reprodução entre espécies diferentes
Olá a todos!
Percebo um pouco de tartarugas no que diz respeito a cuidados, alimentação, hibernação e até tratamento de certas doenças, pois já passei de tudo um pouco.
Tenho actualmente 2 tartarugas de faces rosadas adultas (20cm ap.), 1 tartaruga corcunda do mississipi (12cm ap.) e a mais velhinha e sábia de todas, 1 tartaruga de pescoço grosso (25cm ap.).
Tenho algumas dúvidas quanto a esta última, relativamente à espécie, pois as suas caraterísticas não são bem exactas da tartaruga de pescoço grosso.
De qualquer modo, já as tenho há uns anitos...
pela primeira vez, no verão passado, esta que foquei anteriormente, pôs 5 ovinhos. E eu que pensava que eram todas fêmeas...
Bem, fiz uma encubadora e sabia que somente 3 dos ovos é que poderiam ter algum resultado, pois os 2 primeiros, por estar numa casa de férias não estiveram nas condições necessárias...
De qualquer modo nao tive sucesso! Mas os ovos estavam todos férteis!
Gostaria que alguém me ajudasse em 2 questões
É possível a reprodução entre espécies?
Quais as condições exactas para ter os ovinhos de modo a obter resultados?
As minhas tartarugas estão todas num pequeno lago exterior que não tem areia (por enquanto) mas sim rocha.
A incubadora que criei foi um aquário com aquecedor nos 28ºc onde os ovos estavam numa caixa parcialmente cobertos de areia, ou seja, efeito estufa.
Alguém percebe de reprodução destes lindos bichinhos?
Quem me pode ensinar?
Obrigado a todos.
Percebo um pouco de tartarugas no que diz respeito a cuidados, alimentação, hibernação e até tratamento de certas doenças, pois já passei de tudo um pouco.
Tenho actualmente 2 tartarugas de faces rosadas adultas (20cm ap.), 1 tartaruga corcunda do mississipi (12cm ap.) e a mais velhinha e sábia de todas, 1 tartaruga de pescoço grosso (25cm ap.).
Tenho algumas dúvidas quanto a esta última, relativamente à espécie, pois as suas caraterísticas não são bem exactas da tartaruga de pescoço grosso.
De qualquer modo, já as tenho há uns anitos...
pela primeira vez, no verão passado, esta que foquei anteriormente, pôs 5 ovinhos. E eu que pensava que eram todas fêmeas...
Bem, fiz uma encubadora e sabia que somente 3 dos ovos é que poderiam ter algum resultado, pois os 2 primeiros, por estar numa casa de férias não estiveram nas condições necessárias...
De qualquer modo nao tive sucesso! Mas os ovos estavam todos férteis!
Gostaria que alguém me ajudasse em 2 questões
É possível a reprodução entre espécies?
As minhas tartarugas estão todas num pequeno lago exterior que não tem areia (por enquanto) mas sim rocha.
A incubadora que criei foi um aquário com aquecedor nos 28ºc onde os ovos estavam numa caixa parcialmente cobertos de areia, ou seja, efeito estufa.
Alguém percebe de reprodução destes lindos bichinhos?
Quem me pode ensinar?
Obrigado a todos.
Por acaso não estou a ver qual é essa tartarugaTenho actualmente 2 tartarugas de faces rosadas adultas (20cm ap.), 1 tartaruga corcunda do mississipi (12cm ap.) e a mais velhinha e sábia de todas, 1 tartaruga de pescoço grosso (25cm ap.).
Tenho algumas dúvidas quanto a esta última, relativamente à espécie, pois as suas caraterísticas não são bem exactas da tartaruga de pescoço grosso

Sabes o nome cientifico dela? tens fotos?
E podem ser todas fêmeas! Elas podem colocar ovos sem tarem fecundadospela primeira vez, no verão passado, esta que foquei anteriormente, pôs 5 ovinhos. E eu que pensava que eram todas fêmeas...

Não tenho bem a certeza neste campo, mas creio que pode haver cruzamentos é entre sub-especies da mesma familiaÉ possível a reprodução entre espécies?

