3 tartarugas...que filtro usar?

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

cbarley
Membro Júnior
Registado: domingo mai 22, 2005 10:45 pm

terça abr 25, 2006 8:41 pm

olá..tenho 3 tartarugas num aquária de 60lts, q é para peixes...mas, q pretendo modificar para as meninas..também comprei um filtro, mas continuo a achar que a agua fica suja depressa demais..assim, será necessário ter outro tipo de filtro? o meu é daqueles interiores q tem q se cobrir todos de água, q tem esponja e carvão para filtrar...

também não sei como fazer um local para elas estarem fora de água, uma vez q são 3..

Alguém ajuda :?
Nyara
Membro Veterano
Registado: sexta ago 12, 2005 12:30 pm
Contacto:

terça abr 25, 2006 9:19 pm

Olá cbarley, antes de mais bem vindo ao forúm :D

Defacto encontrar o filtro certo não é fácil, mas vou tentar ajudar-te com o que sei ;)

Olha, por acaso sabes quantos litros por hora o teu filtro limpa? (deve vir indicado na caixa)

A "técnica" a aplicar com os filtros é, saber ao certo quantos litros de água tens e depois colocar um filtro que limpe essa mesma quantidade 3/4 vezes por hora ;)

Já tens duas materias filtrantes, a esponja e o carvão (este último ajuda bastante) mas o que deve estar errado deve ser mesmo a capacidade do filtro que possuis.

também não sei como fazer um local para elas estarem fora de água, uma vez q são 3..
Conheces aquelas plataformas já feitas que há à venda?
Eu tava a ver se conseguia uma imagem para tu veres mas não encontrei :?

São feitas de vidro e depois têm uma rampa daquele material plástico a imitar relva. Podias tentar copiar ou pelo menos servir de inspiração! Procura nas lojas ao pé de ti.

Tb há quem improvise plataformas com outros materias como um pedaço de cortiça, pois flutua e podes prende-la com uns arames (sem pontas que aleijem as tartarugas) aos lados do aquário, não sei se me expliquei bem :? :oops:

De momento é o que me lembro.

Espero ter ajudado nalguma coisa.

Boa sorte e boa estadia aqui na Arca :D :D
<p>Tartaruga Aqu&aacute;tica F&oacute;rum - <a href="http://tartarugaaquatica.forumup.com/"> ... om/</a></p>
<p>Vejam os&nbsp;animais para adop&ccedil;&atilde;o!&nbsp;&nbsp;:wink: </p>
<p>&nbsp;</p>
gezzmo
Membro Veterano
Registado: domingo jan 04, 2004 12:16 pm

quarta abr 26, 2006 1:02 pm

é assim tens que arranjar um filtro (de perferencia externo, sao melhores, de mais facil manutençao e n ocupam espaço dentro do aquario), esse filtro tem q ter no minimo uma litragem horaria 3 vezes superior à capacidade do aquario, por exemplo aquario com 100l de agua, usas um filtro que faça no minimo 300l/h, mas no caso das tartarugas que sujam bastante, optava por um filtro com ainda mais litragem horario.
qt as materias filtrantes optava por um jogo de fibras e esponjaspara reter a sujidade, e o mais importante é ter uma boa camada de ceramicas para alojamento das colonias de bacterias filtrantes (que vai ter q adicionar), qt ao carvao n estou a ver assim grande utilidade nele para as tartarugas, so se for retirar alguns quimicos existentes na agua, mas isso é mais para peixes, as tartarugas sao mt mais resistentes.
<p> </p>
<p> </p>
Nyara
Membro Veterano
Contacto:

quarta abr 26, 2006 2:47 pm

importante é ter uma boa camada de ceramicas para alojamento das colonias de bacterias filtrantes (que vai ter q adicionar), qt ao carvao n estou a ver assim grande utilidade nele para as tartarugas, so se for retirar alguns quimicos existentes na agua, mas isso é mais para peixes, as tartarugas sao mt mais resistentes
Gezzmo permite-me discordar contigo mas na minha opinião o carvão activo é mto utíl para manter a qualidade da água das tartarugas ;)

Encontrei este texto a prepósito:

Filtragem

"Mecânica, através dela retêm-se as partículas maiores que fazem seu aquário parecer "sujo", ela normalmente é feita através de materiais como esponjas e perlon.
Química, este tipo de filtragem tem o objetivo de eliminar substâncias nocivas na água que não podem ser eliminadas na filtragem mecânica, pois suas moléculas são muito pequenas, ela é feita quase que exclusivamente pelo carbono ativado que é popularmente chamado de carvão ativado, ele possui a capacidade de absorção física, ou seja, a atração e retenção das moléculas através de microporos, retendo os odores e gases existentes na água, (...)"

É isso mesmo que eu denoto com a utilização do carvão, a água fica sem cheiros e mais translucida.

Com as cerâmicas sinceramente não noto grande diferença, estar lá ou não parece-me igual :?

