Tartaruga

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

anaismar
Membro Júnior
Registado: terça abr 18, 2006 10:54 pm

sábado abr 22, 2006 9:07 am

Olá pessoal!

Como novata neste mundo reptiliano, estou ligeiramente preocupada com o aspecto da minha tartaruga.

Ela tem uma "nhanha" :P qualquer agarrada à pele do pescoço e ás patas...parece uma película transparente. Tentei lavá-la, mas ela encolhe-se e não deixa. E como ela é muito assustadiça, não quero traumatizá-la, pois aí é que ela nunca mais tem confiança em mim.

Espero que não signifique que esteja doente... :(

Como é que lhe posso tirar aquela "coisa"?
Norby
Membro Veterano
Registado: sexta nov 18, 2005 6:37 pm

sábado abr 22, 2006 9:53 am

Ola Anaismar

"nhanha"? pelicula transparente?

Penso tratar-se de pedaços de pele morta.

Isto é uma caracteristica e uma consequencia do crescimento da Tartaruga e faz parte de um processo de renovaçao derivado do crescimento.
(No mundo dos repteis por exemplo as cobras fazem de uma so vez mudanças completas de pele)

Se quiseres pode tentar retira-las, mas nao precisas de te preocupar que elas saem por elas.

Nao significa de forma alguma q esteja doente. Antes pelo contrario é sinal que a tua tartaruga esta a alimentar-se e mostra sinais de crescimento.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Norby</p>
Nyara
Membro Veterano
Registado: sexta ago 12, 2005 12:30 pm
Contacto:

sábado abr 22, 2006 11:12 am

De facto elas mudam a pele como disse o Norby ;)

E não precisas de lhe tirar, pois acaba por sair normalmente.

Agora, essas "peles" podem ser sinal de crescimento bem como resultado de sujidade na água (má qualidade) :? é estar atenta aos sinais!
anaismar
Membro Júnior

sábado abr 22, 2006 11:39 am

Uff...que boa notícia! Estava a ficar preocupada! :)

E já agora...

Fui ontem a um hipermercado para comparar os preços de aquaterrários, e n encontrei nenhum :( Pensei ainda em comprar um aquário, e transformá-lo, mas pareceu-me que fica mais barato comprar tudo numa loja de animais (aqui em Faro, a melhor loja, parece-me a "Picanço", mas se alguém conhecer outra melhor...), e montar eu própria.

Estive também a ver (no hipermercado) os termostatos e os filtros, e pareceram-me todos ser para aquários, e um pouco caros. Os filtros e termostatos para aquaterrários são os mesmos dos aquários?

Quais são os preços considerados razoáveis para filtros e termostatos? É só para eu ter uma ideia e não ser aldrabada... :P E para a lâmpada UVB?

Segundo li aqui na Arca, há divergência de ideias sobre se o aquaterrário deve, ou não, ter areia (sedimento grosseiro) no fundo...e acabei por não perceber se isso é, ou não, benéfico para as tartarugas. Haverá algum outro material substituto para tornar o aquaterrário mais "acolhedor" e ao mesmo tempo mais "higiénico"? :P
anaismar
Membro Júnior

sábado abr 22, 2006 11:47 am

A água é mudada todos os dias, por isso, má qualidade da água, não é.

Como não dá muito jeito trazer o aquaterrário no autocarro :? e ainda não consegui boleia, ainda não o comprei. Por isso ela ainda está na "ilha", tendo eu o cuidado de mudar a água todos os dias.
coldblood
Membro Veterano
Registado: sábado jul 24, 2004 8:48 pm
Contacto:

sábado abr 22, 2006 11:56 am

Olá Anaismar, olha eu vivo perto de Faro e coneço a loja, quanto a mim a melhor a nivel de peixes e aquarios cá no Algarve, mas o dinheiro que vais gastar no aqua novo, investes numa boa filtragem exterior, o aqua, se fores dar um passeio nas feiras de velharias, encontras aquarios em 2ª mão, geralmente sem tampa, mas a preços muito bons e se souberes negociar pagas menos de 10€ eu comprei na semana passada um muito bom com reforços ou estrutira em aluminio e vidro de 6mm. Qualquer coisa entra em contacto comigo por pm pois sendo "vizinhos" podemos organizar algo.
Nyara
Membro Veterano
Registado: sexta ago 12, 2005 12:30 pm
Contacto:

sábado abr 22, 2006 12:03 pm

o jumbo costuma ter alguma coisa de aquaterrários mas em Faro não sei :roll:

Os preços de filtro e termóstatos depende mto da potência de cada um :?

Tens razão, os filtros que existem são todos para peixes e como as tartarugas sujam mto mais, convém um filtro que passe 3 ou 4 vezes por hora a quantidade de água que tens no aquário. Tb é aconselhável que tenha outro material filtrante além da esponja (carvão, cerâmicas, etc)

Os filtros podem ser internos ou externos (para colocar dentro ou fora de água). Há quem diga que os internos assustam as tartarugas com o barulho do motor, não sei se é bem assim, creio de depende de animal para animal. A escolha deve ser tua, consoante o espaço que tens disponível(fora e dentro de água).

