Pouco sociável

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Elsy_Drummer
Membro Veterano
Registado: segunda fev 13, 2006 4:10 pm
Localização: éguas, burro, 10cães, gato, 2chinchilas, 2hamsters, 2porquinhos da india, cabras, vacas, etc

quarta abr 26, 2006 7:46 am

A minha cachorra tem um medo terrível de outros cães, chegando mesmo a tornar-se agressiva!
Sei que o ideal seria leva-la a uma escola mas já estou a tratar da escolha. Até lá há alguma coisa que eu possa fazer para atenuar este medo?
Bem sei, que o medo é só a 1ª impressão porque passado algum tempo e com alguma paciência já está na brincadeira (pelo menos com o pitt de um amigo meu), mas mesmo assim..

Obrigado plas dicas :)
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

quarta abr 26, 2006 8:15 am

Elsy,

Enquanto não for à escola não vejo maneira de a ensinar a não ter medo... :? Se ela se torna agressiva com outros cães, é difícil a aproximação, que seria o ideal... Mas já agora, ela faz isso na rua ou em casa? Se for em casa, então é "normal", é a casa dela, mas se for na rua, então já não é tão fácil assim, dado que é um local neutro, não seria suposto ela ser agressiva...

Bem, não ajudei nada mesmo :?

A escola é o melhor que lhe pode dar... ;)

Xuga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quarta abr 26, 2006 8:55 am

Bom... Vou dar a dica que utilizo com a minha cadela para ela ignorar os gatos.
A minha cadela cada vez que via um gato disparava literalmente, se fosse preciso subia carros e tudo atrás deles. À porta da minha casa vive uma colónia de gatos e o esforço para segurar as cadelas era de enlouquecer cada vez que saía de casa.

Comecei a levar biscoitos cortados em pedacinhos. Assim que a loucura começava eu chamava-a calmamente para o pé de mim, assim que deixava de puxar e vinha para as minhas pernas dava-lhe um pedacinho de biscoito e dizia que era muito linda. Assim fui fazendo sempre que saia de casa e o tempo entre o correr atrás do gato e vir ter comigo era cada vez menor.

Agora já não trepa carros nem me leva de rojo. Se por acaso se despista e começa a perseguição, basta chamar e ela vem logo.

Faça o mesmo que a sua, ensine-a a ignorar os outros cães chamando-a para perto de si e dando-lhe uma recompensa. Vai ver que em pouco tempo ela fica ao pé de si.

Já agora, qual é a sua reacção quando ela se mostra mais agressiva com os outros animais? Ela chega a morder ou é só refilona?
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Elsy_Drummer
Membro Veterano
Localização: éguas, burro, 10cães, gato, 2chinchilas, 2hamsters, 2porquinhos da india, cabras, vacas, etc

quarta abr 26, 2006 10:43 am

Texuga ela é agressiva nas duas situações, seja em casa, na rua, ou mesmo na casa dos outros cães!
LuMaria, ela ladra imenso e mostra os dentes, morder não sei se morde, porque separo-a logo.
1º gane e tenta trepar por mim a cima e depois vira-se contra os outros :\
LuMaria
Membro Veterano

quarta abr 26, 2006 10:48 am

A nossa reacção acaba por ser a chave do problema. A minha cadela mais nova devido creio eu a mimo excessivo fugia de tudo e todos. Trepava-me também pelas pernas a cima e eu chegava a agarrar nela e a fazer-lhe festas, protegendo-a, pensava eu. Estava tão errada. Nunca mais lhe mimei os medos, ao fim e ao cabo estava a premiar-lhe os receios e ela só tendia a piorar. Acabaram-se as fugas, os aconchegos no colo e deixei de ter qualquer atitude protectora ou castigadora. Passei a ignorar a cadela quando amarinhava pelas minhas pernas. Ignorei-a quando fugia desalmadamente de um suposto perigo e passei a premiá-la cada vez que tinha uma atitude mais sociável. Posso dizer, que apesar de medricas, hoje já corre para os canitos e brinca com eles e apesar de viver colada às minhas pernas nunca mais tentou trepar. Penso que a chave está em premiar sempre atitudes correctas ignorando as menos boas. A ideia é levá-la a tomar atitudes boas através de incentivos. Não sei se me fiz explicar...
O puxar-lhe a trela só a incentiva ao mau comportamento. É preferivel numa primeira fase ignorar o outro animal levando-a a acompanhá-la, ignorando a presença do outro também. Se para isso for necessário nem falar com o vizinho, vai ver que acaba por compensar.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Elsy_Drummer
Membro Veterano

