Dicas ecológicas

Fórum para todos os assuntos relacionados com a comunidade, comentários sobre o site, sugestões, ajuda e outros temas relacionados.

Moderador: mcerqueira

elisilx
Membro
Registado: quarta dez 14, 2005 5:53 pm
Localização: gatas: Pipoca, Pantufa, Pretinha + 1 canário: Tweety

quinta abr 20, 2006 8:58 am

Bom dia,

Embora possa parecer que o tema nada tem a ver com animais, proteger o ambiente é proteger a vida, seja a nossa, a dos animais, dos ecosistemas de que dependemos, etc etc!!

Assim gostava de deixar aqui o mote para tentarmos melhorar a qualidade do nosso ambiente nos pequenos gestos do dia-a-dia.

Podemos dizer quais os nossos hábitos no que diz respeito à deposição do lixo e trocar informações sobre a forma menos poluente de o fazer. Por vezes nem sequer pensamos quando deitamos qualquer coisa no caixote do lixo, tal é a força da rotina!

O planeta está a perder a capacidade natural de reciclar o lixo, dada a velocidade a que se polui e por ano morrem centenas de animais vítimas da poluição e da deposição de lixos em locais errados. Podia enumerar muitos, mas ocorre-me de repente o caso das tartarugas que morrem asfixiadas por sacos plásticos à devira no oceano!

Assim, e para começar, deixo aqui a dica do óleo de cozinha. Talvez já seja do conhecimento de alguns, mas cá vai:

O óleo alimentar usado NÃO deve ser deitado directamente no esgoto. As águas dos esgotos seguem para um tratamento em E.T.A.R.'s onde é utilizada água para "lavar" esse mesmo esgoto. Se estiver contaminado com óleo, vão ser necessários muitas mais toneladas de água para efectuar a lavagem, além de aumentar o consumo de energia. O óleo usado deverá ser colocado em garrafas ou garrafões e colocado no lixo comum ou deixado num ecocentro. Há já uma empresa que faz a reciclagem deste óleo que é utilizado no fabrico de biodiesel, um combustível ecológico. Para quem gosta de artesanato, também poderá usar este óleo no fabrico de sabões e sabonetes de forma artesanal!

Espero que este tema seja proveitoso para todos e que possamos fazer a diferença com atitudes e hábitos ecológicos. ;)
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quinta abr 20, 2006 9:15 am

Bom tema, inicio com dicas simples mas que poucos cumprem,

- Não cuspa para o chão!

- Não deite lixo para o chão!

- Apanhe o cócó do seu cão!

Para já fico por aqui ;)
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
YolaeFifi
Membro Veterano
Registado: sexta mai 20, 2005 9:16 pm
Contacto:

quinta abr 20, 2006 1:46 pm

posso por a xuga no ecoponto?

:lol: :lol:
<strong style="background-color: rgb(255, 255, 255);">
</strong>
Trucas
Membro Veterano
Registado: quinta out 06, 2005 3:58 pm
Localização: Hamster (Brocas) e Peixe dourado (Bonifácio) mas adoro cães, gatos, ouriços, tartarugas, etc., ...

quinta abr 20, 2006 2:19 pm

AAHHH AAHHH! Apanhei-te Miss Yolafáfá!! Tava aqui escondida... :lol: :lol: :lol:
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal">Zeca &ldquo;Trucas&rdquo;</p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal">"Uns nascem Homens!Outros nascem C&atilde;es!Eu tive a sorte de nascer C&atilde;o..."-Snoopy :lol:</p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal">Bugas-Trucas-Brocas-Amigo-Estrela-Xana-Bonif&aacute;cio+Zacarias</p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal"><a href="http://img287.imageshack.us/img287/3379 ... jpg</a></p>
YolaeFifi
Membro Veterano
Contacto:

quinta abr 20, 2006 2:24 pm

uuuups................................ :?
</strong>
Bianah
Membro Veterano
Registado: quarta jan 12, 2005 5:03 pm

quinta abr 20, 2006 2:25 pm

A Xuga no ecoponto?? Imagem
Ninoquinha
Membro Veterano
Registado: segunda mar 13, 2006 1:36 am

sexta abr 21, 2006 5:26 am

Olá malta ;)

Bom tópico, este...quase tão bom quanto o meu. :lol:
Estou a brincar. Gostei mesmo.

