Alimentação e alojamento da TRACHEMYS SCRIPTA SCRIPTA

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

anaismar
Membro Júnior
Registado: terça abr 18, 2006 10:54 pm

terça abr 18, 2006 11:18 pm

Foi uma amiga que comprou a minha tartaruga. Apesar de ter sido vendida como sendo uma tartaruga do mississipi, eu acho que pertence á espécie TRACHEMYS SCRIPTA SCRIPTA. Não tenho a certeza, mas sei que tartaruga do mississipi, ela não é!!!

O vendedor da loja apenas vendeu uma embalagem de gammarus para a alimentar, e eu queria saber se será o suficiente. Será que elas podem comer mais alguma coisa?

Neste momento, ela está numa daquelas "ilhas", pois ando à procura de um aquáterrário melhor. Alguma dica? Quais as melhores condições para esta espécie? A água precisa de ser aquecida ou não?
korrodi
Membro Veterano
Registado: domingo abr 09, 2006 3:04 pm

quarta abr 19, 2006 9:57 am

Olha,os gammarus não são o alimento mais adequado nas tartarugas,apenas podem-se usar como guloseima.
exprimenta dar á tua tartaruga pedacinhos de carne (carne branca)
pão,moscas,fruta,lugumes(apesar que elas preferem os legumes mais velhas),granulado proprio para tartaruga etc etc.

quanto ao aquaterrário,compra um que a permita nadar sem dificuldade ;)
anaismar
Membro Júnior

quarta abr 19, 2006 10:53 am

A tartaruga esteve durante a última semana em contacto com outras duas, enquanto eu não a pude ir buscar. Ontem, finalmente, veio para minha casa. O problema, é que ainda não comeu e está muito assustada (esconde-se dentro de água sempre que sente movimento). Eu suponho que ainda está a estranhar a nova "casa", até porque ela estava num aquaterrário maior... Será que ela sente a falta da companhia das outras tartarugas? Eu não sei se as tartarugas são, ou não, animais gregários... Deveria comprar outra tartaruga?

Tentei procurar informação sobre a TRACHEMYS SCRIPTA SCRIPTA, mas não encontrei quase nada. Há muita informação sobre, por exemplo, a tartaruga do mississipi (inclusive neste fórum). Poderei adoptar o mesmo tipo de alimentação e cuidados desta espécie à minha tartaruga?
anaismar
Membro Júnior

quarta abr 19, 2006 10:53 am

A tartaruga esteve durante a última semana em contacto com outras duas, enquanto eu não a pude ir buscar. Ontem, finalmente, veio para minha casa. O problema, é que ainda não comeu e está muito assustada (esconde-se dentro de água sempre que sente movimento). Eu suponho que ainda está a estranhar a nova "casa", até porque ela estava num aquaterrário maior... Será que ela sente a falta da companhia das outras tartarugas? Eu não sei se as tartarugas são, ou não, animais gregários... Deveria comprar outra tartaruga?

Tentei procurar informação sobre a TRACHEMYS SCRIPTA SCRIPTA, mas não encontrei quase nada. Há muita informação sobre, por exemplo, a tartaruga do mississipi (inclusive neste fórum). Poderei adoptar o mesmo tipo de alimentação e cuidados desta espécie à minha tartaruga?
Norby
Membro Veterano
Registado: sexta nov 18, 2005 6:37 pm

quarta abr 19, 2006 11:20 am

Ola

Apesar de especies distintas os cuidados de ambas as especies sao mais ou menos identicos, pelo que poderas adopta-los como base.

Aconselho-te a fazer pesquisa acerca de alimentaçao aqui no forum onde veras que vais encontrar muitos topicos relacionados.
(http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopic.php?t=33153)

Compras-te uma Tartaruga de Faces Rosadas bebe numa loja de animais?
Tens a certeza que é essa especie? Penso que a sua venda em lojas esta proibida a ja alguns anos...

