Plantas para aquario

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
RGRamires
Membro Júnior
Registado: quinta mar 16, 2006 9:34 am

terça abr 18, 2006 1:13 pm

Comprei quatro plantas numa loja de animais para o meu aquario, mas acontece que agora estao a aparecer caracois pequenos nos vidros. É logico que eram as plantas que os tinham, mas como me livro deles pra sempre? Li sobre a tecnica da alface dá bons resultados?

Queria tambem ajuda sobre o substrato, a melhor tecnica, forma e produtos a usar para ter sempre plantas saudaveis. Indiquem sites de preferencia portugueses, ja que existente bons sites brasileiros mas fazem menções a produtos nao comercializados em portugal.

Obrigado[/b]
Silly_Bublle
Membro Veterano
Registado: segunda jan 23, 2006 4:00 pm
Localização: 2 porquinhos da india, 1 casal de Yorkshire terrier, peixes

terça abr 18, 2006 1:25 pm

Eu não tenho substrato nenhum para as minhas, mas há quem use turfa e tem bons resultados. Basta colocares a turfa debaixo do areão só no local onde vais plantar a plantinha.:)
Plantei as minhas directamento no areão e no tronco e estão-se a desenvolver muito bem. Estão muito saudáveis e cheias de rebentos novos.

Já agora que plantas compraste?

Também tenho uma colónia de caracois no meu aquário e já me disseram para colocar folha de couve, no aquario, do dia para a noite para me livrar deles, dizem que é tiro e queda.:)
Catarina1
Membro Veterano
Registado: sábado nov 01, 2003 4:47 pm
Contacto:

terça abr 18, 2006 1:26 pm

Ou metes alface, ou esmagas com o dedo os caracois e depois dás aos peixes. Os meus comiam, depois de eu os matar, nem o meu Pleco de 35 cm dáva conta deles. Perguiçouso o bicho! :P :lol:

As minhas plantas também as tenho enterradas no areão.
Apenas ponho de vez em quando um fertelizante (liquido)
Catarina Duarte

Bianca - 23/01/1993 ~  05/10/2009
gezzmo
Membro Veterano
Registado: domingo jan 04, 2004 12:16 pm

terça abr 18, 2006 1:33 pm

pq queres acabar c os caracois???eles alimentam-se exclusivamente de algas, n fazem mal nenhum, basta ir controlando a praga, e se tivermos plantas saudaveis n ha problema nenhum.
<p> </p>
<p> </p>
RGRamires
Membro Júnior

terça abr 18, 2006 1:41 pm

foi uma anubia anã, uma elodia, uma Echinodorus bleheri e a outra é parecida com esta ultima mas é mais pequena e sem aquele ramo que sai da raiz, mas nao sei o nome.
RGRamires
Membro Júnior

terça abr 18, 2006 2:01 pm

E estou a pensar comprar mais duas, o que aconselham para baixa-média luminusidade?

Como se chama esse fertilizante que usas Catarina1?

Ja agora sabem de algum site que tenha esquemas de como dispor plantas e ornamentos no aquario?
Silly_Bublle
Membro Veterano
Registado: segunda jan 23, 2006 4:00 pm
Localização: 2 porquinhos da india, 1 casal de Yorkshire terrier, peixes

terça abr 18, 2006 2:11 pm

Em relação á escolha das plantas, aconselho-te este site:

http://www.aquariofilia.online.pt/defau ... riaplantas

A mim aconselharam dar o Plant Gro, da Nutrifin, mas não utilizei sequer.

Tal como o gezzmo disse, os caracois são optimos comedores de algas, por isso não me livrei ainda deles.

Eu tenho anubias anãs, musgo de java, feto de java e anúbias afzelii.
Catarina1
Membro Veterano
Registado: sábado nov 01, 2003 4:47 pm
Contacto:

terça abr 18, 2006 4:06 pm

Olha, não te consigo dizer o nome do fertelizante, pois não tenho o aquario comigo e todo o material utilizado, mas penso que seja qualquer coisa AZOO .
a embalagem é verelha.

Sobre a disposição das plantas no aquario, eu mesmo coloco espalhadas, ás vezes não ficam bem , mas elas também não param de crescer e por isso tou sempre a mudar de sitio.