quarta abr 26, 2006 10:58 am

LuMaria ela tenta trepar mas eu não lhe pego! deixo-a no chão e nem sequer lhe toco!!
Só lhe puxo a trela quando os outro cão se aproxima e ela adopta uma atitude ameaçadora, porque não me agrada a ideia de ter que ir a correr pro vet por causa de uma dentada :evil:
LuMaria
Membro Veterano

quarta abr 26, 2006 11:23 am

Mude de caminho. Não deixe o animal aproximar-se e chame-lhe a atenção para ela a seguir. Sempre que o fizer dê-lhe o prémio. Tem de ter muita paciência, atenção e ser sempre coerente com o método. A ideia é ela estar mais atenta à dona que ao exterior e seguir as indicações da dona. Acredite que chega lá. Mais tarde então, treina coisas como sociabilização, mas acredite, ganhando confiança em si e deixando-a liderar já vai ser um passo grande em frente.
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quarta abr 26, 2006 1:07 pm

Excelente, LuMaria.
É isso mesmo.

O cão olha para o seu líder para saber se há motivos para ter medo.

Ao comportar-se de forma indiferente e calma você diz ao seu cão (amendrontado) - não há de que ter medo - tão bem como se falasse.

Se, pelo contrário, lhe fizer festas, pegar ao colo, etc. é como dizer - sim, sim, eu também tenho medo.

Acho que a Lu explicou muito bem e com clareza.
Eu também fazia o erro de pensar que se fizesse festas á minha cadela assustada, etc. que lhe estava a dar segurança.
Ao invés, estava a confirmar que havia perigo...

A indiferença e a calma garantem ao animal que não há de que ter medo.
Afinal o líder não está preocupado...porque é que ele há-de estar ?
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
Elsy_Drummer
Membro Veterano

quarta abr 26, 2006 3:44 pm

Obrigado! vou tentar fazer isso o melhor que posso :)
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quarta abr 26, 2006 6:49 pm

Vai ver que é mais simples do que pensa.
Para já, faça como diz a Lu, com biscoitos e incentivos, ensine-a a ficar junto a si.

Depois, finja que não dá pelos pedidos de colo e de mimos, nas situações que descreveu.
Nessas alturas mantenha-a junto a si, chamando-a, mas sem festas ou colo.
Sempre muito atenta não vá haver confrontos...(prepare-se para, se fôr preciso, pegar na cadela e fugir) - os outros cães podem reagir mal...

Eu fartei-me de sofrer com a minha.
Com medo do que poderia acontecer e houve alturas...em que esteve quase a acontecer o pior.
Mas eu estava lá para a proteger, se necessário - nunca foi, de facto.

Evite zonas com cães mais agressivos - é deles que vêm o perigo.
Se estiver lá o dono pergunte se há problema e não tenha medo de falar do seu problema.
As pessoas compreendem e até gostam de ajudar.

Com o tempo vai ver que ela se torna mais sociável e menos agressiva.
E, sobretudo, não se enerve.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
LuMaria
Membro Veterano

quarta abr 26, 2006 6:57 pm

aisd Escreveu: Vai ver que é mais simples do que pensa.
É! De facto é simples, basta ter consciência de uma coisa, não interessa arrastar o cão até nós, o segredo está em ele vir, porque quer. E demore o tempo que demorar, o dono vai mostrar muito agrado pela atitude dele.
Retire do seu dia a dia o conceito castigo ou punição. O unico "castigo" que tenho dado às minhas miudas é ignorar. Os resultados têm sido muito recompensadores ;)
PJFS
Membro Veterano
Registado: segunda jul 05, 2004 8:11 am

quinta abr 27, 2006 9:03 am

Elsy_Drummer Escreveu: A minha cachorra tem um medo terrível de outros cães, chegando mesmo a tornar-se agressiva!
Sei que o ideal seria leva-la a uma escola mas já estou a tratar da escolha. Até lá há alguma coisa que eu possa fazer para atenuar este medo?
Bem sei, que o medo é só a 1ª impressão porque passado algum tempo e com alguma paciência já está na brincadeira (pelo menos com o pitt de um amigo meu), mas mesmo assim..

Obrigado plas dicas :)
Eu acho que sei qual é o problema da sua cadela :cry:
Provávelmente ele já ouviu falar dos cães potêncialmente perigosos e como o cão do seu amigo é um pitt ela tem medo e reage :p
Agora mais a sério, opte pela escola que é o melhor que pode fazer, você vai-se divertir e a sua cadela vai ficar eduacadinha ;)
Abraço e boas aulas
Responder

Voltar para “Cães”