camaleão ou gecko leopardo?

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

mafia_69
Membro Veterano
Registado: quinta mar 16, 2006 7:53 pm

terça abr 25, 2006 6:55 pm

quero comprar um gecko leopardo, porém também simpatiso bastante com os camaleões? qual o mais fácil de manter em termos de espaço e dinheiro? qual o mais adequado como animal de estimação?
korrodi
Membro Veterano
Registado: domingo abr 09, 2006 3:04 pm

terça abr 25, 2006 7:10 pm

Õlha,eu escolheria um gecko leopardo (o mais facil para principiante e o melhor para animal de estimação)
o camaleao é muito mais dificil de manter,alimento vivo,reducção de 10 graus á noite,humidade,plantas vivas etc etc.

o gecko,apenas precisas de aquecimento do solo,luz diurna,não precisam de luz UV pois passam o dia escondidos no esconderijo.
também comem alimentos vivos...
quanto ao gecko leopardo,com uns bons 175€(estimativa das lojas de aqui) tens o material todo á desposição,mais o preço do gecko e do terrário...
Silly_Bublle
Membro Veterano
Registado: segunda jan 23, 2006 4:00 pm
Localização: 2 porquinhos da india, 1 casal de Yorkshire terrier, peixes

terça abr 25, 2006 7:33 pm

Um camaleão é muito dificil de manter, principalmente para quem não tem experiência.
Um gecko leopardo seria a melhor opção, ou um dragão barbudo.
Aqui fica um site com o que é necessário para um gecko.:)

http://br.geocities.com/mundoexoticohp2 ... gecko.html
rbl
Membro Veterano
Registado: quarta mar 02, 2005 11:15 pm

terça abr 25, 2006 7:40 pm

Em termos de espaço, depende das espécies mas a maioria dos camaleões precisam de muito mais espaço que um gecko leopardo. Em termos de dinheiro, é o gecko leopardo sem qualquer dúvida.

Como animal de estimação, não sei o que queres dizer com isso.
gezzmo
Membro Veterano
Registado: domingo jan 04, 2004 12:16 pm

terça abr 25, 2006 9:43 pm

para principiantes sem duvida recomendo geckos leopardo, sao de manutençao mt simples e sao mt resistentes, ao contrario dos camaleos.
o setup do terrario é mt mais simples que num terrario para camaleoes e em termos de dinheiro investido em material, nem se compara, para alem do proprio animal ser mt mais barato, os geckos conpensam bastante.
mas aconselho a pesquisar bastante na net e neste forum, pk ja ha mt informaçao, dps diz mais qq coisa aqui.
<p> </p>
<p> </p>
MarcoAL
Membro Júnior
Registado: segunda abr 24, 2006 1:48 pm

terça abr 25, 2006 9:59 pm

O simples facto de se perguntar "escolho um camaleão ou um gecko leopardo?" é razão suficiente para que a resposta aponte apenas para o gecko.
O caminho é montar a "casa", e receber o leopardo.
Boa sorte!
mafia_69
Membro Veterano

terça abr 25, 2006 9:59 pm

bem então é assim, eu tenho um terrário cujo tamanho é 50x30x40 com portas de correr em vidro na frente, a pedra de aquecimento que vi custava 43€ e na imagem tinha um gecko leopardo por isso penso que seja boa para eles. quanto ao animal consigo quem me venda um por 35€. o pior é mesmo o alimento vivo pois não sei se consigo arranjar uma fonte segura.
alguem aqui que tenha geckos leopardo?
outra coisa, moro no algarve e tenho uma iguana com cerca de um ano +/- de idade para vender, o preço é de 40€.
gezzmo
Membro Veterano
Registado: domingo jan 04, 2004 12:16 pm

terça abr 25, 2006 10:06 pm

pedra de aquecimento nem pensar, afasta-te disso, usa manta ou cabo de aquecimento, e controla isso com um termostato.
qt ao alimento vivo tenta falar com o coldblood que ele é do algarve e pode dizer onde ha alimento vivo.
agora sobre a iguana, axo k é de lamentar que a queiras vender, se n a queres pq a compraste??? sera que o gecko vai ter o mm destino???
<p> </p>
<p> </p>
mafia69
Membro Veterano
Registado: domingo mai 16, 2004 10:32 am

quarta abr 26, 2006 1:06 pm

tens toda a razão gezzmo, se a comprei foi um puro acto de irresponsabilidade minha. a iguana não tem culpa. porém já ouvi tanta história que as iguanas não se domesticam e que atacam muito e sei lá. começo a ficar com medo que se torne num monstro. enquanto que um gecko leopardo é inofensivo. percebes? que faço? tenho a iguana em casa, porém não está domesticada e não me suporta.
MarcoAL
Membro Júnior

quarta abr 26, 2006 1:10 pm

Podem apagar esta mensagem! foi repetida por engano!
Peço desculpa
Última edição por MarcoAL em quarta abr 26, 2006 1:20 pm, editado 1 vez no total.
MarcoAL
Membro Júnior

quarta abr 26, 2006 1:18 pm

Boa pergunta gezzmo!
A única razão que compreendo para que alguêm se liberte de um animal que recebeu em casa é algum "motivo de força maior" que obviamente não os vou enumerar agora.
De qualquer forma quando assim é, nem sequer se vende, cede-se a alguêm que se comprometa a dar-lhe as condições que ele merece.