Falou-se de que em Portugal existirem cruzamentos entre os nossos cágados e as de faces vermelhas na Natureza mas nunca vi nenhuma! E tb já me dizeram que tal não é genéticamente possível, olha já não sei :p
Mas creio, que no caso de ser possível, era de evitar porque nunca puderemos saber o impacto futuro que uma mutação dessas pode originar. Não és o primeiro que aqui aparece com o desejo de criar tartarugas"rafeiras"

Compreendo que se queira ter a experiência de ver nascer uma tartaruga auxiliada por nós mas apenas dentro de certos parametros!!! De outro modo não aprovo!
Seja como for ainda não conheci ninguém que tivesse tido sucesso com os ovos delas, por isso não te posso ajudar nesse campo

<p>Tartaruga Aquática Fórum - <a href="http://tartarugaaquatica.forumup.com/"> ... om/</a></p>
<p>Vejam os animais para adopção!
</p>
<p> </p>

<p> </p>
Olá Nyara!
De facto tenho quase a certeza da espécie a que pertence...
a que te referes é a Chelodina Longicollis (Tartaruga de pescoço de cobra) e essa não é decerto!
A Tartaruga de pescoço grosso tem por nome original, Siebenrockiella Crassicollis... a minha é mto parecida c esta mas como tem 25cm tenho dúvidas (a Siebenrockiella Crassicollis só atinge 20cm).
Em breve colocarei fotos dela aqui...
Quanto ao cruzamento de raças, há uma mais valia em termos genéticos! A riqueza dos genes! É o mesmo que que 2 pessoas de raças diferentes!
Ambas as tartarugas pertencem à mesma espécie (e eu é que utilizei inicialmente esta palavra de forma errada), são é de raças diferentes...
Actualmente tenho o meu 3º cão. Este é de raça pura, um Leão da Rodésia! Já tive 2 rafeirinhos de médio e grande porte e estes são bem mais inteligentes, resistentes e intuitivos que os de raça... por isso não me importa ter tartarugas rafeiras.
Só gostava era de saber um pouco mais sobre a reprodução pois os livros não focam este aspecto.
Gostava que alguém me ilucidasse neste âmbito.
De facto tenho quase a certeza da espécie a que pertence...
a que te referes é a Chelodina Longicollis (Tartaruga de pescoço de cobra) e essa não é decerto!
A Tartaruga de pescoço grosso tem por nome original, Siebenrockiella Crassicollis... a minha é mto parecida c esta mas como tem 25cm tenho dúvidas (a Siebenrockiella Crassicollis só atinge 20cm).
Em breve colocarei fotos dela aqui...
Quanto ao cruzamento de raças, há uma mais valia em termos genéticos! A riqueza dos genes! É o mesmo que que 2 pessoas de raças diferentes!
Ambas as tartarugas pertencem à mesma espécie (e eu é que utilizei inicialmente esta palavra de forma errada), são é de raças diferentes...
Actualmente tenho o meu 3º cão. Este é de raça pura, um Leão da Rodésia! Já tive 2 rafeirinhos de médio e grande porte e estes são bem mais inteligentes, resistentes e intuitivos que os de raça... por isso não me importa ter tartarugas rafeiras.
Só gostava era de saber um pouco mais sobre a reprodução pois os livros não focam este aspecto.
Gostava que alguém me ilucidasse neste âmbito.
Reparei que o membro Nyara ficou algo insatisfeito numa intervenção que fiz...
Infelizmente só visualizei o seu comentário hoje.
Bem, eu penso que as pessoas razoáveis têm a mínima noção do que se lê e como interpretar tal!
Quando se quer de facto conhecer ou saber, há que questionar mais, procurar melhor informação, etc.
E o melhor de tudo num forum ou chat, é o respeito pela opinião dos outros, das ideias e experiências vividas!
Quanto ao comentário sobre a hibernação, a minha perspectiva é que não se deve modificar o ritmo natural das coisas, a Natureza segue o seu curso - flora e fauna!
Diversas espécies de animais hibernam na época fria reservando energias... e se eu posso dar este ciclo aos meus animais dentro das melhores condições, eu o farei. Talvez o fórum seja uma ajuda, um ponto de partida mas os livros são o factor determinante. E este tema "hibernação" é muito referido e descritivo sobre as tartarugas.
Cada um faz o que acha melhor para os seus animais! Não necessito de censura nem que me passem um "atestado de estupidez"!
Quanto à questão da ração dos cães e dos gatos imprópria e cheia de químicos, eu digo SIM! Sem dúvida!
Quem dá esse tipo de alimentação é por comodismo e preguiça!
Desde pequena que tenho cães (e alimento tb cães de rua) e não é com rações secas ou em lata que os alimento!!!
Carne, arroz e legumes cozidos é o melhor para uma vida saudável.
Químicos?! óbvio que sim! como aguenta uma refeição em lata tanto tempo de validade? e o alumínio da lata que se infiltra na alimentação? e os E´s?
