuns sem os encher de ideias suas e proprias. São pessoas educadas que dentro do possivel até são normais.
O que condeno aqui é a falta de educação. Há falta de argumentos e paciência para os ir buscar opta-se pela ofensa pessoal. Se a Madonna concorda com isso, eu não. Quem ofende perde automáticamente a razão. É comum isso acontecer, puxa-se um cordelinho aqui e outro ali e a conversa descamba para a troca de galhardetes ofensivos e sabe quem perde sempre as estribeiras? Os vegetarianos. Sabe quem se sente sempre ofendido, pesaroso e incompreendido? Os vegetarianos. Será falta de humor? Incapacidade para racicionar?

A Butterfly que pelos vistos até já ganhou prémios literários, volte atrás e leia com olhos de ver. Nos seus dotes há um que faz falta, capacidade para interpretar um texto, ou não a tem ou faz questão de fingir que não tem.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
bita322
Membro Veterano
Registado: segunda out 25, 2004 2:24 pm

segunda abr 17, 2006 9:13 am

Tenho tentado abster de fazer comentarios, mas ha coisas que so me fazem rir e muito.
Desculpe la butterfly, para quem se julga tão instruida fico-me a perguntar que raio é que alguem que se julga tão melhor e a lutar pelo melhor, porque cargas de agua é que auto medicará os seus animais de estimação sem sequer fazer a minima do que eles tem.
Quem é vegetariano porque se preocupa com o atroz sofrimento dos animais, tem o seu proprio animal em casa a definhar sem o levar ao veterinario porque não dá geito gastar os euros da consulta.
Oh menina tome juizo e em vez de andar a apregoar o que que seja e a ser mal educada e mal formada com os outros, vá mas é aprender a cuidar dos seus animais aqueles que tem á sua responsabilidade e por baixo do seu tecto.
Falsos moralistas :roll:
Butterfly_21
Membro Veterano

segunda abr 17, 2006 11:02 am

[quote=bita322]
Tenho tentado abster de fazer comentarios, mas ha coisas que so me fazem rir e muito.
Desculpe la butterfly, para quem se julga tão instruida fico-me a perguntar que raio é que alguem que se julga tão melhor e a lutar pelo melhor, porque cargas de agua é que auto medicará os seus animais de estimação sem sequer fazer a minima do que eles tem.
Quem é vegetariano porque se preocupa com o atroz sofrimento dos animais, tem o seu proprio animal em casa a definhar sem o levar ao veterinario porque não dá geito gastar os euros da consulta.
Oh menina tome juizo e em vez de andar a apregoar o que que seja e a ser mal educada e mal formada com os outros, vá mas é aprender a cuidar dos seus animais aqueles que tem á sua responsabilidade e por baixo do seu tecto.
Falsos moralistas :roll:
[/quote]

???
Eu não auto-mediquei a minha gata, dei-lhe o medicamento que o veterinário lhe tinha receitado!
A minha gata não estava a definhar, teve um ligeiro problema por ingerir pêlo. Esperei uns dias porque não tinha dinheiro, mudei de emprego e fiquei um mês sem receber.... já expliquei isso, minha cara! O vet não facilitou o pagamento, mas pedi dinheiro emprestado e devolvi assim que recebi novo ordenado.
Não me julgo assim tão instruída, mas também não admito que me tratem como atrasada mental. E se fui mal criada, foi porque alguém foi mal criado comigo primeiro. Leia bem o que está por aqui escrito e veja de onde começaram as agressões.
Você não me conhece de lado nenhum, não admito que faça julgamentos precipitados a meu respeito.
Preocupo-me com o bem estar animal, mas a minha forma de alimentação, escolhi-a principlamente por motivos de saúde. Acho que ninguém me poderá criticar por isso.
Cumprimentos.
LuMaria
Membro Veterano

segunda abr 17, 2006 11:11 am

Butterfly_21 Escreveu: Leia bem o que está por aqui escrito e veja de onde começaram as agressões.
Nitidamente da sua parte que não teve capacidade de compreender o que está escrito nem teve paciência nem ponderação para colocar o seu ponto de vista.
Agressões, só vejo da sua parte.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Butterfly_21
Membro Veterano

segunda abr 17, 2006 11:17 am

[quote=LuMaria]
[quote=Madonna]
Você às vezes também tem uns atrofios, não?
Então acha que com tanto disparate e ofensa, uma pessoa, lá porque é vegetariana, tem que manter a postura de paciente e calma, para não manchar a boa fama?
[/quote]