Aqui deixo uma ideia, que tem-se mostrado útil aqui em casa, e nas casas de quem me conhece. :p

Já que os ecopontos domésticos estão assim um pouquito que... para o...carote, :lol: eu resolvi fazer o meu próprio ecoponto.

É só arranjar uma caixa de razoável, mais comprida que larga com uma altura que esteja entre o seu comprimento e a sua largura.
Ok, eu dou um exemplo, a caixa de uma impressora serve perfeitamente...

Depois, é só lá colocar 3 sacos, presos por 4 molas cada um. Se tiverem alguma dificuldade em visualizar a "coisa", mandem-me pm.
As cores das molas devem respeitar as cores utilizadas no ecoponto.

Ou então

Guardem 3 embalagens dos detergentes de roupa, e cada uma delas fica reservada para um determinado tipo de lixo. Coloquem um saco dentro de cada uma delas. Assim, só terão de tirar o saco na hora de irem depositar as vossas recolhas no verdadeiro ecoponto, e as caixas ficam prontas para serem usadas outra vez.
Depois, é só arranjar um lugar para as colocar.

Pode não ser muuuito estético, ou não agradar de todo à vista, mas facilita e muito a separação dos lixos recicláveis e ajuda o meio ambiente.

Fica aqui a minha dica. Depois ponho mais. :D

Beijos gerais ;)
<p>Quem maltrata um animal, merece um castigo igual.</p>
<p>&nbsp;N&atilde;o me envergonho de dizer que a minha melhor amiga tem 4 patas. </p>
patricias
Membro Veterano
Registado: quarta nov 24, 2004 11:19 am

sexta abr 21, 2006 10:18 am

Susana,

é uma óptima dica! E quanto a não ficar muito giro à vista, a pessoa pode sempre pôr um papel de embrulho que goste à volta. Infelizmente em minha casa não dava, o Lucky encontraria maneira para deitar a baixo e revolver o lixo todo.

Eu comprei à algum tempo um caixo com duas divisões e não é que o safado volta e meia abre o caixo e deita o lixo para fora... :roll: Santa paciência! :o

Eu faço outra coisa, para poupar água, sempre que toma-se banho naquela casa, nós pomos a água a correr para um regador enquanto não vem a água quente (dá para encher um regador por banho), depois pomos a água nos garrafões de 5 litros, essa água serve para lavar a loiça, regar as plantas, lavar a casa, enfim tudo o que se quiser... Para além disso só pago (no máximo) 10 euros de água.

Poupo água + lavo a loiça (e afins) quase de graça + pago pouco de água = e ainda ajudo o habiente!!!

:lol:
Não acredites em:

...alguma coisa simplesmente porque a escutaste.
...tradições simplesmente porque provêm desde há muitas gerações.
...algo só porque é falado ou é motivo de rumor por muitos.
...algo simplesmente porque vem escrito nos teus livros religiosos.
...algo simplesmente porque é dito pelas tuas professoras ou anciãos.
Mas, após observação e análise quando encontrares que algo vai de acordo com a razão e é conduzível à felicidade e benefício de uma só pessoa e de todas, então aceita e vive-o.

Kalama Sutta - Buda Shakyamuni
YolaeFifi
Membro Veterano
Contacto:

sexta abr 21, 2006 2:30 pm

patricia, invejo-te e louvo a tua atitude! :D
eu tambem queria seguir esse sitema, mas a minha mãe é uma retrógada!!
diz que reciclar dá muito trabalho, mas já a convenci, mesmo assim ela ñ recicla quando eu ñ estou em casa. eu falo-lhe da degradação do planeta, etc, e a resposta que tenho é ' ah pq nessa altura eu já ñ estou cá....' :o
mas vou fazendo os possiveis, por ex, a agua dos cães que já ñ é boa para eles beberem serva para regar as plantas, etc.
já agora, tenho de fazer um trabalho este fim de semana sobre a super-ocupação do homem na terra e as consequências para o planeta.
quem tiver artigos, textos, imagens e ñ se importasse de me ajudar na minha pesquisa, eu agradecia muito! :p
</strong>
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

