domingo jan 26, 2003 12:47 am
Na minha opinião, existem dois tipos de comportamento típico, nos Caniches ou pseudo-Caniches que vemos por aí: Alguns muito nervosos e inseguros e outros com excesso de confiança, refilões e caprichosos.
São cães extremamente inteligentes e que aprendem tudo com bastante facilidade, no entanto, é um cão como outro, no que diz respeito à educação e treino de obediência básica; quanto não as tem, nada se consegue deles.
Posso relatar por exemplo o caso do Caniche de um tio meu; Sempre foi um cão extremamente inteligente e agora que já tem 11 anos e que acalmou aquela "electricidade" ainda mais inteligente me parece, no entanto, o meu tio nunca se preocupou muito com a educação dele... Tanto faz se ele se senta ou se deita, etc...etc...
No meu ponto de vista e que tantas vezes me fartei de "bater na mesma tecla", isto seria impensável se ele fosse meu.
O que é certo é que o cão, quando eu na brincadeira lhe dizia e digo "Senta", fica a olhar para mim, como que que a pensar "O que é que este marmanjo quer?".
Este, é também um daqueles casos de Caniche muito seguro de si.
Dá-se bem com outros cães e com pessoas e não tem medo de nada; há no entanto uma coisa que revela de facto a inteligência dele... Quando os donos vão de férias ele fica na casa dos meus avós, e lá, nunca estranhou muito a falta deles, no entanto é um cão completamente diferente do que é em casa, pois já não ladra cada vez que tocam à porta, nem refila quando o repreendemos. Ele sabe perfeitamente distinguir quem o deixa e não deixa fazer certas coisas.
Pessoalmente sempre "embirrei" um bocadinho com esta raça, muito por culpa dos mal educados que infelizmente são em grande número, no entanto admito e reconheço que quando vejo algum que sai deste "padrão", também lhes acho piada.
<p>Cumprimentos
João Silva
</p>