Em relaçao ao promenor da tua tartaruga nao comer e estar assustadiça deve estar relacionado com o stress a que foi sujeita com a transiçao de habitat. Em poucos dias deve estabilizar e começar a comer. Digamos que para ja anda a conhecer os cantos a casa...
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Norby</p>
korrodi
Membro Veterano

quarta abr 19, 2006 11:23 am

começa por dar á tua tartaruga gammarus para lhe estimular o apetite,depois has de passar a outros alimentos ;)
anaismar
Membro Júnior

quarta abr 19, 2006 1:27 pm

Olá

Norby [quote] Compras-te uma Tartaruga de Faces Rosadas bebe numa loja de animais?
Tens a certeza que é essa especie? Penso que a sua venda em lojas esta proibida a ja alguns anos...

A tartaruga foi comprada numa loja de animais, e não é uma tartaruga de faces rosadas (Trachemys scripta elegans).

Procurei saber qual é a espécie, e através de algumas fotos que encontrei na net (parecidas com a minha tuga) parece ser uma Trachemys scripta scripta, mas posso estar enganada. ;)

Obrigada pela vossa ajuda, está a ser preciosa! :D

[/quote]
Norby
Membro Veterano

quarta abr 19, 2006 2:16 pm

ooppssss... Tens razao! (nem me tinha apercebido do erro!)

No entanto o comentario que fiz continua a ser valido, uma vez que se trata de uma sub-especie.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Norby</p>
Nyara
Membro Veterano
Registado: sexta ago 12, 2005 12:30 pm
Contacto:

quarta abr 19, 2006 7:07 pm

Para tentar ajudar e evitar confusões, aqui ficam umas fotos da Trachemys Scripta scripta:

Em bébé
Imagem

Adulta
Imagem

É verdade que é da familia das de faces rosadas, mas que eu saiba esta sub especie em questão não está proibida para venda, aliás é facil de emcontrar nas lojas :?

Anaismar o cuidado a ter com ela é similar ao das outras (mississipi e Trachemys scripta elegans), aqui na arca tens mta informação a respeito, podes até espreitar o sub-forúm das de faces rosadas:
http://arcadenoe.clix.pt/race.php3?race=123

Como já te dizeram, ela ainda se está a ambientar à nova casa, logo logo vai conhecer-te, pois esta especie é mto sociável ;) Olha chocalha o recepiente da comida quando lhe fores dar, assim passa a associar-te a uma coisa boa :p

Quanto a alimentação base, na minha opinião, deve ser mesmo os sticks próprios para tartarugas aquáticas e para a idade dela (se é bébé ou adulta). Depois complementas com outros alimentos que ela apreciar mais. Por favor nada de carne, mto menos crua e vermelha. Se decidires mesmo dar (o que não vejo necessidade) só cozida sem nenhum condimento (sem sal por exemplo).

Boa sorte com a nova amiga e qualquer dúdica cá estamos para tentar ajudar :D :D
korrodi
Membro Veterano

quarta abr 19, 2006 7:21 pm

Gostei do post nyara ;)
estás de parabéns! :p
anaismar
Membro Júnior

quarta abr 19, 2006 9:29 pm

Olarés!

Pois é, afinal sempre tinha razão...A minha tartaruguita é uma Trachemys scripta scripta! As tuas fotos (Nyara) só vieram confirmar as suspeitas! ;) É muito parecida com as bebés da foto.

Pois é...a tartaruga continua muito assustada, e depois de ter mudado a água, pior! :( Acho que ainda não comeu nada...
Com que frequência se deve mudar a água? É que ao segundo dia, a água já estava ligeiramente turva e com cheiro.

Mesmo enquanto são bebés, pode dar-se já todos os alimentos que referiram anteriormente? Isto é, enquanto são bebés, além dos gammarus e dos sticks próprios para tartarugas aquáticas e para a idade dela, pode dar-se os legumes e a fruta e todos os outros alimentos?