sexta abr 21, 2006 2:38 pm

Ecoponto... eu??? Nã... sou tóxica :lol: :lol: :lol:
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
AcTiOnGiRl
Membro Veterano
Registado: quarta fev 18, 2004 9:40 pm

sexta abr 21, 2006 2:41 pm

Oh Xuga,
Tas com uma assinatura Poderosa!!! ;)
Os Boxers são frequentemente descritos como os filósofos entre os cães, talvez porque às vezes parecem sonhadores e distraídos.
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

sexta abr 21, 2006 2:44 pm

Rita,

Vai lá ao site e faz uma para ti ;) tens imensa escolha!
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
elisilx
Membro

sexta abr 21, 2006 2:52 pm

Susana,

também gostei da ideia do "ecoponto" doméstico feito em casa! Normalmente tenho uns sacos a monte na lavandaria, mas assim vão ficar muito mais organizadinhos! Acho até que vou pôr o meu filho a fazer uns desenhos numa caixa para esse fim! :D :D

Patrícia,

ainda bem que é uma rapariga preocupada com a desperdício de água. Lá em casa também se aproveita a água para garrafões. Antes de o fazer até me doía a alma por ver a quantidade de água potável e limpinha que ía cano abaixo enquanto a água quente não chegava :?
elisilx
Membro

sexta abr 21, 2006 3:05 pm

Yola,

reciclar e ter uma atitude ecológica começa pela educação que se teve em pequeno. O que disse a Lumaria faz todo o sentido: começarmos por pequenos actos como não atirar papéis para o chão, ou não cuspir para o mesmo. Isto tem que ser aprendido e quanto mais cedo melhor.

É possível que a sua mãe não pense assim... quantas e quantas pessoas me respondem o mesmo que ela: "estou a degradar o planeta?? quero lá saber... quem vem atrás que feche a porta..."

Normalmente as pessoas pensam que não têm obrigação nenhuma de o fazer, que isso compete aos organinsmos oficiais, câmaras, etc. No entanto, a quantidade de embalagens que temos hoje em dia para pôr no lixo, por exemplo, foram criadas para melhorar a qualidade do acondiciomanto de alimentos e outros produtos que consumimos, e para nos facilitar a vida. Portanto é legítimo que nos peçam colaboração na separação dessas embalagens.

Mas eu penso que podemos mudar essa atitude. Já o consegui fazer com várias pessoas e um dos argumentos é que separar o lixo com a finalidade de o reciclar é uma atitude inteligente ;)

Se quiser algumas informações interessantes para o seu trabalho, entre no site da Lipor. Vai lá encontrar coisas giras. ;)
patricias
Membro Veterano
Registado: quarta nov 24, 2004 11:19 am

sexta abr 21, 2006 3:10 pm

yola,

eu sei o que é ter uma mãe "cabeça dura", quando ainda morava com ela, apesar de termos um ecoponto do outro lado da rua, ela dizia-me sempre que não valia a pena separar o lixo, pois tinha de atravessar a rua e ir lá pô-lo... santa paciência!!!

Eu quando vim morar para minha casa comecei logo a separar tudo e tenho de andar um pouco mais (ou então vou de carro para o comboio e fica em caminho).

Mas yola, não se esqueça: quando tiver casa... já sabe: Reciclar! :lol:

elisilx,

essa da água até foi o meu namorado que me ensinou, pois eu antes nem tinha a consciência de quanta água ia pelo cano! Agora sou + "papista que o papa"!!! :lol:

Só faltam ideias para poupar a eléctricidade ;)

Bjos,
Patrícia
Não acredites em:

...alguma coisa simplesmente porque a escutaste.
...tradições simplesmente porque provêm desde há muitas gerações.
...algo só porque é falado ou é motivo de rumor por muitos.
...algo simplesmente porque vem escrito nos teus livros religiosos.
...algo simplesmente porque é dito pelas tuas professoras ou anciãos.
Mas, após observação e análise quando encontrares que algo vai de acordo com a razão e é conduzível à felicidade e benefício de uma só pessoa e de todas, então aceita e vive-o.

Kalama Sutta - Buda Shakyamuni
Responder

Voltar para “Arca de Noé Vivapets.com”