meus coelhos com diarréia novamente!!!

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
victorrr
Membro Veterano
Registado: terça mar 08, 2005 6:24 pm
Localização: 3 coelhos: HERMELIN LOP, LIONHEAD, AMERICAN FUZZY LOP

quarta abr 12, 2006 6:32 pm

:( eu não sei o qeu faço mais.... :cry: eles continuam com a diarréia, eu não posso dar verduras que eles começam a fazer coco mole... estou realmente preucupado, e els já foram vermifigados... vou ter que chamar o vet mais uma vez, e ele tera de fazer um exame mais minucioso!!!!
vocês achos que els podem morrer??? estou muito preucupado!!! :(
eles aparene mente estão bem, mas o coco que é mole!!!! eu não sei se é esse veterinário que é ruim ou se são os coelhos... :cry:
estou um tanto preucupado
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

quarta abr 12, 2006 9:57 pm

olá victorr

Se as verduras fazem diarreia não dê verduras. Nada mais simples. Os coelhos são ainda muito pequeninos para tantas verduras, dê-lhes só a ração e feno é o que basta, depois a pouco e pouco vá introduzindo as verduras, mas não tem necessidade de dar todos os dias.
E vitaminas para quê? os meus não tomam vitaminas e estão de optima saude e nunca tiveram uma diarreia na vida.
Quem tem necessidade de vitaminas são os porquinhos da india e mesmo assim não necessitam todos os dias.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
mmcoelho
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 10:21 pm

segunda abr 17, 2006 10:54 pm

Diarreia é uma coisa, fezes moles é outra. Diarreia é líquida e, para mim, fezes moles são aquelas que eles comem de vez em quando:

Imagem

Verifique se não anda a dar verduras húmidas, pois isso provoca diarreia. Pode lavá-las mas tem de esperar que estejam bem secas para lhes dar

Para além disso, caso tenham diarreia, coza arroz sem sal e dê-lhes chá de camomila (sem açúcar!) durante 1 dia. Se não passar, leve a um veterinário.

M.
leoa_nova_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm

terça abr 18, 2006 12:27 am

Se der verduras e água é normal que isso aconteça, veja o exemplo da alface, 90% é água então e a celulose? Os coelhos necessitam de feno e não de erva fresca, os coelhos bravos podem comer pois não tem água sempre disponível e esse é o método que têm para o consumo de água.

Aconselho a dar apenas cenoura e fruta como a maçã, e apenas como guloseima e não alimentação, a ração é muito boa e vem com vitaminas incluídas.
victorrr
Membro Veterano

terça abr 18, 2006 6:34 pm

muito obrigado pela ajuda!!!! MMCOELHO, vc poderia mandar novamente a foto das fezes pois eu não consegui ver!!!!!
victorrr
Membro Veterano

terça abr 18, 2006 7:00 pm

vcs não acham que esta diarréia pode ter relação com a forração de minha gaiola que é feita com jornal????? aqui na minha cidade não existe feno para vender nos petshops, somente serragem própria para animais, assim como os porquinhos, os coelhos tb não se recomendar fazer a forragem de sua gaiola com serragem... tem algum problema com isto??? é talvez seja este jornal que está causando a diarréia!!!! o vet vai em minha casa amanhã!!!!
kitten
Membro Veterano

terça abr 18, 2006 7:16 pm

Mas quem disse que não é recomendada para os coelhos? O litter dos meus coelhos é feito de aparas de madeira, não de papel de jornal. O Feno não é para as camas é para comer, para as camas deve usar-se palha seca que eles também comem.

Vitorrr da alimentação dos coelhos só 20% dela deve ser constituida de alimentos frescos, se os seus coelhos têm fezes moles deve deixar de lhe dar alimentos frescos e ir aos poucos e após parar a diarreia introduzindo os alimentos verdes.
Madalena Marques
leoa_nova_
Membro Veterano

terça abr 18, 2006 7:42 pm

O jornal é prejudicial para o coelho pois contém chumbo, o seu coelho pode sofrer de envenenamento por comer papel de jornal, as aparas de madeira são uma óptima escolha, mas não podem ser muito finas para não fazerem pó, aumentando o risco de doenças respiratórias no coelho.
mmcoelho
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 10:21 pm

quarta abr 19, 2006 9:59 pm

Os coelhos tanto têm de comer verduras como de beber água. Simplesmente "cai mal" comerem verduras húmidas (creio que li isso num livro da Monica Weber, que se vende nas lojas de animais).

