Medo de cães...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

domingo abr 30, 2006 2:08 pm

Olá a todos!

Inspirada por um tópico aberto aqui sobre pitbull's, lanço aqui uma questão que me intriga e por vezes me deixa algo chateada...
A questão é: Porque é que há pessoas que fogem de cães que estão presos com uma trela, junto aos donos, perfeitamente calmos e educados???

Isto passa-se comigo diariamente, é incrível como as pessoas vêm os meus cães, presos, sossegados, e mesmo indo elas a vários metros de distância, páram, fogem para trás de familiares ou amigos que passeiam com elas, abrem a boca a dizer "Aiiii", puxam os braços para cima, tapam a boca, juntam as pernas atrás do amigo e só andam quando o cão está de costas...
O que é que leva estas pessoas a ter pânico de um cão preso?? Não percebo, a sério que me faz muita confusão... Não se trartam de cães à solta, não estão irrequietos nem com vontade de comer criancinhas, o que será que se passa nestas mentes estranhas?

É isso e como já me aconteceu uma vez, ía a SB presa, sossegada porque já vinha de um passeio de 2 horas, e estou eu a caminho de casa calmamente pelo jardim dos patos 8) , quando uma criancinha (5 ou 6 anos) se põe a gritar estéricamete, aliás, indiscritivelmete estérica, a bater com os pés no chão e a correr para junto do pai, a cadela nem se chegou a ela e muito menos lhe ligou importancia, só quando ela se pôs a gritar é que a cadela parou e olhou para a miúda, e o pai da criancinha vira-se para mim, "tire daqui o cão, não vê que a minha filha está com medo?... Anda cá filha, o pai não deixa que o cão mau te morda..." :o :o :o Eu fiquei passada, rubra de raiva, mas contive-me e apenas virei costas e disse "Que tristeza de gente..." Mas na realidade só me apetecía bater no pai da ciancinha...

Enfim, dêm as vossas opiniões!

Xuga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

domingo abr 30, 2006 2:21 pm

A maioria das pessoas que incutem os medos nas crianças, são pessoas cujos pais lhes incutiram esse mesmo medo, infelizmente ;), tal como muitos outros maus exemplos passados de pais para filhos. Não deveria ser assim mas, infelizmente é!

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
texuga
Membro Veterano
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

domingo abr 30, 2006 2:22 pm

Sim Leo, isso é verdade, mas e nos adultos? Onde pára a racionalidade???
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
leonildecarvalho
Membro Veterano

domingo abr 30, 2006 2:27 pm

texuga Escreveu: Sim Leo, isso é verdade, mas e nos adultos? Onde pára a racionalidade???
Medos são uma coisa e racionalidade é outra distinta.

Infelizmente os adultos com medos são pessoas que nunca conheceram outra forma de estar, foi a que os pais, erradamente, lhe ensinaram /transmitiram e mais uma vez repito, são os que passam os mesmos medos aos filhos, muitas das vezes inconscientemente sem se aperceberem de que os estão a limitar psicológicamente!

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
texuga
Membro Veterano

domingo abr 30, 2006 2:43 pm

Eu compreendo os medos, mas ao ponto de petrificarem ao ver um animal preso e a metros de distancia... isso é que eu não entendo... Custa-me perceber...
leonildecarvalho
Membro Veterano

domingo abr 30, 2006 3:01 pm

texuga Escreveu: Eu compreendo os medos, mas ao ponto de petrificarem ao ver um animal preso e a metros de distancia... isso é que eu não entendo... Custa-me perceber...
Até a mim me custa...mas lá está, não podemos avaliar porque precisamente não temos esses medos... ;)

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
fuega
Membro Veterano
Registado: terça set 21, 2004 5:55 pm

domingo abr 30, 2006 3:08 pm

Acho importante referir que o medo de animais em crianças é normal... não se pode fazer nada para que elas não tenham esses medos (assim como o medo do escuro, de pessoas estranhas, etc...). Cabe, no entanto, aos adultos, fazê-las compreender que esse medo (nomeadamente o de cães com trela, que não estão a fazer mal nenhum) é infundado... penso que é este último aspecto que falta na nossa sociedade.
O facto dos pais assustarem ainda mais as crianças pode fazer com que mantenham esse medo no futuro, podendo mesmo tornar-se numa fobia...
Vejamos... quando uma criança se porta mal o que dizem muitas pessoas: se não te portares bem o polícia leva-te (depois temos crianças com medo da polícia... que é quem as pode ajudar em caso de necessidade)...

Enfim... penso que não poderemos fazer muito em relação a isso..

