25 de Abril

Fórum para todos os assuntos relacionados com a comunidade, comentários sobre o site, sugestões, ajuda e outros temas relacionados.

Moderador: mcerqueira

AcTiOnGiRl
Membro Veterano
Mensagens: 15817
Registado: quarta fev 18, 2004 9:40 pm
Localização: 6cães e animais de quinta

segunda abr 24, 2006 9:01 pm

Revolução dos Cravos

Ora vejamos em que consistiu a revolução dos cravos ;)

O levantamento militar do dia 25 de Abril de 1974 derrubou, num só dia, o regime político que vigorava em Portugal desde 1926, sem grande resistência das forças leais ao governo, que cederam perante o movimento popular que rapidamente apoiou os militares. Este levantamento é conhecido por 25 de Abril ou Revolução dos Cravos. O levantamento foi conduzido pelos oficiais intermédios da hierarquia militar (o MFA), na sua maior parte capitães que tinham participado na Guerra Colonial. Considera-se, em termos gerais, que esta revolução devolveu a liberdade ao povo português (denominando-se "dia da Liberdade" ao feriado instituído em Portugal para comemorar a revolução).


Cravo
O cravo tornou-se no símbolo da Revolução de Abril de 1974; Com o amanhecer as pessoas começaram a juntar-se nas ruas, apoiando os soldados revoltosos; alguém (existem várias versões, sobre quem terá sido, mas uma delas é que uma florista contratada para levar cravos para a abertura de um hotel, foi vista por um soldado que pôs um cravo na espingarda, e em seguida todos o fizeram), começou a distribuir cravos vermelhos pelos soldados que depressa os colocaram nos canos das espingardas.


Consequências

Mural em Portugal com uma dedicatória ao 25 de AbrilNo dia seguinte, forma-se a Junta de Salvação Nacional, constituída por militares, e que procederá a um governo de transição. O essencial do programa do MFA é, amiúde, resumido no programa dos três D: Democratizar, Descolonizar, Desenvolver.

Entre as medidas imediatas da revolução contam-se a extinção da polícia política (PIDE/DGS) e da censura. Os sindicatos livres e os partidos foram legalizados. Logo no dia 25 foram libertados os presos políticos da Prisão de Caxias. Os líderes políticos da oposição no exílio voltaram ao país nos dias seguintes. Passada uma semana, o 1º de Maio foi celebrado legalmente nas ruas pela primeira vez em muitos anos. Em Lisboa reuniram-se cerca de 500 000 pessoas.

Portugal passou por um período conturbado que durou cerca de 2 anos, comummente referido como PREC (Processo Revolucionário Em Curso), marcado pela luta entre a esquerda e a direita. Foram nacionalizadas as grandes empresas. No dia 25 de Abril de 1975 realizaram-se as primeiras eleições livres, para a Assembleia Constituinte, que foram ganhas pelo PS. Na sequência dos trabalhos desta assembleia foi elaborada uma nova Constituição, de forte pendor socialista, e estabelecida uma democracia parlamentar de tipo ocidental. A constituição foi aprovada em 1976 pela maioria dos deputados, abstendo-se apenas o CDS.

A guerra colonial acabou e, durante o PREC, as colónias africanas e Timor-Leste tornaram-se independentes.


O 25 de Abril visto 30 anos depois
O 25 de Abril de 1974 continua a dividir a sociedade portuguesa, embora as divisões estejam limitadas aos estratos mais velhos da população que viveram os acontecimentos, às facções políticas dos extremos do espectro político e às pessoas politicamente mais empenhadas. A análise que se segue refere-se apenas às divisões entre estes estratos sociais. Em geral, os jovens não se dividem sobre o 25 de Abril.

Existem actualmente dois pontos de vista dominantes na sociedade portuguesa em relação ao 25 de Abril.

Quase todos, com muito poucas excepções, consideram que o 25 de Abril valeu a pena. Mas as pessoas mais à esquerda do espectro político tendem a pensar que o espírito inicial da revolução se perdeu. O PCP lamenta que a revolução não tenha ido mais longe e que muitas das conquistas da revolução se foram perdendo. As pessoas mais à direita lamentam a forma como a descolonização foi feita e lamentam as nacionalizações.


