Achei curioso - Dobermans Brancos

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

AcTiOnGiRl
Membro Veterano
Registado: quarta fev 18, 2004 9:40 pm

quinta abr 20, 2006 10:24 am

PauloC,
Na primeira foto, tem o Normal e o Branco, o Branco a meu ver tem os olhos azuis e não vermelhos 8)
Os Boxers são frequentemente descritos como os filósofos entre os cães, talvez porque às vezes parecem sonhadores e distraídos.
jcachorro
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
Contacto:

quinta abr 20, 2006 10:28 am

AcTiOnGiRl Escreveu: PauloC,
Na primeira foto, tem o Normal e o Branco, o Branco a meu ver tem os olhos azuis e não vermelhos 8)
Nem sempre o albinismo se reflecte em olhos vermelhos! ;)
<p>Cumprimentos

Jo&atilde;o Silva

</p>
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quinta abr 20, 2006 10:30 am

Rita, os animais pareceram-me ter todas as caracteristicas de albinos. Se assim é, de facto é um crime. Não aprecio animais brancos no geral, mas branco ou não, é sempre um dober ;)
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quinta abr 20, 2006 10:32 am

Acho que a actiongirl deve estar a confundir cães com piriquitos, ou algo assim!!! Nunca vi cães de olhos vermelhos, sejam albinos ou o que quer que sejam........só em fotos quando o Flash está mal posicionado....hehehehehe!!
Os cães albinos, tal como acontece com os seres humanos, têm precisamente olhos azuis ;)
AcTiOnGiRl
Membro Veterano
Registado: quarta fev 18, 2004 9:40 pm

quinta abr 20, 2006 10:39 am

Acho que a actiongirl deve estar a confundir cães com piriquitos, ou algo assim!!!
Podes-me chamar Rita ;)
O Albinismo caracteriza-se pela despigmentação, e não me parece que estes sejam os casos

Os dobermanns brancos não são albinos no mais verdadeiro sentido da palavra, embora eles mostrem algumas características albinas. (Um verdadeiro albino é despigmentado. Dobermanns brancos tem pigmento, mas eles tem uma quantidade reduzida de pigmento.

Eles não se parecem brancos pela falta de pigmento, como no caso do verdadeiro albino; eles parecem brancos porque eles tem o pigmento branco). os dobermanns brancos são exatamente brancos, são de varias tonalidades cremes. E tem olhos azuis.
By

http://www.animalraro.hpg.ig.com.br/vra ... branco.htm

Eu sou bastante observadora e á primeira vista não me parecem albinos ;)

Mas claro é a minha opinião ;)
Os Boxers são frequentemente descritos como os filósofos entre os cães, talvez porque às vezes parecem sonhadores e distraídos.
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

quinta abr 20, 2006 11:00 am

Oi Rita,
A mim, pelo menos o animal da primeira foto que se vê muito bem, parece-me albino.
Tudo o que alguns criadores ávidos de 'conquistar mercado' anunciam como animais 'raros' para mim não são mais do que aberrações ou desvios exacerbados do padrão que não justificam manterem o nome da raça. Se nalguns casos o desvio ao padrão apenas prejudica a raça, outros há em que estas características 'raras' prejudicam o próprio animal e a sua saúde. A criação propositada de animais albinos é uma delas.
Também existem Rottweilers brancos e Vermelhos (castanhos), e pessoalmente acho ambos os casos aberrações
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

quinta abr 20, 2006 11:05 am

Grandes polêmicas foram geradas pela incompreensão do fato de se classificar um determinado cão como albino enquanto que outras raças, cuja pelagem é inteiramente branca, são classificadas como de cor sólida e, outras ainda, como o Samoieda, na qual a cor branca é uma característica da raça.

A cor branca, na pelagem, é gerada por dois tipos de etiologia: a escassa produção da feomelanina, que pigmenta os pêlos em associação com a melanina, que faz parte das características biotípicas de certas raças, e a total ausência de produção da melanina, que pode estar limitada a uma determinada área da pelagem ou alastrar-se por inteiro, que é uma patologia congênita e hereditariamente transmissível.

Nos cães de pelagem naturalmente branca, a produção de melanina é normal e, sob a pelagem branca, pode-se verificar a pele escura, bem pigmentada.

