Já utilizou ou pensa utilizar o seu cão como reprodutor?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
CMNogueira
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:30 pm
Contacto:

sexta jan 24, 2003 3:02 pm

Viva,

Já utilizou ou pensa utilizar o seu cão como reprodutor?

Sim: 66.13%
Não: 33.87%

N.º total de votos (até ao momento): 124

Esta sondagem está a decorrer no site do Amigo do Rottweiler. A tendencia não deixa grande duvidas. Estou convencido que independentemente da raça, esta tendencia está um pouco generalizada.

Pessoalmente, fico um pouco apreensivo com estes resultados. Apreensivo, porque penso não ser positivo. Qual o rigor colocado nestes cruzamentos?...A que mãos vão parar tantos cães?...Qual a razão?...Questões financeiras?...Sentimentais?

Gostava, se possivel, da vossa opinião.Obrigado.
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

sexta jan 24, 2003 3:23 pm

Olá Claudio,
Já conheces a minha opinião, tal como outros forenses. O Artigo 'Quer cruzar o seu Cão/Cadela porquê?' revela bem o que penso ( quem ainda não viu, está em 'Artigos de Opinião' da página www.rottpt.com' ).

Abraços
Paulo C.
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

sexta jan 24, 2003 3:24 pm

Última edição por SeaLords em quarta nov 19, 2008 7:31 am, editado 1 vez no total.
AnaS
Membro Veterano
Registado: quinta fev 07, 2002 4:53 pm
Contacto:

sexta jan 24, 2003 4:21 pm

Olá a todos,

Apesar de fazer 5 anos no próximo mês de Fevereiro o Sinai nunca cruzou nem vai cruzar, e isto porque apesar de eu o adorar e de para mim ser o Rott mais bonito do mundo (pois é o meu cão ;) ), e apesar de ter COB (Certificado de Obediência Básica) e BH, o Sinai não é um bom exemplar da raça em termos de estalão, e o seu carácter também não é excepcional, pelo que não iria beneficiar a raça fazendo uma ninhada com ele.
É claro que a genética não é matemática, e nada me garante que os filhos dele não pudessem ser excepcionais em termos de beleza (pois o Sinai tem alguns campeões de beleza no pedigree), e em termos de carácter, mas ainda assim prefiro não correr esse risco. Existem bons Rottweilers quer fisicamente quer psicologicamente, e esses sim devem ser cruzados para tentar manter o que de melhor há na raça.
Infelizmente nem todas as pessoas partilham a minha opinião e teimam em cruzar os seus cães, porque os "canitos" precisam. :evil:
Eu tenho a minha consciência tranquila.
ana_link
Membro Veterano
Registado: sexta jan 18, 2002 7:05 pm

sexta jan 24, 2003 4:24 pm

Nesta tenho deconcordar com a Sealords.

Pela forma como a pergunta é colocada, as pessoas podem responder que já pensaram, mas quantas efectivamente reproduziram o cão/cadela?

Claro que existe sempre a saida, caso não se arranje outra, de soltar o animal quando está com o cio, ou quando a cadela abandonada ali da esquina estiver com o cio.

Existe muita irresponsabilidade no que refere à reprodução dos 4 patas (e não só... acho que em tudo o que se refere a eles...).
<p>Beijinhos a todos e festinhas aos 4 patas</p>
<p>Ana</p>
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

sexta jan 24, 2003 4:51 pm

Eu já pensei nisso e ainda estou a pensar.
De qualquer forma ainda é cedo.

A Zorra tem 8 meses e acabou agora o 1º cio.
O criador dela assegura-me que ela é de grande qualidade e está interessado, mas só depois dos testes da displasia (aos 18 meses).

Nós (eu e o meu marido) nem por isso.

Eu gostaria de ficar com um filho dela mas

1) não me quero separar dela (parto e aleitamento com o criador), não sei se quero ter esse trabalho (parto e aleitamento)
2) não quero as crias (não quero vender e não sei a quem oferecer - já me propuseram que as desse à PSP/GNR para tracejadores e aos invisuais para guias de cegos...hum !)
3) não sei que riscos há para ela
4) O meu marido não quer

Enfim, ainda temos muito tempo para decidir.
Mas que já pensei nisso, pensei.
Mas o mais natural é que não venha a procriar, sendo nós o que somos.

Mas também não vai ser esterilizada (este é outro assunto sobre o qual pensamos muito), pelo menos para já (isto de uma operação de barriga aberta ...).
boerboelfan
Membro Veterano
Registado: domingo mar 17, 2002 4:49 pm

sexta jan 24, 2003 6:02 pm

Confesso que apesar de ter tido já muitas solicitações de pessoas que ao verem os meus cães me manifestam a vontade de gostarem de vir a ter um cachorrinho de uma hipotética ninhada ( mesmo criadores que me pediram para os emprestar para cruzarem com os seus) eles nunca cruzaram nem vão cruzar ( dado que o Pastor e a Rotti estão castrados).
Quanto ao meu Simba ( Boerboel) tenho o vet sempre á perna a dizer-me para o utilizar em criação.Mas primeiro não conheço nenhuma cadela em Portugal que me possa oferecer garantias ( até porque há muito poucos) e segundo para ser eu a fazê-lo , teria que adquirir uma cadela é evidente ,mas acima de tudo precisaria de tempo coisa que não tenho.Para além disso ,não seria capaz de os vender a qualquer pessoa mas apenas áquelas que me oferecessem garantias de 1º - ter condições para criar um cão desta raça ; 2º tivessem experiência suficiente para lidar com cães deste tipo.Provavelmente com estas restrições acabaria por ficar com eles e alimentar estes bichinhos não é nada barato.

Saudações
Speaker
Membro Veterano
Registado: quinta jul 04, 2002 10:53 pm

sexta jan 24, 2003 7:19 pm

Já agora, dou o meu testemunho, que há muita gente malvada que quando a cadela engravida a abandonam sem dó nem piedade... Conheço uma pessoa que apanhou uma cadelinha ainda muito nova e mesmo linda (não é de raça), que vei-o a descobrir que afinal ela não vinha sozinha...
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

sexta jan 24, 2003 8:03 pm

Já pensei em cruzar o Spot, mas apenas após ter garantias que ele é um bom exemplar, e para tal vou tentar entrar em exposições. Digo tentar pois o Spot já tem dois anos e estar agora a mantê-lo quieto na pose de exposição, não está a ser nada fácil.

Mas não iria cruzar à borlix... Se eu meter na cabeça cruzar o meu cão (caso o queiram) para aumentar a hipótese de haver melhores exemplares da raça (claro que isto dependia das classificações das expos), então creio que o normal é receber a quantia da venda de uma cria. Pelo menos foi o que o criador do Spot disse. E esse valor serviria para levar o Spot a campeonatos no estrangeiro, pois o CPC apenas leva os standard (que não ganham nada) e deixa cá os minis.

Mas usá-lo como cão reprodutor não é algo que me alicie muito. O que pode acontecer, caso o Spot seja bom, é cruzá-lo uma única vez e em vez de dinheiro fico com um cão. Mas isto só mesmo se ele chegar a ch port.

Outra hipótese, é daqui a uns anos, se reúnir as condições necessárias, é ser Criador da raça (reparem no 'C').
Responder

Voltar para “Cães”