Imagem
Os Boxers são frequentemente descritos como os filósofos entre os cães, talvez porque às vezes parecem sonhadores e distraídos.
Trucas
Membro Veterano
Mensagens: 2677
Registado: quinta out 06, 2005 3:58 pm
Localização: Hamster (Brocas) e Peixe dourado (Bonifácio) mas adoro cães, gatos, ouriços, tartarugas, etc., ...

segunda abr 24, 2006 9:09 pm

Eu era uma pitinha (tinha a idade da minha filha agora...) mas lembro-me perfeitamente desta data. Afinal ser cota até tem algumas vantagens...

Nesse dia lembro-me que de manhã bem cedinho, ao chegar à escola, todas as crianças foram mandadas para casa, pois não se sabia como as coisas iam correr... No prédio e na rua onde morava toda a gente tentava saber mais qualquer coisa e reuniamo-nos em casa daqueles que tinham televisão (sim, porque nem todos tinham este luxo), ou ficávamos a ouvir rádio... Velhos tempos!!! ;)
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal">Zeca &ldquo;Trucas&rdquo;</p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal">"Uns nascem Homens!Outros nascem C&atilde;es!Eu tive a sorte de nascer C&atilde;o..."-Snoopy :lol:</p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal">Bugas-Trucas-Brocas-Amigo-Estrela-Xana-Bonif&aacute;cio+Zacarias</p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal"><a href="http://img287.imageshack.us/img287/3379 ... jpg</a></p>
AcTiOnGiRl
Membro Veterano
Mensagens: 15817
Registado: quarta fev 18, 2004 9:40 pm
Localização: 6cães e animais de quinta

segunda abr 24, 2006 9:20 pm

Trucas,

Ouço muitas vezes as historia dos meus avós e dos meus pais.

Os meus avós relembram com amargura mas ao mesmo tempo, parece que sentem saudades, não sei é estranho :roll:
Os Boxers são frequentemente descritos como os filósofos entre os cães, talvez porque às vezes parecem sonhadores e distraídos.
mimivieira
Membro Veterano
Mensagens: 2230
Registado: terça ago 30, 2005 10:58 am
Localização: labrador, golden e 1 casal de diamantes goulds

segunda abr 24, 2006 10:20 pm

Rita e normal que sintam saudades eu as vezes tambem sinto,eu lembro-me bem do 25 de Abril na altura nao sabia de concreto o que se passava porque talvez nao sabia a diferença entre viver no fascismo ou democracia.
Mas posso-te dizer por experiencia propria nunca tive problemas no tempo de Salazar,vivia-se em Paz sem medos eu na altura tinha dinheiro para tudo,trabalhava de dia estudava a noite e sobrava dinheiro com fartura,nunca me meti em politicas talvez por isso o tempo de salazar nao me tivesse afectado,ate foi nessa altura que fui admitida na funçao publica.
Agora o que temos com a democracia com esta liberdade sem fim,nada nao nos resta nada,trabalhamos que nem loucos nao realizamos nada,nao se consegue andar a noite sem medo,dinheiro com fartura e mentira cada vez trabalhamos e cada vez temos menos,etc
Nao vou mencionar tudo porque senao encho a arca,mas tenho a dizer com a idade que tenho vivia melhor antes do 25 abril.
So gosto da data porque e feriado e porque a xuguita faz anos,mais nada,atençao isto e a minha opiniao,CERTO
Lambidelas do chico e do massai
AcTiOnGiRl
Membro Veterano
Mensagens: 15817
Registado: quarta fev 18, 2004 9:40 pm
Localização: 6cães e animais de quinta

segunda abr 24, 2006 10:22 pm

Agora o que temos com a democracia com esta liberdade sem fim,nada nao nos resta nada,trabalhamos que nem loucos nao realizamos nada,nao se consegue andar a noite sem medo,dinheiro com fartura e mentira cada vez trabalhamos e cada vez temos menos,etc
Exactamente o que dizem os meus avós :lol:
Os Boxers são frequentemente descritos como os filósofos entre os cães, talvez porque às vezes parecem sonhadores e distraídos.
Zahira
Membro Veterano
Mensagens: 2614
Registado: quarta mai 25, 2005 6:43 pm
Localização: 1 yorkshire e 1 coelho anão

segunda abr 24, 2006 10:29 pm

Eu tava na barriguinha da minha mãe no bem bom :lol: :lol: :p
jpedroso
Membro Veterano
Mensagens: 848
Registado: quinta jun 30, 2005 8:57 pm

segunda abr 24, 2006 10:57 pm

Rita os meus parabéns, por aquilo que escreveste sobre o o 25 de Abril, nunca pensei que uma pitinha estivesse tão bem informada sobre aquilo que realmente se passou e eu presenciei nas ruas de Lisboa,tinha 21 aninhos, jovem imaturo e com a mania que era revolucionário.