Desculpem pelo tamanho da mensagem.. javascript:emoticon(':oops:')

Beijinhos,
Joana.
YolaeFifi
Membro Veterano
Registado: sexta mai 20, 2005 9:16 pm
Contacto:

domingo abr 30, 2006 3:30 pm

ai está uma coisa com a qual eu sofro muito!
às vezes as crianças querem dar uma festa ao cão e os paizinhos gritam logo: 'sai daí o cão vai morder-te!!!'
e fica criancinha muito confusa e 2 segundos depois a ser puxada por um braço a grande velocidade...' :roll:

e a minha vizinha que se virou para a neta e disse:
'Mariana, tocas no cão levas um enxerto quando chegares a casa!' :o

e ñ é só com os miudos...

e aquelas vizinhas que têm os seus lulus que acham que os meus vão sempre comê-los e vem a conversa dos açaimes e que deviam ser abatidos, blá blá...

a mais discriminada é a boxer! no verão passado uma cocker meteu-se com ela e ela defendeu-se, claro. não mordeu na cadela, mas claro como é maior e de uma raça xpto, prontes...

mundo de atrasados...
<strong style="background-color: rgb(255, 255, 255);">
</strong>
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

domingo abr 30, 2006 3:33 pm

a paranóia é tanta, que quando mudei de casa, tive de levar os cães para a rua. os homens tinham medo deles. estavam num quintal enorme e com trelas.
há quem me pergunte se o max morde. mesmo quando o vêm de açaime :o eu respondo enfadada - de açaime é difícil :evil:
anjjazul
texuga
Membro Veterano

domingo abr 30, 2006 3:49 pm

Também tenho bons exemplos, já me cruzei com pais e filhos em que os filhos querem fazer festas aos cães e os pais dizem: "pergunta se podes, não faças festas sem perguntar aos donos se podes..." Isto eu acho que é a atitude mais correcta ;)

Mas há mais, houve uma vez, à noite, em que eu ía com a tsunami e o moon a passear, e saiem 2 raparigas e um rapaz de um bar ali perto das docas. Uma das raparigas pára, senta-se num "tarolo" de cimento que ali estava, ela tava com uma hiper mini saia e se saltos agulha :p , e assim que passamos ela chama-nos, pergunta se pode mexer, e dá um ganda xi-coração ao moon :lol: !!! Disse que era apaixonada por Dobermanns e tinha uma cadela, e então quando viu o moon, ainda por cima só com 3 patas, teve mesmo de parar para o abraçar :lol: :lol: :lol: Foi lindo, a sério, nunca ninguém liga ao moon a não ser para dizer "Oh, coitadinho, tem a patinha partida..." ou então "tadinho, é aleijadinho" ou "tá magoado, coitadinho..." mas festas nada :? enquanto que à tsunami são festas e mais festas, o moon fica anciumado :? :?

Eu fico contente quando o vêm como um cão e não como um coitadinho :| :|

Xuga
YolaeFifi
Membro Veterano
Registado: sexta mai 20, 2005 9:16 pm
Contacto:

domingo abr 30, 2006 4:10 pm

a cena do coitadinho dá comigo em doida... as pessoas têm a mania de dar festa e dizer 'coitadinho..' mesmo sendo o meu cão completamente normal e saudável!
uma vez respondi: 'coitadinho não porque eu não o trato mal!'
inda ficaram ofendidos... e eu não?!
<strong style="background-color: rgb(255, 255, 255);">
</strong>
ISABELLYZGIROU
Membro Veterano
Registado: domingo ago 21, 2005 3:38 pm

domingo abr 30, 2006 4:10 pm

Grande parte das respostas já foram dadas pela Leo.

Marisa, como lhe disse noutro tópico, tudo tem a vêr com a cultura, experiências das pessoas e, não raro, com traumas que possam ter sofrido.

Os medos existem, as fobias existem e muitas vezes nem se sabe explicar porquê. Existem e não se controlam.

Sobre este tema, penso que os donos de animais, (gente séria, não aqueles que usam os animais para fins inconfessáveis) podem ir fazendo alguma coisa, informar e contribuindo para acabar com mitos, frequentemente, já pronfundamente enraízados.

"Grão a grão enche a galinha o papo" ;)

Isabel
bita322
Membro Veterano
Registado: segunda out 25, 2004 2:24 pm

domingo abr 30, 2006 5:36 pm

Pois medos, ate entendo e aceito que haja pessoas que tenham medo de cães, são fobias e não se explicam...
Eu tenho medo de passaros e perguntem-me la uma razão logica para isso e eu não vos sei dar...e garantidamente os meus pais nunca me incutirem medo por passaros.

Aquilo que me parece de todo incorrecto é que os pais ainda incentivem esse medo nas crianças e não lhes tentem sim incutir o respeito pelos animais que é isso que eles merecem.

