DIA DO TRABALHADOR

Fórum para todos os assuntos relacionados com a comunidade, comentários sobre o site, sugestões, ajuda e outros temas relacionados.

Moderador: mcerqueira

Responder
mimivieira
Membro Veterano
Mensagens: 2230
Registado: terça ago 30, 2005 10:58 am
Localização: labrador, golden e 1 casal de diamantes goulds

domingo abr 30, 2006 10:23 pm

Amanha e dia do trabalhador
Sabem o que é? pois para mim dia do trabalhador é todos os dias porque trabalho ,eu celebro este dia como descanço porque é feriado nacional,no entanto tambem a trabalhar.
Alguém o vai gozar o dia de forma diferente que nao seja trabalhar?Imagem
Lambidelas do chico e do massai
Zahira
Membro Veterano
Mensagens: 2614
Registado: quarta mai 25, 2005 6:43 pm
Localização: 1 yorkshire e 1 coelho anão

domingo abr 30, 2006 10:47 pm

EUUUUUUUU

Amanhã ñ faço a ponta de um corno, nem almoço nem jantar :lol: :lol: :lol:
AcTiOnGiRl
Membro Veterano
Mensagens: 15817
Registado: quarta fev 18, 2004 9:40 pm
Localização: 6cães e animais de quinta

domingo abr 30, 2006 11:03 pm

Eu vou trabalhar de manhã :? Porque preciso faltar na Terça à tarde então vou trocar :?
1º de Maio - Dia do Trabalhador

O 1º de Maio é celebrado mundialmente como o "Dia do Trabalhador". Mas esta data tem uma história.

A "miséria imerecida"
Em finais do século XIX, com o início da industrialização, começaram a aparecer novos problemas relacionados com o trabalho. O Papa Leão XIII dá conta do "temível conflito" que se estava a gerar "entre o mundo do capital e o do trabalho" dando lugar a uma situação de "miséria imerecida" (encíclica "Rerum Novarum", 15-05-1891).
Um dos principais problemas que atingiam os operários era o horário de trabalho. Trabalhava-se de sol-a-sol, como os agricultores. Alguns reformadores sociais já tinham proposto, em várias épocas, a ideia de dividir o dia em três períodos: oito horas de trabalho, oito horas de sono e oito horas de lazer e estudo, proposta que, como sempre, era vista como utópica pelos empregadores.
Com o desenvolvimento do associativismo operário, e particularmente do sindicalismo, a proposta da jornada de oito horas tornou-se um dos objectivos centrais das lutas operárias e também causa de violentas repressões e de inúmeras prisões e até morte de trabalhadores.

Os "Mártires de Chicago"
No 1º de Maio de 1886, milhares de trabalhadores de Chicago (Estados Unidos da América), tal como de muitas outras cidades americanas, foram para a rua, exigindo o horário de oito horas de trabalho por dia. No dia 4 de Maio, durante novas manifestações, uma explosão serviu de pretexto para a repressão brutal que se seguiu, que provocou mais de 100 mortes e a prisão de dezenas de operários.
Este acontecimento, que ficou conhecido como os "Mártires de Chicago", tornou-se o símbolo e marco para uma luta que, a partir daí, se generalizou por todo o mundo.

Os novos problemas
Passados todos estes anos, a história do movimento operário continua a ser feita de avanços e recuos, vitórias e derrotas. Entre nós, a luta pelo horário de oito horas também tem uma longa história. Só em Maio de 1996 o Parlamento aprovou a lei da semana de 40 horas (oito horas diárias de segunda a sexta feira). No entanto, as horas extras e o trabalho em fins de semana, acabam muitas vezes por anular as conquistas consignadas na lei.
As novas formas de organização do trabalho, a precarização e a globalização vem trazer novos problemas que os trabalhadores têm que enfrentar.
A exploração do trabalho infantil e da mulher, bem como dos imigrantes são um desafio permanente à imaginação e à capacidade de organização e de luta dos trabalhadores.

