gatinha prestes a ter ninhada

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

igraine
Membro
Registado: segunda fev 13, 2006 12:03 pm

segunda abr 17, 2006 2:00 pm

Boa tarde,

Surgiu-me uma situação com uma gata grávida e não sei bem o que fazer.
Sempre vivi na cidade mas aqui há uns tempos a minha mãe alugou "permanentemente" uma casa em Afife, na serra. De vez em quando vejo lá gatos, pertencem às pessoas da zona e andam de quintal em quintal ou pelo monte. Ultimamente há duas gatas que estão sempre em casa da minha mãe, sendo que a minha mãe tem um cão velhote e super ciumento - o Whisky - que não aprecia lá muito gatos. Contudo, a minha mãe fecha o cão e alimenta-as, anda com elas ao colo, deixa-as ir para a cozinha e gosta imenso delas. Têm as duas coleira e uma dona confirmada que vive na vizinhança.
Há poucos dias a minha mãe apercebeu-se que uma delas está grávida, ficamos muito surpreendidos porque ela parece ser muito nova, é metade do meu gato que tem 6 meses e ainda para mais está grávida mas como ainda não percebo muito de gatos ( e menos de gatas) não vou opinar sobre isso. A minha mãe falou com a dona sobre a gravidez da gata e ela disse que já sabia e que deve estar mesmo no fim do tempo de gravidez. Então fiquei a saber que a gatinha em tempos viveu no apartamento do filho da senhora, que se fartou dela, e mandou-a de volta para o monte. Fiquei também a saber que a outra gata já teve várias ninhadas e que o método utilizado pela senhora é aquele que eu, rapariga da cidade, ou então pouco conhecedora destas coisas como preferirem, julgava ser coisa do passado ou das lendas e que é enfiar os bebés todos num saco e afogá-los. :o
O mesmo método (tão trivial!) espera a senhora aplicar quando a referida gatinha tiver os seus bebés. Escusado será dizer que a minha mãe falou à senhora na hipótese de, pelo menos, castrar a gatinha ao que a senhora respondeu que não havia necessidade disso se podia ir, simplesmente, afogando as ninhadas :o :o :o :o ...
Nos últimos dias a gata não tem saído de casa da minha mãe e ela acha que a gata vai ter lá os filhos. Mas, infelizmente, a minha mãe acabou ontem as férias da Páscoa e teve de deixar lá a gatinha.
Enfim, nem sei bem se isto é um pedido de informações ou um desabafo. :(
No caso de a minha mãe chegar lá no próximo fim de semana e encontrar a gata com os filhos (no quintal) o que é que devemos fazer?
É uma gata linda, tigrada e incrivelmente meiga.
Eu trabalho no próximo fim de semana mas a minha mãe deve ir lá no Sábado. Não posso trazer a gata para minha casa nem a minha mãe pode ficar com ela e acho que também não a posso colocar para adopção porque tem uma dona que, por incrível que pareça, diz que gosta imenso dela porque "é muito linda" e considera-a propriedade sua :evil: :(
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

segunda abr 17, 2006 2:15 pm

Infelizmente é o método utilizado nas aldeias sim. Na cidade também, mas por norma vão para o lixo mesmo. Ou fica com a gata para si e trá-la sem dizer nada à dona ou o destino da ninhada é o rio e o da gata, parir outra vez.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
zuca_05
Membro Veterano
Registado: terça mar 22, 2005 6:42 pm
Zuca; Maggie;Lara, Zé Matias e Maria da Paz

segunda abr 17, 2006 3:09 pm

:cry:
lip_da_bass
Membro Júnior
Registado: segunda mai 17, 2004 9:30 pm

segunda abr 17, 2006 4:38 pm

"Roube" a gata, deixe-a ter a ninhada, e dê os filhotes a quem quiser e souber tratar deles. ;) Fique você também com a gatinha e trate-a como a tal senhora nunca a tratou.
Fsetter
Membro Veterano
Registado: sábado mai 15, 2004 11:42 am

segunda abr 17, 2006 4:54 pm

No seu lugar, tentava novamente convencer a senhora a esterilizar a gatinha, salientando todas as vantagens da esterilização (convinha era que fosse esterilizada o quanto antes). Pode consultar o www.esteriliza-me.org para se inspirar. ;)
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

segunda abr 17, 2006 4:57 pm

Se lá estivesse podia sempre levar a gata ao vet e esterilizar antes de nascerem os bébés.

Depois dizia á dona que ela tinha entrado em parto lá em casa e como estava correr mal tiveram de ir a correr para o vet.

Não estando lá, imagino que serão mais uns pobres a morrer á nascença por ignorância e malvadez.
igraine
Membro

terça abr 18, 2006 9:22 am

Obrigada pelas sugestões. Não tenciono roubar a gata mas posso oferecer-me para a levar ao veterinário para a esterilizar. A senhora não tem carta e nunca foi a um vet na vida.
Quanto à ninhada, se nascerem no quintal da casa da minha mãe de certeza que faremos o que estiver ao nosso alcance para os proteger e não lhes vai acontecer nada de mal. Vou esperar pelo fim de semana para ver o que acontece, se ela os tiver entretanto... Neste momento preocupa-me também outra coisa, a gata pareceu-me muito nova e fisicamente pequena, nem sequer a achei pesada será possível que uma gata engravide cedo demais?
Já agora sabem dizer-me quantos gatinhos costuma ter uma ninhada?
Bom, quando tiver notícias informo.
Última edição por igraine em domingo mai 14, 2006 4:31 pm, editado 1 vez no total.
lagutrop
Membro Veterano

terça abr 18, 2006 10:07 am

igraine

Eu não lhe disse que roubasse a gata pois não?

Apenas sugeri que a levasse "emprestada" ao vet antes dos bébés nascerem, de preferência e depois a devolvesse á dona.

:roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll:
LuMaria
Membro Veterano

terça abr 18, 2006 10:09 am

:D Eu sugeri que levassem a gata!
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
igraine
Membro

segunda abr 24, 2006 10:17 am

Bom dia,

Procurámos a gata durante o fim de semana todo mas não a encontramos. A minha mãe foi a casa da dona mas ela não estava. Como a casa da senhora é uma espécie de quinta, pode estar lá dentro em qualquer lado, a minha mãe chamou-a e ela não apareceu. Este desaparecimento por si só não é invulgar pois ela costuma fazer isso mas, nesta situação, faz-noz temer o pior.
Última edição por igraine em domingo mai 14, 2006 4:29 pm, editado 1 vez no total.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

segunda abr 24, 2006 10:29 am

Parabéns pelo plano do "rapto"... ;) e boa sorte para todo o resto... ;) :D

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
lagutrop
Membro Veterano

segunda abr 24, 2006 10:34 am

igraine

Sempre ouvi dizer que podem esterilizar-se gatas e cadelas mesmo no fim do tempo, com riscos claro.

Mas não sou vet.
LuMaria
Membro Veterano

segunda abr 24, 2006 10:36 am

Provavelmente a veterinária não concorda com o abate da ninhada. A minha também não o faria.
igraine
Membro

segunda abr 24, 2006 10:55 am

Eu também preferia tentar salvar a ninhada. Gostava muito de os encontrar amanhã. Espero ter sorte.
igraine
Membro

quarta abr 26, 2006 2:00 pm

Nada. A senhora não estava, deve ter ido passar o fim de semana prolongado fora. A gata não apareceu.
Só volto a escrever neste tópico quando tiver notícias concretas da gatinha.
Última edição por igraine em domingo mai 14, 2006 4:33 pm, editado 2 vezes no total.
Responder

Voltar para “Gatos”