abriu um olho com 4 dias....

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
badoca
Membro Júnior
Registado: segunda ago 01, 2005 3:27 am

quarta abr 26, 2006 12:31 am

boa noite
será normal uma cria com 4 dias ter aberto um olho?
uma senhora disse me que uma gata que tenha engravidado no primeiro cio, as suas criam vinham com problemas ou mesmo deficiencia , o q foi o caso desta ninhada. qua acham? devo ir ao veterinário? tb pensei em por a ninhada num sitiu escuro ate terem os dias normais para abrirem os olhos e assim nao expor o q ja abriu á luz... :?
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

quarta abr 26, 2006 12:38 pm

:o :o :o
anjjazul
uaimori
Membro Veterano
Registado: terça jun 10, 2003 9:20 pm

quarta abr 26, 2006 1:34 pm

...
Última edição por uaimori em quarta abr 26, 2006 6:39 pm, editado 1 vez no total.
bita322
Membro Veterano
Registado: segunda out 25, 2004 2:24 pm

quarta abr 26, 2006 1:42 pm

Ola,
Pois não sei...
No Domingo passado estive em casa da minha sogra que me estava a contar mais uma ajuda que ela esta a dar a uma gata de uma vizinha que não lhe liga nenhum, a gata tem 12 anos e no domingo de Pascoa apareceu com uma cria...
A gata so ta no jardim, ta proibida de entrar em casa :o e a minha sogra ao olhar pela janela viu a gata com o bébé.
Pediu á dona para deixar albergar a gata na garagem dela, fez uma caminha para o filhote e lá ta ele á espera de ser desmamado.
Segundo a minha sogra o gatito com uma semana também ja tinha um olhinho aberto :o achei normal...agora fiquei confusa...

Afinal com que idade é que as crias começam a abrir os olhitos?
E não vale gozar que eu nunca tive gatas que tivessem crias :oops: não faço mesmo a mais pequena ideia :p
Cumps
Juli-miau
Membro
Registado: sábado jan 28, 2006 9:59 pm

quarta abr 26, 2006 2:06 pm

Olá a todos os foristas!

Já criei vários gatos recém-nascidos. Principalmente, ao princípio da sua vida, os gatos têm tendência a ter infecções nos olhos.

O seu gato pode (ou não) ter uma infecção! Faça o seguinte:

Uma vez que o gatito ainda não abriu o outro olho, espere até amanhã. Se vir que ainda não abriu, coloque um bocadito de água morna num recipiente e, com algodão, muito suavemente, limpe o olho fechado e também o aberto (não quero insinuar que estejam sujos...).

Penço que é uma questão de tempo, e não é muito grave!

Quanto à claridade, não acho que tenha grande relevância o facto de o ter posto num local mais escuro, visto que é uma idade em que passam a maior parte do tempoi a mamar e a dormir... até pode fazer com que a mãe dos gatitos se afaste ou volte a uqerer o mesmo sítio.

Numa fase posterior, depois de ter aprox. 2 meses, se tiver problemas com os olhos dos gatitos (olhos infectados), ponha-lhes "terramicina".

Espero ter ajudado!

Os melhores cumprimentos e asmelhoras do seu gatito (dê-lhe uma turra por mim) :p
uaimori
Membro Veterano
Registado: terça jun 10, 2003 9:20 pm

quarta abr 26, 2006 2:47 pm

...
Última edição por uaimori em quarta abr 26, 2006 6:35 pm, editado 1 vez no total.
badoca
Membro Júnior
Registado: segunda ago 01, 2005 3:27 am

quarta abr 26, 2006 4:42 pm

obrigado pelas respostas vou fazer o aconselhado... :D
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quarta abr 26, 2006 6:15 pm

badoca,

Li mais ou menos na diagonal o tópico. Contudo parece que temos um caso como o da minha Leo quando era bebé...

É assim:

A minha Leo nasceu com uma infecção da conjuntiva ainda com os olhos fechados o que lhe forçou a pálpebra de um dos olhos a abrir mais cedo. Por coincidência foi aos 4 dias.
O que a vet me mandou fazer e foi o que fiz, foi esguixar soro fisiológico com uma seringa sem agulha, obviamente, mesmo no cantinho do olho, rente à cana do narizito. O soro era precisamente para limpar a matéria infecciosa que permanecia dentro da palpebra pois não estava totalmente aberta Só estava do canto até meio do olho). Esguixar a partir do canto (onde estava aberta) para limpar o pus que permanecia dentro da pálpebra e depois aplicar umas gotas oftálmicas que deverá ser sempre um veterinário a receitar e não outras pessoas num forum público, tal como a Uaimori disse e muito bem...!

A vet também me aconselhou a ter a bebé em local de baixa intensidade de luz para não forçar a visão do olhito ainda imaturo... ;)

Boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Peleve
Membro Veterano
Registado: terça set 13, 2005 9:24 pm

quinta abr 27, 2006 11:18 pm

Tendo em conta o evoluir dos tempos, já não podemos estranhar o gatinho ter um olho aberto em 4 dias. Isso já é normal. Ainda na semana passada vi os filhotes da gata da minha tia e nem pareciam ter nascido á tão pouco tempo pois estavam gordinhos e grandes e além disso, dos 4 gatos, 1 tinha os olhos já abertos, outro já se via um bocadinho do olho aberto e os outros dois é que ainda os tinham fechados. AH...mas não se preocupem que não vão ser abandonados. Todos têm já dono. Acho que o facto de abrirem os olhos mais cedo ou mais tarde tem a ver com o desenvolvimento deles, não com um número exacto de dias. E das 1ªs crias virem com problemas, acho que é daquelas coisas que tanto pode acontecer nas 1ªs como nas restantes.
Responder

Voltar para “Gatos”