Já me decidi.

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

rbl
Membro Veterano
Registado: quarta mar 02, 2005 11:15 pm

domingo abr 16, 2006 10:46 pm

Não gaste o seu dinheiro! Primeiro não fazem nada mais que o mesmo tipo de lâmpada marca continente, auchan, ou qualquer outra marca que normalmente custam 7x menos. Segundo os g. leopardo não precisam de spots pois passam o dia num dos abrigos a dormir.
A única lâmpada que vale o preço e não é possível de comprar idêntico mas de "marca branca" são as lâmpadas de "luar". Emitem uma luz azulada que não perturba os animais e é perfeita para os observarmos à noite. Eles não precisam dela, é só se os quiser observar.

Quanto ao cabo ou tapete de aquecimento devo dizer que prefiro os cabos por um motivo, se precisarmos de muito calor podemos enrolá-los numa espiral por baixo do terrário. Se precisarmos de menos da-mos 2 ou 3 voltas apenas (atenção que não deve sobrepor ou encostar o cabo!). Um cabo de 7 ou 8w normalmente é suficiente e gasta muito pouca energia.

Quanto ao termostato deixe-me colocar as coisas nestes termos.
De dia no lado quente precisa de uma temperatura entre 29 e 35º. No lado frio precisa de uma temperatura entre os 21 e os 25º. À noite precisa de uma temperatura média entre os 21 e os 23º. Se em sua casa tiver um local como um quarto interior onde a temperatura esteja estável o dia todo e também ao longo do ano, pode colocar lá o terrário sem termóstato desde que vigie atentamente as temperaturas todos os dias.
É o que faço em minha casa nos terrários dos meus geckos (de outras espécies). Consoante as temperaturas médias, vou adaptando os meus esquemas de aquecimento.
Já não podia fazer o mesmo no terrário do meu dragão barbudo quando este estava na sala pois a temperatura flutuava imenso.
korrodi
Membro Veterano
Registado: domingo abr 09, 2006 3:04 pm

domingo abr 16, 2006 10:57 pm

Deculpe mas fiquei um pouco baralhado quanto ao aqueçimento!
um cabo de aqueçimento
uma lampada de luz diurna/calor
pelos visto é isto que basta..não?
outra coisa,os geckos leo. deixam-se manusear como as iguanas?
rbl
Membro Veterano

domingo abr 16, 2006 10:59 pm

Agora fui eu que fiquei baralhado em relação à sua dúvida, pode explicar melhor? =)

Os g. leopardo deixam-são muito mansos e não só se deixam manusear como alguns parecem apreciá-lo embora isto seja altamente improvável.
Não quer dizer que não haja alguns que sejam mais agressivos e que não precisem de ser um pouco "domesticados".
Já agora, se a comparação for possível, os g. leopardo são muitíssimo mais manuseáveis que as iguanas.
korrodi
Membro Veterano

domingo abr 16, 2006 11:05 pm

ainda bem!adoro animais simpáticos :p
a minha duvida é:o que preciso para a iluminçaão e aqueçimento do terrário.
-uma lampada de luz solar emissora de calor (75W)
-cabo de aqueçimento

bom quanto á iluminação e ao aqueçimento será isto não? :D

e ainda tenho outra questão,como faço com que uma parte do terrário este mais fria e outra mias quente?(para você estas perguntas devem ser estupidas,mas agora é que estou entrando no mundo dos repteis eheheh)

já de vez,de que marca é aquela luz azul?que referiu na mensagem anterior
rbl
Membro Veterano

domingo abr 16, 2006 11:21 pm

São duas coisas distintas. Para a iluminação apenas precisa de uma lâmpada comum que se ligue às x da manhã e se desligue às y da noite para indicar aos geckos quando é de dia e quando é de noite.
Para o aquecimento pode usar um tapete ou um cabo como já expliquei atrás.

Para estabelecer um gradiente térmico coloca o tapete ou cabo de aquecimento por baixo do terrário num dos cantos. Os tapetes são adesivos e não permitem alterações mas como o cabo é flexível pode se colocado a abranger uma área superior, seja como for não deve ser superior a metade do terrário.