Cada vez mais cães e gatos morrem de cancro e de outras doenças humanas... é a "junk food" dos animais! o McDonald's dos bichos!
Quanto à utilização da vaselina, até certo ponto tem razão, dá uma aparência excelente às tartarugas mas... a vaselina além de actuar como purificador é um hidratante! não aplico somente na carapaça mas tb na pele das minhas tartarugas.
E espero não estar a escrever para pessoas leigas. Nunca disse que se aplicava diariamente pois não? Faço este preliminar 2 vezes ano e não as "besunto" até parecerem prontas para panar!
Mais uma vez penso estar a escrever e a dialogar com pessoas moderadas e conscientes e não extremistas ou insanas!
Há que interpretar o que é escrito e o que não é escrito.
E quando não se concorda, expõe-se outras ideias e debate-se:
não se hostiliza e não se censura.
Espero que tenha a tenha ilucidado face aos seus comentários (de 9 Abril) e que qulaquer mal-entendido sobre o que não escrevi, esteja bem explicito desta vez.
No heart feelings!
Bem, eu penso que as pessoas razoáveis têm a mínima noção do que se lê e como interpretar tal!
Quando se quer de facto conhecer ou saber, há que questionar mais, procurar melhor informação, etc.
E o melhor de tudo num forum ou chat, é o respeito pela opinião dos outros, das ideias e experiências vividas!
Quanto ao comentário sobre a hibernação, a minha perspectiva é que não se deve modificar o ritmo natural das coisas, a Natureza segue o seu curso - flora e fauna!
Diversas espécies de animais hibernam na época fria reservando energias... e se eu posso dar este ciclo aos meus animais dentro das melhores condições, eu o farei. Talvez o fórum seja uma ajuda, um ponto de partida mas os livros são o factor determinante. E este tema "hibernação" é muito referido e descritivo sobre as tartarugas.
Cada um faz o que acha melhor para os seus animais! Não necessito de censura nem que me passem um "atestado de estupidez"!
Quanto à questão da ração dos cães e dos gatos imprópria e cheia de químicos, eu digo SIM! Sem dúvida!
Desde pequena que tenho cães (e alimento tb cães de rua) e não é com rações secas ou em lata que os alimento!!!
Carne, arroz e legumes cozidos é o melhor para uma vida saudável.
Químicos?! óbvio que sim! como aguenta uma refeição em lata tanto tempo de validade? e o alumínio da lata que se infiltra na alimentação? e os E´s?
Cada vez mais cães e gatos morrem de cancro e de outras doenças humanas... é a "junk food" dos animais! o McDonald's dos bichos!
Quanto à utilização da vaselina, até certo ponto tem razão, dá uma aparência excelente às tartarugas mas... a vaselina além de actuar como purificador é um hidratante! não aplico somente na carapaça mas tb na pele das minhas tartarugas.
E espero não estar a escrever para pessoas leigas. Nunca disse que se aplicava diariamente pois não? Faço este preliminar 2 vezes ano e não as "besunto" até parecerem prontas para panar!
Mais uma vez penso estar a escrever e a dialogar com pessoas moderadas e conscientes e não extremistas ou insanas!
não se hostiliza e não se censura.
Espero que tenha a tenha ilucidado face aos seus comentários (de 9 Abril) e que qulaquer mal-entendido sobre o que não escrevi, esteja bem explicito desta vez.
No heart feelings!
Olá
yEAH Zupi, essa é a atitude correcta....
Quanto aos ovos, uma dúvida : como sabes que estavam férteis e não goros ? Afinal perderam-se todos ...
A primeira coisa a fazer sem dúvida é arranjar um local no exterior com areia com 20 cm de profundidade no minimo, ela encontrá-lo-á de certeza pois escolhem o melhor sitio para porem os ovos ; a segunda é ter a certeza que tens um macho apto a acasalar ...
Tinha uma linda tartaruga fêmea que percorria quase todo o quintal para escolher o sitio para por os ovos, mas nunca tive oportunidade de fazer criação , pois ela desapareceu e desconfio que foi um gato que rondava perto que a levou ...
Saudações
yEAH Zupi, essa é a atitude correcta....
Quanto aos ovos, uma dúvida : como sabes que estavam férteis e não goros ? Afinal perderam-se todos ...
A primeira coisa a fazer sem dúvida é arranjar um local no exterior com areia com 20 cm de profundidade no minimo, ela encontrá-lo-á de certeza pois escolhem o melhor sitio para porem os ovos ; a segunda é ter a certeza que tens um macho apto a acasalar ...
Tinha uma linda tartaruga fêmea que percorria quase todo o quintal para escolher o sitio para por os ovos, mas nunca tive oportunidade de fazer criação , pois ela desapareceu e desconfio que foi um gato que rondava perto que a levou ...
Saudações
Reparei que o membro Nyara ficou algo insatisfeito numa intervenção que fiz...

