Castração

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

sexta jan 24, 2003 12:05 pm

Oi rute, a minha opinião é igual à do aragão.

Não castres o cão por isso, não é motivo. O meu também tem apetites, mas... aguente-se... pode ser que um dia comece a cruzá-lo, mas por agora ele ainda não reuniu as condições necessárias :) .

Claro que é incomodo estar o cão a ladrar ou uivar quando cheira uma cadela com cio e nós não o deixamos ir há rua, mas à coisas piores :).
Última edição por KROZ em sexta jan 24, 2003 12:20 pm, editado 1 vez no total.
rutefcamacho
Membro Veterano
Registado: terça jul 23, 2002 12:18 pm

sexta jan 24, 2003 12:08 pm

Claro que é incomodo estar o cão a ladrar ou uivar quando cheira uma cadela com cio e nós não o deixamos ir à rua, mas à coisas piores./quote]

Sem dúvida, Kroz,

Se não houver outros benefícios que justifiquem a castração, não o farei, claro.

Obrigada a todos.
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

sexta jan 24, 2003 12:13 pm

Olá

Eu desconhecia que os cães têm a tendência de montar por questões de dominância e não exclusivamente por instinto sexual. Vim a saber isso aqui no fórum já lá vão uns tempos quando se falou nisso.
Creio que nessa altura contei uma pequena históra que se resume a isto. Há uma cadela boxer que costumamos encontrar durante os nossos passeios que tem a tendência de montar o Guga (mais este, talves por ser o menos dominante dos três..). Mas quando ela anda com o cio, a situação inverte-se. É o Guga que a tenta montar e ela não se opõe.
Os outros dois não entram neste jogo porque não gostam muito dela. É um pouco bruta nas brincadeiras e eles não gostam.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
rutefcamacho
Membro Veterano

sexta jan 24, 2003 12:25 pm

Olá, Nel!

Já agora, qual é a sua opinião (isto mais parece uma sondagem :oops: )? Os seus cães são castrados?
mnemosine
Membro Júnior
Registado: quarta jan 22, 2003 3:43 pm

sexta jan 24, 2003 1:36 pm

Minha Lara foi castrada antes do primeiro cio. A cirurgia foi perfeita, ela não tentou morder os pontos, nada de problemas ocorreu. Ela ficou com uma certa facilidade para engordar, mas estamos cuidando sua alimentação e fazendo exercícios na praça. Castramos por que ela viveria no mesmo pátio que o seu pai. correndo risco de ter uma ninhada com ele.
No meu trabalho, contra o abandono de animais, a nossa principal campanha é a de esterilização. Aqui no Brasil o número de animais abandonados é muito grande, portanto essa é a melhor solução.
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

sexta jan 24, 2003 4:41 pm

eu esterelizei a carlota devia ela ter perto de 1 ano. deixei-a na clínica nesse dia, porque detesto ver os animais sob os efeitos da anestesia e também porque podiam surgir problemas. no dia seguinte quando fui buscá-la, ia muito apreensiva. pensei que a ia encontrar muito abatida. fiquei pasmada. a carlota parece que tinha vindo da festa :D :D :D não me parece que tenha mudado nada no seu comportamento e em termos de peso, pouca diferença faz.
esterelizei-a, porque embora na altura, não tivesse cão, nem me passava pela cabeça que ela pudesse vir a ter filhotes. quanto ao max parece que já se deixou de marcar território. já pensei que ele pudesse fugir se um dia , em passeio, lhe desse o cheiro a cadela. por enquanto fica assim. se tiver problemas que possam pôr em risco a sua segurança, vou-me informar sobre as consequências da castração.

dos 4 gatos e 4 gatas, está tudo operado e não vejo diferenças significativas no comportamento. apenas, uma está uma autêntica texuga. passa o dia de volta do prato. para mim, isto nada tem a ver com a esterelização. deve ser mais uma "trauma de infância", de quando ela passava muita fome :o :o :o

anjaazul
anjaazul
Membro Veterano

sexta jan 24, 2003 4:44 pm

eu esterelizei a carlota devia ela ter perto de 1 ano. deixei-a na clínica nesse dia, porque detesto ver os animais sob os efeitos da anestesia e também porque podiam surgir problemas. no dia seguinte quando fui buscá-la, ia muito apreensiva. pensei que a ia encontrar muito abatida. fiquei pasmada. a carlota parece que tinha vindo da festa :D :D :D não me parece que tenha mudado nada no seu comportamento e em termos de peso, pouca diferença faz.
esterelizei-a, porque embora na altura não tivesse cão, nem me passava pela cabeça que ela pudesse vir a ter filhotes. quanto ao max parece que já se deixou de marcar território. já pensei que ele pudesse fugir se um dia , em passeio, lhe desse o cheiro a cadela. por enquanto fica assim. se tiver problemas que possam pôr em risco a sua segurança, vou-me informar sobre as consequências da castração.

dos 4 gatos e 4 gatas, está tudo operado e não vejo diferenças significativas no comportamento. apenas, uma está uma autêntica texuga. passa o dia de volta do prato. para mim, isto nada tem a ver com a esterelização. deve ser mais uma "trauma de infância", de quando ela passava muita fome :o :o :o

anjaazul
anjaazul
Membro Veterano

sexta jan 24, 2003 4:44 pm

esterelizei-a, porque embora na altura não tivesse cão, nem me passava pela cabeça que ela pudesse vir a ter filhotes. quanto ao max parece que já se deixou de marcar território. já pensei que ele pudesse fugir se um dia , em passeio, lhe desse o cheiro a cadela. por enquanto fica assim. se tiver problemas que possam pôr em risco a sua segurança, vou-me informar sobre as consequências da castração.

anjaazul
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

sexta jan 24, 2003 6:26 pm

rutefcamacho Escreveu: Já agora, qual é a sua opinião (isto mais parece uma sondagem :oops: )? Os seus cães são castrados?
Olá Rute
Desculpe, só agora vi a mensagem, porque ultimamente as minhas visitas ao fórum têm sido de médico.

Os meus cães não são castrados nem penso vir a fazê-lo, muito simplesmente porque não encontro qualquer justificação para isso. Isso não significa que seja contra a castração.
Quando escolhi apenas machos (podia ter sido só fêmeas) já foi para não ter problemas com eventuais descuidos. Quando as manas deles (que vivem mesmo aqui ao lado, porta com porta) estão com o cio, naquela fase mais crítica eles andam mais inquietos, às vezes desatam a uivar os três ao mesmo tempo que parecem doidos, mas isso é passageiro.

Eu também não sou contra a castração por uma questão cultural, como a SeaLords tem referido e muito bem. Num país marcado pela cultura do macho latino é muito provável que exista muita gentinha que queira que os seus cães também sejam machos latinos. Eu felizmente não pertenço a esse grupo.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
rutefcamacho
Membro Veterano

segunda jan 27, 2003 8:29 am

Bom dia!

Obrigada a todos pelos vossos esclarecimentos e por terem partilhado as vossas experiências. Considero-me mais ilucidada sobre o assunto.

Não vou fazer nada de momento, até porque o meu ainda é cachorrinho. Mas acho que só optarei pela castração se, de facto, houver um motivo forte (para o bem estar dele) que o justifique.
Responder

Voltar para “Cães”