Outra coisa, independentemente das dimensões minimas que estejam indicadas em diversos sites para manutenção de um gecko leopardo, não aconselho terrários com menos de 80cm de comprimento por uns 40cm de profundidade, não só porque acho que 50cm é muito pouco para um animal que chega fácilmente aos 25cm de comprimento, mas também porque a experiência mostra-me que é muito dificil conseguir temperaturas diferentes nas duas extremidades do terrário, o que vai impedir ao leopardo de se termoregular.

Terrários muito pequenos servem apenas para as lojas, que supostamente
albergam os animais apenas em situação temporária e são geralmente animais ainda jovens.

Atenção, não estou aqui com a intenção de criticar ninguêm, estou apenas a tentar ajudar em primeiro lugar os animais porque são eles que estão em causa.
rbl
Membro Veterano
Registado: quarta mar 02, 2005 11:15 pm

quarta abr 26, 2006 1:28 pm

Mafia69, se por azar apanhar um gecko leopardo agressivo também vai querer desfazer-se dele uma semana depois?

Porque é que não dá tempo ao tempo, deixa a iguana ambientar-se e ganhar confiança em si? Nâo é em dois dias, com todo o stress envolvido nestas mudanças que o bicho vai criar qualquer tipo de laço consigo.
coldblood
Membro Veterano
Registado: sábado jul 24, 2004 8:48 pm
Contacto:

quarta abr 26, 2006 6:23 pm

Para o mafia69 e outros foristas daqui da comonidade dos repteis este é o meu

mafia, adiciona-me que eu por webcam, mostro como uma iguana pode ser tolerante e mansa, o termo domesticar a meu ver não se pode utilizar em repteis, a minha é meiga, mansa, se vives no algarve, tens á partida um factor que o resto dos foristas do Norte e centro não têm, que é as temperaturas e o Sol, durante grande parte do ano, a minha a partir de maio, começa a passar os dias num terrario exterior onmde apanha Sol natural voltando ao fim da tarde para casa para o terrario aquecido, se realmente tens espaço onde albergar uma iguana adulta, aconselho-te a manter a iguana pois com tempo e paciencia e muito geito, a iguana pode ser mansa, mas como qualquer reptil não é um animal para andar a passear na rua e não mostra qualquer afecto por ti como outra classe animal, os repteis vivem num autismo que não conseguem quebrar devido á sua natureza, apenas toleram e reconhecem quem não lhes mete medo ou não os magoa ou os alimenta.
Última edição por coldblood em quarta jan 03, 2007 6:37 pm, editado 5 vezes no total.
mafia_69
Membro Veterano

quarta abr 26, 2006 6:55 pm

já te adicionei, espero k me ajudes a compreender melhor este meu novo amigo
coldblood
Membro Veterano
Registado: sábado jul 24, 2004 8:48 pm
Contacto:

quarta abr 26, 2006 10:02 pm

Podes contar no que eu puder eu ajudo, mas enquanto na tua cabeça pensares como disseste na iguana como novo amigo, estás tramado, os repteis são mais como um peixe num aquario, não á um animal de companhia, mas sim de estimação, o desafio está em conseguir dar-lhe o ambiente necessario a que viva saudavel, como temperatura, humidade, sossego e alimento, num reptil não há aquele link de ser criado por uma mãe, que lhe passa todo o ensinamento para ele se desenrascar quando adulto, eles nascem e ficam á mercê de predadores, muitas vezes por predadores da mesma especie apenas de mais idade, por isso são sempre desconfiados e apenas habituam-se a tolerar quem não lhes faz mal ou assusta. quando se diz que uma iguana é mansa ou pouco agressiva (a iguana é só um exemplo) geralmente é dito por gente que tem contacto com varios individuos da mesma e outra especie e acha mansa para uma iguana, ou inteligente para um reptil, mas nenhum deixa de ser um animal selvagem nascido em cativeiro, a memoria genetica fez com que estas especies agindo desse modo conseguisse chegar aos nossos dias, assim como nem todas as pessoas têm o mesmo temperamento, tambem varia de reptil para reptil dentro da mesma especie. Posso dizer a minha iguana é mansa, mas não a contrario quando está mal disposta, com o tempo vamos aprendendo a ler a linguagem corporal dos animais com que lidamos e tambem eles, não acordam bem dispostos todos os dias...
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”