Isto foi o que escrevi no outro tópico, para que não fiquem dúvidas a quem não percebe a sua resposta:
Quem me parece que ficou extremamente insatisfeita com a minha opinião foi a (o) ZupiNyara Escreveu: Zupi antes de mais bem vindo(a) à Arca e ao forúm dos repteis, é sempre bom ter mais um "fan" de tartarugas com quem trocar ideias
(...)
Aconselho a que pesquise aqui no forúm pois o este assunto hibernação já foi por diversas vezes debatido. A não-hibernação está longe de ser um processo forçado como refere, pessoalmente não apreciei mto a sua expressãoAs minhas acabaram de acordar à 3 semanas de hibernação. Tenho-as num lago exterior o que me permite facultares o ciclo natural da sua vida!
Nunca fui apologista de forçar actividade contínua delas... dormem durante 4 meses aproximadamente durante a estação fria dentro do lago e quando acordam vêm apanhar banhos de sol.![]()
Também acha a ração dos cães e dos gatos impropria e cheia de químicos????A alimentação que lhes dou (tenho 4, 3 grandes, sendo a maior de 25cm e 1 pequena com 10cm ap) é também natural: fruta (banana, maçã), alface, carne de peru ou frango, e peixes, mariscos e molusculos diversos (garanto-vos que fica bem mais barato do que essas embalagens de comida com químicos).
Mas nada, nada mesmo bate o favoritismo delas por um bom "prato" de caracóis! Crus claro está!!!![]()
![]()
Outra coisa que pode ajudar a aparência destes lindos bichinhos é a hidratação da carapaça! Um pouco de vaselina bem espalhada e parecem como novas!
Exactamente como diz, a vaselina ajuda apenas na aparência(dá brilho) não hidrata de modo algum pelo contrário, este produto até utilizado quando à fungos pois "sufoca-os". A carapaça tem que "respirar" , não pode estar constantemente hipermeabilizada!
E só mesmo para a fotografia :p existem no mercado vitaminas próprias para aplicar nas carapaças mas uma tartaruga bem cuidada não precisa![]()
Espero que não leve a mal as minhas palavras mas é a minha opiniãomuita gente lê estas mensagens, uns mais experientes que outros e poderiam ser induzidos em erro.
Cumprs![]()
![]()

