Marcello Viktor escreveu:
Se estou entendendo correctamente, você está dizendo que sou covarde? Ou no mínimo fujo dos assuntos que não me interessam?
Respondendo a estas suas perguntas, não o chamei de covarde, não o conheço e com certeza não será pela sua intervenção num fórum que poderei avaliar esta faceta de seu carácter, apenas fiquei na expectativa, por ter sido o criador do tópico e não ter comentado a pergunta, e como sou uma pessoa directa voltei a fazer a mesma pergunta neste tópico, esperando ler a opinião de um criador brasileiro da raça.
Agora a minha opinião:
Ultimamente tem-se visto muita procura por parte do público pelo Pit Bull e como consequência um aumento do número de criadores, no meio disto a selecção através do concursos de beleza tem começado a ser o critério principal de muitos criadores para seleccionar os seus cães, nos EUA e no Brasil o que tem levado a aparecer cães demasiado pesados, cães demasiado largos e com cabeças demasiado largas e curtas, e isto acontece porque a ideia que muita gente tem do Pit Bull, do game dog, é essa mesma, mesmo juízes como têm tendência para gostar mais dos cães mais pesados, talvez porque aparentem mais poder. Nos EUA é possível ver através da net, criadores que apresentam cães que estão a ficar parecidos com o bulldog inglês, só não têm prognatismo e isto não são cães versáteis.
Havia um dogman que dizia "o Pit Bull pode não ser o cão mais forte, o cão mais ágil, o cão mais rápido, ou o cão mais resistente mas é o cão mais equilibrado nestas qualidades, e sem sombra de dúvida tem que ser o cão com mais vontade, porque esta vontade é que o faz bater um cão mais forte, ou um cão mais ágil, ou um cão mais resistente porque quando os outros começam a vacilar mentalmente o Pit Bull continua a querer cumprir o seu objectivo". Era isto que era designado por gameness, e para mim o gameness, ou seja a vontade de querer levar a seu objectivo avante, nunca desistindo, aliado ao equilíbrio das suas qualidades físicas é que tornam esta raça tão adaptável para várias funções, basta dirigir essa vontade para o que se quiser, seja busca e salvamento, farejar droga, seja desportos caninos, etc.
Na minha opinião a selecção por beleza além de estar a seleccionar cães que se afastam cada vez mais do verdadeiro Pit Bull fisicamente, não permite seleccionar o temperamento, o que é a característica mais importante no Pit Bull....
O ideal é ter um cão com um temperamento à prova de fogo, com uma força e estabilidade mentais, que exiba uma determinação fora do normal, e morfologicamente perfeito, mas infelizmente a interpretação do que é largo ou estreito varia de cabeça para cabeça...