A solidariedade
A Doutrina Social da Igreja propõe a solidariedade - a que chama "virtude" - como o meio necessário e indispensável para que a luta dos trabalhadores pela sua dignidade, seja eficaz. João Paulo II, na "Solicitude Social da Igreja" (nº 38), reconhece "como valor positivo e moral, a consciência crescente da interdependência entre os homens e as nações. O facto de os homens e as mulheres, em várias partes do mundo, sentirem como próprias as injustiças e as violações dos direitos humanos cometidas em países longínquos, que talvez nunca visitem, é mais um sinal de uma realidade interiorizada na consciência, adquirindo assim conotação moral.
Trata-se antes de tudo da interdependência apreendida como sistema determinante de relações no mundo contemporâneo, com as suas componentes - económica, cultural, política e religiosa - e assumida como categoria moral. Quando a interdependência é reconhecida assim, a resposta correlativa, como atitude moral e social e como "virtude", é a solidariedade. Esta, portanto, não é um sentimento de compaixão vaga ou de enternecimento superficial pelos males sofridos por tantas pessoas, próximas ou distantes. Pelo contrário, é a determinação firme e perseverante de se empenhar pelo bem comum; ou seja, pelo bem de todos e de cada um, porque todos nós somos verdadeiramente responsáveis por todos."

Dia de festa
Não se pense que este dia, herdeiro de uma forte tradição de luta operária, à mistura com perseguições, prisões e até mortes, é um dia triste. Não, porque nele também se recordam as conquistas - pequenas e grandes - que os trabalhadores foram conseguindo através dos tempos. É uma longa história que sabe bem recordar e celebrar.
Os Movimentos Operários da Acção Católica - JOC e LOC/MTC - costumam celebrar o 1º de Maio como o "Dia da Solidariedade", em que propõem aos seus membros e amigos, além de recordar e celebrar o significado histórico deste dia, a participação com um dia de salário para as despesas dos respectivos Movimentos.

Dia de S. José Operário
A Igreja quis dar a este dia de acção e de festa - "A Festa do Trabalho" - uma dimensão de fé. Em 1955, o Papa Pio XII instituiu a Festa de S. José Operário, a ser celebrada precisamente no dia 1 de Maio de cada ano.

Código: Selecionar todos

História
No dia 1 de Maio de 1886 realizou-se uma manifestação de trabalhadores nas ruas de Chicago nos Estados Unidos da América. Essa manifestação tinha como finalidade reivindicar a redução da jornada de trabalho para 8 horas diárias e teve a participação de centenas de milhares de pessoas. Nesse dia teve início uma greve geral nos EUA. No dia 3 de Maio houve um pequeno levantamento que acabou com uma escaramuça com a polícia e com a morte de alguns protestantes. No dia seguinte, 4 de Maio, uma nova manifestação foi organizada como protesto pelos acontecimentos dos dias anteriores, tendo terminado com o lançamento de uma bomba por desconhecidos para o meio dos policiais que começavam a dispersar os manifestantes, matando sete agentes. A polícia abriu então fogo sobre a multidão, matando doze pessoas e ferindo dezenas. Estes acontecimentos passaram a ser conhecidos como a Revolta de Haymarket.

Três anos mais tarde, a 20 de Junho de 1889, a segunda Internacional Socialista reunida em Paris decidiu por proposta de Raymond Lavigne convocar anualmente uma manifestação com o objectivo de lutar pelas 8 horas de trabalho diário. A data escolhida foi o 1º de Maio, como homenagem às lutas sindicais de Chicago. Em 1 de Maio de 1891 uma manifestação no norte de França é dispersada pela polícia resultando na morte de dez manifestantes. Esse novo drama serve para reforçar o dia como um dia de luta dos trabalhadores e meses depois a Internacional Socialista de Bruxelas proclama esse dia como dia internacional de reivindicação de condições laborais.

A 23 de Abril de 1919 o senado francês ratifica o dia de 8 horas e proclama o dia 1 de Maio desse ano dia feriado. Em 1920 a Rússia adota o 1º de Maio como feriado nacional, e este exemplo é seguido por muitos outros países.
O Dia do Trabalhador no mundo
Alguns países celebram o Dia do Trabalhador em datas diferentes de 1 de Maio:

Austrália: A data de celebração varia de acordo com a região: 4 de Março na Austrália ocidental, 11 de Março no estado de Vitória, 6 de Maio em Queensland e Território do Norte e 7 de Outubro em Canberra, Nova Gales do Sul (Sidney) e na Austrália meridional.
Estados Unidos da América: Celebram o Labor Day na primeira segunda-feira de Setembro
nada passa de apenas de um dia do trabalho naum adianta ter dia do trabalho nunca vai existir esse dia pelo menos para mim o dia do trabalho todos trabalham naum existe um dia para o mundo ficar sem trabalhar.