Senão vejamos:
Se isto é um forúm aberto todos são livres de dar a sua opinião, não lhe faltei ao respeito em nada do que escrevi, então a que propósito é que me está a chamar insana e extremista????Mais uma vez penso estar a escrever e a dialogar com pessoas moderadas e conscientes e não extremistas ou insanas!
não se hostiliza e não se censura
Conhece-me de algum lado para estar a fazer tal julgamento????
Sabe qual é a minha experiência com tartarugas???? E de há quantos anos???
Conhece o que tenho estudado a respeito????
Tal como diz se não se concorda debate-se e foi isso mesmo que fiz, já a (o) Zupi por não ter gostado da minha opinião parte para o ataque pessoal!!!
A isto é que eu chamo de hipocrisia porque afinal não soube respeitar a minha opinião! Acha que sabe tudo? Pois eu não por isso é que tenho todo o prazer em vir aqui à arca trocar impressões com os outros.Quando se quer de facto conhecer ou saber, há que questionar mais, procurar melhor informação, etc.
Lá por não concordar consigo sou analfabeta? Ora faça-me o favor de ter um bocadinho de tento no que escreve...não fui em momento algum mal educação com a (o) Zupi!
Você sim é fundamentalista e não quer sequer entender o outro lado! Tem a mente fechada e não pertende auscultar os outros!
Pois na Natureza...mas as nossas tartarugas já nasceram em cativeiro e a hibernação é um mecânismo de defesa que elas utilizam para suportar o frio e os longos periodos de escassez de alimento! Na Natureza morrem anualmente 80% das tartarugas com menos de um ano, principalmente quando chega a época fria!Quanto ao comentário sobre a hibernação, a minha perspectiva é que não se deve modificar o ritmo natural das coisas, a Natureza segue o seu curso - flora e fauna!
Aguns livros tb aconselham a que se dê queijo, fiambre e outras porcarias. Mtos estão desatualizados pois foram escritos já à alguns anos e o estudo com estes animais está sempre a reconher novos dados!
É que nem vou comentar istoQuanto à questão da ração dos cães e dos gatos imprópria e cheia de químicos, eu digo SIM! Sem dúvida!

Isto depois do que escreveu só pode ser gozoNo heart feelings!

Vou lhe dar algum desconto visto ao adiantado da hora, já deve ser sono...de outro modo não se explica a sua agressividade para comigo!!!
A única coisa que concordo do que escreveu, é que cada um cuida dos seus animais como quer, portanto fico-me por aqui e desejando-lhe mto boa sorte para os seus companheiros!
Fique bem.
<p>Tartaruga Aquática Fórum - <a href="http://tartarugaaquatica.forumup.com/"> ... om/</a></p>
</p>
<p> </p>