A luz de luar é da exo-terra (há outras marcas) e julgo que se chama night glo.
gezzmo
Membro Veterano
Registado: domingo jan 04, 2004 12:16 pm

segunda abr 17, 2006 10:14 am

qd referi que o terrario que tinha dito era indicado para geckos, logico que me estava a referir aos leopardo, que sao os que lhe tenhu indicado como mais faceis de ter. é claro que se quiser ter geckos florestais arboriculas, vai ter que ter um terrario mt mais alto que comprido, qt ao facto da respiraçao, tb ja repondi por PM que esta é essencial, n tendo uma boa respiraçao/arejamento no terrario, ha grandes probabilidades de morte do animal.
quanto ao resto o membro rbl ja disse td, mas na minha opiniao, tal como lhe disse por PM ha mts combinaçoes de iluminaçao e aquecimento que podemos ter num terrario, e elas dependem do dinheiro que temos, das temperaturas q temos em casa, de muitos factores. como iluminaçao para o terrario eu escolhia uma lampada de uvb, ilumina bastante bem o terrario durante o dia, mm n sendo obrigatoria para G.L., eles na natureza tb a têm, e como n é assim mt caro, aconselho sempre que seja utilizada.
durante a noite, se quiser pode usar uma night glo, tb n é obrigatoria, mas sempre da jeito para podemos observar a movimentaçao nocturna, para alem de dizerem que desperta instintos dos animais, como reproduçao, etc, ate que ponto é verdade??? n sei, mas eu uso, e uma lampada de 15w chega perfeitamente, pois ainda aquece um bocado e eles de noite n querem grandes temperaturas.
quanto a aquecimento, para os G.L. é aconselhavel ter o aqueciento no solo, pois é ai que passam a maior parte do tempo a receber o calor na barriga para a digestao, pode usar tapete ou cabo, e pelas mm razoes que o rbl, tb prefiro cabo de aquecimento, neste caso pode utilizar um cabo de poucos watts e abdicar do termostato, mas podem surgir problemas em manter as temperaturas desejadas, por isso o mais seguro é utilizar um cabo de por exemplo 50w, com um termostato a medir a temperatura do solo, e o gradiente termico vai ser feito, pondo maior quantidade de cabo (sem sobrepor) na zona quente, e menos quantidade na zona fria. atençao que vai ter que providenciar mts tocas para o animal se esconder, entre elas pelo menos uma humida, para fazeres as trocas de pele. penso ser o essencial para manter um gecko.
<p> </p>
<p> </p>
korrodi
Membro Veterano

segunda abr 17, 2006 10:26 am

Agradeço a todas as pessoas que me informaram tão bem acerca de ter um gecko! :) :) :) :)
P_R
Membro Veterano
Registado: quarta jul 21, 2004 6:52 pm

segunda abr 17, 2006 4:51 pm

e sempre vais para o gueco?
korrodi
Membro Veterano

segunda abr 17, 2006 7:25 pm

Sim,queria o chamaleon calyptratus,mas é muito dificl de manter
vou para o gecko leopardo femea :p
P_R
Membro Veterano
Registado: quarta jul 21, 2004 6:52 pm

terça abr 18, 2006 11:49 am

é bem... embora eu nao goste muito, mas é um optimo reptil pa ti! nao arranjavas melhor...
korrodi
Membro Veterano

terça abr 18, 2006 11:59 am

eheheh ;)
o homem da loja dos animais ainda ainda não me informou se tinham geckos leopardo,se não tiverem vou po tokay :)
gezzmo
Membro Veterano

terça abr 18, 2006 12:26 pm

olha que vai uma grande diferença dos leopardo para os tokay, um é desertico, outro é florestal, um precisa de um terrario baixo e largo, o outro um alto e estreito, um só precisa de uma toca humida e o outro de grandes humidades constantes durante o dia td, para alem de um ser mt amistoso e o outro um verdadeiro terror e mt agressivo, por isso pensa bem...
<p> </p>
<p> </p>
korrodi
Membro Veterano

terça abr 18, 2006 12:27 pm

Hummmmm ok...mas o tokay é um gecko agressivo?
gezzmo
Membro Veterano

terça abr 18, 2006 12:31 pm

sao bastante agressivos comparados c os leopardo, conheço uns que nem se pode la por a mao dentro, é bifada garantida.
<p> </p>
<p> </p>
korrodi
Membro Veterano

terça abr 18, 2006 12:40 pm

xiiii,então vou mesmo para o leopardo não haja duvidas!!! :p
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”