Pelo menos esta é a minha experiência ;)
<p>Tartaruga Aqu&aacute;tica F&oacute;rum - <a href="http://tartarugaaquatica.forumup.com/"> ... om/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
cbarley
Membro Júnior

quarta abr 26, 2006 6:14 pm

olá

em 1º lugar obrigada pela v/ rápida resposta...

eu tentei encontrar a cx do filtro, mas como andei com obras em casa não sei onde foi parar..no entanto encontrei o filtro (como as minhas meninas estiveram a hibernar, tirei o filtro). O filtro tem escrito no topo Q 400 l/h..será isto?

No entanto eu só tenho colocado cerca de 15/20 lts de água no aquário, o justo p/ tapar o filtro na horizontal..pois, não quero afogar as bichas...

preciso mm arranjar uma plataforma maior p elas (só tenho 1 pedra grande) p q possa encher + o aquário de água e elas possam sair qd quiserem e não se afogarem

elas sujam imenso a água...

:| :?:
gezzmo
Membro Veterano
Registado: domingo jan 04, 2004 12:16 pm

quarta abr 26, 2006 6:43 pm

as ceramicas nao filtram por si proprias, servem para estabelecer colonias de bacterias que vao fazer a filtragem biologica, decompondo a materia organica em decomposiçao e neutralizando-a.
qt ao carvao, tenho aquarios e niunca usei, no meu ponto de vista n serve para nada, seve para absorver os quimicos que estao na agua, mas passado algum tempo começa a devolve-los de volta a agua...
<p> </p>
<p> </p>
Nyara
Membro Veterano
Contacto:

quarta abr 26, 2006 6:58 pm

São opiniões ;)
Pra mim o carvão é indespensável, noto sempre grandes diferenças :?

Bom mas vamos ao que interessa...cbarley em principio será mesmo isso que viste na caixa. Mas estranho pois se limpa 440l/h e só tem 15/20l de água :? :o devia até ser bastante forte e causar turbulência na água...

Seria possível colocar aqui de que marca é e qual a referência do modelo ;)

Quanto à plataforma, o que achou do que escrevi, será que na sua zona tem umas lojas de animais com essas já feitas para ter uma ideia ;)
<p>&nbsp;</p>
cbarley
Membro Júnior

quarta abr 26, 2006 10:01 pm

olá...bem não sei o q fiz..mas, há enviei msg e ela não aparece em lado nenhum :oops:

o filtro é shark, o modelito é q + dificil de saber..ainda não encontrei a cx...no fds procuro melhor

o filtro diz mm 400 l/h, devo ser eu que coloco no nível + baixo e por isso não faz muito ruído nem bollhas de ar..será por isso q a agua fica tão suja ao fim de pouco tempo?? :?

qt ás plataformas q falas, devo dizer que no início (cerca de 2 anos) eu fiz uma de vidro, (q mandei cortar na vidreira) cobri com esse plástico a imitar relva e colei com silicone atóxico..o problema foi q não fiz a coisa bem feita :oops: a plataforma era estreita e as bichas cresceram muito; a rampa de acesso era muito muito inclinada...e as bichas + pareciam tar a escalar uma montanha :oops:

uma vez encontrei uma ilhota p colocar no aquário feita de material plástico cor de areia, parecia perfeita (dava até p esconder o filtro), mas não comprei logo e quando voltei já não encontrei...p além de q a srª da loja disse q nunca teve semelhante coisa...acham normal?? :(

procuro em todas as lojas q encontro, mas de facto a oferta é muito fraca...todas as que existem são agregadas ao aquário...

ah já agora, reparei q falam mto em lampadas p o aquário das turtles..isso é mm preciso??

obrigada ;)
Nyara
Membro Veterano
Contacto:

quinta abr 27, 2006 3:58 pm

Eu conheço mais ou menos o filtro de que falas, já tive um dessa marca mas utilizei em peixes ;)

Custa-me um bocadinho a acreditar que limpe 400l/h mas se é o que está indicado... :roll:

Olha os filtros internos para funcionarem bem têm de ter o nível da água até a cima(deve ter uma indicação), experimenta como funciona com mais água ;)

O que é que lhes dás para comer?

Encontrei umas imagens com ideias para plataformas, espero que ajude:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Esta era aquela que te falava que se encontra para venda mais ou menos parecida:

Imagem

Se dizeres de que zona és, talves alguém conheça uma loja que te indique!

Quantos às lâmpadas é assim, o melhor é sempre o sol, nada é tão bom como o original mas na sua impossibilidade as lâmpadas cumprem bem a sua função. Devem servir como um complemento se as tartarugas apanharem pouco sol.
Os banhos de sol natural devem ser directos, isto é, os vidros das janelas por exemplo filtram parte dos raios uv.
Os raios uv servem para estimular o metabolismo das tartarugas, tonando-as mais activas e com apetite. Os raios uv tb auxiliam na absorção da vitamina D e do cálcio tão essenciais para uma boa saúde dos ossos e das carapaças das tartarugas ;)
Em casos de recuperação de doença, este tipo de luz tb é mto útil.