Agora que vem o tempo quente, será já necessário comprar um projector de luz e uma lâmpada de raios ultravioletas (em substituição do sol)?
Nyara
Membro Veterano
Registado: sexta ago 12, 2005 12:30 pm
Contacto:

quinta abr 20, 2006 12:12 am

Pois é...a tartaruga continua muito assustada, e depois de ter mudado a água, pior! Acho que ainda não comeu nada...
Com que frequência se deve mudar a água? É que ao segundo dia, a água já estava ligeiramente turva e com cheiro.
Isto que escreveu é consequência disto a seguir que a anaismar tb escreveu ;)
Neste momento, ela está numa daquelas "ilhas", pois ando à procura de um aquáterrário melhor. Alguma dica? Quais as melhores condições para esta espécie? A água precisa de ser aquecida ou não?
Ela precisa de uma casa nova rápido!!!

Nesse "aquário" ela não tem onde se esconder se quiser, não ter profundidade suficiente para nadar e apanhar/caçar a comida por baixo enquanto esta flutua, não tem aquecimento....resumindo não tem condições :(
Mesmo enquanto são bebés, pode dar-se já todos os alimentos que referiram anteriormente? Isto é, enquanto são bebés, além dos gammarus e dos sticks próprios para tartarugas aquáticas e para a idade dela, pode dar-se os legumes e a fruta e todos os outros alimentos?
Para já, creio que deves centrar a tua atenção em faze-la alimentar-se, já que está a mto comer pouco. Nesta fase devia comer 2/3 x ao dia. Aconselho a adquirires uns sticks ou um granulado próprio para bébés. Vitaminas tb vinham a calhar para ela, par a ajudar a fortalecer. A pedra de cálcio tb é de comprar ;)
Agora que vem o tempo quente, será já necessário comprar um projector de luz e uma lâmpada de raios ultravioletas (em substituição do sol)?
Vê as coisas por este prisma, mais tarde ou mais cedo vais ter de adquirir esses artigos para o bem estar da tua tartaruga, tem mais vantagens que seja mais cedo! 1º a tartaruga vai receber desde logo os cuidados necessários. 2º com o inverno aumenta a procura deses artigos e consequentemente aumenta tb o preço, já para não falar de quando esgota ;)
A resistência/termostato tb tem de entrar na lista.

Em tempos o pessoal aqui falava que havia uns kits de uns aquaterrários à venda nos hipermercados e que já traziam filtro(a resistência não tenho certeza :? ) é questão de procurares para ver o que arranjas 8)

Boa Sorte!
Norby
Membro Veterano

quinta abr 20, 2006 3:23 pm

Ola a todos novamente!

Anaismar poderia dar-te algumas opinioes acerca de mudanças de agua e manutençao de um aquaterrario sem filtro, mas as ilhotas de facto ficam mt longe de um habitat razoavel para uma tartaruga quer a nivel de espaço quer de capacidade de agua e condiçoes minimas, pelo que acho que devias realmente ter em conta os conselhos da Nyara.

Efectivamente a venda de tartarugas TRACHEMYS SCRIPTA SCRIPTA é legal, a confusao deveu-se ao meu erro na identificaçao da especie...
no entanto a venda de tartarugas Trachemys scripta elegans (faces rosadas/orelhas vermelhas), á qual erradamente me referi, sim é proibida em Portugal desde 1997 (ver http://www.diramb.gov.pt/data/basedoc/T ... 1_0001.htm ).
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Norby</p>
Norby
Membro Veterano

quinta abr 20, 2006 3:34 pm

Ah! Tenta adicionar algumas gotas de vitaminas a comida para ver se lhe consegues estimular o apetite...
anaismar
Membro Júnior

quinta abr 20, 2006 3:43 pm

Eu sei que as ilhotas não são o melhor habitat para a minha amiguinha, mas não quero ir comprar o primeiro que me apareça! :| Tenho que ter em conta preço (que nem sempre nos hipermercados se encontra o melhor preço) e o facto de ela vir a crescer, isto é, comprar um aquaterrário suficientemente grande para poder acompanhar o crescimento dela. Sexta ou sábado, espero que ela já tenha uma nova casa! ;)

Eu já fui comprar granulado. Espero que ela goste! :p

Continua muito assustada... :(
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”