Tartaruga

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Nyara
Membro Veterano
Registado: sexta ago 12, 2005 12:30 pm
Contacto:

quarta abr 26, 2006 2:29 pm

retirado de um site:

NÚMERO DE REFEIÇÕES E QUANTIDADE: bebés: 2-3 vezes/dia até se fartarem; adultas - 1 vez/dia, 3-4 vezes/semana até se fartarem. Se ficarem demasiado gordas - muita carne a sair de dentro da carapaça, sobretudo junto às patas traseiras, aumentar o número de dias de jejum, mas, de preferência, melhorar a qualidade da comida e dar igualmente até .

Cumprs a todos :D ;)
<p>Tartaruga Aqu&aacute;tica F&oacute;rum - <a href="http://tartarugaaquatica.forumup.com/"> ... om/</a></p>
<p>Vejam os&nbsp;animais para adop&ccedil;&atilde;o!&nbsp;&nbsp;:wink: </p>
<p>&nbsp;</p>
Norby
Membro Veterano
Registado: sexta nov 18, 2005 6:37 pm

quarta abr 26, 2006 3:13 pm

Olá Nyara

Tenho visto muitas opinioes contarditorias em sites, bibliografias diversas e opinioes pessoais (nomeadamente WCT).

A opiniao + ou - consensual é a que eu transmiti no meu post anterior, a qual se acrescenta para os adultos cada terceiro dia (mais-ou-menos 3x por semana).

Em relaçao as quantidades tb existem varias opinioes, á quem recomende aquilo que conseguirem comer em 10minutos e á quem ache q pelo deve ser pelo menos uma hora (concordo mais com esta versao).

Provavelmente o que dizes no teu post será ate o mais correcto, mas a questao principal é q temos a tendencia de alimentar os nossos animais como nos alimentamos a nos proprios, assim esta é a melhor forma de nao os alimentarmos excessivamente, e para eles completamente indiferente (na nautureza nao encontram alimento diariamente).

Dai ser esta a minha opiniao.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Norby</p>
anaismar
Membro Júnior
Registado: terça abr 18, 2006 10:54 pm

quarta abr 26, 2006 3:39 pm

Norby: Quando fui à loja de animais e pedi outro alimento para tartarugas que não os gammarus, deram-me um saco (embalado por eles) com uma espécie de granulado (de cerca de 1mm). Mas acho que não são os sticks de que todos falam aqui no fórum. Tenho uma amiga que comprou os ditos sticks (eu ainda n os vi), e vou pedir uns para ver se a Tuga gosta, e se gostar, logo compro.

Ontem, dei-lhe banana, ela adorou, mas como ainda não tinha lido nada sobre se esse era, ou não, um fruto permitido, achei que era melhor não lhe dar muito. Também lhe dei cenoura e maçã, mas ela provou e não comeu mais.

A Tuga está a revelar-se muito exigente :?

Espero ir comprar o aquaterrário esta sexta, espero que com o aumento do exercício físico, ela comece a comer melhor.

Então, quantos dias é que ela pode ficar em jejum? É que já a deixei de jejum durante quase dois dias, para ver se ela comia o granulado, e mesmo assim, não lhe tocou... Qual o tempo máximo que a posso deixar de jejum, sem que isso a prejudique?
Norby
Membro Veterano

quarta abr 26, 2006 5:58 pm

nao sei bem o q te dizer.

Podem ficar tres semanas sem comer, mas sinceramente nao aconselho ninguem a fazer essa experiencia (muito menos com bebes) e é um conhecimento teorico q deve servir apenas como referencia.

Tb nao esperes q a tartaruga coma todos esses alimentos de uma so vez, sobretudo um bebe. Obviamente q tambem deve ter preferencias por uns alimentos em relaçao a outros pelo que deves dar primeiro os q gosta menos e so depois os outros. Inclui os sticks na sua dieta (quer goste quer nao) pq os sticks devem ser um alimento base.

De resto so te posso dizer q a experiencia tb te vai ensinar algumas coisas, pesquisa e vai aplicando o q descobriste com bom senso.
E por mt q te dê opinioes nao ha um caminho "perfeito".

Nao te stresses demais com o animal, olha q eles nao sao assim tao exigentes, e sao verdadeiros exemplos de sobrevivencia, so precisas de os tratar bem.

Espero ter ajudado.
Nyara
Membro Veterano
Contacto:

quarta abr 26, 2006 6:44 pm

Tens razão Norby existem mtas contradições no que diz respeito a tartarugas e não só no que respeita a quantidade de alimentação, como dizes a nossa experiência e o bom senso são essenciais. Eu ao longo destes mtos anos de lidação com elas tenho mais ou menos seguido o que está naquele excerto e tenho-me dado bem ou melhor eu não, as tartarugas têm-se dado bem :lol:

Com as adultas nesta altura de Primavera em que estão a recuperar energias(estão no eterior), não lhes faço tantos dias de jejum.Dou assim tipo dia sim, dia não. O que achas?!

Anaismar fizeste bem em dar-lhe a banana, é um frutos preferidos delas ;) e se come é bom sinal.

Eu por acaso acho que elas são bastante exigentes, só gostam de coisas de boa qualidade :lol: e por vezes uma pode apreciar um alimento e as outras já não . Por exemplo uva, tenho uma que adora, as outras "torcem o nariz" :p ah mas tb tem de ser sem pele ou grainhas (mto fina 8) )

Anaismar fica aqui uns links de imagens de vários tipos de comida para elas, que eu já tinha reunido para outro membro, talvez ajude a teres uma ideia do que existe no mercado:

http://www.houstonherp.com/ReptoMin.jpg

http://www.sera.cz/katalog/ea1/k1301b.jpg

http://www.turtlesale.com/images/337.jpg

http://www.scalesnstuff.com/Supply_pics ... e_Food.jpg

Com a questão do jejum em bébes, costuma ser mais ou menos assim. Fica 2/3 dias sem comer e depois tenta-se dar os stiks, se não lhes tocar volta-se a dar os camarões. Passado usn dias tenta-se novamente o jejum. E assim sucessivamente.

