Labrador com outras raças

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Retriever do Labrador! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moinhodoceu

Responder
rmvenancio
Membro
Registado: quinta mar 20, 2003 5:12 pm
Contacto:

quarta abr 19, 2006 10:49 am

Vivas,

Venho pedir a vossa opinião sobre um assunto que me tem levado a pensar.

Tenho um labrador (Macho) com 3 anos e em Março do próximo ano vou trocar de casa, visto que vou ter muito mais espaço gostaria de adquirir um novo cão para fazer companhia ao donos e ao meu Lab.

Adoro a raça Labrador mas neste momento queria arranjar um cão de guarda.

Inicialmente tinha pensado ter um Pastor Alemão mas tiraram-me da ideia por ser um cão mt dominante e poder ter problemas com o Lab que já existe na casa há 3 anos. Neste momento estou inclinado para o Rafeiro Alentejano, é um cão que tb adoro. Alguém tem experiência de convivência entre um Rafeiro e o Labrador.

Têm experiencia em colocar outras raças dominantes com o Lab em que o Lab é o mais velho ?

Seria boa aposta ter um macho ou nestes casos era preferivel uma femea ?

Obrigado.
marciamachado
Membro Veterano
Registado: quarta mai 26, 2004 10:17 am
Localização: 2 cadelas-Farrusca (Labrador) Pantufa (Pastor Alemão), pássaros, peixes

quinta abr 20, 2006 10:40 am

Tenho duas cadelas, uma P.A. e uma Labrador. Juntei-as na mesma casa com 4 anos. No início houve problemas relacionados com a dominância, mas rapidamente os resolvi com a ajuda do livro que já tenho recomendado aqui no forum " A Encantadora de cães" (Europa-América, autora:Jen Fennell, custo:15 euros).
Não me parece que o problema esteja nas raças que se juntam, está sim na questão da definição do líder. Se mostrar aos seus cães que você é o líder da matilha e que eles nunca poderão ocupar esse lugar, não terá problemas. Se pelo contrário não lhes mostrar que você é o líder, eles poderão vir a lutar entre eles pelo lugar.
As regras descritas no livro para mostrarmos aos nossos animais que somos os líderes são muito simples, terão é que ser toda a vida aplicadas, porque se o líder "fraquejar", os cães tenderão a ocupar o seu lugar.
Vou-lhe dar ideia das regras simples que terá que adoptar:
-ignorar os cães quando chega a casa, depois deles se acalmarem chama-os e faz-lhes festas;
-Não deverão ter comida à disposição. Quando voltarem do passeio, deverá preparar-lhes a comida e fingir que está a comer das taças deles, antes de lhes dar as taças;
-Sair e entrar para a rua sempre antes deles.
Justificação breve:
-o líder ignora os membros da matilha abaixo dele na hierarquia;
-na matilha come-se depois da caça. O primeiro a comer é o líder, comem depois os outros elementos;
-quem vai à frente na caçada é o líder, os outros elementos da matilha vão atrás.

Isto poderá parecer confuso, mas depois de ler o livro, ficará a perceber tudo.
A minha P.A. é muito boa a guardar a casa, quando se passa qualquer coisa estranha, ladra logo a avisar. A Labrador, acho que podiam entrar os ladrões todos, desde que lhe fizessem festas, ela não se importava :)
Atenção que, como já um forista aqui disse, um bom cão de guarda é aquele que avisa do perigo, não o que morde tudo e todos. A sociabilização com pessoas e outros animais é essencial. Boa sorte!
Márcia.
rmvenancio
Membro
Registado: quinta mar 20, 2003 5:12 pm
Contacto:

quinta abr 20, 2006 11:27 am

Obrigado Márcia pela explicação e a ajuda.

Tocaste em tópicos que por acaso eu não faço com o meu labrador. O meu lab só come depois de mim mas nunca fingo que como da comida dele :-), todavia já houve disputa de liderança e ele é bastante obdiente, mts vezes basta dizer o nome que ele sabe que está a fazer mal.

O meu grande receio é mesmo entre os dois cães. Ou seja qual deles estará acima da hierarquia. Lá em casa sou eu, a minha mulher e depois o lab. Caso eu adquira o Pastor Alemão tenho receio que ele queira assumir a posição do Lab e o Lab não a queira perder. Adoro PA desde pequeno porque foi o primeiro cão com quem eu brinquei a minha opção sobre o Rafeiro Alentejano foi pq segundo me pareceu um cão mais submisso (mas não conheço a fundo as duas raças).

Quanto ao cão de guarda compreendo o que diz, eu quero um cão de guarda e não um de ataque. Pretendo um cão que só deixe entrar quem for da casa.
O Lab para quem não conhece a raça é um óptimo cão de guarda :-) Ladra qd está em perigo e o tamanho assusta :-)

Mais uma vez obrigado pelas dicas. Como só o pretendo adquirir a nova raça para Março ainda tenho mt para ler e mt gente para ouvir.
marciamachado
Membro Veterano
Registado: quarta mai 26, 2004 10:17 am
Localização: 2 cadelas-Farrusca (Labrador) Pantufa (Pastor Alemão), pássaros, peixes

quinta abr 20, 2006 11:59 am

Penso que as lutas só acontecem quando os cães estão a disputar o lugar da liderança. Se lhes mostrar que o dono é o líder, eles estabelecerão normalmente e sem problemas a hierarquia entre eles.
P.e. as minhas cadelas passaram de uma situação em que lutavam várias vezes durante o dia pela liderança, para uma situação em que já dormem juntas. Eu penso que os conflitos surgem pela disputa da liderança, não pelos outros lugares, pois entre o líder e os outros elementos da matilha há uma grande diferença em termos de responsabilidades e de comportamento. Penso que entre membros da matilha as diferenças serão pequenas. No entanto elas existem sempre, mas não penso que tragam problemas significativos.
Não sei se vai obter respostas muito boas. Penso que a maioria das pessoas acha que os cães devem decidir entre si a hierarquia. A partir daqui surgem os problemas: lutas entre cães, cães que atacam pessoas e outros cães, etc.
Mas depois de investigar poderá tirar as suas conclusões.
Quanto ao Rafeiro Alentejano, também já ouvi casos de cães muito dominantes que depois têm que ser abatidos. No entanto estive há uns fins-de-semana atrás com uns, que eram uns verdadeiros "paz-de-alma".
Tudo vem da educação e não do cão!
Responder

Voltar para “Retriever do Labrador”