Conto-vos uma historia estranha que demonstra claramente como nem sempre a educação é responsavel pelo medo que as crianças tem de cães.
A minha sogra sempre teve gatos e adora animais em geral, o meu marido sempre foi educado no meio de gatos, no entanto tinha um medo terrivel de caes em criança, era inexplicavel esse medo e por muito que a minha sogra lh tentasse fazer ver que ele não precisava de ter tanto medo de cães nada o fazia chegar perto de um cão.
Até ao dia em que foi mordido por um pastor alemão e inexplicavelmente deixou de ter medo de cães, nem ele sabe explicar no que é que esta situação o fez deixar de ter medo, mas a verdade é que a apartir daí deixou de lhes ter medo e passou a ter muito respeito.
Hoje lida perfeitamente com cães, lê bastante sobre o assunto e adora cães ;)
Cumps
Zahira
Membro Veterano
Registado: quarta mai 25, 2005 6:43 pm

domingo abr 30, 2006 5:57 pm

Bem é assim...que as pessoas tenham medo de uma tsunami, de um moon, é pah, lá está, ñ se entendes mas.... agora..medo da minha porta chaves?(yorkshire) :o

Ainda ontem, ia eu com ela na rua,presa pela trela e uma miuda com 7/8 anos assim que a viu ñ sabia se seguia em frente, vinha no sentido contrario ao meu, se ia para trás. Tive que lhe dizer " podes passar que ela não morde além que está presa" :o

Uma vez, estava eu com a minha sasha numa esplanada e um miudo, queria fazer festa..o pai, começou aos berros com ele para não se chegar aá cadela que ela mordia-o e que ainda por cima levava porrada. Eu ouvi e calei. Nisto começa a dizer ás pessoas que lá estavam que achava o cumulo levar para ali os animais, onde andam crianças e que podia morder e etc..IRRITEI-ME :evil:

Virei-me para o senhor, muito calmamente e disse-lhe." Olhe a minha cadela não morde a crianças, muito mesnos quando está presa, agora a dona, ás vezes morde a pais que são ignorantes e imbecis, por isso tenha cuidado que eu ñ estou presa" :evil: Virei costas e bazei,com toda a esplanada a rir. Verdade seja dita..o homem nem abriu a boca :p

Quanto a medos eu entendo. Uma pessoa que tenha medo de um animal, assim que o vê assusta-se e nem está a reparar se ele está preso ou não, pois o seu cerebro só visualiza o animal em si.

Não é segredo para ninguem que eu tenho fobia a aves(trauma que me veio de infancia em que fui constantemente picada por um corvo que pretencia á minha avó) posso vos dizer que eu recuo e fico aflita se tenho junto a mim uma ave, mesmo que esta esteja morta.

São situações, que para quem não tem esse tipo de medo, se torna absurdas, mas para quem os tens são vedadeiras torturas.

Por exemplo, existem muitas pessoas que tem medo de cobras, eu tenho uma amiga que só de as ver na tv fica em panico, eu adoro cobras. Por muito que eu ache um disparate ter medo de cobras ainda mais vendo na tv, aceito esse medo, pois eu tenho de aves e nem todos acham isso normal.

Depoid vem akeles medos que eu realmente não entendo. É assim, eu tenho medo de aves porque em criança fui picada por uma, as pessoas tem medo de cães porque se calhar foram mordidas por um,,,e aqueles que tem medo de um animal sem nunca ter acontecido nada entre eles e o animal? :o tipo essa minha amiga, nunca esteve perto de uma cobra e tem pavor :o

Só chego a duas conclusões: Uma é a tal falta de educação que se teve e que já foi falada aqui outra é, e isso já é opnião minha que acredito em reencarnações, alguma outra vida teve algum incidente com esse animal.
texuga
Membro Veterano

domingo abr 30, 2006 6:01 pm

Bita amiga,

Talvez a solução para as pessoas com fobias de cães seja essa mesmo, serem mordidas :lol: :lol: :lol: 8)

Mas a sério, com o meu moon tenho tido histórias das mais incríveis por causa da pata aleijada... Desde um rapaz de olhos esbugalhados a dizer: "Tem de ir com ele ao veterinário :o , já foi a algum veterinário???" ao qual eu respondi: "Não, não fui a um, fui a 4 e há 4 anos que está na mesma..." 8) e expliquei o que aconteceu... 8)
Depois houve quem me chamasse e perguntasse: "Já viu que o cãozinho se aleijou?" e eu "sim já vi obrigado, mas já lá vão 4 anos..."
Mas o coitadinho põe-me fora de mim... Às vezes ainda respondo "coitadinho não, é feliz, tem donos que o adoram, lhe dão tudo o que precisa e tem energia para dar e vender... Era coitadinho se já aqui não estivesse como ouvi muita gente a aconselhar quando teve o acidente..." e aí as pessoas perguntam então o que lhe aconteceu e já entendem que ele não é coitadinho, é antes felizardo por ter-nos a nós como donos... :) ;)
Mas normalmente não respondo...

Xuga
Responder

Voltar para “Cães”