Há um granulado especifico para tartarugas bébés, eu dou da Sera - Baby gran (tá numa das imagens).

Olha já tentaste dar umas vitaminas? Podes ensopar os camarões com umas gotas e dar-lhe ;)

Boa sorte :D :D
<p>Tartaruga Aqu&aacute;tica F&oacute;rum - <a href="http://tartarugaaquatica.forumup.com/"> ... om/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
anaismar
Membro Júnior

quarta abr 26, 2006 9:41 pm

Hoje, experimentei dar ração de gato. Como tenho um gatito, não há falta cá em casa, mas tive que partir em bocados mais pequenos para ser mais fácil de ela comer. Acho que ela gostou bastante :D

Dei-lhe também dos sticks da minha amiga, e ela deu umas mordidelas...mais do que fez com o granulado que eu tinha comprado! Pode ser que passe a gostar ;)

Posso dar-lhe feijão verde? Que tipo de verduras é que elas comem, para além do agrião, espinafre e couve?

Mais uma vez, obrigada a todos, têm ajudado imenso! Está mais que provado que a maioria dos vendedores não são, definitivamente, uma fonte fidedigna de informação para o correcto tratamento dos animais! Sorte a nossa, e dos nossos animais de estimação, existirem estes fórums :D
coldblood
Membro Veterano
Registado: sábado jul 24, 2004 8:48 pm
Contacto:

quarta abr 26, 2006 9:44 pm

Apesar de incorrecto, a maior parte das lojas tenta passar a ideia que os animais são faceis de cuidar, muitas vezes a sorte dos animais é passar pouco tempo nalgumas lojas ;) e serem comprados por gente que se informou antes ou que tem interesse em informar-se depois , empbora, qualquer pessoa deva reunir primeiro toda a informação possivel, antes de dar o passo da compra.
korrodi
Membro Veterano
Registado: domingo abr 09, 2006 3:04 pm

quarta abr 26, 2006 9:51 pm

muito bem dito cold,o bicho de estimação da utilvet de aqui,é uma tartaruga com 20Cm,quer acreditem quer não,ela está num recipiente de plástico,daqueles que tem uma plameira no meio,coma carapaça fraquissima! nunca apanhou raios UV e só come de 3 em 3 dias :cry: :(
anaismar
Membro Júnior

quarta abr 26, 2006 10:04 pm

korrodi: "o bicho de estimação da utilvet de aqui,é uma tartaruga com 20Cm,quer acreditem quer não,ela está num recipiente de plástico,daqueles que tem uma plameira no meio,com a carapaça fraquissima! nunca apanhou raios UV e só come de 3 em 3 dias"

Como é que isso é possível? Pode considerar-se isso como maltratar um animal! Será que só se referem a maus tratos quando são aplicados a um cão ou um gato? Os répteis também são animais como os outros!!!! :x

E alguém chamou a atenção dos proprietários da loja? É que se ninguém falar, eles nunca irão alterar a situação :(
Norby
Membro Veterano

quinta abr 27, 2006 12:05 pm

Ola Nyara,

Sobretudo no primeiro mes apos a hibernaçao acho que a alimentaçao deve ser mais cuidada uma vez que estao a recuperar de um longo periodo de jejum.

Nao tenho uma opiniao bem definida sobre a alimentaçao dos adultos, pq nao tenho expeiencia nesse assunto, tenho apenas conhecimentos teoricos.
Parece-me bem, no entanto, a opçao de as alimentares a cada segundo dia, e na minha opiniao durante as primeiros semanas seguidas a hibernaçao nao vejo problemas em q sejam alimentadas diariamente.
(Estou certo que independentemente da opçao q tomas-te as tuas tartarugas estao bem cuidadas!)

Em relaçao a alimentaçao, propriamente dita, elas tem tendencia a habituar-se aos alimentos que comem regularmente. No final do ano passado (antes da hibernaçao), comprei uma marca de sitcks diferente da anterior, e a minha tartaruga nao apreciou muito a mudança. No entanto desde q se recomeçou a alimentar adora esses sitcks, e autenticamente os devora. Por isso parece-me que a marca é indiferente (o anterior era Reptomim e o actual Sera).
Muitas vezes tambem so come os sitcks com as cores q lhe interessam (nao faço ideia se os sabores sao diferentes...), mas os vermelhos que vem nesta marca, ou os verdes que vem com os gammarus, normalmente ficam por comer...

Quando for a época vou ver o q ela acha das uvas...
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Norby</p>
Nyara
Membro Veterano
Contacto:

quinta abr 27, 2006 4:10 pm

Anaismar fico contente da tua tartaruga já estar a comer bem :D ;)

Norby, agradeço a tua opinião ;)
Elas não chegam a hibernar totalmente, embora estando num lago, eu tîve-as com lâmpada de calor e a água aquecida, têm tb uma cobertura (amovível) para os dias de mais frio 8)
Portanto nunca perdem mtas reservas mas agora, que o tempo aqueceu estão cá com um apetite :lol: :lol:

Tens razão, elas têm tendência a habituar-se por isso eu vou variando as marcas de sticks ;)

Essa de comerem de umas cores e de outras nem tanto tb me aconteceu, deve ter mesmo um sabor diferente!!! Não são nada parvas eh eh 8)
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”