Não me arrependo, pertenço a uma geração que quiz mudar o mundo, mas não conseguimos mais que descobrir que nada mais era que um sonho... que ficou por realizar. porque era utópico.


A sociedade evoluío o mundo mudou, a net veio mudar tudo, nas relações entre as pessoas e as empresa a chamada globalização
Só no futuro se dirá se valeu a pena tanta evolução, sem um acompanhamento apropriados na área social.

Enquanto houver uma criança com fome á face da terra, os Países ricos não podem dormir de conciencia traquila.



Como alguem disse : O melhor do mundo são as crianças.
<p><strong>&nbsp;Junior o melhor amigo do seu dono</strong></p>
Nyara
Membro Veterano
Mensagens: 2202
Registado: sexta ago 12, 2005 12:30 pm
Contacto:

segunda abr 24, 2006 11:38 pm

Nasci depois do 25 de Abril, com alguma pena minha pois gostava de o ter vivido!

Antes não se vivia em Paz, bem pelo contrário estavamos envolvidos na guerra do ultramar. As mães e esposas portuguesas agonizavam pelo seu fim. Mtas vidas se perderam e mtos foram os que ficaram psicológicamente afectados. Hoje lamento profundamente que se tente ignorar este passado e não se respeite aqueles que apenas cumpriram uma obrigação :(

Cá dentro respirava-se opressão e medo. Tive alguns familiares que foram investigados e até presos por apenas expressarem a sua opinião ou até mesmo por uma brincadeira.

Tenho um enorme orgunho pelos meus familiares que não tiveram medo de cantar uns fados com mensagem, dos que acolheram e esconderam refugiados da guerra civil de Espanha, por quem escreveu poemas de dor e liberdade e foi preso. Tenho orgulho por aqueles que ousaram sonhar a Liberdade. Talvez o seu sonho não tenha sido totalmente cumprido mas fizeram concerteza a sua parte. Cabe-nos a nós e aos que hão-de vir lutarem tb pelos seus direitos e projectos de futuro.

Se há coisa que eu acho que o salazarismo tinha de bom, era o de ensinar o amor e respeito à Pátria. Aqueles senhores que lá estão sentados no parlamento não sabem o que isso é!Para eles Portugal não passa de um tacho!

Para mim o 25 de Abril significa Esperança!
Esperança que as coisas podem mudar se existir união, vontade e coragem pra lutar.

Não se esqueçam que naquele dia ninguém morreu, mas mtos outros sofreram e finaram em prisões e torturas.

Não se conseguiu tudo, mas pelo menos podemos estar hoje aqui a falar abertamente do que pensamos e que ainda há países em que isso não é possivel.

Por mto imperfeita que seja, eu agradeço a minha Liberdade ;)
<p>Tartaruga Aqu&aacute;tica F&oacute;rum - <a href="http://tartarugaaquatica.forumup.com/"> ... om/</a></p>
<p>Vejam os&nbsp;animais para adop&ccedil;&atilde;o!&nbsp;&nbsp;:wink: </p>
<p>&nbsp;</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Mensagens: 19895
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Localização: Abul-Fadl Nadr al-Hamdani

terça abr 25, 2006 10:12 am

mimivieira Escreveu: Rita e normal que sintam saudades eu as vezes tambem sinto,eu lembro-me bem do 25 de Abril na altura nao sabia de concreto o que se passava porque talvez nao sabia a diferença entre viver no fascismo ou democracia.
Mas posso-te dizer por experiencia propria nunca tive problemas no tempo de Salazar,vivia-se em Paz sem medos eu na altura tinha dinheiro para tudo,trabalhava de dia estudava a noite e sobrava dinheiro com fartura,nunca me meti em politicas talvez por isso o tempo de salazar nao me tivesse afectado,ate foi nessa altura que fui admitida na funçao publica.
Agora o que temos com a democracia com esta liberdade sem fim,nada nao nos resta nada,trabalhamos que nem loucos nao realizamos nada,nao se consegue andar a noite sem medo,dinheiro com fartura e mentira cada vez trabalhamos e cada vez temos menos,etc
Nao vou mencionar tudo porque senao encho a arca,mas tenho a dizer com a idade que tenho vivia melhor antes do 25 abril.
So gosto da data porque e feriado e porque a xuguita faz anos,mais nada,atençao isto e a minha opiniao,CERTO
PARABÉNS mimi ;) . Eu não o diria melhor ;) . Além de tudo o que mencionaste, faltou dizer que nesse tempo havia e utilizava-se TOTALMENTE a pratica da etiqueta que fazia parte da educação. Até nas escolas ensinavam muito sobre etiqueta e também Moral para com os idosos, crianças, animais, pais, família, amigos, doentes, pobres, etc... coisa que nos dias de hoje se está a perder drasticamente e aumenta de pais para filhos tipo bola de neve, infelizmente!!!