As resistências existem para terrários, são mais curtas e creio que custam à volta dos 15/17 Euros :?
Mas podes comprar uma para peixes e tomba-la no fundo do aquaterrário que funciona à mesma ;)

As lâmpadas, o preço tb aumenta segundo os watts ;) Mas para teres uma ideia, a de 5ow fica + ou menos 7 euros ;)

A questão do fundo, é assim, na natureza elas gostam de se esconder e procurar alimento no areão. Mas a sujidade acumula-se entre as pedrinhas e fica mais dificíl manter limpo :( tb tem de se ter cuidado com o tamanho das pedras para que as não engulam.

Espero ter ajudado :D :D
Norby
Membro Veterano

sábado abr 22, 2006 12:20 pm

Enquanto nao comprares o novo aquario, procura por a tua Tartaruga ao sol.

Recomendo-te apenas que quando a puseres sol ela tenha um espaço com sombra para poder, se quiser, optar pela sombra (convem tambem q este nao seja filtrado por vidros).

Elas adoram apanhar banhos de sol! (e o sol e mt benéfico para elas).

Em relaçao ao fundo pessoalmente optei por nao ter qualquer tipo de areia ou outro, ate pq nao tenho filtro no aquario e tenho que mudar a agua regularmente.

Relacionado com este assunto hà opinioes que dizem que a ingestao ocasional de areias e pedras pode ser benefica (sim vais perceber que elas tem o habito de querer comer tudo o que lhes aparece a frente), no entanto se por um lado ajuda a limpar o sistema, por outro lado se as areias pedras forem grandes demais podem provocar a morte, quer por sufocaçao, quer por nao a conseguirem expulsar do sistema.

Alimento-a tambem noutro recipiente assim a agua do aquario nao se suja tanto (elas nao comem propriamente de faca e garfo).
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Norby</p>
anaismar
Membro Júnior

sábado abr 22, 2006 11:16 pm

Essa ideia de dar-lhes comer fora do aquário, é muito boa! :D
anaismar
Membro Júnior

segunda abr 24, 2006 5:10 pm

A minha tartaruga não parece gostar mesmo do granulado :( Tentei pô-la em jejum, mas não consigo...dá-me pena deixá-la à fome, apesar de ser pouco, acabo sempre por lhe dar qualquer coisita :(

Pela primeira vez tentei dar-lhe pão e ela comeu, mas o que ela come mesmo bem, são os gammarus!

Como é que se faz para lhes dar as frutas e os vegetais? Eu coloquei um pouco de folha de espinafre na água,mas ela nem lhe tocou. N sei se era por ser muito grande.

Dá-se-lhes a comida aos bocados ou é preciso triturar? É que n a estou a imaginar a "trincar" um bocado de cenoura com uma boca tão pequenina...
coldblood
Membro Veterano
Contacto:

segunda abr 24, 2006 5:33 pm

Os raladores de cozinha com buracos mais largos, são muito uteis para ralar abobora, cenoura e algumas frutas, as folhas podes cortar em tirinhas tipo caldo verde....não me respondeste á minha oferta para o arranjar um aqua...
anaismar
Membro Júnior

segunda abr 24, 2006 5:35 pm

Por acado mandei-te uma pm, mas não deves ter lido. Nela eu perguntava-te onde e quando é a feira. :)
coldblood
Membro Veterano
Contacto:

segunda abr 24, 2006 6:03 pm

Tive a ver na minha caixa de entrada não tenho nenhuma pm n tua, a feira é em cada Domingo numa localidade diferente, em Almancil é no 2º Domingo de cada mês, Quelfes no 3º acho que Fuseta é no 4º eu tenho melhor sorte no de Almancil e no da Fuseta...
anaismar
Membro Júnior

segunda abr 24, 2006 6:53 pm

Só se eu mandei mal :P

Para lá ir, tenho que pedir boleia a alguém, porque não tenho carro. Então, no próximo domingo a feira vai ser na Fuseta, certo? Pelas tuas contas, parece-me que é...

Eu vou tentar lá ir. Se não, tenho mesmo que comprar no "Picanço".

Obrigada :D
Norby
Membro Veterano

quarta abr 26, 2006 2:06 pm

A forma mais facil de fazeres a tua tartaruga comer vegetais (ou qualquer outra comida ) é mesmo atraves do Jejum ou so da oferta desses mesmos alimentos.

" Tentei pô-la em jejum, mas não consigo...dá-me pena deixá-la à fome"
pois é, nos temos a tendencia frequentemente de "humanizar" os nossos repteis, mas esquecemo-nos que em liberdade as tartarugas nao se alimentam todos os dias podendo estar semanas sem comer. Por isso nao te preocupes que ela nao esta á fome. Em condiçoes ditas normais podem ficar até 3 semanas sem comer (ja para nao falar do periodo em que hibernam).

descasca a fruta e da-a aos bocados (nada de frutos citricos). O pao nao é uma boa opçao. Cenoura aos pedacinhos finos; deixa a folha de espinafre na agua q ela quando quiser come; sugiro que lhe des banana q elas adoram. Os gammaruz tb devem fazer parte da dieta (qb) por causa do calcio para a carapaça. Os sticks tambem sao parte importante da dieta. Nao sei exacatamente o que querias dizer com o granulado, seriam os sticks?

Aconselho alimentar os bebes apenas uma vez por dia, e apartir dos 6,7 meses cada segundo dia.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Norby</p>
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”