Pastor Alemão femea versus macho - Pedido opinião

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Pastor Alemão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.
Responder
DoAlviela
Membro
Registado: sábado abr 15, 2006 2:52 pm

sábado abr 15, 2006 5:25 pm

Comprei há cerca de 1 semana uma cachorra PA, com 3,5 meses. Estava numa situação ridicula, em comodidade e limpeza (vinha com diarreia) e muito magra.

Conheci os pais dela, ele filho de um PA da Guarda Prisional, a mãe sem histórico mas bonita. O pai era feroz e estava fechado num canil forte.

A cachorra tinha o livro de vacinas (apenas com duas) e nada mais.

No dia seguinte (a um domingo) levei-a ao meu Veterinário habitual. Deu uma mais 2 vacinas, desparazitou-a novamente, vitaminas, etc. Comecei a gastar euros.

Pesava 10,300 kg, mandou-me comprar na clinica dele ração da Hill`s de Dieta.

Por fim, a cachorra veio para casa, alegre e sempre na brincadeira e ladra muito quando sente pessoas a passarem junto ao portão, apenas de vez enquando com diarreia, mas nada de anormal.

Moro numa quintinha toda isolada por cima e de lado, ela anda á vontade, de noite dorme ainda dentro da habitação, embora que tenha anexos e um canil mas devido á chuva e frio ainda fica em casa.

Como a minha experiência de cães não é muita, apenas tive 4 BOXER`s ao longo de 12 anos, tendo morrido todos devido a leishmaniose.

De tanto escolher criadores, cada um com a sua conversa, preço e opinião, fui comprar esta cachorra e paguei o que me foi pedido, porque ele não pediu mais e estava farto de andar há 5 meses á procura de uma nova raça para guardar a quinta e fazer parte da familia como os Boxer`sfizeram sempre.

A minha pergunta é?

Qual a diferença entre femea e macho relativo a guarda e agressividade, dado que vai andar muitas vezes na viatura comigo e com a minha mulher?

O macho seria mais agressivo e melhor guarda ou esta femea será melhor em outros aspectos?

Imagem
Última edição por DoAlviela em terça abr 25, 2006 7:48 pm, editado 2 vezes no total.
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

domingo abr 16, 2006 4:38 pm

Em princípio será de esperar maior agressividade por parte dos machos, devido à testosterona. Mas não há regras fixas nestes casos. Um macho que viva com uma fêmea normalmente potencia a sua capacidade de guarda e defesa do território.

Cumprimentos

José Carlos
Morgan_le_fay
Membro
Registado: quinta out 10, 2002 3:01 pm

segunda abr 17, 2006 7:32 pm

Olá
Penso que se tratar bem a cadela e não lhe bater ela nunca se tornará agressiva para ninguém da sua família.
Se os 4 Boxer morreram de leishmaniose, provavelmente deverá ter cuidado com a sua cadelinha em relação ás picadelas de mosquitos na zona em que estão e por na cadelinha produtos que as evitem, senão provavelmente ela tb estará exposta á mesma doença.
Eu não sou muito experiente, mas pelo que percebo, um cão habitualmente guarda o dono e a cadela, uma cadela guarda o território.
Em relação ao pai da sua "menina" estar fechado num canil forte, por ser feroz...se calhar era por isso que ele era feroz.
Se não a habituar a conviver com pessoas, e a levar para todo o lado, para fazer a sociabilização, ela fica com medo de tudo o que é estranho e por isso pode-se tornar agressiva, mas por ter medo.
um cão com medo não se controla, pois nunca sabemos como vai reagir.
Não tente que ela seja agressiva, pois um cão equilibrado consegue distinguir uma visita, que vem por bem e um intruso que vem com más intenções, e dessa forma tem uma amiguinha para toda a vida e uma guarda eficaz.
MC
Morgan
marciamachado
Membro Veterano
Registado: quarta mai 26, 2004 10:17 am
Localização: 2 cadelas-Farrusca (Labrador) Pantufa (Pastor Alemão), pássaros, peixes

terça abr 18, 2006 11:53 am

Leish: aconselho que utilize uma coleira anti-mosquito (pelo que li no Forum parece só existir a da marca Scalibor). Existem também pipetas e comprimidos no mercado para o mesmo fim.

Treino: "A Encantadora de Cães", Jen Fennell, Ed. Europa América, 15 euros. Livro essencial, que deveria vir a acompanhar o cão :), para conhecer o seu cão e saber lidar com ele.

Nenhum cão deve ser agressivo para com pessoas ou animais, a não ser que o dono lhe dê, em determinados momentos, permissão para o ser. Através da sociabilização com pessoas e outros animais, consegue-se um cão com estas características, ou seja equilibrado.
DoAlviela
Membro
Registado: sábado abr 15, 2006 2:52 pm

domingo abr 23, 2006 7:24 pm

Marcia,

Na EVA foi logo colocada, quando veio, uma coleira Scalibor, o Vet deu-lhe umas pipetas, um tratamento aplicado com uma seringa em toda a espinha dorsal e ainda uns compromidos para qualquer eventual doença grave, neste caso a leishmaniose.

Mas como muita coisa na vida e infelizmente essa "doênça da leishmaniose" não tem cura e nem se trata... :roll:

Eu estou numa zona muito má para isso, mesmo junto ao Rio Alviela, águas paradas no verão, e num descampado.

Como o mosquito que dá origem á leishmaniose, só aparece de noite (dizem...) tenho que deixar a EVA num dos anexo totalmente fechado e isolado, mesmo assim vamos ver o que o destino nos espera.

Imagem
Responder

Voltar para “Pastor Alemão”