A Liberdade está a ser usada e aproveitada de forma errada por muitos Cidadãos!

Enfim... como se costuma dizer "não há c* que aguente tanta falta de educação nesta democracia dissimulada!

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Trucas
Membro Veterano
Mensagens: 2677
Registado: quinta out 06, 2005 3:58 pm
Localização: Hamster (Brocas) e Peixe dourado (Bonifácio) mas adoro cães, gatos, ouriços, tartarugas, etc., ...

terça abr 25, 2006 10:14 am

Pois eu tal como a Nyara também prefiro a liberdade (ainda que imperfeita) que temos, do que o Salazarismo...

Talvez alguns ainda se lembrem, e quem não se lembra talvez saiba que era assim, mas as mulheres antes do 25 de Abril de 1974, eram quase coisas... Sim... Não podiam votar. Não podiam sair do país sem uma autorização escrita do Pai ou do Marido. Não se podia usar Pílula no nosso país (a sua comercialização era interdita)... E qualquer mulher com ideias um pouquinho mais liberais era encarada como uma mulher perdida!

É certo que aprendiamos todos a respeitar a Pátria e a honrar a memória dos nossos antepassados, mas muito deste comportamenteo era baseado no receio e não no respeito! Talvez devessemos ter aprendido mais alguma coisa para a aplicar no nosso futuro, mas ninguém é perfeito.

Por isso continuo a dizer que sim o 25 de Abril valeu a pena... Ao menos quem está mal pode reclamar, e antes não podia!



;)
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal">Zeca &ldquo;Trucas&rdquo;</p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal">"Uns nascem Homens!Outros nascem C&atilde;es!Eu tive a sorte de nascer C&atilde;o..."-Snoopy :lol:</p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal">Bugas-Trucas-Brocas-Amigo-Estrela-Xana-Bonif&aacute;cio+Zacarias</p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal"><a href="http://img287.imageshack.us/img287/3379 ... jpg</a></p>
Isaias
Membro
Mensagens: 90
Registado: segunda abr 11, 2005 5:33 pm

terça abr 25, 2006 10:49 am

Vivia-se em paz? …. A sério!?.... E eu que pensava que tinha existido a guerra colonial ;)
mimivieira
Membro Veterano
Mensagens: 2230
Registado: terça ago 30, 2005 10:58 am
Localização: labrador, golden e 1 casal de diamantes goulds

terça abr 25, 2006 11:04 am

Trucas antes do 25 de Abril eu ja tomava a pilula,nunca ninguem me proibiu isso,as pessoas faziam tudo so com devido respeito,nas escolas havia respeito eu ainda sou do tempo em que quando um professor entrava na sala de aula os alunos levantavam-se e cantavam o Hino Nacional, sou do tempo em que nao se beijava o namorado em publico.
Como funciona hoje na chamada liberdade,os alunos entram e saem das aulas aos pinotes o professor entra na sala sem ninguem dar por nada e leva 15 min. para manter a disciplina,os jovens beijam-se quase junto a cara das pessoas tem relaçoes na via publica sem respeitarem ninguem,isto para nao falar em droga,assaltos,doenças.
Eu nunca tive problemas no outro regime sempre fiz o que quiz nao tinha medo de andar na rua,hoje tenho medo de tudo :o :o
Lambidelas do chico e do massai
aisd
Membro Veterano
Mensagens: 7062
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
Localização: labradora retriever ZORRA
periquito FALCANITO

terça abr 25, 2006 11:46 am

Eu tinha 17 anos no 25 de Abril.

Para mim foi uma festa.
Guardo recordações que não se vivem 2 vezes na vida, mas não vou dizer que se evoluiu para melhor.