<p> </p>
Bom dia AJGII,
respondendo à tua questão, ao fim de um mês é possível verificar a indicação de tratar-se de ovos "gorados" ou não fertilizados: se existir uma coloração amarelada e começarem a murchar, logo não estão fertilizados.
Os fertilizados deverão apresentar um aspecto normal.
Os meus nada deram por falha minha na concepção da incubadora.
Esse foi o motivo. Necessito de mais informação para incubadoras artificiais.
Se souberes onde encontrar esta informação, partilha comigo por favor.
Obrigado.
respondendo à tua questão, ao fim de um mês é possível verificar a indicação de tratar-se de ovos "gorados" ou não fertilizados: se existir uma coloração amarelada e começarem a murchar, logo não estão fertilizados.
Os fertilizados deverão apresentar um aspecto normal.
Os meus nada deram por falha minha na concepção da incubadora.
Esse foi o motivo. Necessito de mais informação para incubadoras artificiais.
Se souberes onde encontrar esta informação, partilha comigo por favor.
Obrigado.
[quote=zupi]
E que tal a tartaruga de skate, Pelezinho?
[/quote]
OLA ZUPI!!
tá radical bixinha nessa foto!
Tas boazinha?
Olha, tens que postar em breve aqui as tuas turtles!
Tinhas falado de reprodução entres raças de turtles,
eu queria perguntar-te se tens espaço no teu lago para mais 2 amigos!
Pertencem a 2 priminhos meus... q os têm num aquario... mt pukeno... eu sei que eles iam adorar se as bixinhas fossem para um sitio com melhores condições para viver!
O problema é que eu não sei é se são mm 2 machos ou duas femeas... ou um casal!
q me dizes Zupi?
beijo!
E que tal a tartaruga de skate, Pelezinho?
[/quote]
OLA ZUPI!!
tá radical bixinha nessa foto!
Tas boazinha?
Olha, tens que postar em breve aqui as tuas turtles!
Tinhas falado de reprodução entres raças de turtles,
eu queria perguntar-te se tens espaço no teu lago para mais 2 amigos!
Pertencem a 2 priminhos meus... q os têm num aquario... mt pukeno... eu sei que eles iam adorar se as bixinhas fossem para um sitio com melhores condições para viver!
O problema é que eu não sei é se são mm 2 machos ou duas femeas... ou um casal!
q me dizes Zupi?
beijo!
Oi Pelezinho!
Acho que andamos por aqui os 2!!!
Bem isso é um caso a ponderar! em breve vou aumentar o lago (assim espero)... necessito de fazer o projecto e é claro um orçamento.
Depois, se tudo decorrer bem vamos lá adoptar mais 2 tartaruguinhas!
Não importa se são machos ou fêmeas, serão bem vindos!
O que importa é mesmo o espaço! e definitivamente o lago tem de ser aumentado!
Cuidarei bem delas!
Prometo!
Mantenha o contacto comigo por favor!
Obrigado Pelezinho.
Acho que andamos por aqui os 2!!!
Bem isso é um caso a ponderar! em breve vou aumentar o lago (assim espero)... necessito de fazer o projecto e é claro um orçamento.
Depois, se tudo decorrer bem vamos lá adoptar mais 2 tartaruguinhas!
Não importa se são machos ou fêmeas, serão bem vindos!
O que importa é mesmo o espaço! e definitivamente o lago tem de ser aumentado!
Cuidarei bem delas!
Prometo!
Mantenha o contacto comigo por favor!
Obrigado Pelezinho.
Olá AJGII,
deixa lá isso...
não importa muito...
Como novo membro não tou chateado nem nada parecido. Pareceu-me demasiada hostilidade para um novo membro, e os smillies não disfarçaram... O que é comum pois os novatos são sempre novatos!
De qualquer modo não tenho idade ou paciência para discussões.
Para mim passou...
Um abraço.
deixa lá isso...
não importa muito...
Como novo membro não tou chateado nem nada parecido. Pareceu-me demasiada hostilidade para um novo membro, e os smillies não disfarçaram... O que é comum pois os novatos são sempre novatos!
De qualquer modo não tenho idade ou paciência para discussões.
Para mim passou...
Um abraço.
Sinceramente, ainda não percebi aonde é que viu essa hostilidade?!?! Nem com os smilies...basta ir ver no tópico original para se confirmar:Pareceu-me demasiada hostilidade para um novo membro, e os smillies não disfarçaram...
http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopi ... 5&start=30
Isso não é verdade, tanto é que até lhe dei as boas vindas ou não foi? O Zupi é que nem sequer se apresentou...O que é comum pois os novatos são sempre novatos!
Se o Zupi não tem idade, eu mto menos, não sou nenhuma "menina" principalmente para que me faltem ao respeito!De qualquer modo não tenho idade ou paciência para discussões.
Para mim passou...
Reflita nas suas anteriores palavras e veja se foi justo o modo como se dirigiu a mim.
Não tou zangada mas sim triste, pois não gosto de confusões com ninguém mto menos com quem aprecia tartarugas como eu.
Tou aqui para ajudar, apreender e trocar ideias e é isso que tenho feito e pretendo continuar a fazer!
Lamento que o ocorrido mas confesso que foi a primeira vez que alguém aqui na arca se me dirigiu em tais termos.
Creio que não passou de um mal entendido pois nunca aqui destratei fosse quem fosse. Se o Zupi depreendeu isso enganou-se redondamente. Para a próxima não ataque, pergunte antes à pesssoa o que quiz dizer!!!
Cumprimentos
</p>
<p> </p>

<p> </p>