Retirado de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_do_Trabalhador"
Os Boxers são frequentemente descritos como os filósofos entre os cães, talvez porque às vezes parecem sonhadores e distraídos.
susanastrat
Membro Veterano
Mensagens: 3202
Registado: quarta jan 25, 2006 11:35 am
Localização: cão

segunda mai 01, 2006 1:59 am

Eu não vou trabalhar e geralmente não trabalho aos feriados... :lol: :p
<p>susana</p>
amus
Membro Veterano
Mensagens: 2796
Registado: domingo nov 16, 2003 2:11 pm
Localização: gatos

segunda mai 01, 2006 9:01 am

Olá...

Há quem esteja a trabalhar aos feriados :evil: ... ou melhor que esteja na empresa sem nada pra fazer sem ser estar na net :D ...
leonildecarvalho
Membro Veterano
Mensagens: 19895
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Localização: Abul-Fadl Nadr al-Hamdani

segunda mai 01, 2006 9:07 am

Creeeeedo, homem... olha que é "pecado" trabalhar nos feriados :p :lol: . Isso é que é vontade de trabalhador... :p (é só massa...) :p :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
ISABELLYZGIROU
Membro Veterano
Mensagens: 1028
Registado: domingo ago 21, 2005 3:38 pm

segunda mai 01, 2006 9:40 am

Bom dia

Está um lindo dia para passear, mas como é dia do trabalhador, vou mudar as "roupas de estação" senão amanhã, para ir trabalhar, não tenho nada para vestir ;) ;)

Amus, desculpe dirigir-me a si com esta pergunta. Não descansa? Para si é sempre dias de trabalho? Tenho lido que trabalhou em todos os feriados. ;) ;) Tente ficar rico mais devagarinho, senão esgota-se depressa ;) :lol:

Isabel
amus
Membro Veterano
Mensagens: 2796
Registado: domingo nov 16, 2003 2:11 pm
Localização: gatos

segunda mai 01, 2006 9:47 am

Leo e Isabel....

Eu descanso aos fds e só alguns... e qt a isso de se ganhar muito aos feriados... só se fôr noutro sitio... que o que eu ganho aqui num feriado nem dá pra passar um fds fora :( ... decididamente não é aqui que vou enriquecer... :(
AcTiOnGiRl
Membro Veterano
Mensagens: 15817
Registado: quarta fev 18, 2004 9:40 pm
Localização: 6cães e animais de quinta

segunda mai 01, 2006 9:48 am

Bem, eu estou a trabalhar... e estou contente
Eu estou a trabalhar e não estou nada contente pelo contrário :?
Os Boxers são frequentemente descritos como os filósofos entre os cães, talvez porque às vezes parecem sonhadores e distraídos.
VascoV
Membro Veterano
Mensagens: 5619
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Localização: Politicos com anti-rábica em dia
Contacto:

segunda mai 01, 2006 9:49 am

Bem, eu estou a trabalhar... e estou contente :)
H2OS
Membro Veterano
Mensagens: 339
Registado: domingo mar 30, 2003 4:05 am
Localização: aves e peixes
Contacto:

segunda mai 01, 2006 10:57 am

Na minha opinião eu acho que para se comemorar o dia do trabalhador
Todas as pessoas deviam de trabalhar e muito nesse dia, por isso e que eu
estou muito triste, eu já estou em casa desde sábado e agora só vou trabalhar
quarta-feira cá na minha aldeia ( :D) terça-feira e feriado por cá e temos
os quatro dias todos em festa em o menagem há
SENHORA DE MERCULES
Imagem
A Romaria da Senhora de Mércules

Relativamente à grande romaria anual, tem lugar no segundo Domingo após a Páscoa, designado, liturgicamente, por Domingo terceiro da Páscoa, ou Domingo do bom pastor (Jesus Cristo), com as festividades religiosas e profanas (arraial e feira) a decorrer durante 3 dias, recaindo o dia principal na terça-feira, feriado municipal em Castelo Branco.

As cerimónias litúrgicas começam no Sábado com a recitação do terço ( 21 horas), seguindo-se uma procissão, apenas com o andar de Nª Senhora de Mércules, a percorrer o recinto interior do santuário ( espaço exclusivamente reservado à prática dos actos religiosos).

No Domingo celebra-se a missa campal ( 13 horas).

Como acontece todos os anos a festa de Nª Senhora de Mércules



De seguida de nova procissão, desta vez a percorrer o ressinto exterior do templo, isto é, o percurso mais longo do santuário, acompanhada pela banda filarmónica, onde desfilam, além do andor de Nossa Senhora de Mércules, padroeira de Castelo Branco, os andores de Santa Eufémia, de Santa Luzia e de São Tadeu.