Acho que não me esqueci de nada :? :p

Qualquer dúdiva é só dizeres que o pessoal tenta ajudar no que puder :D ;)
<p>&nbsp;</p>
cbarley
Membro Júnior

quinta abr 27, 2006 6:56 pm

:D Olá..

pois parece q não ando a tratar mto bem das minhas meninas :oops:

dou camarões secos, alguma verdura (pouca) e sticks ultimamente não tenho dado..k mal :roll: menos mal q elas tão bem..

Já agora, acho q fiz outra coisa mal..este mês passei as gajitas p a sala exterior, o q deve ser um problema visto q uma das paredes é feita de janelas..o q provoca calor e deve ser mau por causa dos raios solares q filtram...tenho q mudá-las nova/...o problema é comprar outro móvel
;)

bem..o filtro deve ser de facto + indicado para peixes. eu só não coloquei + agua no aquário, por não ter plataforma alta p as bichinhas descansarem e por fazer demasiado peso no móvel..já vergou e tudo.. :p

As imagens q envias-te são muito fixes, gosto particular/ das com pedras..são + naturais, mas a outra deve ser + prática..

eu moro em lisboa, mas de facto não encontro plataformas grandes..nem sequer muita variedade de alimentos..conheces algum sítio fixe??

gratias :lol:
Nyara
Membro Veterano
Contacto:

sexta abr 28, 2006 12:46 pm

pois parece q não ando a tratar mto bem das minhas meninas

dou camarões secos, alguma verdura (pouca) e sticks ultimamente não tenho dado..k mal menos mal q elas tão bem..
Ai que feio...Imagem Tens de melhorar esse aspecto ;) e olha que os camarões aida sujam mais a água e deita mais mal cheiro! Os sitcks sempre são melhores.

A questão de as teres mudado para essa zona é assim, o sol que apanham pela janela não é suficiente tem de ser directo (ou complementado com a lâmpada). Agora com a vinda do tempo bom põe-as uma horas apanhar banhos de sol com as janelas abertas - Atenção a 2 coisas: não estou a dizer para colocares o aqua no parapeito da janela, pois pode ser mto perigoso. E tenta que fique tb com uma parte à sombra no caso de sentirem mto calor ;)
Há não precisas de comprar outro móvel, para os "banhos de sol" podes tranferi-las para um recepiente de plástico por exemplo ;)

Em Almada há uma loja que tem umas plataformas, tb não são é mto altas :? em Lisboa só conheço uma fixe mas não sei se tem disso no entanto mando-te por PM a morada ;)

Pode ser que mais alguém saiba de outras lojas :p
<p>&nbsp;</p>
cbarley
Membro Júnior

sábado abr 29, 2006 12:19 pm

olá...

Nyara..obrigada pela dica da loja, essa loja foi onde eu vi aquela ilhota de q vos falei..qd voltei p comprar a srª q lá estava disse q nunca teve semelhante coisa...devo ter tido visões :p

de qq das formas, ontem fui a almada a essa loja, vi de facto a plataformas...optei por tentar construir uma similar, pois assim sp posso
fazê-las à altura q me convem

:lol:

pessoal obrigadão pelas vossas dicas...vou investir um pouco + e quiça comprar tb um filtro exterior..

8)
Nyara
Membro Veterano
Contacto:

sábado abr 29, 2006 12:48 pm

Pois, era o que tinha sugerido, as plataformas que estão no mercado por vezes só servem como inspiração para fazermos uma nós próprios :p

Espero então que melhores defacto a "casa" das tuas amigas, de certo que elas te agradecem ;)

Atenção tb à alimentação e qualquer dúvida já sabes que o pessoal está cá para tentar ajudar ;)

Bjs :D :D
<p>&nbsp;</p>
cbarley
Membro Júnior

sábado abr 29, 2006 1:39 pm

ah...também já comprei alimento para as meninas..em barritas :D :D

trouxe 2 variedades distintas, pois não sabia o q elas vão preferir...

kt ao sol..eu sei q elas tem q apanhar sol directo, por isso de vez em qd coloco as meninas num alguidarito em cima dum banco e abro as janela :p

o q eu me referia era q agora as meti numa sala, q tem 1 parede só de janelas e q possivel/ ñão é boa idéia visto q bate o solo toda a tarde, k acham?
:?:

por isso digo q para as colocar novamente onde estavam tenho q comprar outro móvel para o aquário (o móvel onde estão actualmente, não cabe no outro sítio) :roll:

gratias...e aproveitem este big fim de semana ;)
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

sábado abr 29, 2006 2:50 pm

cbarley Escreveu:o q eu me referia era q agora as meti numa sala, q tem 1 parede só de janelas e q possivel/ ñão é boa idéia visto q bate o solo toda a tarde, k acham?
O sol bater a tarde inteira não é problema nenhum. Antes pelo contrario.

Tem é que se certificar que a agua/aquario não aquece demais. Aqui é que reside o problema.

Eu se fosse a si, comprava uma lampava UVB e colocava o aquario numa zona onde apanhasse algumas horas de sol (mesmo que seja atraves da janela).

E um pormenor, porque não enche o aquario mais? lá para os 45l ... quanto mais agua, melhor ;)

Nanci
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”