Bjs
Catarina Duarte

Bianca - 23/01/1993 ~&nbsp; 05/10/2009
paixao
Membro Veterano
Registado: segunda jun 07, 2004 9:38 pm
Localização: 1 cocker spaniel, 2 canários varios peixes e 1 irmao mais velho

terça abr 18, 2006 4:59 pm

Catarina1 é Azoo sim... pelo menos eu cheguei a usar tb essa marca mais concretamente o produto AZOO PLANT AUXINS.

Agora mudei para a nutrafin Plant gro e estou tb satisfeito. Aliás não me queixo de nenhum produto da nutrafin, até agora 5 estrelas.

Quanto ao substracto, concordo com a Silly_Bublle. Acho a turfa um bom elemento para se ter um substracto rico, tive a experiência de ter um substracto sem turfa e agora com turfa e a diferença é enorme. Até podes por turfa no local todo... ou seja fazeres uma primeira camada de areao (3 cm) depois uma camada muito fina de turfa( pq se meteres a mais... corres o risco de acidificar muito a água) e por fim complementas com mais uma camada de areão.
RGRamires
Membro Júnior

terça abr 18, 2006 5:38 pm

Obrigado a todos.

Mas ja agora aonde arranjo a trufa? e que tratamento precisa?
paixao
Membro Veterano

terça abr 18, 2006 6:58 pm

Ramires numa boa loja de aquariofilia arranjas isso. Quanto ao tratamento!?!?o que eu utilizo é turfa granulada que não implica nenhum tratamento... apenas uma ligeira cautela a nivel da quantidade para não acidificar em demasia a água.
tgv_23
Membro Veterano
Registado: segunda jul 05, 2004 3:50 pm

terça abr 18, 2006 8:10 pm

boas
ja agora faço uma pergunta em relação à turfa:
depois se quiseres mudar o layout do aquario como fazes? a turfa vai-se desfazer e é só tirar essa agua e limpar o areao ?

-------------------------------------

há quem uso um "termostato" de fundo que é um fio comprido para aquecer o areao e para as raizes não ficarem frias...
e podes fazer um DIY de CO2 para elas
mas tens que ter cuidado senão com turfa e CO2 o ph desce tambem

mais ... plantas as em cima indicadas sao fixes e umas higrofilas axo que tambem se enquadram
fica bem
paixao
Membro Veterano

terça abr 18, 2006 8:29 pm

Tgv por vezes quando uma pessoa aspira demasiado o fundo do aquario a turfa tem tendencia a sair da sua camada e qd isso acontece vem para superficie ficando a boiar. Eu qd decidi mudar o layout do meu aqua mais pequeno, limpei o areão (que tb continha turfa) e não tive qq problema ao retirar a turfa ela própria vinha ao de cima na agua do alguidar e depois ia saindo. A extracção da turfa do areão não é um processo complicado, alías até é bem simples e normal. Se quiseres até podes manter a água... eu fiz isso, guardei 2/3 da agua do aquario e só acrescentei o que faltava. Problemas??? Felizmente não tive nenhum :)
tgv_23
Membro Veterano
Registado: segunda jul 05, 2004 3:50 pm

quarta abr 19, 2006 11:30 am

boas
paixao :
obg pelas informações
eu pensava que com o tempo a turfa se ia desfazendo e se a tirassemos com poucos cuidados ia-se soltar e deixar a agua turva

ja agora quais sao os preços +/-?

fiquem bem
paixao
Membro Veterano

quarta abr 19, 2006 12:02 pm

Ola bom dia.

Tgv em parte tens razão pois a turfa também se desfaz, mas é só com muito tempo, e quando digo muito tempo falo em anos. Nos dois primeiros anos, não se deve notar qualquer diferença entre o primeiro dia em que foi colocada e até a presente data. Quanto a água turva, isso ela fica se meteres turfa a mais, vai ganhar aquele tom amarelada (sinal que puseste turfa a mais e como tal a agua está acidificada), caso contrário nem notas a coloração na àgua.

Bem, a nivel de preços... sabemos que tudo o que seja para fazer um substracto rico, é caro... a turfa que pus foi a minha namorada que tinha comprado e ela gastou na altura 25€ por um saco de 5kg ou 10kg não me recordo agora do peso, mas é uma questão de confirmar isso.
Responder

Voltar para “Peixes”