Na segunda-feira repete-se a missa campal e a procissão (agora sem o acompanhamento da banda filarmónica), sendo este dia dedicado de forma especial a Santa Eufémia - que, juntamente com Santa Luzia, representam as padroeiras secundárias da paróquia de São Miguel da Sé, onde pertence o santuário.

Na terça-feira as cerimónias litúrgicas realizam-se à semelhança das anteriores: missa campal e procissão com alguns milhares de pessoas a acorrerem neste dia, considerado o principal, ao cabeço de Mércules.

Registe-se que no domingo, segunda e terça-feira à noite (vinte e uma horas) decorre no santuário uma oração mariana a Nossa Senhora. Daí que na terça-feira a cerimónia religiosa termine com uma sessão de fogo-de-artifício.

Durante os três dias das festividades, assinala-se, igualmente, grande número de peregrinos, vindos sobretudo das povoações ao redor de Castelo Branco, particularmente na segunda-feira, dada a grande veneração dos fiéis a Santa Eugénia.

No que respeita às promessas feitas e cada um dos santos, são cumpridas, de um modo geral, com a oferta de velas e figurações em cera, enquanto a temática religiosa adopta durante os três dias de cerimónias litúrgicas varia em cada ano, de acordo com a vivência pastoral que se verificou na diocese.

Em simultâneo, e desde sábado, têm lugar o arraial e feira, a ocuparem parte do recinto do santuário, onde se instalam dezenas de feirantes, prontos a negociar um pouco de tudo. Não faltam ainda as tendinhas de petiscos e os divertimentos: carrosséis, carrinhos de choque e o mais que é usual neste género de festas.

Quando o tempo o permite, junto do santuário, em sítio reservado, sob a sombra dos sobreiros, são habituais os piqueniques, com grupos reunidos ao redor de toalhas e mesas improvisadas, para saborearem as merendas levadas de casa ou cozinhadas no local - continuando a ser a tradicional salada de alface com feijão-miúdo (feijão-frade) um dos pratos preferidos destes« banquetes», sem esquecer a sardinha e o bacalhau assados.

Por outro lado, a contrariar a opinião dos investigadores (embora de acordo com a tradição), a imagem da Senhora foi encontrada, como diz o povo, na cavidade do tronco de uma árvore (sobreiro ou azinheira). Levada para a igreja Matriz de São Miguel ou Sé de Castelo Branco, de lá desapareceu para voltar a ser reencontrada no primitivo local do seu achamento, aí se construindo, então, a primeira capela.

Ainda segundo a tradição, a romaria terá sido instituída por voto comunitário, em acção de graças pelos muitos milagres concedidos pela santa, principalmente por altura da peste que grassou à roda de 1601, tendo a vila sido poupada ao flagelo, ano a partis do qual o povo começou a deslocar-se à capela em procissão, prestando assim o seu reconhecimento a Nossa Senhora de Mércules.

Nesta romagem anual passaram as populações a incluir também o seu agradecimento por terem ficado livres de pragas de insectos, como a de 1608, ano em que Castelo Branco «se manteve durante seis horas sob uma nuvem de gafanhotos, que demorou onze dias a atravessar Portugal».





Ao longo dos anos o templo foi sofrendo ampliações, transformações e restauro, caso dos dois torreões que ladeiam a entrada principal, construídos em 1609;os azulejos da mesma época que forram o interior do santuário; do tecto, ao que parece “ primorosamente pintado”, substituído alterado em 1853; da construção da sacristia; da abertura de janela; do arranjo do agro, etc.

Primitivamente administrada pelos oficiais da câmara (séc. XVII), organizados depois em confraria, a capela chegou a possuir um ermitão, a residir ali permanentemente e a cultivar, para seu proveito, algumas das terras ao redor da ermida e que serviam desde 1980-1995 ao grande recinto do santuário.
Bom feriado para todos e gozem-no bem :lol: ;)
Imagem
abra&ccedil;os e jinhos para todos
CARLOS SANTOS
http://pt.facebox.com/H2OS
_____________________________________
Nasci careca, nu e sem dentes. O que vier, &Eacute; lucro
AcTiOnGiRl
Membro Veterano
Mensagens: 15817
Registado: quarta fev 18, 2004 9:40 pm
Localização: 6cães e animais de quinta

segunda mai 01, 2006 11:09 am

Que sorte H2OS :lol:

Eu amanha já ca tou outra vez :roll:
Os Boxers são frequentemente descritos como os filósofos entre os cães, talvez porque às vezes parecem sonhadores e distraídos.
Responder

Voltar para “Arca de Noé Vivapets.com”