Para além disso, a sua alimentação, ao contrário do que foi dito, deve ser em maior peso constituída por verduras e em menor por ração própria (conforme http://www.rabbit.org/faq/sections/diet.html e http://www.rabbit.org/journal/3-4/pellets.html).

Nem todas as rações são boas; as vendidas ao quilo então são péssimas. Há diferenças gigantescas em termos de saúde quando se investe numa boa ração.

O jornal não tem nada a ver com isso da diarreia mas pode realmente procovar envenamento SE ingerido EM EXCESSO. E sim, as aparas podem provocar problemas respiratórios.

Os coelhos podem e devem comer erva fresca. Mas não pode ser toda a erva. Há erva específica para coelho à venda nas lojas. E há salsa, que eles adoram.

Outra coisa: não forrem a gaiola inteira com litter. Vocês gostavam de ter a vossa cozinha e quarto com cheiro de casa de banho? Coloquem um tabuleiro à parte na zona onde o coelho gosta mais de urinar. Depois, tenham outra área com feno ou palha para a cama e finalmente uma área para comida e água (FRESCA!).

Victorr: eu consigo ver a fotografia aqui. Será problema de ligação? Deixo o link: http://www.rabbit.org/chapters/san-dieg ... cecals.jpg
victorrr
Membro Veterano

quinta abr 20, 2006 5:53 pm

desculpe, não entendi direito se eu posso ou não colocar uma forragem só de serragem ou de piper???? por que aqui não tem palha... ou mato seco, tenho um receio de colocar matos da rua, pois a coelha de minha prima morreu pq comeu um mato que era venenoso!!!
kitten
Membro Veterano

quinta abr 20, 2006 6:20 pm

Piper? Não sei o que seja.

Eu uso isto http://www.osnossosamiguinhos.com/index ... ductId=310
e aparas de madeira. Para as camas uso palha da versele laga.

As aparas de madeira que uso são esterelizadas, não têm pó nenhum. Há quem use o litter de gato, mas esse não gosto porque tem muito pó.

Tente encontrar no brasil uma loja on line que venda por exemplo corncobs. E feno também não há?
Madalena Marques
kitten
Membro Veterano

quinta abr 20, 2006 6:30 pm

Desculpe mmcoelho, mas não é assim tão linear essa história da alimentação, principalmente em coelhos juvenis como é o caso, não pode dar-se a um coelho com 2 mêses a mesma quantidade de alimentos frescos que se dá a um adulto.
E não cai mal as verduras humidas, faz mesmo diarreia posso garantir-lhe.
Uma BOA ração, que é a que os meus comem, tem tudo o necessário para que cresçam saudáveis.
Um coelho não é um porquinho da india que por não conseguir sintetizar a vitamina C e a esses sim tem ser dada diáriamente, quer comida, quer bebida.
Quanto às aparas, não sei que aparas conhece, as que eu uso não têm pó, são aparas esterelizadas.
Madalena Marques
leoa_nova_
Membro Veterano

quinta abr 20, 2006 9:00 pm

Depende da marca das aparas, existem umas que quase parecem serradura, a que uso é da friskies e é bem boa.

O meu coelho come apenas ração e feno e está muito bem, apenas come legumes quando eu os cozinho e dou-lhe alguns, e nunca teve problema nenhum!!!! Está saudável como sempre esteve, e não estou de acordo em se dar legumes frescos e água a um coelho, pois é um animal que pode morrer de problemas intestinais devido à sua flora intestinal muito sensível.
victorrr
Membro Veterano

quinta abr 20, 2006 9:21 pm

o que chamo de piper é aquela areia, tipo pedra que existe para gato, e também especializada em hamster, porquinho da india e chins... vc acha que tem algumproblema usar a de gato para os coelhos????
kitten
Membro Veterano

quinta abr 20, 2006 9:41 pm

Eu não uso vitorrr, a areia de gato tem muito pó sim, é perigoso sim para as vias respiratórias dos coelhos.
Madalena Marques
Responder

Voltar para “Exóticos”