Comprei um camaleão.

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

xisco_xisco
Registado: domingo abr 23, 2006 10:38 pm

domingo abr 23, 2006 11:09 pm

Boas[] sou novo por aqui...começo por cumprmentar aqui o pessoal!
Comprei um camaleão bebé...ainda nao o tenho comigo..em principio vem para casa na proxima quarta feira.
Tenho estado a ler alguns posts..e confesso que fiquei um pco assustado e desmotivado, pois todos dizem que sao extremamente complicados de manter...
Gostava que me dessem alguns concelhos, para me facilitar os cuidados com o animal...e alguns pormenores importantes...
Desde ja agradeço ;)
Obrigado
Cumps[]
VeLLiKi
Membro Veterano
Registado: terça mai 11, 2004 10:17 am

domingo abr 23, 2006 11:24 pm

Primeiro q tudo bem vindo ao forum!

Pra começar gostava de saber se é o primeiro reptil q tens? e qual a especie dele?

Cumprimentos
<a href="http://www.reptilherp.com">www.reptilherp.com</a>&nbsp;tentar fazer a diferen&ccedil;a...
xisco_xisco

segunda abr 24, 2006 1:01 pm

Sem contar com umas tartaruguinhas que ja tive ha uns tempos...sim é o primeiro. e pelo que ja li aqui no forum...fiz asneira...pois nao sao propriamente uns animais faceis de manter. Houve um amigo que me disse ke um camaleão era mais facil de manter que uma iguana e quando falei com o senhor da loja de animais...tambem nao me pareceu complicado..ms agora que leio...percebo que talvez nao seja assim...
Quanto a tua (nao ha problema tratar te por tu certo? ;) ) pergunta...nao sei bem qual é o nome da especie..ms do que ja li...penso que seja o Camaleão folha...pois nao cresce muito.
Cumps[]
rbl
Membro Veterano
Registado: quarta mar 02, 2005 11:15 pm

segunda abr 24, 2006 1:47 pm

Se não sabes a espécie, como vais tratar dele?
Cada espécie tem os seus próprios requisitos de temperatura, humidade, dieta, alojamento, etc...

Se o vais receber na quarta já devias ter isto feito há uma semana. Não é depois do animal chegar a casa que se começam a tratar das coisas.
coldblood
Membro Veterano
Registado: sábado jul 24, 2004 8:48 pm
Contacto:

segunda abr 24, 2006 1:52 pm

Convem ter o terrario preparado e a funcionar, para acertos de temperatura e humidade pelo menos uma semana antes de receberes o bicho, se encontrares na net alguma foto do animal coloca aqui, mas contacta o vendedor que ele tem de saber a especie.
VeLLiKi
Membro Veterano

segunda abr 24, 2006 1:55 pm

Podes tratar por tu á vontade...
E tal como rbl e o Cold disseram tens q saber a especie q vais receber em casa e ter as coisas prontas pk cada especie tem as suas necessidades... esperamos resposta tua...

Cumprimentos
<a href="http://www.reptilherp.com">www.reptilherp.com</a>&nbsp;tentar fazer a diferen&ccedil;a...
MarcoAL
Membro Júnior
Registado: segunda abr 24, 2006 1:48 pm

segunda abr 24, 2006 2:15 pm

Concordo com o rbl mas parece-me que agora o importante é que estejas em condições de receber o animal na quarta feira.

Sendo assim o que te aconselho é que confirmes o mais rápido possivel de que espécie de camaleão se trata, e visto que talvez se trate de um rampholeon brevicaudatus, camaleão folha pigmeu, avanço-te já umas dicas básicas para que possas ter o terrário preparado.

