Lombriga debaixo da Lingua

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

bita322
Membro Veterano
Registado: segunda out 25, 2004 2:24 pm

sexta abr 21, 2006 2:52 pm

Mas infelizmente estas meznhas continuam existir no nosso país.

Na terça levei a cadela de uma vizinha da minha mãe ao vet, andava com cio desde Janeiro e a muito custo consegui convencer a dona que a cadela aínda podia ficar prenha e que aquilo nao era normal.
Levei a cadela , ta carregadinha de quistos nos ovarios.
Falei com a dona e aconselhei a esterilização, para evitar males maiores.
Fiquei nessa altura a saber o porque da pobre cadela já ter tido um numero de ninhadas incontaveis , segundo a dona e os seus familiares , as ninhadas eram optimas porque "ajudavam a limpar o utero" e ela assim nunca viria a ter problemas.

Depois de muito latim gasto, depois de a dona perceber que as ninhadas não limparam nada, a cadela vai finalmente ser esterilizada.
leoa_nova_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm

sexta abr 21, 2006 8:42 pm

Alguém me poderia dizer a que músculo se referem quando falam da "lombriga"??
book
Membro
Registado: sexta dez 30, 2005 5:58 pm

sábado abr 22, 2006 11:15 am

Boas pelos vistos a minha cadela foi abençoada louvada seja :lol: :lol: :lol:
bita322
Membro Veterano
Registado: segunda out 25, 2004 2:24 pm

sábado abr 22, 2006 11:44 am

Ola book,
Depois da informação aqui dada, se quiser responda-me por favor, image (esperemos que não) mas imagine que a sua cadela voltava a ter qualquer coisa do genero...voltava a submete-la a essa atrocidade?
Esta mesmo convencido que aquilo que o dito senhor fez á sua cadela a curou?
Cumps
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

sábado abr 22, 2006 11:48 am

CAro Book, quando voce tiver um problema espero que o trate com medicina popular...
Mkiko
Membro Veterano
Registado: quarta out 12, 2005 11:07 am

sábado abr 22, 2006 12:22 pm

Isto está lindo é :o continuas.
book
Membro
Registado: sexta dez 30, 2005 5:58 pm

sábado abr 22, 2006 12:33 pm

A medecina popular tem os seus resultados,mas ñ ,ñ voltaria a fazer o mesmo e desde ja digo-vos que pelo q vi ñ deve ter custado assim tanto a cadela pois ela nem pestanejou pois estava mt mal ,apenas deichei aqui o meu testemunho agora entendam como quiserem.
A minha primeira opção foi o veterinario mas como ela so ia piorando ja estava por tudo.
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

sábado abr 22, 2006 12:57 pm

Leoa. é o famoso esternocleido mastoideo

Isabel
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sábado abr 22, 2006 2:17 pm

Penso que seja o que chamam em registo popular de "veio da fressura"..espero ser isso. Posso estar errada, mas o Vasco ou a Pedra que me corrijam se assim for, por favor ;)
Retirei um parágrafo de http://members.tripod.com/themedpage/an ... ologia.htm
em que diz :
O mediastino superior contém a traquéia, o esôfago e o ducto torácico (posteriormente), o timo ou seus remanescentes (anteriormente), e entre eles, os nervos vagos, frênicos e laríngeos recorrentes além dos grandes vasos relacionados com o coração e com o pericárdio. O mediastino médio contém os nervos frênicos, o pericárdio, o coração, as partes imediatamente adjacentes aos grandes vasos, juntamente com os brônquios principais e as outras estruturas das raízes dos pulmões
Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Bolota2006
Membro
Registado: domingo abr 09, 2006 11:21 pm

sábado abr 22, 2006 10:11 pm

Ola a todos

Aquilo a que dão o nome de "lombriga" é uma dobra de tecido que existe na parte inferior da lingua.
Esta dobra de tecido une a parte inferior da lingua à mucosa da boca e toma o nome de Freio da Língua.

Nós também temos esta prega, mas não se parece tanto com uma lombriga.
Antigamente, muito antigamente, quando uma criança nascia com o Freio da Lingua muito curto ou totalmente ausente (=anaglossia) a medicina popular entrava em acção e fazia-se um corte na base da lingua com uma navalha ou uma tesoura. Ainda hoje nascem crianças com anaglossia, mas o procedimento agora é cirurgico e visa combater serias dificuldades de fala que a criança teria se continuasse a ter a lingua presa à base da boca.

Nos Cães a pratica de cortar a "Lombriga" é um método muito antigo que vem de pastores e caçadores. Um cão com o Freio da Lingua muito curto tem dificuldade em ladrar e antigamente um cão que não avisasse do perigo o seu dono, não era um cão util. Daí que se tenha passado a cortar o Freio da Lingua.
Mas do fazer isto apenas a cães com efectivas dificuldades em ladrar até ser realizado como forma de o ladrar do cão se tornar mais fácil e audivel, foi um pulo. E depois, como em quase tudo na medicina popular, passou a cortar-se a "lombriga" por tudo e por nada, ja que espevitava os cães.

Ainda hoje se o cão nasce com anaglossia ou com o freio muito curto (causando dificuldade em ladrar e deglutir) o veterinario pode remove-lo cirurgicamente, mas só porque o cão está tem realmente algo que o impede de viver a sua vida normalmente.

Usar este método arcaico de corte do Freio a sangue frio e por todo e qualquer motivo é descabido e profundamente desumano.

Cumprimentos
Bolota2006 (Beatriz Martinho)
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

sábado abr 22, 2006 10:14 pm

É o nervo sublingual.
leonildecarvalho
Membro Veterano

sábado abr 22, 2006 10:34 pm

Bolota2006 Escreveu: (...)

Cumprimentos
Muito obrigada pela explicação de fácil interpretação ;) e já agora obrigada por nos dar a conhecer uma das bolotas... :p ;) :lol: :D

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Bolota2006
Membro
Registado: domingo abr 09, 2006 11:21 pm

sábado abr 22, 2006 10:51 pm

Cara Leonilde

Embora eu goste de brincar, essa confusão toda das bolotas não tem nada a ver com a minha pessoa.
Antes de me inscrever na arca já uma amiga me tinha avisado que o meu nick de estimação andava pelas ruas da amargura e o facto é que tive uma dificuldade enorme em me registar, porque haviam n bolotas.

Cumprimentos
leonildecarvalho
Membro Veterano

domingo abr 23, 2006 12:53 am

Bolota2006 Escreveu: Cara Leonilde

Embora eu goste de brincar, essa confusão toda das bolotas não tem nada a ver com a minha pessoa.
Antes de me inscrever na arca já uma amiga me tinha avisado que o meu nick de estimação andava pelas ruas da amargura e o facto é que tive uma dificuldade enorme em me registar, porque haviam n bolotas.

Cumprimentos
leonildecarvalho Escreveu: (...)e já agora obrigada por nos dar a conhecer uma das bolotas... :p ;) :lol: :D

Leo
;)

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
GARFYELD
Membro Veterano
Registado: quinta nov 18, 2004 4:15 pm

sábado abr 29, 2006 3:06 pm

Obrigado Bolota......fiquei a perceber....finalmente o que é a "lombriga" ;) ;) ;)

Que coisa cruel.... :evil: :evil: :evil: :evil: :evil:
"Quanto mais conhe&ccedil;o o Homem..... mais Amo os Animais!"
Responder

Voltar para “Cães”