A geração que veio após o 25 de Abril fez confusões graves entre liberdade e abuso da liberdade.
Ser livre não significa fazer o que nos dá na gana.
Ser livre não significa obter, a todo o custo, as nossas conviniências.
Instalou-se uma mentalidade do vale tudo.

Foi pena que não se tivesse dado uma evolução suave do antigo regime para a democracia como houve em Espanha que apendeu com os nossos erros - erros que pagamos bem caros.

Marcelo Caetano veio demasiado tarde e Salazar era um homem tacanho, incapaz de perceber que eram necessárias mudanças...

Lamento que tenha dado tão mau resultado e ainda agora a procissão vai no adro.
Na altura eu estava mais preocupada em viver a festa do que em preparar ou imaginar o futuro.
Acho que estávamos todos...
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
texuga
Membro Veterano
Mensagens: 9196
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

terça abr 25, 2006 11:50 am

leonildecarvalho Escreveu:
mimivieira Escreveu: Rita e normal que sintam saudades eu as vezes tambem sinto,eu lembro-me bem do 25 de Abril na altura nao sabia de concreto o que se passava porque talvez nao sabia a diferença entre viver no fascismo ou democracia.
Mas posso-te dizer por experiencia propria nunca tive problemas no tempo de Salazar,vivia-se em Paz sem medos eu na altura tinha dinheiro para tudo,trabalhava de dia estudava a noite e sobrava dinheiro com fartura,nunca me meti em politicas talvez por isso o tempo de salazar nao me tivesse afectado,ate foi nessa altura que fui admitida na funçao publica.
Agora o que temos com a democracia com esta liberdade sem fim,nada nao nos resta nada,trabalhamos que nem loucos nao realizamos nada,nao se consegue andar a noite sem medo,dinheiro com fartura e mentira cada vez trabalhamos e cada vez temos menos,etc
Nao vou mencionar tudo porque senao encho a arca,mas tenho a dizer com a idade que tenho vivia melhor antes do 25 abril.
So gosto da data porque e feriado e porque a xuguita faz anos,mais nada,atençao isto e a minha opiniao,CERTO
PARABÉNS mimi ;) . Eu não o diria melhor ;) . Além de tudo o que mencionaste, faltou dizer que nesse tempo havia e utilizava-se TOTALMENTE a pratica da etiqueta que fazia parte da educação. Até nas escolas ensinavam muito sobre etiqueta e também Moral para com os idosos, crianças, animais, pais, família, amigos, doentes, pobres, etc... coisa que nos dias de hoje se está a perder drasticamente e aumenta de pais para filhos tipo bola de neve, infelizmente!!!

A Liberdade está a ser usada e aproveitada de forma errada por muitos Cidadãos!

Enfim... como se costuma dizer "não há c* que aguente tanta falta de educação nesta democracia dissimulada!

Leo
Mimi e Leo... Imagem

Eu nasci depois do 25 de Abril, mas por aquilo que os meus pais me contam, essa era a mais pura das verdades.
Antes do 25 de Abril, eles não se lembram de passar estas dificuldades que se passam hoje em dia, para não falar em tudo o que vocês referiram, tal como a educação, etc.

Os meus pais e os meus avós antes do 25 de Abril tinham uma vida santa, ainda que a minha mãe tenha subido a Alameda à frente dos cães da Polícia, com pimenta nos bolsos para os afugentar, mas era próprio da rebeldia dos estudantes na altura... faziam-no de propósito :lol: ;) É por isso que ainda se ouve dizer "Volta Salazar, estás perdoado..."

Quanto à guerra colonial e a independência dos países Africanos... Acho muito bem que assim seja, agora morrem à fome porque não sabem usar os recursos naturais que têm e andamos nós a sustentá-los... Ao menos antes do 25 de Abril eles sobreviviam e tinham pão para a boca... agora... :roll: :roll: Mas acho bem é independencia que querem, então tomem lá. Só lamento é que tenhamos de pagar ainda hoje essa "independencia". Sejam livres e morram à fome, os portugueses obrigavam-vos a trabalhar, que chatice... :roll:
Enfim, é o nosso Portugal livre... :roll:

Xuga a revolucionária 8) 8)
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
akira
Membro Veterano
Mensagens: 247
Registado: segunda jul 15, 2002 10:55 am

terça abr 25, 2006 11:52 am

;)
Última edição por akira em terça abr 25, 2006 11:55 am, editado 1 vez no total.
Responder

Voltar para “Arca de Noé Vivapets.com”