Nos cães albinos, a hipófise não produz a tirosina e a ausência da tirosinase, reação que processa a melanina, em determinada área, produz a pele branca (na realidade, rosada). Portanto, qualquer cão que apresente uma pequena mancha branca, sendo que a pele dessa área também se apresenta branca, ou melhor, despigmentada, automaticamente, é portador da melanopatia hereditária, chamada albinismo. -

Bruno Tausz
Etólogo Presidente do Conselho de Cinologia da CBKC
Árbitro de Todas as Raças
AbsoltuBruno
Membro Veterano
Registado: domingo mar 05, 2006 5:39 pm

quinta abr 20, 2006 11:47 am

Trata-se de facto de cães albinos visto não apresentarem pigmentação, a pele é cor-de-rosa e na maioria dos casos, os exemplares albinos apresentam olhos azuis. Num dos sites que postei, também tive oportunidade de ver que não só promovem o doberman albino, o azul com marcas afogueadas e o denominado "isabella".
AbsoltuBruno
Membro Veterano
Registado: domingo mar 05, 2006 5:39 pm

quinta abr 20, 2006 11:56 am

Imagem

Imagem

Imagem
casadiscaes
Membro Veterano
Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
Contacto:

quinta abr 20, 2006 12:56 pm

Esses das fotos mais parecem isabellas... de qualquer forma o branco nunca foi admitido no estalão e o isabella e o cinzento foram excluidos há alguns anos (se não estou em erro nos anos 70)...
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
susanastrat
Membro Veterano
Registado: quarta jan 25, 2006 11:35 am

sexta abr 21, 2006 11:07 am

Depois desta explicação existem quadros explificativos sobre várias como podemos ter um boxer branco, cães de cor azul maltês , etc...Neste caso a série albina C, o alelo Platino permite uma pequena expressão do pigmento, responsável pelo branco sujo olhos azul pálido dos dobermann.
E no caso do D.

http://www.canecorsoitaliano.com.br/art ... o=genetica
A genética das cores

Primeiramente, é necessário esclarecer que todas as cores são formadas por um mesmo pigmento: a melanina. Ela apresenta-se de duas formas, variações do mesmo pigmento, sendo a segunda uma fase posterior de desenvolvimento da primeira.

A feomelanina é um pigmento costituido por grãos de forma esférica com coloração que varia do crema pálido ao amarelo, fulvo, até chegar ao mógno intenso típico nos setters irlandeses, com o incremento de seu diâmetro. Uma maior concentração cria a eumelanina, que é tão mais escura quanto mais grossos e densos são os grãos. O máximo da graduação é a cor preta, mas pode ser também marrom ou azul (cinza aos nossos olhos).

O manto branco, ao invés, não é uma cor: é uma falta de cor, costituido de pelos que não possuem pigmento.

As mutações que modificam o manto dos lobos, gerando as várias expressões cromáticas do cão, podem ser divididas em quatro grupos:

1) mutações que regem a distribuição sobre o corpo da eumelanina e da feomelanina(não agouti, aumento em certas regiões, inibição da feomelalina, tigraduras, máscara preta)

2) fatores de redução ou diluição da eumelanina: cinza, prata, marrom, azul (este último produz efeitos também sobre a feomelanina)

3) fatores de redução ou diluição da feomelanina (vermelho, creme, branco leite)

4) fatores de inibição de todas as melaninas).
<p>susana</p>
YolaeFifi
Membro Veterano
Registado: sexta mai 20, 2005 9:16 pm
Contacto:

sexta abr 21, 2006 7:33 pm

o caso dos lobos é diferente
os lobos têm uma forma de herditariedade chamada codominância, onde apresentam muitos pelos de varias cores, todos misturados.
<strong style="background-color: rgb(255, 255, 255);">
</strong>
susanastrat
Membro Veterano
Registado: quarta jan 25, 2006 11:35 am

sexta abr 21, 2006 8:34 pm

YolaeFifi, tem de consultar o site...Nos quadros que se seguem à genética das cores que está no post estão quadros com explicações de vários aspectos um deles o do dobermann...Não foi consultar o site :(

Eu não sei copiar os quadros para aqui, senão copiava...Está lá a explicação tim, tim por tim tim... :?
<p>susana</p>
leoa_nova_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm

sexta abr 21, 2006 9:07 pm

Yola é simples, quando existe um alelo dominante e outro recessivo ou outro igual dominante, o gene expressado, seja em que animal for, é o dominante, ora falando de cores, o animal tem apenas 1 cor.
Se o animal for portador de dois alelos co-dominantes então os dois se expressam e o animal apresenta 2 cores. (Só me estou a referir a 2 alelos mas sabe-se que para uma caracteristica existe n números de genes intervenientes ;) )

Por isso existem lobos todos brancos (não albinos) e outros (mais comuns) com mistura de pêlos. Atenção podem existir malhas brancas com pele despigmentada que nada têm a ver com a pelagem.

O cavalo branco não existe, e não é albino, mas os genes associados à sua cor não permitem que o cavalo sobreviva. Estes cavalos apresenta-se com a pele totalmente despigmentada e olhos castanhos.

Já a pelagem Isabel- pêlo creme, pele despigmentada e olhos azuis- é considerada albina, mas é totalmente comum nos cavalos, é claro que estão mais sujeitos a melanomas e outras malícias de pele, sendo muito fotossensíveis.
Em alguns cruzamentos nasce uma raridade que é um animal albino, cruzamentos até naturais, não acho que seja mau dar origem a animais albinos.
Responder

Voltar para “Cães”