Bom dia Madonna, acho que atrofios não tenho, mas pancadas vai lá vai, conforme a idade avança só piora.
Bem vistas as coisas já me expliquei muitas vezes, para mim vegetarianismo não é uma religião, não é uma afirmação de estágio superior é tão somente uma forma de alimentação. Não avalio ninguém pelo que come, assim sendo, já tinha fechado as portas à minha familia e aos meus amigos.
Por incrivel que pareça só tenho um casal amigo que se alimenta como eu. São as unicas pessoas que conheci até agora que não estão no restaurante a lançar olhares infernais aos desgraçados que pediram carne. São as unicas pessoas que conseguem estar numa mesa ao lado de amigos comuns sem os encher de ideias suas e proprias. São pessoas educadas que dentro do possivel até são normais.
O que condeno aqui é a falta de educação. Há falta de argumentos e paciência para os ir buscar opta-se pela ofensa pessoal. Se a Madonna concorda com isso, eu não. Quem ofende perde automáticamente a razão. É comum isso acontecer, puxa-se um cordelinho aqui e outro ali e a conversa descamba para a troca de galhardetes ofensivos e sabe quem perde sempre as estribeiras? Os vegetarianos. Sabe quem se sente sempre ofendido, pesaroso e incompreendido? Os vegetarianos. Será falta de humor? Incapacidade para racicionar?

A Butterfly que pelos vistos até já ganhou prémios literários, volte atrás e leia com olhos de ver. Nos seus dotes há um que faz falta, capacidade para interpretar um texto, ou não a tem ou faz questão de fingir que não tem.
[/quote]

Desculpe, mas não percebo onde está a dificuldade de interpretação da minha parte. Só se for mesmo no humor que o senhor casadiscaes apregoa. Prémios literários, sim, tive-os, assim como o de melhor aluna de Português do liceu, e inclusivamente tenho textos publicados... mas isso agora não interessa nada...

Desculpe, LuMaria, mas penso que está a generalizar, pois os vegetarianos que conheço não são como descreve. Já ouvi falar de muita gente radical, mas os meus amigos não são assim, nem eu. Vou jantar fora com eles, eles comem o que quiserem, e eu como o que quero. Muitas vezes, como já referi, são as outras pessoas que me olham de lado e por vezes chegam mesmo a ser mal-educadas simplesmente por eu não comer carne. Por isso, evito revelar qual é a minha opção alimentar, a não ser que me perguntem. Nesse caso explico qual é e só justifico se me perguntarem o porquê, justamente para evitar reacções como as que tive aqui no fórum.

De resto digo-lhe o mesmo que à forista anterior, volte atrás e veja quem foi malcriado primeiro. Mal escrevi o primeiro post, alguém apareceu a classificar TUDO como disparates, mas depois só falou na questão dos caninos... :-) Entre outras coisas que já aqui referi...

Eu não "ataco" ninguém por comer carne, não entendo porque atacam a minha pacífica opção. Não a encaro como uma religião que tenho de impor aos outros, como diz. Simplesmente quem come carne defende o seu consumo, e eu defendo é possível viver bem sem comer carne. Mas não obrigo ninguém a adoptar as minhas convicções, nem olho as outras pessoas de lado por não as partilharem.

Se eu perguntasse à LuMaria porque não come carne, responder-me-ia ou não diria nada, com medo que lhe chamassem radical?

Um abraço.
LuMaria
Membro Veterano

segunda abr 17, 2006 11:28 am

Butterfly_21 Escreveu: Se eu perguntasse à LuMaria porque não come carne, responder-me-ia ou não diria nada, com medo que lhe chamassem radical?
:o Não percebi!
leoa_nova_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm

segunda abr 17, 2006 2:11 pm

Não Suri, são holdsteins (não sei se assim se escreve) vacas de leite, como eu disse eu própria cuidei dos vitelos e fiz ordenhas. Os vitelos para carne só são desmamados quando a vaca não tem leite, pois têm que ser gordinhos e bem alimentados, e o leite destas vacas não tem qualidade.

Pode ir ao norte, ao Alentejo ou aos Açores que a realidade vai ser essa. Deve estar a falar de outros países que não o nosso.

E vou voltar a repetir um pormenor, conhece a ocitocina? Hormona que provoca nos mamíferos sensação de prazer, e que também é produzida para estimular a produção de leite pelas glândulas mamárias? Pois é essa a hormona que é produzida pela glândula pituitária aquando a ordenha, as vacas gostam da sensação pois dá prazer, e não pela sensação de alívio do úbere como disse, pois as glândulas mamárias pesam muito mais que o leite e crescem com a idade.
Suri
Membro

segunda abr 17, 2006 6:00 pm

Cara Leoa Nova

Aquilo que me têm ensinado na faculdade é o oposto daquilo que diz, pelo menos em explorações intensivas de produção de leite, mas se me puder enviar por pm os contactos ou locais dessas explorações em que os vitelos só são desmamados ao fim de um mês eu agradecia.
Gostava de visitar essas explorações e de comentar com alguns professores a sua existencia.

PS: o nome correcto é Holstein ou então são Holstein-Frisians (estas são tb pretas e brancas, mas são mais ossudas e com maior capacidade leiteira).

Se possivel agradecia mesmo os contactos.

Cumprimentos
Suri
Responder

Voltar para “Direitos dos Animais”