Tosquia a um samoyedo

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

AbsoltuBruno
Membro Veterano
Registado: domingo mar 05, 2006 5:39 pm

domingo abr 23, 2006 6:50 pm

Lá estão as excepções à regra e casos pontuais que referi!!!!
lasa
Membro Veterano
Registado: segunda set 26, 2005 7:51 pm

segunda abr 24, 2006 1:50 pm

Eu tenho um Husky, que foi tosquiado o ano passado e estou em vias de o voltar a fazer este ano.
Porquê? Porque ele está na casa dos meus pais e existem muitas ervas lá no terreno e essas ervas quando secam, soltam praganas que se agarram ao pêlo dele, chegando a perfurar a pele e a entrar no corpo dele, sendo depois a solução para as extraír o corte da pele.
Já aconteceu por duas vezes ter que ser lancetado, pois das outras vezes eu consegui retirá-las pois ainda estavam ou pegadas ou pêlo, ou no ínicio da perfuração da pele.
Como eu não vivo lá e os meus pais não têm nem tempo nem paciência para o catar, acho que esta é a melhor solução pois assim são visíveis e nem se chegam muitas vezes a agarrar ao pêlo! Apenas ficou ligeiramente mais claro.
Posso dizer que ele ficou com o pêlo mais forte e não estragado como muita gente dizia que ía acontecer!
O veterinário não colocou qualquer obstáculo quando disse que o ía tosquiar, muito pelo contrário, visto ele saber a razão!
Ai se me saísse o Euromilhões...
baguim
Registado: segunda abr 24, 2006 5:49 pm

segunda abr 24, 2006 6:37 pm

os samoiedos nao se tosquiam pode-se dar e umas aparadelas como faço ao meu,parabens por ter adoptado o melhor cao do mundo
baguim
Registado: segunda abr 24, 2006 5:49 pm

segunda abr 24, 2006 6:38 pm

os samoiedos nao se tosquiam pode-se dar e umas aparadelas como faço ao meu,parabens por ter adoptado o melhor cao do mundo
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

terça abr 25, 2006 10:45 am

Aparam-se ? Como as torradas ?

CHIÇA !! Ouçam lá...quem daqui viu o cão. Como é que podem saber ou não saber se ele não precisará de tosquia por ter o pêlo todo lixado pelo abandono ?

Sabem português ?

Parece que não...arre...
IsabelNobre_
Membro Veterano
Registado: sexta set 17, 2004 9:44 pm
terça abr 25, 2006 12:24 pm

Se formos a pensar assim, os unicos cães que se tosquiam são os caniches. Eu pessoalmente acho mal em se tosquiar cockers, a n ser em caso de necessidade, mas note-se que tosquio cockers quase todos os dias. ;) Se me perguntarem se acho bem, digo que não, o pelo muda, começa a ficar lanoso e baço com o tempo, mas ontem por exemplo tive um cocker que n se pode dizer que lhe tenha feito uma tosquia posso dizer que o tratei. Ele não punha as patas no chão há pelo menos meio ano, tinha as unhas tão encaracoladas que andava sobre elas, como n punha as patas o chão tinha sobre as almofadas uma papa de pelos e porcaria de cerca de um cm de espessura e bem duro :? , pareciam pantufas. Sobre as unhas e como aquelas patas n viam ar, apenas humidade estavam feridas que n saravam há muito tempo, acompanhadas de um cheiro que só comparo a carne podre.
Atenção que ainda só vou nas patas! O pelo foi rapado com 1 mm de comprimento de tão mal que estava, nas orelhas apenas a cirurgica lá entrou, ele foi esfolado. Por baixo estava empregnado em urina e como consequencia disso a pele nessa zona estava toda ferida..
Tb tenho uma no ano passado que não devia de ver há pelo menos 6 meses, isto porque tinha o pelo de uma das orelhas agarrado ao pelo do focinho. :?
Há muitas razões para se tosquiar um cão que por norma não se tosquia. Para mim a mais simples é e só porque o dono a uma determinada altura n tem tempo de o tratar, então antes que aconteça o que aconteceu ao cocker que descrevi a cima, é preferivel tosquiar.
Uma das razões que se pode dar é a de que o pelo por o cão ter sido abandonado estar queimado, estragado, etc.
É um grande pincel tosquiar um samoiedo, é muito fácil rebentar uma máquina de tosquia num nórdico, porque exerce muito esforço sobre o material e daí ser mais caro.
Aparar o pelo a um samoiedo só se for a cauda, franjas das patas e pouco mais 8) , n me parece que seja isso q a forista quer.

Mas há uma coisa que me perturba ainda hoje passados muitos anos de trabalho nesta área, é que há cães que se fossem abandonados n estariam em tao mau estado como muitos que vejo com dono, se é q se pode chamar de dono a pessoas que têm os seus animais em tão mau estado.
pantera9
Membro Júnior
Registado: sábado mai 01, 2004 4:33 pm

quinta abr 27, 2006 12:07 pm

Dr.Vasquinho.

Não passas de um projecto.

So sabes dizer mal de toda gente, devias fazer check-up a tua mente.

É melhor eu ficar por aqui. :evil: :evil: :evil:
sandrobernardo
Membro
Registado: segunda mai 26, 2003 10:50 am
Localização: 3 Cães 1 castro laboreiro 1 Rhodesian Ridgeback 1 SRD; Caturras

quinta abr 27, 2006 12:21 pm

Então como é? Tosquia ou não tosquia?
bita322
Membro Veterano
Registado: segunda out 25, 2004 2:24 pm

quinta abr 27, 2006 12:56 pm

Aqui ao pe do escritorio andou durante algum tempo uma samoiedo abandonado, o senhor que lhe ia dando comida acabou por adopta-lo e teve mesmo que o tosquiar, o pelo estava todo tipo "encarrapitado" aquilo não era branco era beje , cinza eu sei lá ...o estado do pelo era uma verdadeira lastima...
Tosquiou o bicho, tadito ficou muito estranho na altura, mas agora ta bonito ;)

No estado em que estava o pêlo muito sinceramente não me parece que aquilo la fosse com escovagem...ate porque não me parecia sequer que a escova entrasse naquele pêlo todo empastado :?
Cumps
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

sexta abr 28, 2006 9:49 am

SandroBernardo,
Visto que não consigo citar aqui vai a minha opinão.
Não é raça de tosquia, em principio não de deve tosquiar. Tenho reparado que os animais que são tosquiados mais vezes, acabam por ficar com uma predominancia de subpelo, o que faz com que o pêlo venha a criar nós mais facilmente.
No entanto há casos em que não há outra alternativa. Seja por questões de higiene e saúde do animal, seja até por que o dono quer (mais vale ter o animal tosquiado do que andar o dia todo a rogar pragas ao cão por ter pêlo até no micro ondas).
[url=<a href="https://www.facebook.com/PedraDaAnixaCabeleireiroDeCaes]Pedra" class="_553k" rel="nofollow" target="_blank">https://www.facebook.com/PedraDaAnixaCabeleireiroDeCaes] Pedra</a> da Anixa Cabeleireiro de C&atilde;es[/url]
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

sábado mai 06, 2006 8:21 am

POr isso é que em vez de se dizer.Não se tosquoa...deve-se ver é o cão e quem sabe, dizer de sua justiça...ou preferem um animal vom o pelo todo emaranhado
Responder

Voltar para “Cães”