Aconselho-te a tentar arranjar já hoje um terrário de vidro com as dimensões minimas de 45x45x60/comp.larg.alt., os da exoterra são excelentes. Cobre o fundo do terrário com um substrato á base de humus (vende-se em pacotes comprimidos) e complementa com bocados de coco e/ou musgo.
Coloca uma ficus benjamina no terrário (encontras em qualquer casa de plantas) e uma ou duas lianas ou troncos finos, uma lâmpada de foco para aquecimento do terrário e os ditos "banhos de sol" que deve ficar por cima de uma parte da ficus ou de uma liana. Apesar de muitos considerarem desnecessária a utilização de uma lâmpada de UVA/B eu pessoalmente coloco em todos os terrários, até porque garantidamente não fará mal (a não ser á carteira, mas quando se opta por ter répteis em casa não se pode ter esse tipo de problema). Colocas no terrário um comedouro onde irás colocar os vários insectos necessários á alimentação do camaleão, como por exemplo grilos, tenebrio, baratas, etc... (é preciso ter atenção ao tamanho dos insectos).. Borrifas o terrário umas duas vezes por dia, abundantemente e com água sem cloro nem metais, água da torneira usa só se lhe colocáres um dos muitos productos vendidos nas lojas de animais para tornar a água "segura".Convém compráres um termómetro/higrometro e certifica-te que a temperatura se mantém por volta dos 25ºC. Se optáres por um terrário da exoterra que vem com um fundo a imitar uma formação rochosa, complementa também as laterais do terrário com umas placas de fibra de coco, dá uma certa segurança aos pequenos camaleões e diminui as possibilidades de reflexo nos vidros.

Muito mais se pode dizer e aconselhar mas estes cuidados devem ser entendidos como básicos e absolutamente necessários.

Se tiveres mais alguma dúvida, pergunta neste tópico ou então [email protected].
xisco_xisco

segunda abr 24, 2006 3:18 pm

Eu encontrei 2 ou 3 fotos do animal..parecidos.mas nao sei se serão mesmo da mesma especie!Nao sei como se postam fotos..se alguem me pudesse ajudar...eu colocava entao.
Ja tenho o aquario montado ha uns dias...o tamanho é 65 de comprimento,35 de altura e 30 de largura. Tenho montada a lampada dos raios violeta, e a de aquecimento ligada ao termostato regulada para 27/28graus (foi o senhor la da loja que aconselhou esta temperatura). em toda a volta do aquario na parte de fora ta coberto com um pano fino castanho. No ~chão é que ainda so tenho guardanapos,ms irei comprar um terreno mais apropriado em breve. Depois tinha posto uns ramos de oliveira e outras de laranjeira...existe alg problema com estes ramos?
Obrigado a todos pela ajuda!
Cumprimentos!
Chastity
Membro
Registado: segunda dez 20, 2004 11:34 pm

segunda abr 24, 2006 3:29 pm

xisco_xisco

segunda abr 24, 2006 3:36 pm

[img]http://img78.imageshack.us/img78/8313/2 ... meleon.jpg[/img]

[img]http://img122.imageshack.us/img122/4361 ... 7500zq.jpg[/img]

Vamos la ver se dá! é exactamente igual a primeira foto..e bastante parecido com o da segunda.
Chastity
Membro
Registado: segunda dez 20, 2004 11:34 pm

segunda abr 24, 2006 3:57 pm

o link está certo assim como o código. deves ter-te esquecido apenas de não deixar o BBCode activado. (é o passo 10 da explicação)

quando se está em dúvida convem carregar no "pré-visualizar" ao escrever a mensagem para ver se ficou tudo em ordem :)

tão aqui as imagens:

Imagem

Imagem

p.s. sempre imaginei os camaleões bem maiores.. mas tem um ar amoroso. :)
boa sorte e dá ouvidos aqui ao ppl mais experiente ;)
rbl
Membro Veterano
Registado: quarta mar 02, 2005 11:15 pm

segunda abr 24, 2006 4:04 pm

Não era mais fácil ligar à loja e perguntar?
VeLLiKi
Membro Veterano

segunda abr 24, 2006 4:25 pm

as duas fotos tem especies diferentes... e penso q nenhuma é deum camaleão folha... axo q deves mesmo perguntar na loja... pk assim axo q n dá para ajudar la mto...
:?
coldblood
Membro Veterano
Registado: sábado jul 24, 2004 8:48 pm
Contacto:

segunda abr 24, 2006 4:36 pm

xisco_xisco Escreveu:

Vamos la ver se dá! é exactamente igual a primeira foto..e bastante parecido com o da segunda.
Enquanto bébés muitas vezes é dificil distinguir a especie...deves realmente entrar em contacto com a pessoa que to vai vender,... eu aconselhava-te a esperar pelo menos mais uma semana, antes de o receberes...
xisco_xisco

quarta abr 26, 2006 3:49 pm

Boas...disseram me ontem o nome da especie...ms ja n me lembro bem...sei que começava por B e tinha uma repetiçao de T acho eu..se alguem souber..;)
Cumps
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”