quarta abr 19, 2006 5:23 pm
Estou exactamente a assistir a um debate na Sic Notícias "Opinião Pública" sobre a subida dos preços do petróleo. Já se fala e não é de agora, num choque petrolífero.
Nós, portugueses, estamos com a retoma económica em sérios riscos.
Analisando só o problema em relação ao nosso País, verifica-se que continuamos a sofrer o resultado das más governações que temos tido. Não houve o cuidado de desenvolver as energias alternativas, sobretudo porque os grandes grupos económicos ligados à energia, são poucos e por isso detém um grande poder, não baixam o custo ao consumidor, não deixam, ou dificultam muito, a instalação outras formas energéticas.
A gasolina noutros países da Europa é mais baixa que cá, ora se sofrem das mesmas pressões dos países produtores de petróleo, logo o problema não é só a situação internacional, é também e sobretudo, as más políticas que vimos sofrendo de há muitos anos.
Os Governos continuam a não reduzir despesas. Os Governantes são pequenos reis nas suas áreas, os luxos e gastos supérfluos continuam, as regalias são escandalosas em relação ao estado geral do País. Ao nível dos Gestores Públicos nem é bom falar. Portanto é necessário dinheiro?Pois bem, vão buscá-lo criando mais impostos, retirando regalias à população que trabalha. Devem esfregar as mãos de satisfação com toda esta situação do petróleo, porque é mais uma camuflagem que lhes é oferecida para esconder a sua incompetência, na inexistência de soluções para resolver, a sério, os graves problemas que estamos enfrentando.
Tudo isto se tem reflectido num comportamento, quase generalizado, do deixa andar e salve-se quem puder.
Infelizmente, para nós portugueses, não são só os aumentos do petróleo que nos estão a dificultar a vida, são sobretudo as más políticas e os maus politicos que temos.
Um abraço
Isabel